Conhecida como a capital do calçado, a cidade de Franca é um dos principais e mais tradicionais sistemas de produção na indústria brasileira de calçados.

O surgimento da cidade de Franca está ligado a um movimento do século XVIII, o de “torna-viagem”, em que mineiros, fugindo dos impostos da Coroa Portuguesa, foram ocupando o oeste de Minas até a rota do Anhanguera, o chamado “Caminho dos Goyazes”, a velha estrada que ligava a capital da província de São Paulo aos sertões do Mato Grosso do Sul e Goiás.
Para atender as necessidades dos tropeiros e mercadores que transitavam por esse caminho, artesãos locais produziam arreios, sapatões de atanado, sandálias, bainhas para facas e outros artigos de couro.
Foi o Curtume Progresso, remodelado e modernizado, em 1917, que estabeleceu um marco, ao disponibilizar para a indústria local matéria-prima apropriada para a manufatura de sapatos mais refinados.
Na década de 1940, com a chegada da maquinaria, as empresas calçadistas, pouco a pouco, passaram a comercializar seus produtos para todo o país, vindo a consagrar-se como o mais importante polo de fabricação do Brasil.
Na década de 1980, devido a mudanças políticas econômicas brasileiras, somadas à globalização, Franca passou por uma reestruturação. Grandes empresas encerraram suas atividades, e vários operários se tornaram pequenos empresários.
E sabe qual foi o resultado? A cidade se reinventou e se tornou um grande polo de fabricação, mantendo o mesmo entusiasmo e tradição na produção de calçados.
O principal nicho atendido pela indústria de Franca são os calçados masculinos, mas também são produzidos calçados femininos para adultos e crianças. Fabricados em couro ou material sintético, os calçados e tênis respondem a diversas finalidades, como uso diário, estação, caminhada, práticas de esportes, uso caseiro, entre outros. Todos os produtos destinados à Indicação de Procedência passam por ensaios para a verificação da qualidade.
Impacto na região
De acordo com dados do SINDIFRANCA (2014), o polo calçadista de Franca chegou a contar com o registro oficial de 467 empresas, empregar em média 28 mil pessoas e ter uma produção anual estimada em torno de 39,5 milhões de pares.
Onde encontrar
Os calçados podem ser facilmente encontrados nos pontos turísticos da cidade. Mas, se você não puder ir até lá, a dica é procurá-los em lojas virtuais de produtores certificados.
Dados técnicos
Número: IG 201012
Indicação Geográfica: Franca
UF: São Paulo
Requerente: Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca
Produto: Calçados
Data do Registro: 07/02/2012
Delimitação: A delimitação corresponde aos limites do município de Franca, no interior do estado de São Paulo.
Foi um prazer te ajudar :)