this is an h1

this is an h2

Sat Aug 20 00:47:20 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Você sabe o que é uma carteira digital?

Veja como funcionam as carteiras digitais e como é possível utilizá-las no seu negócio.

· 19/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As novas tecnologias mudaram o comportamento do consumidor e criaram alternativas de comprar e vender. É nesse contexto que surgem as carteiras digitais, uma versão on-line das carteiras físicas. 

Também chamadas de e-wallet ou digital wallet (wallet, em inglês, significa carteira), elas reúnem vários dados de cartões de débito, crédito ou benefícios ao usuário. Com as carteiras digitais. é possível realizar pagamentos, solicitar cartões físicos ou virtuais, cashback, compras internacionais, transferências e receber rendimentos, entre outros. 

Assim como o boleto, o crédito ou o débito, a carteira digital é uma modalidade de pagamento. No Brasil, existem algumas carteiras digitais, como PayPal, um dos pioneiros no setor, que permite cadastro de cartões de débitos de empresas específicas. O 99Pay, além das transações financeiras, permite o uso do PIX, recarga de celular, transferências e pagamentos de corridas pelo aplicativo.

Com a carteira digital também é possível pagar e receber por criptomoedas, outra tendência em alta no mercado. Nesse caso, o vendedor cria uma fatura digital com QR Code, endereço da carteira de recebimento e valor. O pagamento é feito de maneira segura e rápida. 

Vantagens

A agilidade, praticidade e comodidade de fazer pagamentos com o seu smartphone ou de maneira on-line atraiu a atenção do consumidor e das empresas. Se o cliente lembrar de uma conta fora do horário bancário, por exemplo, ele pode pagar com a carteira digital e evitar multas. 

Além disso, a carteira digital oferece vantagens como cashbacks ou pontos por indicações. O Mercado Pago, do Mercado Livre, é um exemplo que oferece cashback e saque sem cartão, entre outros serviços.

Como funciona uma carteira digital

A carteira digital funciona com um aplicativo instalado no smartphone e, nesse caso, é possível realizar o pagamento ou compra por meio da aproximação do aparelho a um equipamento. Outra possibilidade é por meio do QR Code para pagamento, como acontece no caso das criptomoedas. 

Essa modalidade de pagamento utiliza a tecnologia de tokenização, ou seja, os dados do cartão, que estão no aplicativo, são transformados em token. O token é um dispositivo eletrônico gerador de senhas. Quando o cartão é salvo no aplicativo, o token fica armazenado para futuras compras.  

No e-commerce, por exemplo, é uma maneira de facilitar a finalização da compra sem preenchimento de muitos cadastros, que podem fazer o cliente desistir.  As transações são autenticadas com a senha gerada ou pelo reconhecimento digital.

Tendências de pagamentos

Atualmente, existem várias formas de pagamentos no ambiente on-line. Algumas se tornaram tendências porque têm atraído o interesse dos clientes. Vamos conferir três delas:

Pix

É uma forma de pagamento instantâneo. O Pix pode ser feito a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Ele ainda oferece serviços de Pix Saque, Pix Troco, débito automático no Pix e Pix Cobrança.

Open Banking

Com a autorização do correntista, as instituições financeiras se conectam e têm acesso a todos os dados do cliente. Também chamado de Sistema Financeiro Aberto, é um ambiente seguro, e a pessoa pode cancelar a qualquer momento essa permissão de acesso. 

Pagamento contactless

É o pagamento por aproximação, sem a necessidade de colocar senha. Com a pandemia de covid-19, as pessoas passaram a optar por essa forma de pagamento para não ter contato com as máquinas. É uma alternativa que tem crescido, e muitos cartões de débito ou crédito já são por aproximação. 

Com as novas tecnologias e o uso cada vez maior dos canais digitais, o pequeno empreendedor precisa estar atento a essa atualização e adaptação nas formas de pagamentos. A tendência é que o consumidor opte cada vez mais por opções que não precisem de contato ou que sejam ágeis e práticas. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Entenda o que são pagamentos instantâneos – PIX 

Novas tecnologias podem eliminar a senha de cartão 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora