Entenda como alavancar seu negócio por meio do Instagram
Por: Juliana Gomes, estagiária em jornalismo - Sob supervisão de Ariana Gonçalves e Ruan Lee
· Atualizado em 23/09/2024Números publicados pela Meta estimam 134,6 milhões de usuários brasileiros no Instagram. É por isso que, o Instagram deve ser alvo de atenção nas estratégias de marketing digital. Por isso, reunimos aqui algumas ideias sobre o que postar no Instagram do supermercado.
Impulsionamento dos Minimercados com o Instagram
O Instagram proporciona uma maior conexão entre a sua marca e o público-alvo cliente do seu empreendimento, e isso contribui significativamente para que seu negócio ganhe mais visibilidade e credibilidade no setor. Se você souber o que compartilhar no Instagram do seu minimercado e hipermercado, as chances de conquistar uma audiência leal na plataforma aumentam consideravelmente.
Essa interação não deve se limitar apenas à promoção de vendas diretas, ou seja: o cliente espera muito mais do que simplesmente bons preços e oportunidades de compra, ele também almeja que sua marca ofereça experiências enriquecedoras e conteúdo relevante.
No cenário competitivo das redes sociais, onde sua empresa disputa o engajamento do público com diversas outras, tanto online quanto offline, surge a questão: como se destacar e despertar o interesse das pessoas em acompanhar sua empresa no Instagram?
A criação de conteúdo tornou-se uma estratégia fundamental para empresas de todos os segmentos do varejo, proporcionando ao público vantagens além das simples transações comerciais ao se envolver com sua marca. O cliente sentirá um vínculo mais forte se, além de imagens de novos produtos e promoções, perceber que sua empresa busca estabelecer uma conexão mais profunda com ele.
Descubra abaixo o que compartilhar no Instagram do supermercado para fortalecer o relacionamento com seu público e atrair potenciais clientes. Confira!
1 – Faça conteúdo para datas comemorativas
Na busca sobre o que postar no Instagram do supermercado, você pode criar um calendário do empreendedor com o guia das datas comemorativas. O calendário deverá trazer todas as oportunidades de vendas ao longo do ano e assim você não perderá nenhuma oportunidade.
Nos supermercados, datas como o Carnaval, Páscoa e Natal são esperadas tanto por comerciantes, quanto pelos clientes, por isso, é importante que toda a divulgação de ações promocionais, mix de produtos e demais novidades, sejam mostradas no Instagram do supermercado.
Algumas ideias de conteúdos que podem engajar seu público em algumas das principais datas:
- Festa Junina: Dê dicas de decoração junina ao seu público. Esse tipo de conteúdo, por mais que possa não apresentar produtos que você venda, são muito atrativos, principalmente àqueles usuários que gostam de consumir conteúdo em formato de vídeo, e isso ajuda o algoritmo do Instagram a aumentar o alcance do seu perfil;
- Natal: Assim como a Páscoa, o Natal é uma data festiva na qual as famílias se reúnem para celebrar. Essa é uma excelente oportunidade para dar sugestões de cardápio para a ceia. Pesquise diferentes combinações e faça enquetes no Instagram, assim, seu público participa da ação de maneira direta.
Além disso, criar playlists em plataformas de áudio como Spotify e Deezer para compartilhar os links nos stories e nos cards do Instagram é uma excelente maneira de estar cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores.
2 - Divulgue encartes de ofertas no feed Os encartes de ofertas digitais já são indispensáveis para todo supermercadista e fazem parte da lista sobre o que postar no Instagram do supermercado de toda marca que deseja expandir seu público. Aqui estão algumas dicas:
Crie legendas atrativas, sempre utilizando gatilhos mentais para gerar urgência no cliente, como por exemplo: “Ofertas válidas somente até amanhã! Corra e não perca as ofertas para o churrasco do fim de semana!”
Não se esqueça dos encartes de ofertas nos stories
- Os stories são uma funcionalidade muito interativa disponibilizada pelo Instagram;
- Tamanhos: Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px; Horizontal: 1080 x 566 px; Vertical: 1080 x 1350 px;
- O encarte deve ser o mais reduzido o possível, por isso, escolha os itens prioritários que deseja promover;
- Escolha entre 1 e 4 produtos, podendo ser estendido até no máximo 6 itens
- Para posts em carrossel, coloque um produto por encarte e faça uma sequência de no máximo dez imagens no post.
Atenção! Para postar os encartes nos stories, deve-se haver um certo cuidado devido ao tamanho, pois pode haver o corte de informações.
