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Inovação | CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO
5 dicas de como criar conteúdo para o seu supermercado

Entenda como alavancar seu negócio por meio do Instagram

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Por: Juliana Gomes, estagiária em jornalismo - Sob supervisão de Ariana Gonçalves e Ruan Lee

· Atualizado em 23/09/2024
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Números publicados pela Meta estimam 134,6 milhões de usuários brasileiros no Instagram. É por isso que, o Instagram deve ser alvo de atenção nas estratégias de marketing digital. Por isso, reunimos aqui algumas ideias sobre o que postar no Instagram do supermercado. 

Impulsionamento dos Minimercados com o Instagram  

O Instagram proporciona uma maior conexão entre a sua marca e o público-alvo cliente do seu empreendimento, e isso contribui significativamente para que seu negócio ganhe mais visibilidade e credibilidade no setor. Se você souber o que compartilhar no Instagram do seu minimercado e hipermercado, as chances de conquistar uma audiência leal na plataforma aumentam consideravelmente. 

Essa interação não deve se limitar apenas à promoção de vendas diretas, ou seja: o cliente espera muito mais do que simplesmente bons preços e oportunidades de compra, ele também almeja que sua marca ofereça experiências enriquecedoras e conteúdo relevante. 

No cenário competitivo das redes sociais, onde sua empresa disputa o engajamento do público com diversas outras, tanto online quanto offline, surge a questão: como se destacar e despertar o interesse das pessoas em acompanhar sua empresa no Instagram? 

A criação de conteúdo tornou-se uma estratégia fundamental para empresas de todos os segmentos do varejo, proporcionando ao público vantagens além das simples transações comerciais ao se envolver com sua marca. O cliente sentirá um vínculo mais forte se, além de imagens de novos produtos e promoções, perceber que sua empresa busca estabelecer uma conexão mais profunda com ele.  

Descubra abaixo o que compartilhar no Instagram do supermercado para fortalecer o relacionamento com seu público e atrair potenciais clientes. Confira! 

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Dicas

1 – Faça conteúdo para datas comemorativas 

Na busca sobre o que postar no Instagram do supermercado, você pode criar um calendário do empreendedor com o guia das datas comemorativas. O calendário deverá trazer todas as oportunidades de vendas ao longo do ano e assim você não perderá nenhuma oportunidade. 

Nos supermercados, datas como o Carnaval, Páscoa e Natal são esperadas tanto por comerciantes, quanto pelos clientes, por isso, é importante que toda a divulgação de ações promocionais, mix de produtos e demais novidades, sejam mostradas no Instagram do supermercado.  

Algumas ideias de conteúdos que podem engajar seu público em algumas das principais datas:  

  • Festa Junina: Dê dicas de decoração junina ao seu público. Esse tipo de conteúdo, por mais que possa não apresentar produtos que você venda, são muito atrativos, principalmente àqueles usuários que gostam de consumir conteúdo em formato de vídeo, e isso ajuda o algoritmo do Instagram a aumentar o alcance do seu perfil; 
  • Natal: Assim como a Páscoa, o Natal é uma data festiva na qual as famílias se reúnem para celebrar. Essa é uma excelente oportunidade para dar sugestões de cardápio para a ceia. Pesquise diferentes combinações e faça enquetes no Instagram, assim, seu público participa da ação de maneira direta.  

Além disso, criar playlists em plataformas de áudio como Spotify e Deezer para compartilhar os links nos stories e nos cards do Instagram é uma excelente maneira de estar cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. 

2 - Divulgue encartes de ofertas no feed Os encartes de ofertas digitais já são indispensáveis para todo supermercadista e fazem parte da lista sobre o que postar no Instagram do supermercado de toda marca que deseja expandir seu público. Aqui estão algumas dicas:  

Crie legendas atrativas, sempre utilizando gatilhos mentais para gerar urgência no cliente, como por exemplo: “Ofertas válidas somente até amanhã! Corra e não perca as ofertas para o churrasco do fim de semana!” 

Não se esqueça dos encartes de ofertas nos stories 

  • Os stories são uma funcionalidade muito interativa disponibilizada pelo Instagram; 
  • Tamanhos: Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px; Horizontal: 1080 x 566 px; Vertical: 1080 x 1350 px; 
  • O encarte deve ser o mais reduzido o possível, por isso, escolha os itens prioritários que deseja promover; 
  • Escolha entre 1 e 4 produtos, podendo ser estendido até no máximo 6 itens 
  • Para posts em carrossel, coloque um produto por encarte e faça uma sequência de no máximo dez imagens no post. 

Atenção! Para postar os encartes nos stories, deve-se haver um certo cuidado devido ao tamanho, pois pode haver o corte de informações.  

