Entre vários fatores que podem fazer o Google desconsiderar a autoridade e derrubar o rankeamento do site está o conteúdo duplicado. Saiba como contornar.

O Google define conteúdo duplicado como aquele que repete “blocos substanciais de conteúdo dentro de um ou mais domínios que correspondem totalmente a outro conteúdo ou são muito similares. Em geral, não é uma prática enganosa, a princípio”.
Embora a duplicidade, em si, seja natural dentro de um mesmo site, a arquitetura da informação tem a tarefa de organizar as seções de tal modo que isso não se torne a regra. O conteúdo duplicado é prejudicial para o SEO, sendo punido pelos motores de busca como o Google. Em pequenas quantidades, não chegando a configurar spam, não chegam a prejudicar seriamente o rankeamento do site, mas se o volume for grande, pode ser considerado conteúdo malicioso. De qualquer forma, é claro que informações repetidas em demasia não tornam o site útil ou interessante e, portanto, não ajudam a configurar autoridade à sua marca. Para ficar bem no ranking, seu site deve ser considerado original e relevante, portanto, o contrário de um agregador de versões de mais do mesmo.
Se houver um conteúdo repetido no site, o mecanismo de busca terá que determinar um deles para ser considerado, o que automaticamente dilui a autoridade do autor. Por si só, esse fato já é indesejável. É bom atentar-se para conteúdos que estão em uma postagem do blog e, também, em uma página que agrupa uma categoria. Mesma coisa quando há uma versão para impressão: vale unificar a URL para que aponte, sempre, para o mesmo link. Entretanto, a maior parte das repetições não são fraudes ou tentativas maliciosas de aumentar a visitação, mas simples decorrências do tipo de negócio. Assim, vale a pena conhecer o que é real e o que é terrorismo em relação ao conteúdo duplicado.
Mitos e verdades
1. O conteúdo duplicado afeta o SEO?
Não necessariamente. Para garantir a otimização do site, é interessante controlar a duplicação, para não haver problemas como indexação inconsistente e ineficiência de rastreamento.
2. O Google pune sites com conteúdo repetido?
O motor de busca analisa se há má intenção, fraude, plágio, tentativa de manipular ou monetizar conteúdo alheio.
3. A versão mobile é considerada conteúdo duplicado?
Depende. Quando o site tem uma configuração adaptativa, é recomendado usar a canonical tag.
4. Guest post é conteúdo duplicado?
Não, apenas se o conteúdo houver sido inteiramente copiado do original.
Como identificar:
- Analise as variações do seu domínio que levam ao mesmo conteúdo;
- Use o Google Webmaster Tools;
- Utilize ferramentas que detectam plágio, como o Copyscape.
Como resolver:
- Mostre ao Google que não está duplicando um determinado conteúdo: uma forma de fazer isso é aplicar o redirecionamento permanente, ou redirect 301. Com ele, os usuários não visitam a página com conteúdo repetido, mas são redirecionados automaticamente para uma outra página especificada, que detém a autoridade. Este método funciona, inclusive, para situações em que a empresa está mudando de domínio e pretende levar consigo a autoridade já conquistada.
- Evite repetições: Em vez de colocar o aviso a respeito de direitos autorais em cada página, insira um link que direcione a uma página com mais detalhes. O mesmo vale para qualquer informação que se repete diversas vezes ao longo das páginas do site.
- Resumo com link para o artigo original: ao citar um trecho de conteúdo que esteja em outro site, o texto deve ser redigido com outras palavras e apenas linkar para o artigo primário.
- Se for listar postagens sobre um assunto, use a versão encurtada da publicação original.
- Metatag noindex: usada para páginas de impressão, não as indexando no Google.
- Canonicidade de URLs: Utilizada para links que devem existir em repetição, como referências de tamanhos de roupas em páginas de e-commerce.
- Configuração de parâmetros de URL: para quando se trabalha com plataformas fechadas e não há possibilidade de mexer com o código.
- Técnicas de SEO são importantes para manter seu site no topo dos mecanismos de busca, e evitar conteúdos duplicados é uma delas.
Saiba Mais:
Foi um prazer te ajudar :)