Para que seus encartes sejam legíveis e bem estruturados, siga as dicas seguintes:
- Coloque de 1 a 2 produtos por imagem;
- Faça uma sequência de até 10 stories, pois esse é o número de imagens em sequência que os clientes costumam consumir nesta ferramenta;
- Tamanho: Dimensões mínimas recomendadas: 600 x 1067 pixels, considerando a proporção de 9:16. Já o tamanho mais indicado é 1080 x 1920 pixels.
- Os stories permitem a utilização de GIFS e outras funções muito interessantes, como a caixinha de perguntas. Utilize essa função para interagir com seu público e estimular o engajamento frequente deles com sua marca.
3 - Dê dicas de kits
Os kits podem ser desde um presente a alguém, até uma maneira mais objetiva de comprar um determinado grupo de produtos a um preço mais atrativo. Algumas ideias para chamar a atenção dos consumidores são:
- Kit de café da manhã
Os kits de café da manhã são uma excelente oportunidade de movimentar setores chave do seu supermercado, como padaria, hortifruti e laticínios. Sugira itens como:
- Pães;
- Bolos;
- Biscoitos caseiros;
- Geleias;
- Leite;
- Iogurte;
- Frutas frescas.
- Kit Churrasco
O Kit Churrasco é um dos kits mais procurados nos supermercados, principalmente aos finais de semana. Esta é uma ótima oportunidade de movimentar o setor de carnes e utilidades. Os produtos mais indicados são:
- Carne bovina;
- Carne suína;
- Asinha de frango;
- Coração de frango;
- Carvão;
- Kit Facas;
- Tábua.
- Kits de verão
As altas temperaturas costumam aumentar bastante as vendas dos setores de frios, laticínios e bebidas. Dê dicas de verão como, por exemplo:
- Sorvete;
- Picolé;
- Bebidas lácteas geladas;
- Água;
- Cerveja;
- Açaí.
4 - Faça conteúdos educativos
Conteúdos educativos, além de gerar um bom engajamento, fazem com que o cliente se interesse por produtos que são encontrados na sua loja, principalmente se forem novidades. No caso dos supermercados, a diversidade de produtos é grande, e isso faz com que seja mais fácil promover conteúdos ensinando seu público a utilizar produtos de diversos setores da loja. Aposte em:
- Receitas culinárias
As receitas culinárias são “pratos cheios” para atrair o público. A maioria dos produtos vendidos em um supermercado são alimentos, por isso, dar sugestões de receitas culinárias feitas com produtos que você vende, é uma ótima ideia. Publique receitas feitas com produtos encontrados nas suas prateleiras, ao final, indique que todos os ingredientes da receita podem ser encontrados no seu estabelecimento.
Esse tipo de conteúdo funciona tanto em vídeo, quanto em imagem, mas os vídeos, certamente, prendem mais a atenção do consumidor;
- Dicas de utilização de produtos dos setores em oferta
O setor de limpeza está em oferta? Dê dicas de melhor utilização e economia de produtos como limpadores multiuso e produtos que precisam de cuidados na utilização, como a água sanitária e limpadores abrasivos.
Pense em formas de educar os clientes mesmo que seja com informações encontradas nos rótulos, mas que as pessoas normalmente não prestam atenção. Essa pode ser uma ótima ideia de conteúdo!
- Mostre as novidades do supermercado!
Sempre que uma nova marca ou produto for disponibilizada na sua loja, seus clientes devem saber. Muitos clientes estão habituados a fazer as compras de maneira objetiva e ágil, e isso muitas vezes os impede de frequentar outros setores da loja que não tem tanto costume. Por isso, é fundamental que seus clientes não apenas saibam que esses produtos existem no estabelecimento, mas devem ter a ideia de que quando o assunto é inovação, sua empresa deve ser a primeira opção.
5 – Campanhas sociais/ações sociais
Campanhas sociais como o Dia da Saúde, setembro Amarelo, outubro Rosa e novembro Azul também devem fazer parte do calendário de postagens das suas redes sociais, tendo em vista que se trata de campanhas de saúde importantes e que precisam ser difundidas, além de apresentarem bom engajamento.
Essas datas podem, inclusive, se tornar ideias de campanhas temáticas, com a produção de encartes temáticos com produtos em oferta que tenham relação com o público ao qual se destinam cada uma das campanhas. No dia da saúde é possível fazer uma ação temática com produtos do setor de alimentação saudável e hortifruti;
O outubro Rosa é uma campanha destinada à prevenção do câncer de mama. Por que não colocar em seu estabelecimento informações importantes sobre prevenção? Isso vale para o novembro Azul, que é uma campanha de conscientização voltada ao público masculino.
Algumas destas ações não refletem em ganhos financeiros, mas impactam fortemente a maneira com a qual as pessoas enxergam a sua empresa, e isso é muito importante, pois os clientes têm, cada vez mais, procurado afinidades com as empresas que consomem.
Conheça um pouco sobre as funcionalidades do Instagram
Feed – traduzindo para o português feed significa alimentar. Ou seja, uma ferramenta que você deverá alimentar sempre que possível, contudo, nem tudo deve ser postado nessa ferramenta. O feed é um lugar que vai servir como uma espécie de portfólio e que você deve lembrar que suas postagens não sumirão após 24 horas como os stories. Portanto, essa ferramenta deve ser utilizada para postar conteúdos importantes e que merecem uma maior duração;
Reels – atualmente, essa ferramenta tem ganhado a audiência dos usuários de Instagram, visto que, sua funcionalidade possui características semelhantes aos vídeos do TikTok. Assim, eles possuem curta duração, podem ter um alcance de público maior, ótima opção para promover produtos e é muito dinâmico.
Stories – e agora a ferramenta mais utilizada para divulgações, os Stories. Nessa ferramenta é possível compartilhar tanto fotos quanto vídeos, no entanto, a diferença dele para o feed, é que as postagens têm uma duração de 24h, assim, deve ser utilizado para postagens de encartes, vídeos curtos e que não necessitem uma permanência em suas redes. Para além disso, é possível salvar os stories ao criar um destaque em seu perfil e você ainda pode interagir com seu público com as caixinhas de perguntas por exemplo;
Explorar (Explore) - nessa ferramenta é possível que os usuários encontrem e conheçam novos perfis, quando ocorre de alguma publicação ser patrocinada ou que tenha um bom alcance, elas costumam a aparecer nesse campo;
IGTV (Instagram TV) - nessa funcionalidade o usuário pode ter acesso a postagens de vídeos mais longos do que ele teria por meio do Reels;
Ao vivo (Live) - essa função permite que você se conecte com seus seguidores ao vivo e eles podem interagir com comentários, fazendo participações ou apenas reações, as lives são muito utilizadas para realização de sorteios, por exemplo;
Shopping - além de todas as funcionalidades mencionadas, o Instagram ainda disponibiliza a venda de produtos, então, é possível comercializar alguns de seus produtos por meio da plataforma;
Mensagens – popularmente conhecido como “direct”, as mensagens são também uma forma de interação entre você e seu público, visto que ele pode responder um de seus stories, pode querer tirar dúvidas ou fazer elogios, é uma ótima maneira de se aproximas. Ademais, com a recente atualização, você pode criar canais de transmissões para enviar ofertas ou conteúdos que desejar para seu cliente.
Atenção: O Instagram sempre está renovando suas ferramentas, atente-se e abuse das novas funcionalidades!
As novas tendências de consumo e o novo perfil do consumidor tem, frequentemente, girado em torno de conteúdos diversos e com a expansão da internet, essa tendência já é uma realidade definida.
Saber o que postar no Instagram do supermercado não é o suficiente. É preciso uma série de estratégias bem pensadas para aumentar a sua presença online e o conhecimento da sua marca por parte do público.
Se as pessoas não sabem que sua loja existe, elas não vão comprar, e conseguir novos clientes, bem como manter os que já compram consumindo, é a fórmula para o bom funcionamento financeiro do seu negócio, e é nesse ganho de notoriedade que as redes sociais, neste caso o Instagram, trazem como benefício central.
Os conteúdos devem ser cada vez mais dinâmicos e atrativos, por isso, por mais que sua estrutura não permita a criação de vídeos super bem editados e com qualidade excelente, faça seu melhor. Seu público irá reconhecer o esforço em trazer o melhor que sua marca tem a oferecer.
O Sebrae e o Setor de Varejo Alimentar e de Bebidas
Sempre buscando soluções, o Sebrae oferece uma variedade de recursos para impulsionar o crescimento das micro e pequenas empresas do setor varejista de alimentos e bebidas. Os empreendedores podem contar com uma equipe especializada pronta para ajudá-los.
O Sebrae pode promover melhorias na gestão empresarial, começando com a aplicação de um Diagnóstico de Gestão Empresarial. A melhor forma de descobrir como anda a saúde de sua empresa é fazendo seu diagnóstico empresarial. Com base nas sugestões fornecidas pelo consultor, pode-se elaborar um Plano de Ação para implementar essas soluções. Isso ajuda a fomentar o empreendedorismo, promovendo a competitividade e a sustentabilidade dos negócios.
