Veja os métodos de formação de preço para você entender como a precificação funciona e como pode te ajudar na prática.
Maikon Richardson
· Atualizado em 12/04/2023Quem deseja empreender tem pela frente grandes desafios e um deles é definir qual o valor mais justo a se cobrar pelos produtos e serviços ofertados. Mas calma! É possível, sim começar a se familiarizar com a área contábil e conseguir definir preços justos e que ao mesmo tempo garantam margem de lucro.
Muitos gestores e contadores utilizam no dia a dia a ferramenta contábil para fazer a melhor precificação da venda. A falta de informação e /ou a não utilização dela prejudica a tomada de decisão.
E aqui vai uma dica importante: você precisa enxergar o seu contador como um dos seus principais aliados para fazer o seu negócio decolar.
Se possível, aprenda com ele como calcular melhor os preços e não deixe de entender como esses cálculos funcionam na prática.
Uma forma de garantir que os preços cobrados não estejam abaixo dos custos que foram necessários para que o seu produto chegasse até o resultado final, o que iria gerar um prejuízo e não faria sentido nenhum, é o uso dos métodos de formação de preço.
Você já deve ter encontrado aquele cliente que entra na loja e diz que está apenas pesquisando os preços, certo?
Os clientes são assim e têm todo o direito de fazer suas pesquisas. O seu desafio é fazer com este cliente escolha comprar o seu produto, tanto pelo preço quanto pela qualidade.
Para isso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reuniu várias dicas para você entender melhor como funciona a formação de preços na prática.
Neste artigo você vai ver:
- Como definir valores de produtos no método de contribuição,
- Custos variáveis diretos,
- Margem de contribuição por produto,
- Controle de contas a pagar
- Pesquisa de preços
Continue conosco e boa leitura!
Custos variáveis diretos
São custos ligados diretamente ao produto, ou seja, se a venda do produto aumenta, esses custos também aumentam, se as vendas diminuem, os custos automaticamente também reduzem, por exemplo:
- Matérias-primas
- Comissões de vendas
- Mão-de-obra
- Impostos
- Fretes de vendas
Custos fixos:
São custos existentes no negócio havendo ou não vendas.
Dentro desses custos estão:
- Aluguel de imóvel ou de equipamentos
- Limpeza, conservação e manutenção
- Salários
- Honorários de contador
- Telefonia
- Energia elétrica
- Internet
É importante lembrar também que esse tipo de custo sempre vai existir, independente se naquele mês houve boas vendas ou não. Por isso é importante ter um controle de contas a pagar.
O controle de contas a pagar possibilita a identificação dos seguintes elementos:
Monitoramento de todas as obrigações a pagar:
É necessário fazer um levantamento de todas as contas que você precisa pagar mensalmente. Não dá para deixar para o mês seguinte esse tipo de dívida, pois essa prática pode resultar em um acúmulo difícil de controlar.
Prioridade aos pagamentos, na hipótese de dificuldade financeira:
Se são tempos difíceis para a sua empresa, não dá para ficar gastando com coisas que estão além das despesas necessárias, o supérfluo pode sair caro e resultar em mais dívidas.
Não permita a perda de prazo, para conseguir descontos:
Quem não gosta de desconto não é mesmo? É bom ficar sempre atento para não perder esse tipo de benefício.
Pagar as contas em dia é sempre a melhor opção!
Não permitia a perda de prazo, de forma que implique no pagamento de multa e juros: nesse caso, a situação só fica ainda pior, por isso, fique sempre atento às datas de pagamento das contas.
Forneça informações para elaboração do fluxo de caixa:
Um bom gerenciamento da empresa não se limita apenas aos cuidados com os custos da Receita.
É muito importante monitorar a entrada e saída de dinheiro e construir uma base de informações, que podem ajudar a prever e se antecipar em situações de risco.
Conciliação com os saldos contábeis:
A conciliação é uma forma de acompanhamento mensal, semestral ou anual que registra todos os valores creditados ou debitados da planilha contábil da empresa.
Com os relatórios é possível fazer comparações e obter melhores resultados financeiros. Um relatório de empréstimo com a atualização de juros é um exemplo de demonstrativo para conciliação com os saldos contábeis.
Principais métodos de formação de preços
Veja os principais métodos para formação de preços.
Margem de contribuição
A margem de contribuição é considerada um dos principais métodos de formação de preços e em consequência o mais utilizado.
Ele é bastante recomendado por consultores e profissionais contábeis em função de seus quesitos técnicos.
