Entenda como alavancar seu negócio por meio do Instagram
Por: Juliana Gomes, estagiária em jornalismo - Sob supervisão de Ariana Gonçalves e Ruan Lee
· Atualizado em 23/09/2024Números publicados pela Meta estimam 134,6 milhões de usuários brasileiros no Instagram. É por isso que, o Instagram deve ser alvo de atenção nas estratégias de marketing digital. Por isso, reunimos aqui algumas ideias sobre o que postar no Instagram do supermercado.
Impulsionamento dos Minimercados com o Instagram
O Instagram proporciona uma maior conexão entre a sua marca e o público-alvo cliente do seu empreendimento, e isso contribui significativamente para que seu negócio ganhe mais visibilidade e credibilidade no setor. Se você souber o que compartilhar no Instagram do seu minimercado e hipermercado, as chances de conquistar uma audiência leal na plataforma aumentam consideravelmente.
Essa interação não deve se limitar apenas à promoção de vendas diretas, ou seja: o cliente espera muito mais do que simplesmente bons preços e oportunidades de compra, ele também almeja que sua marca ofereça experiências enriquecedoras e conteúdo relevante.
No cenário competitivo das redes sociais, onde sua empresa disputa o engajamento do público com diversas outras, tanto online quanto offline, surge a questão: como se destacar e despertar o interesse das pessoas em acompanhar sua empresa no Instagram?
A criação de conteúdo tornou-se uma estratégia fundamental para empresas de todos os segmentos do varejo, proporcionando ao público vantagens além das simples transações comerciais ao se envolver com sua marca. O cliente sentirá um vínculo mais forte se, além de imagens de novos produtos e promoções, perceber que sua empresa busca estabelecer uma conexão mais profunda com ele.
Descubra abaixo o que compartilhar no Instagram do supermercado para fortalecer o relacionamento com seu público e atrair potenciais clientes. Confira!
1 – Faça conteúdo para datas comemorativas
Na busca sobre o que postar no Instagram do supermercado, você pode criar um calendário do empreendedor com o guia das datas comemorativas. O calendário deverá trazer todas as oportunidades de vendas ao longo do ano e assim você não perderá nenhuma oportunidade.
Nos supermercados, datas como o Carnaval, Páscoa e Natal são esperadas tanto por comerciantes, quanto pelos clientes, por isso, é importante que toda a divulgação de ações promocionais, mix de produtos e demais novidades, sejam mostradas no Instagram do supermercado.
Algumas ideias de conteúdos que podem engajar seu público em algumas das principais datas:
- Festa Junina: Dê dicas de decoração junina ao seu público. Esse tipo de conteúdo, por mais que possa não apresentar produtos que você venda, são muito atrativos, principalmente àqueles usuários que gostam de consumir conteúdo em formato de vídeo, e isso ajuda o algoritmo do Instagram a aumentar o alcance do seu perfil;
- Natal: Assim como a Páscoa, o Natal é uma data festiva na qual as famílias se reúnem para celebrar. Essa é uma excelente oportunidade para dar sugestões de cardápio para a ceia. Pesquise diferentes combinações e faça enquetes no Instagram, assim, seu público participa da ação de maneira direta.
Além disso, criar playlists em plataformas de áudio como Spotify e Deezer para compartilhar os links nos stories e nos cards do Instagram é uma excelente maneira de estar cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores.
2 - Divulgue encartes de ofertas no feed Os encartes de ofertas digitais já são indispensáveis para todo supermercadista e fazem parte da lista sobre o que postar no Instagram do supermercado de toda marca que deseja expandir seu público. Aqui estão algumas dicas:
Crie legendas atrativas, sempre utilizando gatilhos mentais para gerar urgência no cliente, como por exemplo: “Ofertas válidas somente até amanhã! Corra e não perca as ofertas para o churrasco do fim de semana!”
Não se esqueça dos encartes de ofertas nos stories
- Os stories são uma funcionalidade muito interativa disponibilizada pelo Instagram;
- Tamanhos: Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px; Horizontal: 1080 x 566 px; Vertical: 1080 x 1350 px;
- O encarte deve ser o mais reduzido o possível, por isso, escolha os itens prioritários que deseja promover;
- Escolha entre 1 e 4 produtos, podendo ser estendido até no máximo 6 itens
- Para posts em carrossel, coloque um produto por encarte e faça uma sequência de no máximo dez imagens no post.
Atenção! Para postar os encartes nos stories, deve-se haver um certo cuidado devido ao tamanho, pois pode haver o corte de informações.
Para que seus encartes sejam legíveis e bem estruturados, siga as dicas seguintes:
- Coloque de 1 a 2 produtos por imagem;
- Faça uma sequência de até 10 stories, pois esse é o número de imagens em sequência que os clientes costumam consumir nesta ferramenta;
- Tamanho: Dimensões mínimas recomendadas: 600 x 1067 pixels, considerando a proporção de 9:16. Já o tamanho mais indicado é 1080 x 1920 pixels.
- Os stories permitem a utilização de GIFS e outras funções muito interessantes, como a caixinha de perguntas. Utilize essa função para interagir com seu público e estimular o engajamento frequente deles com sua marca.
3 - Dê dicas de kits
Os kits podem ser desde um presente a alguém, até uma maneira mais objetiva de comprar um determinado grupo de produtos a um preço mais atrativo. Algumas ideias para chamar a atenção dos consumidores são:
- Kit de café da manhã
Os kits de café da manhã são uma excelente oportunidade de movimentar setores chave do seu supermercado, como padaria, hortifruti e laticínios. Sugira itens como:
- Pães;
- Bolos;
- Biscoitos caseiros;
- Geleias;
- Leite;
- Iogurte;
- Frutas frescas.
