A vocação empreendedora do brasileiro nunca esteve tão em alta. O número de CNPJs abertos aponta para o aumento no número de empresas jamais visto antes. Entretanto, uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Logistas), pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com Sebrae aponta as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores.
Esta pesquisa revela que para 38% dos MPEs de todas as capitais do país o aumento dos preços e do custo da matéria-prima é o principal desafio de crescimento. Outros entraves apontados são o alto custo para contratar funcionários (32%), excesso de burocracia (25%) e alta carga tributária (23%).
O estudo mostra ainda que 79% das empresas enfrentam problemas de gestão que prejudicam o crescimento. Entre os principais motivos estão a alta concorrência (23%), a falta de dinheiro para fazer novos investimentos (22%), a captação de novos clientes (19%) e a falta de capital de giro (19%).
Um estudo do Sebrae mostra que apenas 9% dos MEIs (Microempreendedores Individuais) e 10% das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) realizam algum tipo de planejamento. Segundo informações do Sebrae, entre os principais motivos que levam empresas a fecharem nos primeiros anos de atividade estão a falta de planejamento, deficiências na gestão e o comportamento do empreendedor – que não possui capacitação técnica.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram