Plataforma do Turismo Competitivo
Agências de viagem
Comodidade e praticidade na hora de escolher um destino com projetos personalizados.
Confira as tendências de comportamento de mercado e o perfil de consumidor.
Se por um lado a conexão humana nos serviços e negociações é responsável por promover maior confiança e experiência aos turistas, por outro observa-se a valorização da redução do contato físico com objetos de uso comum e de interações pessoais consideradas desnecessárias. Acelerada pelo receio do contágio pelo coronavírus nos últimos dois anos, essa tendência, geralmente acompanhada dos termos em inglês "no touch", "low touch", "contactless" e "touchless", é favorecida pelos avanços tecnológicos que envolvem a digitalização e a automação visando a interações "sem toque".
Devido às medidas de isolamento e distanciamento social durante a pandemia da Covid-19, a busca por viagens e atividades em ambientes naturais e ao ar livre se intensificaram. No entanto, este segmento já apresentava crescimento decorrente de uma mudança no perfil do consumidor que passou a priorizar lugares menos movimentados, e que propiciem novas experiências. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o país com maior potencial de turismo de natureza no mundo. Também conhecido por ecoturismo, esse segmento utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, gerando uma conexão e interação com o meio ambiente de forma respeitosa e conservadora.
O Brasil é um país altamente rural, ou seja, um grande fazendão, já que mantemos uma relação muito próxima e dependente com o campo, tanto na agricultura como na pecuária. Além de sua imensa capacidade produtiva, o setor rural possui um potencial gigantesco a ser explorado, o de turismo rural, que, segundo o Ministério do Turismo, é o conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural. Ele é comprometido com a produção agropecuária, agrega valor a produtos e serviços, e resgata e promove o patrimônio cultural e natural da comunidade. Esse tipo de turismo é muito abrangente e inclui atividades que vão desde a oferta de hospedagens em hotéis-fazenda, a passeios por trilhas na natureza, ou até mesmo a participação nas atividades do campo, como a ordenha e a colheita de frutas. Os programas proporcionam conexão com a natureza e vivências com culturas diferentes do meio urbano. É importante destacar que esse tipo de turismo multiplica as possibilidades de emprego e de empreendimentos para a comunidade da região. Além disso, favorece o desenvolvimento do interior e, portanto, reduz o êxodo rural, que é o movimento de mudança das pessoas do campo para as cidades. Porém, uma pergunta paira no ar: como começar esse tipo de empreendimento? Claro que a resposta não é simples, existem muitas maneiras de se começar a trabalhar com turismo rural, e a seguir, vamos discutir alguns pontos que servem como base para que esse negócio saia do papel e se transforme em algo real. É muito importante que cada um desses pontos seja adaptado de acordo com a sua realidade e com o objetivo que tem em mente. Trabalhe com o que já tem, organize-se e, aos poucos, as coisas irão evoluir. Pronto? Então, venha compreender o passo a passo para investir no mercado de turismo rural da sua região e comece a empreender: Primeiro, é preciso ter vontade: não tem como investir em um negócio como esse se você não gostar da área rural de verdade. Ter vontade de fazer o negócio acontecer não é suficiente, é preciso ter vontade de apresentar as maravilhas do interior para os outros, querer explorar e interagir. Seja um bom anfitrião: ser um bom anfitrião e fazer os seus clientes sentirem-se realmente em casa é a arte que fará o seu negócio se transformar em um verdadeiro sucesso. É preciso ser mais do que uma visita ou estadia, o que esses viajantes procuram é uma experiência que vai mudar completamente suas vidas. Ser um anfitrião de qualidade é fundamental para isso, é claro, e o essencial é compreender quem são os seus clientes, suas necessidades e expectativas, para poder atendê-los da melhor maneira. Analise os atrativos da sua região: além das coisas que estão dentro da sua propriedade, o que mais existe na sua região, às vezes, até bem perto, e que pode servir de atrativo para os seus clientes? A partir do momento que você compreende o que tem, fica muito mais fácil organizar passeios e pacotes para os visitantes. Faça seu planejamento: se o seu interesse é realmente ganhar dinheiro com turismo rural, não dá para pular a parte do planejamento. Nenhum negócio consegue sobreviver muito tempo sem isso. Montar o espaço para turismo rural: saiba que, primeiramente, será