Se estiver interessado em saber como o Sebrae pode contribuir para melhorar sua gestão, entre em contato conosco através de nossos canais de mídia social ou diretamente com a Analista Ruan Lee, responsável pela carteira de clientes do setor, pelo WhatsApp Sebrae ou pelo e-mail: ruan.silva@al.sebrae.com.br. Além disso, você pode obter mais informações ligando para o número 0800 570 0800, que está disponível 24 horas.
Saiba mais:
10 fatores-chave de sucesso para minimercados que você precisa saber
Como conquistar mais clientes para seu minimercado
Gatilhos mentais: 6 dicas que podem aumentar as vendas
Protocolos sanitários para seu minimercado, supermercado ou mercearia
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São matérias-primas e contextos particulares, baseados nas trajetórias pessoais, nas heranças familiares ou pertencimento étnico e territorialCriações, narrativas e vivências que reafirmam o protagonismo daqueles que emprestam suas existências para perpetuar um repertório plural e único, que coloca Alagoas entre os territórios mais férteis da arte popular no mundo. Potência que encantou Luísa Ramos, casada com o médico e antropólogo alagoano, Arthur Ramos. Juntos, lançaram em 1948 o livro "A renda de bilros e sua aculturação no Brasil", um clássico dos estudos da arte em rendas no país. É com o mesmo entusiasmo e paixão desse casal pioneiro pelos nossos bordados erendas, que o Sebrae e o Projeto Renda-se apresentam a instalação-móbile “RedePulsante” que destaca, em parceria com o Sebrae AL, diversas tipologias de rendas e bordados vivos, produzidos em território Caeté, revelando talentos da produção artesanal alagoana: Bordado Filé A arte dos bordados e rendas floresceu no entorno das lagoas Mundaú eManguaba, com destaque para o Filé, registrado como Patrimônio Cultural Imaterialde Alagoas, que recebeu, com apoio do Sebrae, a certificação de Indicação Geográfica, assegurando sua originalidade e o título de arte manual genuinamentealagoana. Apesar da diversidade de pontos, a técnica pode ser descrita como o preenchimento da rede de base, conhecida como malha, com os pontos bordados que formam os desenhos. A malha, por sua vez, é confeccionada com a mesmatécnica usada na fabricação das redes de pesca da região lagunar. O Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba (Inbordal)é uma organização civil formada por artesãs que tem o objetivo de proteger epromover o bordado Filé no território em que atua. Para garantir o selo de Indicação Geográfica, elas seguem o Caderno de Instruções do Filé, que padroniza normas de produção com foco no controle da qualidade das peças. O Grupo Luart começou com Lucineide Barbosa que, aos seis anos, criou suaprimeira peça, a partir das técnicas repassadas por sua avó. Em atividade há 34anos, o grupo conta atualmente com 22 pessoas, que tecem o bordado filé com umtoque contemporâneo, inspirado na natureza e na cultura popular de Alagoas. Em 2022, o Luart foi reconhecido no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Ponto Cruz Um bordado observado desde as antigas civilizações, o Ponto Cruz se popularizouna Europa, durante a Idade Média. Atualmente, mantém a tradição da criação dedesenhos sobre um tecido, utilizando pontos em forma de “X”, porém, vem ganhando releituras exclusivas e cheias de personalidade. Como em um jogo de paciência, as bordadeiras se utilizam de tecidos como Aida, Etamine, Cânhamo eLinho, com trama uniforme, que facilita a contagem dos pontos, para tecer as linhas de algodão mercerizado, com agulhas de ponta romba, num movimento ritmado para formar cada quadradinho do tecido. Uma mãe, um prazer e algumas revistas. Assim teve início a história de amor com o ponto cruz, que em 2017, oficializou-se como Bordeliê, envolvendo a mãe Arivânia e a filha Ariane Pita nas produções do bordado. Em 2024, repaginaram a marca e sua atuação. Hoje, a Beliê tem ateliê próprio, na Barra de São Miguel. A marca foi reconhecida com o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato e já participou Renda-se, exaltando a beleza dessa técnica cheia de personalidade. Crochê As culturas mais antigas já utilizam uma agulha e um fio contínuo para criar peçassemelhantes a uma trama de renda. Mas foi na Europa, no século XVI, que o crochê se popularizou. A técnica consiste em criar laçadas com o fio na agulha, que tem um gancho na ponta, formando diferentes pontos e padrões. Nesse bordado, acriatividade é o ponto alto, podendo-se criar peças únicas e personalizadas, desderoupas e acessórios até objetos de decoração para a casa, inclusive, reaproveitando materiais, como retalhos de tecido e fios de outros projetos.No