- Kit Churrasco
O Kit Churrasco é um dos kits mais procurados nos supermercados, principalmente aos finais de semana. Esta é uma ótima oportunidade de movimentar o setor de carnes e utilidades. Os produtos mais indicados são:
- Carne bovina;
- Carne suína;
- Asinha de frango;
- Coração de frango;
- Carvão;
- Kit Facas;
- Tábua.
- Kits de verão
As altas temperaturas costumam aumentar bastante as vendas dos setores de frios, laticínios e bebidas. Dê dicas de verão como, por exemplo:
- Sorvete;
- Picolé;
- Bebidas lácteas geladas;
- Água;
- Cerveja;
- Açaí.
4 - Faça conteúdos educativos
Conteúdos educativos, além de gerar um bom engajamento, fazem com que o cliente se interesse por produtos que são encontrados na sua loja, principalmente se forem novidades. No caso dos supermercados, a diversidade de produtos é grande, e isso faz com que seja mais fácil promover conteúdos ensinando seu público a utilizar produtos de diversos setores da loja. Aposte em:
- Receitas culinárias
As receitas culinárias são “pratos cheios” para atrair o público. A maioria dos produtos vendidos em um supermercado são alimentos, por isso, dar sugestões de receitas culinárias feitas com produtos que você vende, é uma ótima ideia. Publique receitas feitas com produtos encontrados nas suas prateleiras, ao final, indique que todos os ingredientes da receita podem ser encontrados no seu estabelecimento.
Esse tipo de conteúdo funciona tanto em vídeo, quanto em imagem, mas os vídeos, certamente, prendem mais a atenção do consumidor;
- Dicas de utilização de produtos dos setores em oferta
O setor de limpeza está em oferta? Dê dicas de melhor utilização e economia de produtos como limpadores multiuso e produtos que precisam de cuidados na utilização, como a água sanitária e limpadores abrasivos.
Pense em formas de educar os clientes mesmo que seja com informações encontradas nos rótulos, mas que as pessoas normalmente não prestam atenção. Essa pode ser uma ótima ideia de conteúdo!
- Mostre as novidades do supermercado!
Sempre que uma nova marca ou produto for disponibilizada na sua loja, seus clientes devem saber. Muitos clientes estão habituados a fazer as compras de maneira objetiva e ágil, e isso muitas vezes os impede de frequentar outros setores da loja que não tem tanto costume. Por isso, é fundamental que seus clientes não apenas saibam que esses produtos existem no estabelecimento, mas devem ter a ideia de que quando o assunto é inovação, sua empresa deve ser a primeira opção.
5 – Campanhas sociais/ações sociais
Campanhas sociais como o Dia da Saúde, setembro Amarelo, outubro Rosa e novembro Azul também devem fazer parte do calendário de postagens das suas redes sociais, tendo em vista que se trata de campanhas de saúde importantes e que precisam ser difundidas, além de apresentarem bom engajamento.
Essas datas podem, inclusive, se tornar ideias de campanhas temáticas, com a produção de encartes temáticos com produtos em oferta que tenham relação com o público ao qual se destinam cada uma das campanhas. No dia da saúde é possível fazer uma ação temática com produtos do setor de alimentação saudável e hortifruti;
O outubro Rosa é uma campanha destinada à prevenção do câncer de mama. Por que não colocar em seu estabelecimento informações importantes sobre prevenção? Isso vale para o novembro Azul, que é uma campanha de conscientização voltada ao público masculino.
Algumas destas ações não refletem em ganhos financeiros, mas impactam fortemente a maneira com a qual as pessoas enxergam a sua empresa, e isso é muito importante, pois os clientes têm, cada vez mais, procurado afinidades com as empresas que consomem.
Conheça um pouco sobre as funcionalidades do Instagram
Feed – traduzindo para o português feed significa alimentar. Ou seja, uma ferramenta que você deverá alimentar sempre que possível, contudo, nem tudo deve ser postado nessa ferramenta. O feed é um lugar que vai servir como uma espécie de portfólio e que você deve lembrar que suas postagens não sumirão após 24 horas como os stories. Portanto, essa ferramenta deve ser utilizada para postar conteúdos importantes e que merecem uma maior duração;
Reels – atualmente, essa ferramenta tem ganhado a audiência dos usuários de Instagram, visto que, sua funcionalidade possui características semelhantes aos vídeos do TikTok. Assim, eles possuem curta duração, podem ter um alcance de público maior, ótima opção para promover produtos e é muito dinâmico.
Stories – e agora a ferramenta mais utilizada para divulgações, os Stories. Nessa ferramenta é possível compartilhar tanto fotos quanto vídeos, no entanto, a diferença dele para o feed, é que as postagens têm uma duração de 24h, assim, deve ser utilizado para postagens de encartes, vídeos curtos e que não necessitem uma permanência em suas redes. Para além disso, é possível salvar os stories ao criar um destaque em seu perfil e você ainda pode interagir com seu público com as caixinhas de perguntas por exemplo;
Explorar (Explore) - nessa ferramenta é possível que os usuários encontrem e conheçam novos perfis, quando ocorre de alguma publicação ser patrocinada ou que tenha um bom alcance, elas costumam a aparecer nesse campo;
IGTV (Instagram TV) - nessa funcionalidade o usuário pode ter acesso a postagens de vídeos mais longos do que ele teria por meio do Reels;
Ao vivo (Live) - essa função permite que você se conecte com seus seguidores ao vivo e eles podem interagir com comentários, fazendo participações ou apenas reações, as lives são muito utilizadas para realização de sorteios, por exemplo;
Shopping - além de todas as funcionalidades mencionadas, o Instagram ainda disponibiliza a venda de produtos, então, é possível comercializar alguns de seus produtos por meio da plataforma;
Mensagens – popularmente conhecido como “direct”, as mensagens são também uma forma de interação entre você e seu público, visto que ele pode responder um de seus stories, pode querer tirar dúvidas ou fazer elogios, é uma ótima maneira de se aproximas. Ademais, com a recente atualização, você pode criar canais de transmissões para enviar ofertas ou conteúdos que desejar para seu cliente.
