this is an h1

this is an h2

Fri Mar 17 03:32:46 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Entenda as expectativas dos clientes e torne seu negócio lucrativo

Para crescer e tornar seu negócio mais lucrativo, é fundamental entender as expectativas dos clientes.

· 07/02/2023 · Atualizado em 17/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ao adquirir um serviço ou produto, o cliente espera ter suas necessidades atendidas ou problemas solucionados, ainda que não tenha total consciência do que realmente precisa. Então, como conseguir direcionar a venda de forma a atender o resultado ideal para o cliente? Este artigo, inspirado no post do Sebrae Minas Gerais, vai te ajudar neste processo. 

A expectativa do cliente é aquilo que o consumidor espera ao longo de sua jornada de compra para atender suas necessidades. Compreender as expectativas do cliente é um pré-requisito para oferecer um serviço superior. E algumas empresas compreendem tão bem estas expectativas que conseguem mais do que uma vantagem competitiva. Elas conseguem a fidelização do cliente de tal forma que conquistam defensores da marca. 

Quando um cliente busca um produto ou serviço, na verdade, ele quer resolver um problema que o aflige. Mas, como saber qual é a real expectativa do cliente? Por exemplo, uma cliente que procura um vestido pode estar em busca de autoestima e status, conforto, chamar atenção ou passar despercebida. Entender esses aspectos possibilitará que o vendedor ofereça os produtos que possui e que melhor atenderão às expectativas daquela cliente. 

Entretanto, nem sempre o cliente irá expor com clareza qual a sua real necessidade. Por isso, é fundamental fazer perguntas do tipo “como”, “para quê” e “como ele será utilizado”, para o vendedor entender a real necessidade do cliente e orientá-lo para uma melhor decisão de compra. Este entendimento é fundamental nos pequenos negócios, pois nem sempre os produtos estão expostos de forma que o cliente tenha acesso a eles. Cabe ao vendedor entender o que o cliente precisa e direcionar para os produtos disponíveis.

Quando se trata de expectativa, é importante entender que a satisfação está entre o que o cliente espera e o que a empresa entrega. Existem dois níveis distintos de expectativa: o suficiente e o desejável. O suficiente é o que o cliente considera aceitável receber. O desejável é o que ele espera obter. Quanto maior o valor do produto ou serviço, maiores as expectativas. Tenha isso em mente quando oferecer seus produtos e serviços, pois a comunicação é a chave para entender o que o cliente quer e entregar o melhor disponível na sua empresa. Não prometa o que não consegue cumprir.

Aliás, entregar o básico bem-feito é um bom começo para atender as expectativas dos clientes. É o que abre a porta para um relacionamento humanizado e contínuo com as marcas. Para saber se você está atingindo as expectativas dos clientes, mantenha a comunicação ativa, mesmo depois de efetuar a venda. É a sua chance de corrigir erros e conquistar seus próprios defensores. 

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar a entender as expectativas dos seus clientes. Acesse o site ou procure a agência mais próxima. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?