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Fri Mar 31 11:44:49 BRT 2023
Mercado e Vendas | TÉCNICA DE VENDA
Vendas: uma habilidade indispensável a qualquer empreendedor

Saiba quais são as habilidades que um bom vendedor precisa desenvolver para ter mais sucesso nas negociações.

· Atualizado em 31/03/2023
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Muitos acreditam que para ser um bom vendedor é preciso ter nascido com características especiais, como ser extrovertido, carismático e capaz de fazer amigos em qualquer lugar que chegue. E que, para manter essa excelência no trabalho de vendas, é preciso ter nascido em outro planeta!

Vendas é uma área em que as pessoas que dominam as técnicas e conhecem os fatores que ajudam o processo de compras avançar podem se tornar excelentes fechadores de negócio. Um bom vendedor é alguém que possui as habilidades e atitudes necessárias para persuadir os clientes a comprar um produto ou serviço. Isso inclui ter conhecimento sobre o que está sendo vendido, ser capaz de se comunicar de maneira eficaz e ser capaz de resolver qualquer problema ou preocupação do cliente. Além disso, um bom vendedor também deve ser capaz de estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes e ser proativo em identificar novas oportunidades de venda.

E por que isso é importante para os empreendedores? 

Porque os empreendedores devem ser, antes de qualquer coisa, excelentes conhecedores do seu negócio e dos seus produtos/serviços para poder negociar com fornecedores, parceiros, colaboradores e até mesmo com clientes.

Existem algumas práticas que ajudam a desenvolver as habilidades de vendas:

  • Buscar aprendizado contínuo

Pode parecer óbvio, mas a primeira habilidade de um bom vendedor é sua capacidade de se manter atualizado através de estudo constante. Um bom vendedor detém não só o conhecimento do seu produto e empresa, mas da indústria em que atua. Ele sabe quais as tendências e os problemas por quais ela passa, assim como os fatos atuais que impactam diretamente seu crescimento. Por isso, esteja atento às novidades da sua empresa, mas também do seu mercado de atuação. 

  • Desenvolver rapport

Pessoas compram de quem elas conhecem, confiam e gostam. Um vendedor que se destaca é aquele que consegue criar um rapport com seu prospect. Para conseguir isso, ele pesquisa sobre assuntos que possam ajudar a manter uma conversa com um parceiro, fornecedor ou até mesmo um cliente. Ter conhecimento sobre outras empresas do seu mercado também mostra que tem autoridade no assunto e, por consequência, fortalece o vínculo com quem você estiver falando.

  • Saber ouvir 

De nada serve todo o conhecimento adquirido e empatia gerada se o vendedor não sabe ouvir. Um vendedor que não sabe ouvir não entende a real necessidade do interlocutor, o que o torna suscetível a alguns erros bem comuns, como repetir informações, não saber dar continuidade à conversa, perder dados importantes e oferecer soluções de que o cliente, na verdade, não precisa.

Por isso, atenção: se você estiver falando mais que o seu interlocutor durante uma venda, alguma coisa está errada. Pare e reflita sobre como você está guiando a conversa e avalie quais as informações que você ainda não sabe, mas que o interlocutor pode te passar. Para isso, basta fazer as perguntas certas. 

  • Ajudar a desenhar o futuro

Um excelente vendedor ajuda seu prospect a enxergar como será o brilhante futuro da empresa caso contrate sua solução e, também, quais prejuízos pode sofrer caso não faça nada.

Todo comprador tem aversão a risco. Alguns menos, outros mais, mas todos irão avaliar com precaução qualquer mudança que sua empresa pode sofrer. Se pudessem escolher, muitas empresas ficariam no mesmo lugar, conhecido como zona de conforto.

O vendedor que sabe de fato como sua solução impacta a realidade da empresa e como outros clientes com a mesma realidade se beneficiaram consegue passar para o prospect como será o futuro após a implementação.

No fim das contas, vendedor de destaque é aquele que entrega valor no seu processo de vendas, não fica preso em funcionalidades e consegue levantar os impactos dos benefícios da sua solução na empresa de seus clientes.

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Portal do Sebrae AL. 

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