Está pensando em montar um bar ou restaurante, negócios que vêm crescendo cada vez mais? Confira algumas dicas que vão te ajudar a obter sucesso.
O mercado de alimentação é fundamental, já que representa uma necessidade vital para as pessoas e para a economia brasileira. O mercado de alimentação, um dos principais setores do país, movimenta bilhões de reais todos os anos.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o faturamento da indústria de alimentos cresceu 12,8% em 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.
Assim, a alimentação é um ramo que não para de crescer e oferece diversas possibilidades de negócios nos mais variados segmentos. Contudo, a concorrência é grande. Assim, para que o estabelecimento tenha sucesso e consolide sua clientela, o empreendedor precisa estar atento a diversos fatores e aprender a dinâmica desse mercado.
Por isso, preparamos dicas úteis para você, que quer começar a empreender ou que já é um empresário e quer expandir seus negócios no ramo da alimentação. Elas podem te ajudar em diversos aspectos que variam desde questões burocráticas, como a adequação a exigências legais, à importância de manter a qualidade dos produtos e do atendimento.
Confira, abaixo:
1. Avalie a sua experiência com o setor de alimentação
Você não precisa acumular anos de experiência trabalhando na área, mas é importante que tenha uma boa noção do segmento antes de pular de cabeça num novo negócio.
Acompanhe o mercado e as tendências, faça pesquisas e converse com outros empreendedores que já tem mais experiência no ramo.
2. Avalie o seu perfil de empreendedor
Você já definiu que vai investir num negócio de alimentação, mas ainda não sabe qual rumo tomar? Então, avalie qual é o seu perfil de empreendedor. O mercado está cheio de possibilidades, cabe a você definir quais se encaixam melhor ao seu ideal.
3. Decida qual será o negócio
A versatilidade do setor de alimentação abre espaço para todos os perfis de empreendedores, desde aqueles que preferem um modelo mais conservador (como restaurantes, cafés e lanchonetes) quanto os que desejam inovar.
Isso é importante, pois ao apostar num nicho específico ou num modelo de negócio diferenciado é possível se destacar em meio a um mercado de alta concorrência.
Algumas possibilidades: delivery de comida, marmitas, produção artesanal, suplementos, alimentação saudável, alimentação vegetariana.
Escolha a modalidade que mais combina com você e com as suas possibilidades de investimento.
4. Invista no marketing
Se você optou por começar uma marca do zero, o investimento em marketing é indispensável para que os seus potenciais consumidores saibam o que você tem para oferecer.
Invista em mídias sociais alinhadas com o público alvo do seu negócio. Além de exigirem um investimento mais baixo, as mídias sociais permitem que você segmente os seus anúncios para pessoas que têm mais probabilidade de se identificarem com o seu negócio.
5. Ouça o que os seus clientes têm a dizer
Eles são a sua fonte mais preciosa de informação. Converse com os seus clientes, peça avaliações dos seus serviços e acolha todas as sugestões que podem ajudar você a definir os rumos do seu negócio.
Além de ajudar a melhorar os seus processos, é uma forma de aproximar os seus clientes. Acredite: eles sentem quando são ouvidos e se ficam mais propensos a assumirem o papel de embaixadores da marca.
Foi um prazer te ajudar :)