Atenção: O Instagram sempre está renovando suas ferramentas, atente-se e abuse das novas funcionalidades!
As novas tendências de consumo e o novo perfil do consumidor tem, frequentemente, girado em torno de conteúdos diversos e com a expansão da internet, essa tendência já é uma realidade definida.
Saber o que postar no Instagram do supermercado não é o suficiente. É preciso uma série de estratégias bem pensadas para aumentar a sua presença online e o conhecimento da sua marca por parte do público.
Se as pessoas não sabem que sua loja existe, elas não vão comprar, e conseguir novos clientes, bem como manter os que já compram consumindo, é a fórmula para o bom funcionamento financeiro do seu negócio, e é nesse ganho de notoriedade que as redes sociais, neste caso o Instagram, trazem como benefício central.
Os conteúdos devem ser cada vez mais dinâmicos e atrativos, por isso, por mais que sua estrutura não permita a criação de vídeos super bem editados e com qualidade excelente, faça seu melhor. Seu público irá reconhecer o esforço em trazer o melhor que sua marca tem a oferecer.
O Sebrae e o Setor de Varejo Alimentar e de Bebidas
Sempre buscando soluções, o Sebrae oferece uma variedade de recursos para impulsionar o crescimento das micro e pequenas empresas do setor varejista de alimentos e bebidas. Os empreendedores podem contar com uma equipe especializada pronta para ajudá-los.
O Sebrae pode promover melhorias na gestão empresarial, começando com a aplicação de um Diagnóstico de Gestão Empresarial. A melhor forma de descobrir como anda a saúde de sua empresa é fazendo seu diagnóstico empresarial. Com base nas sugestões fornecidas pelo consultor, pode-se elaborar um Plano de Ação para implementar essas soluções. Isso ajuda a fomentar o empreendedorismo, promovendo a competitividade e a sustentabilidade dos negócios.
Se estiver interessado em saber como o Sebrae pode contribuir para melhorar sua gestão, entre em contato conosco através de nossos canais de mídia social ou diretamente com a Analista Ruan Lee, responsável pela carteira de clientes do setor, pelo WhatsApp Sebrae ou pelo e-mail: ruan.silva@al.sebrae.com.br. Além disso, você pode obter mais informações ligando para o número 0800 570 0800, que está disponível 24 horas.
Saiba mais:
10 fatores-chave de sucesso para minimercados que você precisa saber
Como conquistar mais clientes para seu minimercado
Gatilhos mentais: 6 dicas que podem aumentar as vendas
Protocolos sanitários para seu minimercado, supermercado ou mercearia
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
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NRF Retail’s Big Show
National Retail Federation (NRF) Retail’s Big Show, em tradução livre, significa “Federação Nacional do Varejo: O Grande Show do Varejo”. Esse evento ocorre anualmente e é amplamente reconhecido como o maior do segmento varejista. A cada ano, milhares de profissionais se deslocam para Nova York, com o objetivo de conhecer as mais recentes as tendências e inovações do setor. A National Retail Federation (NRF) é a organizadora dessa conferência, que reúne líderes e especialistas para discutir as principais tendências do mercado. A edição de 2024 abordou temas cruciais, como transformação digital, sustentabilidade, experiência do cliente, cadeia de suprimentos, omnicanalidade - uma estratégia de negócios que visa integrar todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa. A National Retail Big Show 2024 aconteceu de 14 a 16 de janeiro com foco em líderes e pessoas inovadoras de diferentes indústrias. O evento resultou em valiosos aprendizados sobre as futuras direções da inovação e das mudanças nos comportamentos dos consumidores. Neste ano, participaram cerca de 40 mil pessoas, mais de 800 expositores e 178 sessões de palestras foram realizadas, proporcionando três dias de intenso conhecimento e aprendizado, impactando não apenas os participantes diretos, mas para o mercado como um todo. A seguir, destacam-se as cinco tendências principais do evento: 1. Retail Media ou Mídia de varejo Essa tendência refere-se à publicidade que as empresas veiculam em seus próprios sites ou plataformas digitais para promover seus produtos. Tradicionalmente, as marcas utilizam plataformas de terceiros para veicular anúncios. Com o conceito de Retail Media, a estratégia muda, permitindo direcionar conteúdo para consumidores enquanto estão realizando compras online, ampliando as chances de alcançar novos públicos. Um exemplo claro ocorre quando um consumidor cadastrado em um site recebe ofertas personalizadas com base em seus gostos, proporcionando um atendimento mais especializado. 2. Inteligência Artificial A ferramenta vem conquistando o mundo e se torna quase impossível não aliar a IA em seu dia a dia ou nos negócios, a cada momento novas funcionalidades desta ferramenta vêm sendo descoberta, sendo discutida em todas as esferas. Para o ramo varejista, destacam-se: Personalização; Criação de novos produtos; Prever comportamentos do consumidor; Prevenção de fraudes; Previsão para compras em varejo. Essas são algumas funcionalidades que a IA proporciona, tendo em vista que a sua expansão para a esfera de trabalho ser algo recente, ainda não é possível visualizar todas as suas utilidades. Porém, sabemos que uma coisa é certa, a Inteligência Artificial ainda tem muito a nos mostrar! 