necessário definir o que você realmente tem de interessante para oferecer aos seus clientes. Quais são as áreas da sua fazenda que poderão ser utilizadas para isso? Que áreas poderão ser visitadas? Lembre-se de que a sua pousada será muito importante para as pessoas que virão, não somente para uma visita rápida, mas para curtir realmente o clima no ambiente rural e desfrutar de atividades interessantes. Requisitos técnicos: antes de você começar a colocar qualquer dinheiro para mexer na estrutura da sua fazenda, é fundamental que você conheça as exigências técnicas do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur). No próprio site do Instituto, você consegue ter acesso a essas informações, além de conhecer algumas atitudes que são importantes para prosperar nessa área e boas práticas para o negócio. Serviços: o que oferecer em sua fazenda para os turistas? Quem está pretendendo começar agora no turismo rural, poderá sentir dificuldades em definir as atividades que irá oferecer no local, mas, a verdade é que dá para proporcionar muitas coisas agradáveis e consolidar o seu negócio no mercado. Consciência ambiental é a base: a sua propriedade precisa ter consciência ambiental. Tudo precisa ser feito com responsabilidade ecológica, com respeito e amor à natureza. Não existe turismo rural sem esse tipo de cuidado. Invista na divulgação: Não adianta montar a melhor opção de atração para turistas na sua região se ninguém souber disso. Você precisa deixar espaço, tempo e energia dedicados para atrair pessoas. Uma das melhores formas de conseguir clientes para quem vai investir no turismo rural é por meio do marketing em sua região. Então, é possível investir em publicidade no rádio, em jornais que circulam em sua cidade e, até mesmo, firmar parcerias com agências de turismo, além, é claro, do indispensável marketing digital. Gostou das informações para transformar o seu negócio em um atrativo para turistas? Caso você precise realmente de um apoio passo a passo, procure um especialista na área, pois o começo de todo empreendimento nunca é fácil, e é normal o empresário ter mais dúvidas do que certezas sobre o futuro de seu negócio. Caso queira realmente empreender, existem maneiras de diminuir esse risco como, por exemplo, pela ajuda prestada pelo Sebrae, que orienta e presta assessoria a micro e pequenas empresas. Uma boa estratégia é conhecer também histórias de empreendedores que apostaram em sua ideia e transformaram um sonho em realidade. O Canal Empreender do Sebrae sempre traz histórias inspiradoras e casos de sucesso, uma delas é a da Fazendinha Azul que fica no Park Way, em Brasília-DF, um lugar incrível que oferece muitas experiências de tudo que a fazenda oferece como contato com os animais silvestres e exóticos, passeio a cavalo, ordenha, alimentar as aves, horta, além de servir um delicioso café colonial. Não deixe de conferir clicando aqui. Saiba mais no e-book: Preparando sua propriedade para o turismo rural
Neste e-book do Sebrae, você, empreendedor do campo, conhecerá as potencialidades do turismo rural, uma modalidade que vem crescendo a cada dia no Brasil e que pode ser uma fonte de renda adicional ao seu negócio. Saiba quais são os cuidados necessários e as adaptações que devem ser consideradas na infraestrutura de sua propriedade para receber esse tipo de turista (recepção, sinalização, espaço para refeições, paisagismo). Veja também o que você deve ter em mente em termos de planejamento de gastos e capacitação de pessoal, bem como o plano de marketing necessário e o uso das redes sociais e outros meios digitais para impulsionar o seu negócio. Faça o download e prepare-se para o turismo rural!
Um perfil muito importante para o turismo, uma vez que o envelhecimento da população gerará um aumento cada vez maior de consumidores dentro dessa faixa etária, que irá representar 28% de todos os turistas latino-americanos até 2030. Apesar de ter idade superior a 60 anos, esse consumidor se afasta cada vez mais do estereótipo atribuído ao termo “idoso” ao ter uma boa saúde e disposição para aproveitar a aposentadoria. Além disso, dispõe de mais tempo livre (com filhos adultos e independentes) e poder de compra (principalmente nas economias desenvolvidas), e estão em busca de vivenciar experiências valiosas. Nesse sentido, há uma atenuação dos perfis por idade, o que exige atenção no momento de direcionar estratégias de marketing. Termos como “agelesstraveller” (viajante “sem idade”) são utilizados para se referir a esse contexto, tendo em vista que a disposição e interesses dos turistas nessa faixa etária variam e por isso deve-se evitar agrupá-los por idade.