Brasil, encontram-se técnicas de norte a sul do país e, em Alagoas, é muito popular em todas as regiões. Autodidata de São Miguel dos Campos, Josse Leah contou com a presença de duasmulheres para construir a marca Zicota: sua tia e sua avó do coração, que sempreapoiaram seus sonhos. Após o curso de Produção de Moda na ETA/UFAL, desfiloucoleções, ministrou cursos e oficinas. Como participante do projeto Brasil Original do Sebrae, reposicionou sua arte, elevando a sua técnica ao handmade, comobordadeira e designer, sendo um dos nomes de destaque do crochê em Alagoas. Bordado Livre O bordado livre feito à mão, como a própria nomenclatura indica, não apresentauma técnica padrão, permitindo criar desenhos e temas detalhados a partir do uso de tecidos e linhas com mistura de cores e pontos diversos. Em Alagoas, o diferencial é o uso de narrativas visuais e referências culturais para contar histórias, destacando a paisagem natural, personagens do folclore e do cotidiano, além de mitos e lendas das diversas regiões do estado. O bordado livre pode assumir tamanhos e formas diversas, a direção e a profundidade dos pontos, de acordo com o efeito desejado para cada peça. Seguindo a tradição ou inovando, as bordadeiras alagoanas vêm ganhando destaque em desfiles e feiras no Brasil e no mundo. A história do grupo produtivo Fulô.A se confunde com a trajetória de suaidealizadora, Ana Cristina Ferreira Santos, que ficou viúva muito jovem e encontrouno bordado, um ofício para criar suas filhas. Tudo começou na Associação dasBordadeiras de Penedo, base para o trabalho de empreendedorismo social que eladesenvolve hoje, no Povoado Murici, no Baixo São Francisco. Articulada, ela lideraum grupo de mulheres e vende suas peças em mostras de artesanato, lojas especializadas e também pela internet. O grupo criativo Mimos de Dona Peró nasceu a partir do trabalho realizado porDona Perolina, uma professora de pintura e bordado que formou gerações no município de Capela, zona da mata de Alagoas. Inspirada na mestra, a ex-alunaLuciana de Almeida Leite resolveu formar um grupo de bordado feito à mão. A ideiacomeçou a ganhar vida e a imortalizar essa técnica carregada de cultura e memória, que se tornou a Associação de Bordadeiras de Capela, com 22 associadas. O grupo vem ganhando destaque com suas peças em feiras, desfiles e vendas pela internet. Singeleza A renda Singeleza, com essa denominação, só existe em Alagoas e, por esse motivo, recebeu o registro de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A arte pode ser encontrada em Paripueira, no Litoral Norte; Marechal Deodoro, no Litoral Sul; e Água Branca, no sertão. Sem muita variação de ponto, a técnica consiste numa trama simples, a partir de uma rede de nós repetidos dentro de uma mesma laçada, chamados “pipoca”, formando uma malha fina. O material utilizado é tecido e linha de algodão, agulha e bastão, que pode ser um talo de coqueiro ou uma haste metálica. O acabamento geralmente é feito com bainha aberta, o ponto ajour. A Artecer, Associação de Rendeiras de Singeleza e Bordados de Paripueira, é uma importante ação de empreendedorismo social reconhecida nacionalmente, que reúne, em sua sede, dezenas de artesãs e movimenta a economia criativa na comunidade. Lideradas por Jeane Valentim dos Santos, elas não conheceram a 'guardiã' do bordado Singeleza em Alagoas, Dona Marinita, de Marechal Deodoro, mas repassam a técnica em encontros realizados em outros municípios do estado. O grupo contou com o apoio do Sebrae para treinamento em design, precificação e técnicas de vendas. Ponto Caseado O uso de pequenos cortes de tecido, os retalhos, numa combinação de estampas ecores formando peças únicas, fez a fama de um grupo de bordadeiras do municípiode Boca da Mata. O trabalho utiliza o ponto caseado, técnica de costura usada paraevitar que o tecido desfie, que se caracteriza por uma sequência de pequenos pontos verticais e retor, unidos entre si por uma laçada. A peça é arrematada combainha aberta ou ponto ajour. Os cortes milimétricos de algodão ganham as mais diversas formas a partir de um desenho básico que lembra um patchwork manual. O grupo produtivo Amor Caseado reúne bordadeiras da zona da mata de Alagoas,lideradas por Edneuza Teixeira. Ela começou sua vida de artesã como coordenadora da Casa da Mãezinha, uma ação de empreendedorismo social que incentivou a produção de peças feitas com retalhos de tecido, usando a técnica do patchwork manual. O grupo desenvolve coleções inteiras com seus pequenos recortes de algodão colorido, que se tornaram marca registrada da arte em tecido feita à mão em Alagoas. Rendendê Mais um bordado que chegou a Alagoas com os