3. Experiência na loja física Ao longo da pandemia foi possível observar que as vendas em lojas digitais tiveram uma expansão, visto que, não era possível realizar compras presencialmente devido a quarentena, e mesmo após o final da pandemia, as previsões eram de caimento de compras em lojas físicas. Contudo, desde 2023 o consumo dessas lojas vem crescendo, isso porque os empreendedores vêm inovando em seus espaços físicos. As lojas físicas vêm entendendo que investir em inovação é o caminho para se destacar e conquistar clientes. Um ótimo exemplo seria a realidade virtual (VR), Realidade aumentada (AR) ou Realidade Mista, ou ainda o chamado figital que estão sendo utilizada para atrair a atenção do consumidor. Mesmo com todo avanço da sociedade, as lojas físicas não são descartáveis, prova disso são as mesmas inseridas nas tendências da NRF. 4. Experiência de compra segura Seu cliente precisa sentir-se seguro, desde o momento em que tem seu primeiro contato com sua empresa, desde a finalização. Assim, ele precisa ter a garantia de que terá uma experiência positiva e segura. As tendências apresentadas na feira se conectam, uma vez que, quando se fala nessa experiência segura, vale mencionar o uso da IA nas coletas de dados dos clientes, e claro, sempre tomando os devidos cuidados. Nesse sentido, a coleta de dados deve ser feita de forma ética e sempre com autorização, por isso vale a pena conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para além de disso, saber utilizar a Inteligência Artificial dentro dos limites éticos, visando assegurar se consumidor e deixá-lo a par do seu cuidado. A segurança do cliente tornou-se uma prioridade fundamental para empresas de diversos setores, especialmente em um cenário cada vez mais digital e exposto a ciberameaças. Com o aumento das transações online e o compartilhamento constante de dados pessoais, proteger a privacidade e garantir a integridade das informações dos consumidores são tarefas essenciais para preservar a confiança e evitar prejuízos. 5. Lealdade do consumidor Manter uma relação de fidelidade com o seu cliente é de extrema importância, e a NRF 2024 ressaltou como essa prática é necessária, já que ela é uma tendência. Contudo, é necessário compreender que o consumidor não necessita apenas de boas promoções, mas também, de condutas que demonstrem que você se importa. Tornando-se uma prática de conexão com o seu cliente, pensar em atividades como demonstrar valores, personalização do atendimento e que gerem autenticidade, são alguns exemplos de inovação para essa tendência, por isso investir em relacionamento é uma das chaves para o sucesso!
Novembro, 2024
O POD! está de volta
Em busca constante pela inovação o Sebrae Alagoas lançou o POD!, um podcast com o objetivo de ligar você que nos acompanha, à temáticas relevantes nos dias atuais. Com uma linguagem dinâmica e objetiva trazemos conteúdos para contribuir com o avanço do empreendedor. Na primeira temporada foi disponibilizada uma série de 10 episódios e a segunda tem como tema principal o “Futuro”, em todas as formas, seja como liderança, negócios, consumidor, saúde, beleza, moda, agronegócio e muito mais. A ferramenta é simples e ideal para você ouvir em casa ou otimizando seu tempo no trânsito, trabalho e até durante exercícios físicos, o que importa é aproveitar cada segundo do conteúdo. Os episódios são liberados semanalmente e estão disponíveis em todas as plataformas de streaming de aúdio. Você pode acessar em: POD!
Setembro, 2024
Você conhece o Avança+ Indústria?
Com o objetivo de aumentar a qualidade nos serviços industriais foi criado o Avança + Indústria, é um programa criado em parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – FIEA que coloca à disposição das indústrias, ferramentas educativas consultorias, capacitações e serviços em tecnologia e inovação. E sabe o que é o melhor disso tudo? Nessa parceria, o Sebrae e o Fiea conseguiram 100% de subsídio em todos os serviços ofertados no programa Avança + Indústria, para indústrias de micro e pequeno porte. Observando as necessidades das pequenas indústrias, o programa busca oferecer o que cada uma precisa para otimização do trabalho. Os principais serviços ofertados pelo programa são: Serviços em Segurança e Saúde no Trabalho, Serviços Metrológicos, Capacitações, Consultorias e Desenvolvimento de Soluções Digitais. As capacitações são a melhor forma de preparar os profissionais da empresa para desenvolver as atividades com autonomia e qualidade, além de auxiliá-los para atuar em diferentes contextos de forma eficiente e adequada, as capacitações do projeto serão voltadas às áreas de gestão e construção civil. Além disso, as consultorias também são fundamentais para maximizar a produtividade da indústria. Com consultores especializados, o projeto oferece informações de qualidade para que os processos possam ser otimizados frente aos desafios do mercado. As consultorias são ofertadas nas áreas de: mercado local e internacional, recursos adequados de gestão, operação, planejamento e boas práticas para as necessidades da sua indústria. Se você identificou que o projeto pode ajudar a sua empresa, basta se inscrever e participar. As capacitações são gratuitas e serão ofertadas conforme o cronograma das instituições, a abertura de turma dependerá da quantidade mínima de inscritos.
Setembro, 2024
Videoaulas - parte 2 - Economia Criativa
Empreenda com criatividade Veja as orientações de Fernando Peron sobre a estrutura de marketing para criar a sua estratégia, a criatividade e neuromarketing e dicas a respeito da criação da sua campanha criativa.
Setembro, 2024
Você conhece o Sebraelab?
O Sebrae Alagoas agora tem mais um lugar especial para acolher você, empreendedor: o Sebraelab. Um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios. Como funciona? Sebraelab é para potenciais empreendedores e empresários que buscam inovar em seus modelos de negócios. Faculdades, centros de pesquisa e desenvolvimento, investidores e negócios relacionados à cultura de empreendedorismo inovador também são bem-vindos. Lá, você vai encontrar uma sala de reunião para grupo de até 10 pessoas (com ar-condicionado e TV para apresentações), duas cabines para atendimentos individuais ou trabalhos que exigem mais foco, e o mais legal: um espaço maker com impressoras 3D, cortadora à laser, plotter de recorte, termomodeladora à vácuo, router de precisão e scanner 3D. O Sebraelab também conta com internet dedicada, para te deixar conectado, e uma copa com geladeira, água e pipoqueira, para garantir um lanche rápido. Um ambiente multifuncional, com pegada colaborativa. Assim é o Sebraelab, um lugar para você viver, conviver e se apropriar. Um espaço baseado no conceito de serendipity: onde as descobertas ao acaso fazem toda a diferença. Como utilizar? Faça já sua reserva e aproveite a estrutura que o Sebraelab tem para oferecer a você! Nosso agendamento está disponível de segunda à sexta, das 8h às 17h, e pode ser feito no endereço sebraelabal.reservio.com ou pelo número (82) 98121-5094. Garanta sua vaga!