A margem de contribuição estipula o valor percentual ou que o produto contribui para o negócio, obtida ao diminuir os custos variáveis, conforme a seguinte fórmula:
Margem de contribuição = (Valor de venda - Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda
Veja um exemplo, na prática:
Preço de venda R$ 100 - preço de compra R$ 50 – imposto 5% R$ 5 = margem de contribuição de 45% R$ 45.
Recomendações:
Considere sempre o preço de venda igual ou menor ao praticado pelo concorrente. No caso da formação do preço ou da venda de mais de um produto, utilize a dedução dos custos fixos somente após ter a receita total do somatório de todos os produtos vendidos.
Como você pode notar que, tanto nos custos referentes às despesas quanto à formação de preços dos produtos, os serviços devem estar incluídos no cálculo de formação de preços.
Esses métodos, que consistem em fórmulas para a composição dos preços a serem cobrados por produtos ou serviços, permitem realizar a formação do preço de forma técnica, baseada em dados concretos e que garantirão que os preços cobrados permitam à empresa manter sua saúde financeira e operar com tranquilidade.
Assim, é possível encontrar o lucro após descontar os custos e as despesas, dentro do custo de venda. Também dá para calcular de forma individual quanto o empreendedor vai faturar em cada venda.
Também é possível fazer um ajuste da margem conforme os objetivos do seu negócio ou com a realidade que o mercado está vivendo.
Pesquisar os preços também é muito importante
Conforme a matéria publicada pelo Banco do Empreendedor, a pesquisa de preços é considerada outro método de precificação que pode ajudar a encontrar uma margem de lucro segundo os valores praticados no mercado pelos concorrentes na venda direta.
Com esse método, é possível saber tanto quanto cobrar para sair na frente dos outros empreendimentos quanto o valor de cada item.
A procura por bons preços e qualidade nos produtos e serviços, estão entre as prioridades dos consumidores.
Assim, os preços calculados por meio de fórmulas são uma boa referência para concorrer no mercado e avaliam qual a condição de estrutura de custos perante às demais empresas.
Uma dica importante é: nunca defina um preço muito abaixo ou acima da média. Na maioria das vezes em que isso acontece em uma empresa, acaba resultando em prejuízos difíceis de reverter e isso pode acabar virando uma bola de neve.
Para fazer a pesquisa de preço é necessário analisar os concorrentes, entender os preços praticados por eles de forma individual e a média geral de valores no mercado para os produtos que você vai comercializar.
É importante saber se os preços das empresas analisadas por você estão dentro ou fora da realidade do comércio.
Mas atenção! Não basta elencar a pesquisa de preços com um método único, já que se a precificação dos concorrentes estiver errada ou abaixo dos custos variáveis e fixos, isso pode acarretar prejuízos financeiros ao invés de lucro.
Informações finais
O uso de métodos de formação de preços é a melhor forma de garantir que os preços cobrados não estejam abaixo dos custos, o que resultaria em saldo negativo para o seu empreendimento.
É muito importante fazer os cálculos de maneira correta para que você não tenha dor de cabeça.
Métodos como a margem de contribuição e a pesquisa de preços são bastante utilizados, mas destacamos que também é necessário e conta como prioridade convencer o seu cliente se os preços determinados por você são justos ou não.
Por isso, além de calcular o valor correto do produto final, é também necessário saber o que o seu concorrente está fazendo e tentar se destacar.
Reforçamos ser de suma importância conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas de custos e preço de venda, porque notadamente, o mercado é quem vai estabelecer qual o valor, que está disposto a pagar pela aquisição dos bens.
Portanto, verifique também qual o regime tributário adotado na empresa para cálculo das alíquotas dos impostos e contribuições. Assim, é recomendável consultar o contador da sua empresa para obter esses dados de forma mais detalhada.
Se você quiser mais detalhes sobre esse tema, o Sebrae preparou uma série de vídeos bem objetivos para te explicar tudo sobre formação de preços! Para assistir, é só clicar aqui.
Caso você queira uma planilha para ajudar nos cálculos da formação de preço, trouxemos uma planilha bem completa que o Sebrae MG elaborou. Clique aqui.
E, para completar, que tal fazer um curso on-line e GRÁTIS sobre formação de preço? Gostou da ideia? Então, clique aqui e comece agora esse curso gratuito pelo Sebrae!
Entender como funciona a dinâmica da formação de preços na prática pode parecer meio complicado, mas com o tempo você vai ganhando experiência e, quando menos perceber, já está fazendo a precificação com muita qualidade!
Ainda tem dúvida sobre como chegar ao preço final do seu produto? Busque ajuda com os nossos consultores! O Sebrae no Amapá fica muito feliz em ajudá-lo.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
O que são custos fixos e custos variáveis
Custo Fixo e Variável O Controle de custos permite o monitoramento do dinheiro gasto pela empresa, identificando se os recursos estão sendo aplicados de forma eficiente ou sem retorno significativo. Através do controle de custo que o empreendedor consegue enxergar de forma mais clara se o orçamento da empresa e os valores cobrados por seus serviços são compatíveis com a realidade do mercado e da empresa. Na apuração de resultados da empresa podemos estabelecer dois tipos de custos: Custos Fixos e Custos Variáveis.
September, 2024
Como imprimir o Documento de Arrecadação Simplificada DAS MEI
O que é DAS? O DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma taxa mensal obrigatória cujo objetivo é efetuar o pagamento sem burocracia de todos os impostos do Microempreendedor Individual. Os impostos para o MEI são diferenciados, possuindo um valor fixo e acessível, facilitando o planejamento do empreendedor para a execução do referido pagamento, e ficar na condição regular para ter acesso aos benefícios que o MEI possui que é assegurado pela legislação vigente. Ou seja, o DAS deve ser mantido sempre em dia.
September, 2023
Como definir o valor da retirada de pró labore dos sócios
O cálculo do pró-labore Como definir o valor da retirada de pró labore dos sócios O instrumento serve para orientar sobre os diversos aspectos da inclusão da remuneração dos sócios, nos custos. O cálculo do pró-labore faz-se necessário para se chegar ao pagamento justo do trabalho dos sócios na empresa que é parte componente dos custos administrativos da empresa. Assim, o valor do pró-labore deve ser definido com base nos salários de mercado para o tipo de atividade que o sócio desempenha. Não se deve retirar mais recursos como pró-labore do que se pagaria a um empregado que realizasse as tarefas que os sócios que trabalham na empresa realizam. Isto seria antieconômico e poderia aumentar o custo fixo da empresa além de sobrecarregar a capacidade remuneratória da empresa dependendo seu porte (MEI, ME, EPP) comprometendo a lucratividade em alguns casos. Uma dica para se estabelecer a composição da retirada do pró-labore de uma pequena empresa que está iniciando suas atividades é realizar o levantamento dos custos fixos pessoais do empresário, tais como aluguel, alimentação, prestação do veículo, escola, energia, chegando assim o valor mínimo que o empresário necessita para pagar sua despesas mensais e ao final inclua mais 20% desse valor para um fundo de reserva pessoal para que não necessite retirar mais recursos da empresa ao longo do mês. Ex: Aluguel R$ 1.200,00 Prestação Veículo R$ 1.100,00 Combustível R$ 600,00 Alimentação R$ 1.500,00 Escola R$ 600,00 Total das despesas fixas: R$ 5.000,00 20% de fundo de reserva: R$ 1.000,00 Total de retirada de pró-labore: R$ 6.000,00 Esse seria o primeiro parâmetro para chegar a um valor da retirada do pró-labore do sócio, porém devemos considerar a capacidade remunerativa que a empresa tem para custear esse valor, o valor de mercado que se paga para um administrado com a mesma função para que se possa estabelecer a retirada dos sócios caso tenha mais de um proprietário. O pró-labore é considerado uma despesa administrativa e deve ser apropriadamente custeado e pago, conforme o vencimento das obrigações da empresa. Apesar de ser muito confundido como "salário", não se confunda. Ele é considerado uma verba concedida fora das circunstâncias normais. Ou seja, dentro da despesa administrativa.
September, 2023
Crédito para o microempreendedor - MEI
O Sebrae O Sebrae + Finanças é um projeto da Unidade de Atendimento e Relacionamento – UAR do Sebrae no Amapá, e está à frente das temáticas de Finanças e Crédito em todo o estado do Amapá. Temos como objetivos: Ampliar o acesso recursos e demais serviços financeiros. Promover o acesso à Educação Financeira e orientação financeira. Elevar o nível de consciência no uso e gestão de recursos financeiros. O projeto realiza os seguintes atendimentos: Orientação ao Crédito: Atendimento de orientação para crédito empresarial, indicação para instituição financeira e acompanhamento pós crédito. Orientação de Gestão Financeira: Atendimento para melhoria da gestão financeira, por meio de informações, diagnósticos, ferramentas digitais, conteúdos, capacitações e consultorias. Eventos na temática de Educação Financeira. Nossos atendimentos são realizados na Sede Sebrae/AP de 08h00 às 18h00. Para ter acesso a nossa programação de cursos e eventos, acesse nossa Loja Virtual (Clique aqui)
September, 2023
Vender no cartão traz vantagens?
Como adquirir uma máquina de cartões Para adquiri-la você pode procurar o seu banco ou ir direto à credenciadora de sua preferência. Compare as condições e escolha a máquina que melhor atende as necessidades do seu negócio e fique atento às exclusividade de bandeiras e credenciadoras e manutenção.
September, 2023
Como fazer seu Cadastro Positivo no SPC Brasil
O que é o cadastro positivo? O Cadastro Positivo reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo. Esses dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a sua vida financeira recente.
September, 2023
10 Dicas para tirar sua empresa da crise
1 - Diagnóstico financeiro O primeiro passo para sair da crise financeira empresarial consiste em mapear as contas a pagar e a receber e elaborar um diagnóstico financeiro. 2 – Renegocie suas dívidas Outra dica é renegociar suas dívidas. Converse com seus credores e fornecedores no intuito de estender alguns prazos e reduzir os juros.
September, 2023
Como preencher o relatório mensal de receitas brutas
O que é? O Relatório Mensal de Receitas Brutas é um documento usado no controle das receitas da empresa. Não é exigido que o documento seja entregue a qualquer órgão, mas ele deve ser feito todo mês, devido à fiscalização feita pela Receita Federal pois é uma obrigação prevista em lei. Este relatório faz um apanhado de todas as vendas que foram feitas durante o mês anterior, incluindo o valor total delas, mesmo que não tenha sido emitida nota fiscal no ato da compra. Ao preencher o documento, o empreendedor poderá verificar como está ocorrendo a movimentação bruta da microempresa durante o mês. Por isso, é importante o preenchimento do documento para ter uma noção do crescimento da empresa. Mesmo quando não há venda durante o mês, o empreendedor deve preencher o relatório, informando que houve R$ 0,00 de receita bruta; isso facilitará o envio da sua Declaração Anual de Faturamento (DASN). O Relatório Mensal de Receita Bruta está disponível no Portal do Empreendedor (Clique aqui para baixar)
September, 2023
MEI: conheça o DAS
O que é O DAS é um Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, é como o MEI, vai recolher os impostos pagos. Os impostos pagos pelo MEI são especiais, pois eles: São de valores baixos, e; Ele é fixo.
September, 2023
Veja como calcular o faturamento mensal de uma empresa
Você sabe como está a saúde financeira da sua empresa? O faturamento é um conceito inicial que todo empreendedor deve saber antes de iniciar o seu negócio, para ter uma gestão eficiente e mais assertiva na tomada de decisões. É importante que os gestores compreendam conteúdos sobre administração para poder analisar todos os dados e características do mercado e da empresa da melhor maneira possível a fim de direcionar o melhor caminho a seguir, por meio de ações preventivas ou corretivas. A maioria dos empreendedores acha que a saúde financeira da empresa só está boa se ela der lucro. Claro que este é um sinal positivo, entretanto não podemos misturar lucro com faturamento. Cada um representa um conceito diferente, que se complementam. O que é o faturamento? A estimativa de faturamento é uma espécie de previsão da receita decorrente das vendas de um determinado produto ou a prestação de serviço de qualquer natureza em determinado período do ano. Ela pode ser feita analisando números anteriores das vendas da empresa e pode auxiliar em um planejamento de curto, médio e longo prazo: As estimativas de faturamento podem ser realizadas por métodos diferentes; Projeção baseada no histórico passado; Projeção baseada no mercado; Projeção baseada na margem de contribuição. Se você está começando ou já possui um empreendimento, é fundamental se familiarizar com um dos principais indicadores do sucesso de qualquer negócio: o faturamento. Podemos dizer que ele é a soma dos valores arrecadados por uma empresa pela realização de sua atividade comercial, seja vendendo bens ou prestando serviços a terceiros. Para que serve o faturamento? Um dos objetivos principais do faturamento é determinar o desempenho de vendas, além de servir como indicador de preço a ser cobrado e se atende a expectativa do consumidor. Outro uso comum é como base de cálculo para imposto, ou seja, dependendo do montante faturado, a receita federal vai enquadrar a empresa de acordo com seu porte, podendo ser um microempreendedor individual (MEI) ou uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), por exemplo. A projeção financeira permite uma visão antecipada e real do seu negócio, possibilita uma gestão mais segura e eficaz, ajuda a reduzir perdas financeiras e a aumentar a produtividade da empresa, recomendada também para os seguintes casos: Apresentar uma proposta concreta a um banco para obter créditos e fazer investimentos; Prever a possibilidade de amortizar investimentos para expansão do negócio; Conhecer os períodos de baixas e altas em vendas durante o ano; Entre outros fatores.