colonizadores portugueses, o rendendê tem origens muito antigas e, segundo os especialistas, deriva do artesanato da Europa do Norte. Trata-se de uma técnica que utiliza linha, agulha e tesoura, executada geralmente em tecido de linho preso no bastidor. Os desenhos são geométricos, formados por pontos cheios e abertos. Após a conclusão do bordado, o tecido pode ser recortado para destacar o centro do desenho ou em partes que não foram preenchidas pela linha. Os pontos caracol e estrela dominama preferência das bordadeiras alagoanas e, em muitas peças, as tramas são arrematadas com ponto cruz, tornando o trabalho ainda mais rico. As artesãs da Associação de Bordados de Entremontes, um povoado ribeirinho em Piranhas, são guardiãs de uma tradição que virou ofício, divulgando o pequeno lugarejo no Brasil e no mundo. O rendedê e o ponto-cruz são as técnicas principais,repassadas de mãe para filha. As tramas adornam as mais variadas peças, como roupas, toalhas, jogos americanos e guardanapos, feitas em tecido panamá. A Casa do Bordado de Entremontes ocupa uma casa colonial colorida, típica do vilarejo que, em 1859, recebeu D. Pedro II, durante sua viagem pelo Rio São Francisco. Boa Noite O nome vem de uma flor muito comum no sertão alagoano. Apesar de estar presente em outras localidades, o Boa Noite é o principal bordado da Ilha do Ferro,povoado nas margens do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar. A técnica empregada consiste em desfiar o tecido, tradicionalmente o linho ou o algodão, para compor faixas, rigorosamente geométricas, em motivos florais. O bordado (chamado pelas artesãs de “costura”) pode apresentar quatro diferentes composições: Boa Noite Simples, Boa Noite Cheio, Boa Noite de Flor e Boa Noite Variações. Para dar acabamento, faz a bainha aberta ou perfila a borda e em seguida corta o tecido, com cuidado, tudo feito à mão. A Art Ilha, Cooperativa de Bordadeiras da Ilha do Ferro, nasceu de uma iniciativados próprios moradores, com apoio do Programa Comunidade Solidária, Chesf e Sebrae Alagoas. Com sede própria, o grupo de mulheres cadastradas produz de forma individual, mas a compra de material é feita coletivamente. Parte do valor comercializado é usado para a manutenção do espaço, que virou ponto de referência na Ilha do Ferro. Bilros O nome da renda está diretamente ligado à ferramenta que se usa para tecer: os bilros, que são hastes feitas em madeira, nas quais os fios são enrolados. A movimentação dessas bobinas, constantemente trocadas de lugar, gera um som característico e também determina a forma de tecer, orientando o desenho e o ponto empregado na peça. Além dos bilros, o trabalho envolve a almofada, moldes,alfinetes e linhas. A técnica nasceu na Europa e é amplamente encontrada no Brasil, desde o período colonial. Em Alagoas, uma artesã se confunde com a tradição do bilro: Dona Clarice Severiano dos Santos, de São Sebastião. Nascida em 1934, a mestra faleceu em 2012, mas passou sua arte para as novas gerações,que continuam o legado da renda de bilros genuinamente alagoana. Seguindo os passos da mãe, Maria Severiano dos Santos, a Maria de Clarice, foi reconhecida como Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, em 2016. Ela conta que aprendeu a tecer desde criança e continua a tradição de passar adiante os ensinamentos de sua arte para os mais novos. Com seu trabalho e visibilidade, elatenta atrair a juventude para o artesanato, embora saiba que, hoje em dia, a cultura popular e os trabalhos manuais disputam o interesse dos jovens com a internet e as redes sociais. Renascença Assim como a maioria das rendas que predominam no país, a Renascença temorigem europeia e chegou ao Brasil no século XIX. Ela é produzida em diversas regiões do país, principalmente nos estados nordestinos. A partir de um risco desenhado no suporte, é feito o alinhavo do lacê, uma espécie de fita de algodão. Em seguida, faz-se o preenchimento dos espaços vazios, entre os lacês, com agulha e linha, com pontos que variam de acordo com cada região. A designer Djá Marques lançou a marca Flor do Mussambê com o objetivo de valorizar o feito à mão, em peças autorais que reinventam a tradição artesanal de Alagoas. Seus acessórios com a renda Renascença fazem sucesso em feiras, eventos e na internet. Ao ressignificar a renda, a Flor do Mussambê fortalece a cadeia produtiva e propõe novas abordagens para esse delicado trabalho manual. Quer saber mais sobre esse artesanto incrível? Confira nosso e-book abaixo: E-book Renda Pulsante Ficha Técnica: CuradoriaMarina Gatto (Sebrae)Rodrigo Ambrosio (Projeto Renda-se)CenografiaRodrigo Ambrosio
September, 2024
Você conhece o Sebraelab?