Setembro, 2024
Eleições: saiba como o empreendedorismo impacta nos municípios
Inclua em seu plano de governo o empreendedorismo Você conhece a força do empreendedorismo brasileiro? Não? Então se liga nesse conteúdo que preparamos exclusivamente para você. O empreendedorismo brasileiro movimenta o território de forma significativa, segundo uma pesquisa realizada em 2023 pelo Sebrae e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), no Brasil existe mais de 90 milhões de empreendedores. É inegável que o empreendedorismo possui uma força gigante, assim, é necessário que existam incentivos para que mais pessoas possam empreender e o papel dos municípios e das políticas públicas são indispensáveis para isso. Nesse sentido, se você ficou curioso para saber como pode aliar seu plano de governo ao empreendedorismo, confira o vídeo abaixo: Saiba mais: Educação empreendedora Dicas Essenciais para Começar um Negócio em Casa A Economia Criativa e o Sebrae em Alagoas
Setembro, 2024
Edital para seleção de empresas investidoras para Startups
A chamada pública nº 002/2024 tem por objeto selecionar investidoras em estágio inicial de Venture Capital e/ou Corporate Venture Capital interessadas em celebrar acordo societário com os SEBRAE da região nordeste participantes desta chamada, representados neste ato pelo Sebrae/AL, para execução do programa que realizará capacitações, desenvolvimento dos empreendedores e investimento financeiro nas startups selecionadas na modalidade de mútuo conversível, a ser determinado no processo de valuation estabelecido pela(s) Sociedade(s) em Conta de Participação que será(ão) criada(s) no decorrer da parceria. Para fins de entendimento sobre o que seja o processo de investimento e gestão em startups inovadoras, considerar-se-á: a) A seleção de startups candidatas fundamentada em critérios de competitividade,projeto, processos e serviços;b) Os investimentos financeiros iniciais nos projetos selecionados;c) O programa de capacitação, acompanhamento e mentoria, por tempo determinado, nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos; ed) A aproximação dos empreendedores e empresas nascentes a potenciais clientes e investidores. Será considerado como investidores em estágio inicial de Venture Capital ou Corporate Venture Capital, os investidores cujos valores investidos sejam de até R$500.000,00 (quinhentos mil reais) por startup. Quer saber mais? Acesse o Edital completo. 1 - Edital completo 2 - Errata do Edital 3- Resultado preliminar 4-Resultado final
Setembro, 2024
Guia de Tendências para Pequenos Negócios 2020-2021
Um novo ano se inicia e com ele novas possibilidades de negócios e crescimento. Pensando nisso, o Sebrae preparou para você empreendedor, um Guia de Tendências que pode ajudar em escolhas futuras de negócio e segmento, nessa retomada ainda gradual da economia. O movimento e desenvolvimento do contexto e da sociedade conduzem os caminhos do futuro. De forma direta ou indireta tudo está conectado e é preciso estar atento ao que acontece a nossa volta. Observando os sinais e acontecimentos é possível se preparar melhor para lidar com pessoas, com a economia, com tendências e principalmente tomar as decisões mais assertivas para o negócio. A partir desse cenário surgiram os estudos de tendências – uma nova ciência que observa e investiga o presente, para assim tentar prever (ou ao menos supor) os futuros mais próximos no mundo. Apesar do estudo não ser uma garantia, eles são uma ferramenta valiosa para tomada de decisão. Assim, se você empreendedor deseja ampliar sua visão e quer estar um passo a frente no mercado, não deixe de ler esse conteúdo rico em insights, criado pelo Sebrae Paraná.
Setembro, 2024
Renda Pulsante
Para traçar um roteiro possível para o imaginário alagoano, esse conceito intangívelque perpassa a nossa história e a nossa cultura, podemos tomar como ponto departida a arte manual. Barcos rudimentares, redes de pesca, cestos, gamelas, cadeiras e bancos que nascem a partir de raízes e galhos, assim como animais, pessoas e seres fantásticos que brotam da madeira e do barro, mas principalmente as rendas e bordados multicoloridos ajudam a contar a nossa identidade. São caminhos feitos com as mãos que permitem traçar uma ponte entre passado, presente e futuro. Realidade que só é possível graças ao poder universal dosprocessos artesanais, que desafiam tempo e espaço. O atual estágio da arte popular em Alagoas é fruto de um percurso histórico, mas também da potência criativa do seu povo, que se reinventa a cada ciclo e está presente em todas as regiões do Estado. São matérias-primas e contextos particulares, baseados nas trajetórias pessoais, nas heranças familiares ou pertencimento étnico e territorialCriações, narrativas e vivências que reafirmam o protagonismo daqueles que emprestam suas existências para perpetuar um repertório plural e único, que coloca Alagoas entre os territórios mais férteis da arte popular no mundo. Potência que encantou Luísa Ramos, casada com o médico e antropólogo alagoano, Arthur Ramos. Juntos, lançaram em 1948 o livro "A renda de bilros e sua aculturação no Brasil", um clássico dos estudos da arte em rendas no país. É com o mesmo entusiasmo e paixão desse casal pioneiro pelos nossos bordados erendas, que o Sebrae e o Projeto Renda-se apresentam a instalação-móbile “RedePulsante” que destaca, em parceria com o Sebrae AL, diversas tipologias de rendas e bordados vivos, produzidos em território Caeté, revelando talentos da produção artesanal alagoana: Bordado Filé A arte dos bordados e rendas floresceu no entorno das lagoas Mundaú eManguaba, com destaque para o Filé, registrado como Patrimônio Cultural Imaterialde Alagoas, que recebeu, com apoio do Sebrae, a certificação de Indicação Geográfica, assegurando sua originalidade e o título de arte manual genuinamentealagoana. Apesar da diversidade de pontos, a técnica pode ser descrita como o preenchimento da rede de base, conhecida como malha, com os pontos bordados que formam os desenhos. A malha, por sua vez, é confeccionada com a mesmatécnica usada na fabricação das redes de pesca da região lagunar. O Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba (Inbordal)é uma organização civil formada por artesãs que tem o objetivo de proteger epromover o bordado Filé no território em que atua. Para garantir o selo de Indicação Geográfica, elas seguem o Caderno de Instruções do Filé, que padroniza normas de produção com foco no controle da qualidade das peças. O Grupo Luart começou com Lucineide Barbosa que, aos seis anos, criou suaprimeira peça, a partir das técnicas repassadas por sua avó. Em atividade há 34anos, o grupo conta atualmente com 22 pessoas, que tecem o bordado filé com umtoque contemporâneo, inspirado na natureza e na cultura popular de Alagoas. Em 2022, o Luart foi reconhecido no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Ponto Cruz Um bordado observado desde as antigas civilizações, o Ponto Cruz se popularizouna Europa, durante a Idade Média. Atualmente, mantém a tradição da criação dedesenhos sobre um tecido, utilizando pontos em forma de “X”, porém, vem ganhando releituras exclusivas e cheias de personalidade. Como em um jogo de paciência, as bordadeiras se utilizam de tecidos como Aida, Etamine, Cânhamo eLinho, com trama uniforme, que facilita a contagem dos pontos, para tecer as linhas de algodão mercerizado, com agulhas de ponta romba, num movimento ritmado para formar cada quadradinho do tecido. Uma mãe, um prazer e algumas revistas. Assim teve início a história de amor com o ponto cruz, que em 2017, oficializou-se como Bordeliê, envolvendo a mãe Arivânia e a filha Ariane Pita nas produções do bordado. Em 2024, repaginaram a marca e sua atuação. Hoje, a Beliê tem ateliê próprio, na Barra de São Miguel. A marca foi reconhecida com o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato e já participou Renda-se, exaltando a beleza dessa técnica cheia de personalidade. Crochê As culturas mais antigas já utilizam uma agulha e um fio contínuo para criar peçassemelhantes a uma trama de renda. Mas foi na Europa, no século XVI, que o crochê se popularizou. A técnica consiste em criar laçadas com o fio na agulha, que tem um gancho na ponta, formando diferentes pontos e padrões. Nesse bordado, acriatividade é o ponto alto, podendo-se criar peças únicas e personalizadas, desderoupas e acessórios até objetos de decoração para a casa, inclusive, reaproveitando materiais, como retalhos de tecido e fios de outros projetos.No Brasil, encontram-se técnicas de norte a sul do país e, em Alagoas, é muito popular em todas as regiões. Autodidata de São Miguel dos Campos, Josse Leah contou com a presença de duasmulheres para construir a marca Zicota: sua tia e sua avó do coração, que sempreapoiaram seus sonhos. Após o curso de Produção de Moda na ETA/UFAL, desfiloucoleções, ministrou cursos e oficinas. Como participante do projeto Brasil Original do Sebrae, reposicionou sua arte, elevando a sua técnica ao handmade, comobordadeira e designer, sendo um dos nomes de destaque do crochê em Alagoas. Bordado Livre O bordado livre feito à mão, como a própria nomenclatura indica, não apresentauma técnica padrão, permitindo criar desenhos e temas detalhados a partir do uso de tecidos e linhas com mistura de cores e pontos diversos. Em Alagoas, o diferencial é o uso de narrativas visuais e referências culturais para contar histórias, destacando a paisagem natural, personagens do folclore e do cotidiano, além de mitos e lendas das diversas regiões do estado. O bordado livre pode assumir tamanhos e formas diversas, a direção e a profundidade dos pontos, de acordo com o efeito desejado para cada peça. Seguindo a tradição ou inovando, as bordadeiras alagoanas vêm ganhando destaque em desfiles e feiras no Brasil e no mundo. A história do grupo produtivo Fulô.A se confunde com a trajetória de suaidealizadora, Ana Cristina Ferreira Santos, que ficou viúva muito jovem e encontrouno bordado, um ofício para criar suas filhas. Tudo começou na Associação dasBordadeiras de Penedo, base para o trabalho de empreendedorismo social que eladesenvolve hoje, no Povoado Murici, no Baixo São Francisco. Articulada, ela lideraum grupo de mulheres e vende suas peças em mostras de artesanato, lojas especializadas e também pela internet. O grupo criativo Mimos de Dona Peró nasceu a partir do trabalho realizado porDona Perolina, uma professora de pintura e bordado que formou gerações no município de Capela, zona da mata de Alagoas. Inspirada na mestra, a ex-alunaLuciana de Almeida Leite resolveu formar um grupo de bordado feito à mão. A ideiacomeçou a ganhar vida e a imortalizar essa técnica carregada de cultura e memória, que se tornou a Associação de Bordadeiras de Capela, com 22 associadas. O grupo vem ganhando destaque com suas peças em feiras, desfiles e vendas pela internet. Singeleza A renda Singeleza, com essa denominação, só existe em Alagoas e, por esse motivo, recebeu o registro de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A arte pode ser encontrada em Paripueira, no Litoral Norte; Marechal Deodoro, no Litoral Sul; e Água Branca, no sertão. Sem muita variação de ponto, a técnica consiste numa trama simples, a partir de uma rede de nós repetidos dentro de uma mesma laçada, chamados “pipoca”, formando uma malha fina. O material utilizado é tecido e linha de algodão, agulha e bastão, que pode ser um talo de coqueiro ou uma haste metálica. O acabamento geralmente é feito com bainha aberta, o ponto ajour. A Artecer, Associação de Rendeiras de Singeleza e Bordados de Paripueira, é uma importante ação de empreendedorismo social reconhecida nacionalmente, que reúne, em sua sede, dezenas de artesãs e movimenta a economia criativa na comunidade. Lideradas por Jeane Valentim dos Santos, elas não conheceram a 'guardiã' do bordado Singeleza em Alagoas, Dona Marinita, de Marechal Deodoro, mas repassam a técnica em encontros realizados em outros municípios do estado. O grupo contou com o apoio do Sebrae para treinamento em design, precificação e técnicas de vendas. Ponto Caseado O uso de pequenos cortes de tecido, os retalhos, numa combinação de estampas ecores formando peças únicas, fez a fama de um grupo de bordadeiras do municípiode Boca da Mata. O trabalho utiliza o ponto caseado, técnica de costura usada paraevitar que o tecido