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Wed Apr 05 03:12:40 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Passo a passo para aumentar o movimento da sua loja

A seguir, confira um passo a passo otimizado para aumentar - e muito - o movimento da sua loja!

· 23/03/2023 · Atualizado em 05/04/2023
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Os truques simples para melhorar o movimento do seu varejo foram inspirados no conteúdo do especialista Filipe Leão.

Os truques a seguir têm a ver com os motivos, ou seja, as razões que você dará às pessoas para que elas decidam ir à sua loja. Por isso, antes de continuar, pergunte-se: "Você tem dado motivos para os clientes irem à sua loja?" Se você tem motivos para que as pessoas falem da sua loja, então, você tem que ser um assunto do momento. Dê motivos para que o público-alvo comente sobre o seu empreendimento, pelo menos uma vez por mês. Aliás, talvez você pense "eu não sabia disso", mas as dicas a seguir têm um poder absurdo, e não é à toa que existem há tanto tempo. Então, os principais truques são: promoção, novidade, dar motivos e estar na boca dos consumidores.

Além disso, temos os eventos e sorteios. Apesar da simples execução, é mais fácil deixar de fazer. Então, é importante saber como executar a estratégia para ter resultado. Se você fizer algumas dessas coisas, todo mês você vai ter um movimento, as pessoas falarão da sua loja. Como exemplo, é indispensável, de vez em quando, dar desconto em alguma mercadoria. Promova os eventos para oferecer itens promocionais.

A seguir, temos a novidade, que é muito importante para seus clientes irem à sua loja. Eles entenderam que sempre que eles vão, encontram algum produto novo. Nesse sentido, tem que ter novidades para educá-los. O evento da loja deve ser inspirado por um motivo especial, pode ser o aniversário da loja, Dia das Mães, do padroeiro da cidade etc. Não importa o motivo, você tem que criar eventos. Como exemplo, há empreendimentos que comemoram o aniversário três vezes ao ano. Eles fabricam motivos para as pessoas irem até lá e oferecem alguma condição especial pelo fato de ser aquela data comemorativa.

Então, crie algo especial para esse mês e também para os próximos. Elabore uma estratégia e explore os gatilhos mentais nas promoções, novidades e sorteios. Assim, a sua loja será mais procurada. Sobre o sorteio, pense em oferecer aos clientes que efetuarem compras acima de 100 reais num determinado mês. Por exemplo, uma loja sorteou uma cesta de Páscoa pelo Instagram. Aliás, é fundamental que a campanha faça sentido naquele momento e que as pessoas possam identificar-se.

Lembre-se, o objetivo é que a sua loja seja lembrada pelo público-alvo e, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. E é aí que entra o maior erro: muitas vezes, as empresas não comunicam isso de forma correta. Não basta apenas fazer a promoção, baixar o preço ou chegar com uma novidade, os consumidores precisam saber disso. Principalmente, se for a primeira vez, o seu público ainda não conhece a campanha.

No entanto, mesmo que soubessem, é importante deixar claro para eles o que está acontecendo. Por isso, é essencial uma boa comunicação. Uma das maneiras é divulgar a ação promocional. Além de deixar claro para o público que está passando pela porta, é preciso divulgar em meios físicos e digitais. Para isso, é viável fazer stories no Instagram, lives, fechar parceria com influenciadores e blogueiros da cidade, promover anúncios patrocinados nas mídias sociais e, principalmente, enviar para a lista de contatos do WhatsApp. 

Se você ainda não tem uma lista de contatos de seus clientes, está perdendo tempo e deixando de vender bastante. É importante pegar o contato de cada pessoa que entra na loja e alimentar essa base com informações sobre o empreendimento, as novidades, as promoções e os eventos. Comunicar isso todo mês para a sua base de clientes e clientes potenciais constrói uma base sólida de contatos que podem ser ativados posteriormente.

Se você fizer isso de forma disciplinada, planejando e executando todo mês, terá ótimos resultados. Com isso, sempre haverá movimento na sua loja. Se mesmo assim o movimento não foi o que você queria, ou o que esperava, então, verifique o que está rolando. Seu produto pode ser que não seja o mais adequado para o seu público. 

Como se não bastasse, aumentar o movimento em uma loja física, principalmente nos dias de hoje, investir em marketing digital é essencial. Use e abuse das mídias sociais, como o Instagram e TikTok, para divulgar o seu empreendimento e promover suas promoções. 

Por fim, e não menos importante: faça networking e mantenha contato com seus clientes. Crie uma lista de contatos dos clientes que já visitaram sua loja e envie mensagens regularmente para mantê-los informados sobre novidades, promoções e eventos. Além disso, peça feedbacks dos clientes para entender melhor as necessidades deles e ajustar suas estratégias de marketing e vendas. Mantendo uma relação de confiança e comunicação clara com seus clientes, é possível aumentar a lealdade deles e, consequentemente, o movimento na sua loja.

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