O Sebrae Alagoas agora tem mais um lugar especial para acolher você, empreendedor: o Sebraelab. Um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios. Como funciona? Sebraelab é para potenciais empreendedores e empresários que buscam inovar em seus modelos de negócios. Faculdades, centros de pesquisa e desenvolvimento, investidores e negócios relacionados à cultura de empreendedorismo inovador também são bem-vindos. Lá, você vai encontrar uma sala de reunião para grupo de até 10 pessoas (com ar-condicionado e TV para apresentações), duas cabines para atendimentos individuais ou trabalhos que exigem mais foco, e o mais legal: um espaço maker com impressoras 3D, cortadora à laser, plotter de recorte, termomodeladora à vácuo, router de precisão e scanner 3D. O Sebraelab também conta com internet dedicada, para te deixar conectado, e uma copa com geladeira, água e pipoqueira, para garantir um lanche rápido. Um ambiente multifuncional, com pegada colaborativa. Assim é o Sebraelab, um lugar para você viver, conviver e se apropriar. Um espaço baseado no conceito de serendipity: onde as descobertas ao acaso fazem toda a diferença. Como utilizar? Faça já sua reserva e aproveite a estrutura que o Sebraelab tem para oferecer a você! Nosso agendamento está disponível de segunda à sexta, das 8h às 17h, e pode ser feito no endereço sebraelabal.reservio.com ou pelo número (82) 98121-5094. Garanta sua vaga!
September, 2024
Ecossistemas Locais de Inovação em Alagoas
De início, quando nos deparamos com a palavra “ecossistema”, surge em nossa mente lembranças voltadas à natureza. Basicamente, relacionamos isso a um conjunto formado pelas interações entre plantas, animais, elementos químicos e físicos etc. Usando essa metáfora como ponto de partida, os nossos Ecossistemas locais de inovação mantêm a perspectiva das interações, da coletividade, coerência e coesão entre determinados nichos das instâncias governamentais, empresariais e sociais. Em suma, o Ecossistema local de Inovação é aquilo que reúne, estimula e gera integração entre empresas, proporcionando e articulando o viés da inovação a fim de promover o desenvolvimento social e econômico.
September, 2024
Descubra como inovar na sua empresa
Quando falamos sobre inovação muitos empreendedores ficam desconfiados, achando que é algo bem distante da sua realidade. Isso acontece com você? Hoje quero lhe mostrar que inovar não precisa ser um processo caro ou complicado e que essa pode ser uma prática em qualquer empresa, independentemente do tamanho. Pense na inovação como um quebra-cabeça, onde é preciso juntar as peças certas (ideias, tecnologias, processos) e transformar em algo novo, que faça a empresa se destacar no mercado. E isso pode ser desde um produto ou serviço inovador até um processo mais eficiente e sustentável. Dentro da realidade das micro e pequenas empresas, a inovação deve ser prática e alcançável. Portanto, uma boa ideia é começar olhando para dentro da empresa, identificando os gargalos e pensando em melhorias para cada um. O desafio é tornar esse processo permanente e aqui entra a importância de ter uma gestão da inovação. Isso significa criar um ambiente propício para que as ideias fluam e sejam colocadas em prática de forma organizada e estratégica. Quer saber como implementar uma boa gestão da inovação em sua empresa? Elaboramos um passo a passo para você seguir. Antes de tudo, defina uma estratégia clara e objetiva. Ela precisa estar alinhada tanto aos objetivos que a empresa deseja alcançar, quanto às necessidades dos seus clientes. Crie uma cultura de inovação dentro do seu negócio, pois é fundamental que todos estejam empenhados em encontrar soluções criativas e pensar em melhorias contínuas para os processos e produtos. A inovação deve estar enraizada no cotidiano de toda a equipe para que os resultados sejam cada vez mais efetivos. Após incentivar a geração de ideias para a equipe, estabeleça um processo de gerenciamento de ideias. É preciso registrar todas elas e avaliar cada uma. A avaliação deve seguir alguns critérios como viabilidade técnica, viabilidade econômica e potencial de mercado. Desenvolva uma etapa de prototipagem e testes. Ela é importante para que as ideias selecionadas na etapa anterior possam ser testadas e refinadas antes de serem implementadas de fato. Às vezes, ideias que parecem promissoras não se mostram viáveis na hora da