Antes de nos aprofundarmos na temática do mercado consumidor, é importante lembrar que os idosos também são uma crescente força de trabalho. Já que o Ipea aponta que até 2040 metade da força de trabalho no Brasil terá mais de 50 anos. E o estudo Towards a Longevity Dividend afirma que existe uma relação direta entre longevidade e produtividade no trabalho nos idosos. A conclusão é que pessoas que já passaram por várias fases da vida e não gastam tempo criando filhos ou buscando formação acabam sendo mais comprometidas com o trabalho, além de mais rápidas e seguras para tomar decisões. Porém, sem encontrar espaço no mercado de trabalho, o empreendedorismo acaba sendo uma opção. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor realizada no Brasil pelo Sebrae mostra que a proporção de donos de negócio com 65 anos ou mais é 7% do total no Brasil. Apesar de ser um número tímido, há muito espaço para que ele aumente com o passar dos anos.
Para que o empreendedor da Micro e Pequeno Empresa possa garantir o crescimento do seu estabelecimento, é importante entender que o bom atendimento deve compreender o público de todas as idades. Para cada faixa etária, há pontos de análise específicos. Que tal compreender hoje sobre o mercado de consumo para público da melhor idade? De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2021, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais cresceu de 11,3% para 14,7% da população brasileira. Ou seja, em números, representa de 22,3 milhões para 31,2 milhões de pessoas. E o mercado de consumo desse segmento, além de amplo, é muito significativo para a economia dos pequenos negócios. O mercado do idoso Com o aumento da longevidade, o IBGE estima que, em 2050, o Brasil terá cerca de 30% da população acima de 60 anos. Com isso, a possibilidade é que a chamada “economia da longevidade”, que hoje movimenta cerca de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil, cresça muito mais. O Instituto Locomotiva projeta que, até 2045, o Brasil tenha cerca de 90 milhões de consumidores ativos na terceira idade. Esses dados revelam uma grande oportunidade de nichos de mercado para profissionais e para empresas. Categorias, produtos e serviços Com o crescimento da longevidade, consequentemente as perspectivas de mercado também começam a crescer. Sabe-se que, ao envelhecer, o corpo humano passa por transformações que exigem mais atenção. Com isso, a probabilidade do setor de cuidadores de idosos se expandir é bem alta. Quanto maior a demanda, maior as chances de sucesso nessa área. Uma pesquisa realizada na pandemia pela empresa Kantar Ibope mostrou que cerca de 40% das pessoas com mais de 55 anos iniciaram ou aumentaram o hábito de realizar compras on-line. Entre os itens mais procurados, estavam itens de higiene, limpeza, supermercado e farmácia. Engana-se quem pensa que esses são os únicos segmentos procurados por idosos, pois vestimentas, aparelhos para proporcionar saúde e bem-estar – como medidores de pressão, bengalas e colchões ortopédicos –, artigos de casa e decoração e até mesmo livros se tornam bem procurados nessa fase da vida. Atendimento personalizado e marketing apropriado É por isso que a sua empresa precisa se preocupar com como vai atender o público da terceira idade, visto que eles, em especial, prezam muito pela atenção dos atendentes, cordialidade e paciência. Compreenda que o idoso requer um atendimento personalizado, que se importe em oferecer a ele conforto (uma vez que sua disposição física não é a mesma da juventude), segurança e o maior número de facilidades. Então, ações que tornem a experiência do consumidor mais prazerosa, certamente irão fidelizar o seu cliente e estimular que ele volte mais vezes. Pense em estratégias como filas e estacionamentos especiais, equipe cordial e tempo de espera reduzido para contribuir com a satisfação do idoso. Invista também em ações de marketing tanto pro espaço físico – como placas legíveis e imagens que facilitem a identificação do produto ou serviço – quanto para o meio virtual. Uma comunicação direcionada, listas de transmissão e a busca pelo feedback chamam a atenção desse público e faz com que ele se sinta valorizado. Gostou deste conteúdo? Então acesse o portal do Sebrae e entenda sobre como investir no mercado varejista para a terceira idade e conheça as exigências dos idosos para o mercado de saúde. Sebrae, somos o maior parceiro de Micro e Pequenos Empreendedores.
