this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
5 dicas para tornar o seu negócio mais sustentável e inclusivo

Conheça ações simples para a sua empresa alcançar o equilíbrio ambiental e tornar-se um espaço mais diverso e inclusivo.

· Atualizado em 05/06/2023
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Sabemos a importância do acesso à informação e das ações que visem ao crescimento econômico, à inclusão social e a hábitos mais sustentáveis. Um ambiente empresarial saudável é aquele que preza pelo bem-estar de seus colaboradores, pelo aprendizado e apoio de ações mais sustentáveis.

Em geral, pequenos negócios já promovem atitudes mais conscientes, embora, muitas vezes, motivados não por interesses sustentáveis e sim econômicos. Sabemos que, para um pequeno negócio, o financeiro é, muitas vezes, a prioridade. Por isso, para que as ações sejam coordenadas e não se percam no tempo, o empreendedor deve elaborar um plano estratégico de consumos no negócio, onde poderá deixar claras as ações para que o uso de materiais e matérias-primas seja cada vez mais racional.

Outro ponto importante e, muitas vezes, esquecido quando falamos em sustentabilidade é a relevância de promover atitudes mais inclusivas no ambiente de trabalho. Como empreendedor, a diversidade e a inclusão devem ser indispensáveis no desenvolvimento do negócio. Essa inclusão deve prever tanto os colaboradores, como os clientes.

O público consumidor tem se mostrado cada vez mais atento e exigente em relação a práticas sustentáveis das empresas. Essa preocupação socioambiental se tornou um fator decisivo para boa parte dos clientes e afeta diretamente o posicionamento das marcas no mercado.

O que o empreendimento faz para minimizar os impactos causados ao meio ambiente, como são as relações de trabalho e qual é o tratamento dedicado a pessoas com algum tipo de deficiência são exemplos de como a conduta da empresa pode influenciar os seus negócios. Por isso, apresentamos algumas ações simples para que seu negócio possa melhorar nesses aspectos.

Veja nossas dicas abaixo e faça a diferença na sua empresa!

1. Reduzir o consumo de água

Antes de começar a reduzir o consumo de água, comece por instalar um sistema de medição em tempo real. Isto irá permitir-lhe medir o impacto de todas as medidas implementadas e detetar gastos exagerados.

2. Fazer compras mais sustentáveis 

Tornar um negócio mais sustentável passa muito, também, por fazer compras sustentáveis. Estas compras podem ser para material de escritório, produtos que serão posteriormente transformados ou até pormenores mais corriqueiros como a fruta para a copa.

3. Promover uma boa qualidade do ar no escritório

A qualidade do ar no escritório é imprescindível para prevenir problemas de saúde nos colaboradores e promover um espaço de trabalho agradável.

4. Redução e gestão de resíduos

No que toca aos resíduos, é importante, antes de mais, implementar medidas que permitam a redução da sua produção: partilhar documentos em formato digital, reutilizar e reciclar papéis, optar pelos cartões de visita digitais.

5. Promover um uso eficiente de energia

Para além de ser uma prática amiga do ambiente, um uso eficiente de energia também irá permitir a redução do valor da sua fatura da eletricidade. Muitas destas medidas passam por um melhor aproveitamento da luz natural e controle térmico, por exemplo.

Do ponto de vista da diversidade e da inclusão, as empresas devem ter em atenção:

1. Nos processos de recrutamento  

Questões que não estejam estritamente ligadas à função que está sendo trabalhada devem ser excluídas, do tipo: questões acerca da religião, composição da família, estado civil, orientação sexual ou idade. 

2. Horários de trabalho mais flexíveis

Existem funcionários que moram em bairros muito distantes da empresa e/ou estudam à noite ou gostariam de estudar, mas não conseguem devido a questões de deslocamento e incompatibilidade do horário da instituição de ensino com o do trabalho. Flexibilizar horário de entrada e de saída dessas pessoas, mantendo-se a carga semanal, é claro, mostra não apenas empatia, mas cuidado e atenção com o desenvolvimento profissional daquele colaborador. 

3. Respeitar e valorizar as funcionárias com filhos

É sabido que existem empresas que não gostam de contratar mulheres com filhos pequenos, porque as crianças ficam doentes e as mães se ausentam do trabalho. O mesmo acontece com mulheres que desejam ter filhos. Trata-se de uma visão preconceituosa que deveria dar lugar à valorização e ao respeito com a maternidade, com adoção de medidas como permitir que as mães levem a criança para o trabalho, dependendo da situação, ou por meio da implantação de creches administradas por terceiros dentro da empresa.

Confira ainda outros materiais:

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?