prática. Uma vez testadas e aprovadas as ideias, é hora de implementá-las. Por isso, elabore um plano de implementação. Ele precisa ser claro e mostrar qual o investimento necessário, os prazos e os resultados esperados. Após implementar a inovação, faça o acompanhamento e avalie os resultados. Esta etapa é importante para que seja possível medir o impacto causado pela inovação, tanto para a empresa quanto para o cliente. Por fim, esteja aberto a mudanças e ajustes. Para que sua empresa continue crescendo, é preciso buscar constantemente melhorias nos processos e ter atenção às novas oportunidades que possam vir a aparecer. Não subestime o poder da inovação, pois ela pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, desde o aumento da eficiência dos processos até atração de novos clientes. E lembre-se de contar com o Sebrae para impulsionar seus resultados! Nós temos diversas consultorias de inovação pelo programa Sebraetec, onde subsidiamos 70% do valor da solução. Se você quiser saber mais, clique aqui ou entre em contato com a gente através do 0800 570 0800, que também funciona como WhatsApp.
September, 2024
Como aparecer no topo das pesquisas do Google
O Google pode ser essencial para captação de clientes, por dia 35% das buscas por produtos começa pelo Google e 30% das pessoas que pesquisam por um negócio local na plataforma ligam ou fazem uma visita a empresa em até 24 horas após a busca. Estar bem-posicionado nas buscas é uma garantia de que seu cliente vai te encontrar, então é preciso estar com as informações atualizadas na plataforma, para facilitar o acesso do cliente a você. Para isso separamos alguns passos para você começar essa jornada: 1 – Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que facilita que a empresa seja encontrada nas pesquisas do Google e Google Maps, trazendo informações importantes como: localização, horário de funcionamento, contato, produtos, serviços, fotos etc. - Acesse a plataforma Google Meu Negócio e preencha as informações necessárias, quanto mais detalhada mais chances do seu negócio ter visibilidade e ser encontrado pelos clientes. - Aguarde o recebimento do código de confirmação, é a partir dessa etapa que o Google confirma a existência e localização do seu negócio. 2 – Mantenha suas informações do Google Meu Negócio atualizadas Após o cadastro é imprescindível que você esteja sempre atualizando as informações da sua empresa na plataforma, pois é através do box do Google Meu Negócio que os clientes vão encontrar as informações que precisam antes de ir até você, por isso: - Ofereça o máximo de detalhes sobre seus serviços ou produtos: valor, tamanho, tempo de duração, preço etc. - Coloque imagens de qualidade 3 – Incentive seus clientes a avaliar seu negócio As avaliações no Google Meu Negócio ajudam os algoritmos a identificar sua página como relevante par certos tipos de usuário. Por isso é importante incentivar os consumidores a deixar um feedback e não esqueça de responder a todos os comentários. Isso tudo aumenta as chances da sua marca de aparecer nas primeiras páginas do buscador, além de conferir credibilidade a sua empresa.
September, 2024
Saiba como transformar sua loja em um ambiente acolhedor
Neste tutorial, convidamos Dennison Morais – design floral da empresa Eu Planto – para nos ensinar a fazer arranjos florais natalinos, uma estratégia inspiradora para decorar espaços comerciais durante a época mais festiva do ano. Em um período movimentado de compras, a aparência da sua loja desempenha um papel essencial e, por isso, os arranjos florais não apenas decoram, mas também trazem inúmeros benefícios, como: Atração de clientes, através de uma estética diferenciada que desperta curiosidade e interesse; Diferenciação de marca, ao criar memória a partir de experiência única com os clientes; e Experiência sensorial, não apenas pelo visual como também pelo aroma das flores, criando uma atmosfera aconchegante que estimula os clientes a passarem mais tempo na loja, aumentando as chances de compra. Portanto, se você é empreendedor, assista a este vídeo e aprenda a transformar sua loja em um ambiente acolhedor e atrativo neste Natal! Caso se interesse pelo segmento de flores entre em contato com Débora Medeiros, gestora de floricultura do Sebrae Alagoas através do WhatsApp ou no e-mail debora@al.sebrae.com.br e teremos o prazer de te atender e te guiar nessa jornada!