desfie, que se caracteriza por uma sequência de pequenos pontos verticais e retor, unidos entre si por uma laçada. A peça é arrematada combainha aberta ou ponto ajour. Os cortes milimétricos de algodão ganham as mais diversas formas a partir de um desenho básico que lembra um patchwork manual. O grupo produtivo Amor Caseado reúne bordadeiras da zona da mata de Alagoas,lideradas por Edneuza Teixeira. Ela começou sua vida de artesã como coordenadora da Casa da Mãezinha, uma ação de empreendedorismo social que incentivou a produção de peças feitas com retalhos de tecido, usando a técnica do patchwork manual. O grupo desenvolve coleções inteiras com seus pequenos recortes de algodão colorido, que se tornaram marca registrada da arte em tecido feita à mão em Alagoas. Rendendê Mais um bordado que chegou a Alagoas com os colonizadores portugueses, o rendendê tem origens muito antigas e, segundo os especialistas, deriva do artesanato da Europa do Norte. Trata-se de uma técnica que utiliza linha, agulha e tesoura, executada geralmente em tecido de linho preso no bastidor. Os desenhos são geométricos, formados por pontos cheios e abertos. Após a conclusão do bordado, o tecido pode ser recortado para destacar o centro do desenho ou em partes que não foram preenchidas pela linha. Os pontos caracol e estrela dominama preferência das bordadeiras alagoanas e, em muitas peças, as tramas são arrematadas com ponto cruz, tornando o trabalho ainda mais rico. As artesãs da Associação de Bordados de Entremontes, um povoado ribeirinho em Piranhas, são guardiãs de uma tradição que virou ofício, divulgando o pequeno lugarejo no Brasil e no mundo. O rendedê e o ponto-cruz são as técnicas principais,repassadas de mãe para filha. As tramas adornam as mais variadas peças, como roupas, toalhas, jogos americanos e guardanapos, feitas em tecido panamá. A Casa do Bordado de Entremontes ocupa uma casa colonial colorida, típica do vilarejo que, em 1859, recebeu D. Pedro II, durante sua viagem pelo Rio São Francisco. Boa Noite O nome vem de uma flor muito comum no sertão alagoano. Apesar de estar presente em outras localidades, o Boa Noite é o principal bordado da Ilha do Ferro,povoado nas margens do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar. A técnica empregada consiste em desfiar o tecido, tradicionalmente o linho ou o algodão, para compor faixas, rigorosamente geométricas, em motivos florais. O bordado (chamado pelas artesãs de “costura”) pode apresentar quatro diferentes composições: Boa Noite Simples, Boa Noite Cheio, Boa Noite de Flor e Boa Noite Variações. Para dar acabamento, faz a bainha aberta ou perfila a borda e em seguida corta o tecido, com cuidado, tudo feito à mão. A Art Ilha, Cooperativa de Bordadeiras da Ilha do Ferro, nasceu de uma iniciativados próprios moradores, com apoio do Programa Comunidade Solidária, Chesf e Sebrae Alagoas. Com sede própria, o grupo de mulheres cadastradas produz de forma individual, mas a compra de material é feita coletivamente. Parte do valor comercializado é usado para a manutenção do espaço, que virou ponto de referência na Ilha do Ferro. Bilros O nome da renda está diretamente ligado à ferramenta que se usa para tecer: os bilros, que são hastes feitas em madeira, nas quais os fios são enrolados. A movimentação dessas bobinas, constantemente trocadas de lugar, gera um som característico e também determina a forma de tecer, orientando o desenho e o ponto empregado na peça. Além dos bilros, o trabalho envolve a almofada, moldes,alfinetes e linhas. A técnica nasceu na Europa e é amplamente encontrada no Brasil, desde o período colonial. Em Alagoas, uma artesã se confunde com a tradição do bilro: Dona Clarice Severiano dos Santos, de São Sebastião. Nascida em 1934, a mestra faleceu em 2012, mas passou sua arte para as novas gerações,que continuam o legado da renda de bilros genuinamente alagoana. Seguindo os passos da mãe, Maria Severiano dos Santos, a Maria de Clarice, foi reconhecida como Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, em 2016. Ela conta que aprendeu a tecer desde criança e continua a tradição de passar adiante os ensinamentos de sua arte para os mais novos. Com seu trabalho e visibilidade, elatenta atrair a juventude para o artesanato, embora saiba que, hoje em dia, a cultura popular e os trabalhos manuais disputam o interesse dos jovens com a internet e as redes sociais. Renascença Assim como a maioria das rendas que predominam no país, a Renascença temorigem europeia e chegou ao Brasil no século XIX. Ela é produzida em diversas regiões do país, principalmente nos estados nordestinos. A partir de um risco desenhado no suporte, é feito o alinhavo do lacê, uma espécie de fita de algodão. Em seguida, faz-se o preenchimento dos espaços vazios, entre os lacês, com agulha e linha, com pontos que variam de acordo com cada região. A designer Djá Marques lançou a marca Flor do Mussambê com o objetivo de valorizar o feito à mão, em peças autorais que reinventam a tradição artesanal de Alagoas. Seus acessórios com a renda Renascença fazem sucesso em feiras, eventos e na internet. Ao ressignificar a renda, a Flor do Mussambê fortalece a cadeia produtiva e propõe novas abordagens para esse delicado trabalho manual. Quer saber mais sobre esse artesanto incrível? Confira nosso e-book abaixo: E-book Renda Pulsante Ficha Técnica: CuradoriaMarina Gatto (Sebrae)Rodrigo Ambrosio (Projeto Renda-se)CenografiaRodrigo Ambrosio
Setembro, 2024
ConectaHealth – Circuito Alagoano
O Sebrae em parceria com o Hospital do Amor de Arapiraca irá acelerar startups com foco na resolução de problemas reais da saúde pública do Brasil. Para isso, está aberto o programa CONECTAHEALTH, que possui duração de 12 semanas e irá desenvolver startups e projetos inovadores. Seu negócio passará por uma trilha de conteúdos com oficinas e mentorias, além de estar conectado a ecossistema de saúde e inovação de Barretos (São Paulo) e ao Hospital do Amor, o maior centro de tratamento oncológico da América Latina. Quer acessar ao Programa de Aceleração de Startups? Não perca tempo, as inscrições são até 10 de fevereiro, às 23h59. Clique na imagem e saiba mais informações.