Para que seus encartes sejam legíveis e bem estruturados, siga as dicas seguintes: 

  • Coloque de 1 a 2 produtos por imagem; 
  • Faça uma sequência de até 10 stories, pois esse é o número de imagens em sequência que os clientes costumam consumir nesta ferramenta;  
  • Tamanho: Dimensões mínimas recomendadas: 600 x 1067 pixels, considerando a proporção de 9:16. Já o tamanho mais indicado é 1080 x 1920 pixels. 
  • Os stories permitem a utilização de GIFS e outras funções muito interessantes, como a caixinha de perguntas. Utilize essa função para interagir com seu público e estimular o engajamento frequente deles com sua marca. 

3 - Dê dicas de kits  

Os kits podem ser desde um presente a alguém, até uma maneira mais objetiva de comprar um determinado grupo de produtos a um preço mais atrativo. Algumas ideias para chamar a atenção dos consumidores são: 

  • Kit de café da manhã 

Os kits de café da manhã são uma excelente oportunidade de movimentar setores chave do seu supermercado, como padaria, hortifruti e laticínios. Sugira itens como:  

  • Pães;  
  • Bolos;  
  • Biscoitos caseiros;  
  • Geleias;  
  • Leite;  
  • Iogurte;  
  • Frutas frescas.  

 

  • Kit Churrasco 

O Kit Churrasco é um dos kits mais procurados nos supermercados, principalmente aos finais de semana. Esta é uma ótima oportunidade de movimentar o setor de carnes e utilidades. Os produtos mais indicados são:  

  • Carne bovina;  
  • Carne suína;  
  • Asinha de frango;  
  • Coração de frango;  
  • Carvão;  
  • Kit Facas;  
  • Tábua.  

 

  • Kits de verão 

As altas temperaturas costumam aumentar bastante as vendas dos setores de frios, laticínios e bebidas. Dê dicas de verão como, por exemplo:  

  • Sorvete;  
  • Picolé;  
  • Bebidas lácteas geladas;  
  • Água;  
  • Cerveja;  
  • Açaí. 

4 - Faça conteúdos educativos 

Conteúdos educativos, além de gerar um bom engajamento, fazem com que o cliente se interesse por produtos que são encontrados na sua loja, principalmente se forem novidades. No caso dos supermercados, a diversidade de produtos é grande, e isso faz com que seja mais fácil promover conteúdos ensinando seu público a utilizar produtos de diversos setores da loja. Aposte em: 

  • Receitas culinárias 

As receitas culinárias são “pratos cheios” para atrair o público. A maioria dos produtos vendidos em um supermercado são alimentos, por isso, dar sugestões de receitas culinárias feitas com produtos que você vende, é uma ótima ideia. Publique receitas feitas com produtos encontrados nas suas prateleiras, ao final, indique que todos os ingredientes da receita podem ser encontrados no seu estabelecimento.  

Esse tipo de conteúdo funciona tanto em vídeo, quanto em imagem, mas os vídeos, certamente, prendem mais a atenção do consumidor; 

  • Dicas de utilização de produtos dos setores em oferta 

O setor de limpeza está em oferta? Dê dicas de melhor utilização e economia de produtos como limpadores multiuso e produtos que precisam de cuidados na utilização, como a água sanitária e limpadores abrasivos. 

Pense em formas de educar os clientes mesmo que seja com informações encontradas nos rótulos, mas que as pessoas normalmente não prestam atenção. Essa pode ser uma ótima ideia de conteúdo! 

  • Mostre as novidades do supermercado! 

Sempre que uma nova marca ou produto for disponibilizada na sua loja, seus clientes devem saber. Muitos clientes estão habituados a fazer as compras de maneira objetiva e ágil, e isso muitas vezes os impede de frequentar outros setores da loja que não tem tanto costume.  Por isso, é fundamental que seus clientes não apenas saibam que esses produtos existem no estabelecimento, mas devem ter a ideia de que quando o assunto é inovação, sua empresa deve ser a primeira opção.  

5 – Campanhas sociais/ações sociais 

Campanhas sociais como o Dia da Saúde, setembro Amarelo, outubro Rosa e novembro Azul também devem fazer parte do calendário de postagens das suas redes sociais, tendo em vista que se trata de campanhas de saúde importantes e que precisam ser difundidas, além de apresentarem bom engajamento. 

Essas datas podem, inclusive, se tornar ideias de campanhas temáticas, com a produção de encartes temáticos com produtos em oferta que tenham relação com o público ao qual se destinam cada uma das campanhas. No dia da saúde é possível fazer uma ação temática com produtos do setor de alimentação saudável e hortifruti;  

O outubro Rosa é uma campanha destinada à prevenção do câncer de mama. Por que não colocar em seu estabelecimento informações importantes sobre prevenção? Isso vale para o novembro Azul, que é uma campanha de conscientização voltada ao público masculino. 

Algumas destas ações não refletem em ganhos financeiros, mas impactam fortemente a maneira com a qual as pessoas enxergam a sua empresa, e isso é muito importante, pois os clientes têm, cada vez mais, procurado afinidades com as empresas que consomem.  

