Aprenda técnica para classificar os produtos do seu estoque reduzindo perdas e maximizando os ganhos de sua empresa
A gestão de estoque é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa. Com um controle eficiente, todos os processos internos são otimizados e, assim, as empresas conseguem minimizar custos, aprimorar o relacionamento com o cliente e ampliar seus negócios.
Existem inúmeras formas de examinar e analisar o estoque. Hoje você aprenderá o método da curva ABC. Para começar, vamos entender os tipos de estoque. Eles podem ser:
- De insumos;
- De produtos intermediários;
- De produtos acabados.
Nesse cenário, os estoques de insumos e de produtos intermediários são necessários para que os produtos acabados sejam confeccionados. Eles correspondem aos artigos finalizados, prontos para serem comercializados.
Dessa forma, a estratégia da curva ABC pode ser utilizada por qualquer empresa. Aqui, porém lhe daremos um exemplo prático de como ela pode ser aplicada ao estoque de produtos finalizados. Vamos lá?
- Por que dividir os produtos em A, B e C?
Esse processo serve para classificar os produtos do seu estoque naqueles mais e menos relevantes. Com isso é possível maximizar ganhos e diminuir perdas.
- Como definir quais são os produtos A, B e C?
Primeiro, você precisa definir como vai classificar os produtos em A, B e C. Existem algumas possibilidades. Aqui vamos mostrar duas:
- Pelo valor do faturamento;
- Pelo valor do lucro bruto.
Em seguida, é preciso definir que, para o grupo de produtos ser considerado como A, ele precisa representar 75% ou mais do valor do critério. Os do grupo B, por sua vez, correspondem a 76% a 95%. E, por fim, os demais ocupam o grupo C.
Separamos 15 produtos para utilizar como exemplo para você entender melhor:
Produtos
Abacate; arroz; banana; bolacha; café; farinha; feijão; laranja; leite; maçã; ovo; pão; refrigerante; sorvete; torta.
- Exemplo de classificação ABC pelo valor do faturamento
No primeiro exemplo, os produtos do grupo A, de acordo com o critério de faturamento, são: café, arroz, feijão e farinha, que acumulam 77% do valor total. Já os produtos do grupo B são pão, refrigerante e ovo, sendo os demais alocados no grupo C.
- Exemplo de classificação ABC pelo valor do lucro bruto
No segundo exemplo, os produtos A são: café, pão e farinha, que acumulam 75% do lucro bruto total. Já os produtos do grupo B são: ovo, arroz, feijão e refrigerante. Os demais ficam no grupo C.
Após analisar os dois exemplos, é fundamental que você perceba que os produtos, as quantidades vendidas e o preço de venda foram os mesmos, ou seja, o que mudou foi o critério. O primeiro utilizou o valor do faturamento, enquanto o segundo utilizou o valor do lucro bruto.
Se o que você, empresário, está buscando é identificar os itens mais vendidos, você deve utilizar o critério de valor do faturamento. No entanto, se quer saber quais os mais lucrativos, o melhor é empregar o critério de lucro bruto.
- Como utilizar a classificação ABC para maximizar ganhos?
Após classificar os produtos do estoque, você saberá quais são os mais vendidos e os mais lucrativos e, assim, poderá maximizar os seus ganhos. Veja, a seguir, três exemplos de como utilizar essa informação:
- Defina compradores para os produtos A, B e C
Geralmente, os produtos A são poucos. Por isso, o comprador pode negociá-los e conseguir melhores preços e condições. O comprador dos produtos C, em contrapartida, não pode lhes dedicar tanta atenção. Isso, porém, não atrapalha o resultado da empresa, uma vez que o impacto que os produtos C têm sobre os resultados da empresa é pequeno.
- Realize campanhas de vendas
Use os produtos B, que têm o potencial de se tornarem A, como brindes e degustação.
- Teste novos produtos
Deixe de comprar produtos C menos vendidos ou lucrativos e busque novas opções que podem trazer mais retorno.
Lembre-se!
O critério de classificação de produtos em ABC, apesar de poderoso, utiliza informações antigas como fonte. É por isso que você, empresário, deve ficar atento às novas tendências e a datas comemorativas, como o Natal, em que itens específicos são ofertados por um período definido de tempo.
Quer saber mais sobre a importância do controle de estoque? Leia este outro artigo do Sebrae.
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