Viajar é uma atividade muito apreciada pelo público com mais de 60 anos, a conhecida melhor idade. Aposentados ou em fase de maior estabilidade econômica, esses homens e mulheres engrossam a lista de clientes das agências de viagens em busca de roteiros diversificados em férias adiadas por longos anos. Segundo a Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), os pacotes vendidos para esse público representam 15% do total. Agora, se você já trabalha na área, saiba que turistas da terceira idade exigem um pouco mais de atenção que, de modo algum, impedirá que receba grupos de outras faixas etárias ao mesmo tempo. Mas, é bom que você esteja preparado para recebê-los, pois com medidas, às vezes simples, é possível torná-los fiéis, já que é um público que prioriza a confiança e as boas experiências. Em pousadas e hotéis, cuidados como solicitar e registrar os dados de saúde; reservar quartos no térreo e em áreas silenciosas do hotel; equipar os banheiros com barras, priorizar rampas e eliminar os obstáculos para movimentação interna e externa são um bom começo. Também vale decorar as áreas de convivência com móveis confortáveis, pois nessa faixa etária, algumas horas conversando e fazendo novos amigos valem um passeio. Para as agências de viagens, uma boa ideia é oferecer roteiros específicos para os turistas com mais de 60 anos e disponibilizar profissionais treinados para atender esse público. Lembre-se que esse turista costuma gostar de estar em grupo, então promover excursões dirigidas a esse público pode tornar-se um bom diferencial para seu negócio. Os tipos de passeios e destinos a oferecer são variados. Destacamos alguns aqui, mas você pode ampliar sua carteira de sugestões fazendo sua própria pesquisa: Socorro/SP: Há parques temáticos com atrações em diferentes níveis de dificuldade para agradar ao cliente mais ousado, sem descuidar dos equipamentos de segurança, como é o caso do Parque dos Sonhos e Campo dos Sonhos, que oferecem turismo de aventura acessível, com infraestrutura especial e uma equipe profissional treinada para atender cegos, surdos, cadeirantes e demais turistas com mobilidade reduzida como é o caso da melhor idade. Penedo/RJ: Em algumas cidades, as casas de chá e restaurantes criam cardápios recheados de quitutes que representam a culinária local ou os levam a uma viagem gastronômica do passado, como é o caso de Penedo, no Rio de Janeiro, com seus cafés coloniais. Caldas Novas/GO, e Poços de Caldas/MG: Oferecem banhos termais, parques e paisagens encantadoras. Conservatória/RJ: Há ainda opção para aqueles mais notívagos. Considerada a capital da serenata, Conservatória tem apresentações musicais noturnas pelas ruas com um repertório de sucessos antigos. É bom saber que as escolhas dos turistas da melhor idade recaem sobre roteiros com diferentes destinos ou permanência de alguns dias em uma determinada região, e é comum gostarem tanto da recepção que programam novas idas aos mesmos locais. Essa característica deve inspirar os donos de hotéis, pousadas, lojas e outros serviços a trabalharem juntos para manter os clientes felizes a cada minuto que passam nesses locais. Isso inclui apresentações de pequenos conjuntos musicais, tardes de jogos com direito a pipoca, atividades simples que fazem a estada muito mais prazerosa. Como vê, embarcando nesse tipo de turismo, você pode ter um fluxo constante de turistas. As boas lembranças que você despertou no viajante da melhor idade farão com que ele volte para repetir a dose. Afinal, viajar é um ótimo remédio! O Sebrae oferece treinamentos on-line e presenciais que o ajudarão a organizar o seu negócio: Atendimento ao cliente - Sebrae é um deles. E para divulgar seu serviço com eficiência, o curso Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença - Sebrae.
As mudanças no contexto econômico global têm fortalecido os mercados emergentes, de forma que uma importante parcela de consumidores, com diferentes bagagens culturais e hábitos de consumo, emerge desse fenômeno. O aumento da renda da população é um dos fatores que justificam o aquecimento do turismo e a procura da população das Classes D e E por viagens e atividades turísticas.
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