Setembro, 2024
Dicas para estimular a criatividade na empresa
Diante de mercados tão competitivos, para empreender hoje é preciso se diferenciar, e para isso o empreendedor deve ter uma característica essencial: a criatividade para inovar. Isto porque os problemas estão se tornando cada vez mais complexos, sendo necessário pensar em soluções tão complexas quanto. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver a sua criatividade: Ofereça um ambiente de trabalho agradável: As novas gerações valorizam muito o bem-estar: horários flexíveis com a possibilidade de trabalho remoto, desconto em serviços, participação em eventos e um ambiente mais interativo são alguns dos pontos avaliados pelos jovens ao escolher um emprego. Ambientes que fazem o colaborar feliz tendem a aflorar a criatividade e o desejo de contribuição dentro da empresa. Controle do estresse: Propicie uma rotina em que o seu colaborador não se sinta tão pressionado com as tarefas, estar livre 100% da tensão é impossível, mas mantê-la sob controle é imprescindível. Isto porque quando as pessoas estão estressadas, existe uma tendência maior em se limitar ao previsível, ao conhecido. O bom humor nos deixa mais leves e propenso a explorar possibilidades, isso pode ser conquistado através de um ambiente agradável e leve de convivência, espaço para jogos e esportes na empresa, dentre outros. Incentivo às interações pessoais: As interações e trocas de experiências são fatores essenciais para aflorar a criatividade e inspiração, por isso é importante promover um ambiente que facilite essa comunicação. Organize o espaço da sua empresa de forma que os espaços sejam abertos, sem divisórias e outros objetos que dificultem essa interação. Além disso, planeje ações na empresa como happy-hours, que ajudem os colaboradores a criarem socializem. Construa um time diverso: Pessoas iguais pensam da mesma forma, por isso, monte um time com perfis diferenciados entre si, de modo que cada um tenha uma contribuição diferente para a coletividade e se completem entre si. Um time diverso é extremamente rico para a inovação. Utilize abordagens: Uma das abordagens mais utilizadas é a técnica do brainstorming, que são reuniões em que todos os colaboradores propõem ideias variadas, sem pressão ou compromisso, até que nesse compartilhamento de ideias, as soluções vão surgindo. Existem ainda outras ferramentas como Scamper, Mapas Mentais; Positivo, Negativo e Interessante (PIN) ou Lista de Atributos. Leia mais: 7 dicas para estimular a criatividade em sua empresa Quer saber mais sobre empreendorismo e sanar as suas dores? Entre em contato conosco através do Whatsapp ou agende sua consultoria clicando no botão abaixo. Agendar consultoria
Setembro, 2024
Como construir uma marca forte?
Construir uma marca forte no seu nicho não serve apenas para grandes empresas e nem sempre requer investimentos milionários, toda empresa deve investir no desenvolvimento de uma identidade para ser reconhecida no mercado. Pequenos detalhes podem mudar a percepção do cliente sobre seu produto e serviço. Confira algumas dicas para construir uma marca forte: Posicione-se Conheça os diferenciais da sua empresa, consulte os colaboradores, clientes, fornecedores e todos os que estão envolvidos nos processos da sua empresa o feedback deles, como eles enxergam sua empresa, seu produto ou serviço e o que você pode fazer para melhorar Se posicionar é encontrar uma forma de sempre estar na mente do seu cliente. Escolha um bom nome Na hora de criar o nome da sua empresa, pense em um nome que transmite a essência da sua do seu negócio de forma curta e de fácil pronúncia, um nome memorável. Lembre-se que esse nome caminhará junto com você por toda sua jornada, então essa decisão é crucial. Desenhe sua marca A escolha do logotipo é essencial pois ele estará em visibilidade o tempo inteiro, a logo não precisa ser uma obra de arte, faça uma pesquisa, busque os logos utilizadas pelos seus concorrentes, conheça as tendências e entenda a sua persona. Seja uma opção Primeiro você precisa alcançar o seu público-alvo e fazer com que experimente o seu produto, por isso pense nas estratégias para a realização desse primeiro contato. Escolha a cor da sua marca Juntamente com o nome e logo, as cores também definem a sua empresa, escolha uma cor que transmita a identidade do seu negócio. A cor influencia diretamente no público-alvo, por isso, estude e decida com cautela. Padronize Padronize sua marca, para que o cliente lembre de você, é preciso criar uma imagem na mente dele. Não adianta atirar para todos os lados se o cliente não vai conseguir pensar em uma associação específica sobre você. Quer mais dicas sobre esse e outros temas importantes para seu crescimento como empreendedor? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou marque sua consultoria clicando abaixo: Agendar consultoria