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Dica extra

Conheça um pouco sobre as funcionalidades do Instagram

Feed – traduzindo para o português feed significa alimentar. Ou seja, uma ferramenta que você deverá alimentar sempre que possível, contudo, nem tudo deve ser postado nessa ferramenta. O feed é um lugar que vai servir como uma espécie de portfólio e que você deve lembrar que suas postagens não sumirão após 24 horas como os stories. Portanto, essa ferramenta deve ser utilizada para postar conteúdos importantes e que merecem uma maior duração; 

Reels – atualmente, essa ferramenta tem ganhado a audiência dos usuários de Instagram, visto que, sua funcionalidade possui características semelhantes aos vídeos do TikTok. Assim, eles possuem curta duração, podem ter um alcance de público maior, ótima opção para promover produtos e é muito dinâmico. 

Stories – e agora a ferramenta mais utilizada para divulgações, os Stories. Nessa ferramenta é possível compartilhar tanto fotos quanto vídeos, no entanto, a diferença dele para o feed, é que as postagens têm uma duração de 24h, assim, deve ser utilizado para postagens de encartes, vídeos curtos e que não necessitem uma permanência em suas redes. Para além disso, é possível salvar os stories ao criar um destaque em seu perfil e você ainda pode interagir com seu público com as caixinhas de perguntas por exemplo; 

Explorar (Explore) - nessa ferramenta é possível que os usuários encontrem e conheçam novos perfis, quando ocorre de alguma publicação ser patrocinada ou que tenha um bom alcance, elas costumam a aparecer nesse campo; 

IGTV (Instagram TV) - nessa funcionalidade o usuário pode ter acesso a postagens de vídeos mais longos do que ele teria por meio do Reels; 

Ao vivo (Live) - essa função permite que você se conecte com seus seguidores ao vivo e eles podem interagir com comentários, fazendo participações ou apenas reações, as lives são muito utilizadas para realização de sorteios, por exemplo; 

Shopping - além de todas as funcionalidades mencionadas, o Instagram ainda disponibiliza a venda de produtos, então, é possível comercializar alguns de seus produtos por meio da plataforma;  

Mensagens – popularmente conhecido como “direct”, as mensagens são também uma forma de interação entre você e seu público, visto que ele pode responder um de seus stories, pode querer tirar dúvidas ou fazer elogios, é uma ótima maneira de se aproximas. Ademais, com a recente atualização, você pode criar canais de transmissões para enviar ofertas ou conteúdos que desejar para seu cliente.

Atenção: O Instagram sempre está renovando suas ferramentas, atente-se e abuse das novas funcionalidades!

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As novas tendências de consumo e o novo perfil do consumidor tem, frequentemente, girado em torno de conteúdos diversos e com a expansão da internet, essa tendência já é uma realidade definida. 

Saber o que postar no Instagram do supermercado não é o suficiente. É preciso uma série de estratégias bem pensadas para aumentar a sua presença online e o conhecimento da sua marca por parte do público. 

Se as pessoas não sabem que sua loja existe, elas não vão comprar, e conseguir novos clientes, bem como manter os que já compram consumindo, é a fórmula para o bom funcionamento financeiro do seu negócio, e é nesse ganho de notoriedade que as redes sociais, neste caso o Instagram, trazem como benefício central. 

Os conteúdos devem ser cada vez mais dinâmicos e atrativos, por isso, por mais que sua estrutura não permita a criação de vídeos super bem editados e com qualidade excelente, faça seu melhor. Seu público irá reconhecer o esforço em trazer o melhor que sua marca tem a oferecer. 

O Sebrae e o Setor de Varejo Alimentar e de Bebidas 

Sempre buscando soluções, o Sebrae oferece uma variedade de recursos para impulsionar o crescimento das micro e pequenas empresas do setor varejista de alimentos e bebidas. Os empreendedores podem contar com uma equipe especializada pronta para ajudá-los. 

O Sebrae pode promover melhorias na gestão empresarial, começando com a aplicação de um Diagnóstico de Gestão Empresarial. A melhor forma de descobrir como anda a saúde de sua empresa é fazendo seu diagnóstico empresarial. Com base nas sugestões fornecidas pelo consultor, pode-se elaborar um Plano de Ação para implementar essas soluções. Isso ajuda a fomentar o empreendedorismo, promovendo a competitividade e a sustentabilidade dos negócios.  

Se estiver interessado em saber como o Sebrae pode contribuir para melhorar sua gestão, entre em contato conosco através de nossos canais de mídia social ou diretamente com a Analista Ruan Lee, responsável pela carteira de clientes do setor, pelo WhatsApp Sebrae ou pelo e-mail: ruan.silva@al.sebrae.com.br. Além disso, você pode obter mais informações ligando para o número 0800 570 0800, que está disponível 24 horas. 

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