April, 2023
Veja como calcular custos e preço de venda na prestação de serviços
Afinal, o que é preço de venda? Saber calcular os custos e preço de venda na prestação de serviços é muito importante para os pequenos negócios empresariais, formados pelas micro e pequenas empresas (MPE), pois dá um maior controle das despesas, o que é necessário para manter as contas sempre em dia e não perder benefícios. Mas esta é uma dúvida recorrente entre muitos empreendedores. A falta de informação e /ou a não utilização da ferramenta contábil prejudica a tomada de decisão. Por isso, o gestor deve enxergar o contador como aliado para seus negócios. Por outro lado, o profissional contábil deve conhecer os recursos da ferramenta contábil e garantir informações precisas para que o gestor possa tomar as decisões mais acertadas, garantindo dessa forma vantagens competitivas. Pensando nisso, elaboramos este artigo com informações essenciais para calcular os custos e preços de venda na prestação de serviços, com o uso da ferramenta contábil. Entender o conceito de preço de venda ajuda a calcular de forma correta os custos e preços na prestação de serviço, o que é essencial para o sucesso de seu negócio. Trata-se do valor que a empresa cobra para manter o negócio e obter ganhos, que deve ser o suficiente para pagar todos os custos dos produtos e serviços ofertados e ainda sobrar para a empresa ter lucro nas operações. O preço de venda, então, tem o objetivo de gerar uma margem de lucro, além de cobrir despesas como: materiais; equipamentos; mão-de-obra; pagamento de contas (aluguel, água, luz); imprevistos. O preço de venda deve ser competitivo e, na medida do possível, ser melhor que o da concorrência, deve permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas. A importância de calcular os custos e preços de venda Calcular os custos com uma ferramenta contábil ajuda o empreendedor no desafio de encontrar o preço ideal para não ter prejuízo quando for cobrar dos clientes e, mais uma vez, você deve lembrar: o seu contador é o seu melhor aliado! Para decidir sobre o preço de venda na prestação de serviços é preciso, além de conhecer todos os custos e despesas, sem deixar nada de fora, também olhar um pouco para o “terreno do vizinho” e verificar o preço praticado na concorrência. Afinal de contas, como você sabe, os clientes estão sempre pesquisando preços e, simultaneamente, procurando qualidade, tanto dos serviços quanto do atendimento. Assim, os preços calculados por fórmulas servirão apenas como um referencial para comparação com os de mercado. Isso não significa dizer que não devemos calculá-los, ao contrário, esse cálculo nos dará um parâmetro para avaliarmos se a nossa estrutura de custos nos permite ser competitivos. E como calcular os custos de preço e venda da prestação de serviços? O preço de venda precisa sempre ser revisto, seja por aumento no preço de compra de materiais empregados na prestação dos serviços, por exigência dos consumidores ou pela concorrência, e assim, se enquadrar nas regras do mercado. Terminologia Para fazer o cálculo, os conceitos utilizados na área de custos são: Custos Fixos: todos os gastos que não variam em função dos volumes produzidos; Custos Variáveis: gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos. Custos Diretos: gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço. Custos Indiretos: gastos que, para serem incorporados aos produtos ou aos serviços, utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas (por não terem ligação direta com a produção). Como a empresa de serviços não pratica atos do comércio, isto é, não compra nem vende mercadorias, e muito menos pratica operações caracterizadas como industriais, esse cálculo se torna prioridade. E quando o preço dos serviços inclui o material a ser gasto, mesmo assim, podemos dizer que o prestador de serviço não está vendendo o material, este é, apenas, o custo dos serviços prestados. Para facilitar o entendimento da apuração do preço de venda na prestação de serviços, vamos considerar que a empresa é uma lavagem de automóveis, e está efetuando um serviço de lavagem completa, enceramento e polimento, e que o serviço será executado em 08 horas.
April, 2023
Veja como organizar o controle de contas a pagar da sua empresa
Como esse método vai me ajudar? Pagar as contas do fim do mês, não é uma tarefa nada fácil. Mas existem formas que podem ajudar você, a facilitar esse trabalho. Uma delas, é o Controle de Contas a Pagar, um método financeiro, onde são registrados todos os pagamentos de uma empresa, ajudando a manter a lucratividade. Para muitos empreendedores, principalmente no caso de quem viu o negócio crescer rapidamente e ainda não tem bastante experiência com a parte financeira, o controle de contas a pagar representa um gargalo na administração empresarial. Mas, é necessário ter em mente que esse também é um ponto que vai fazer toda a diferença e é indispensável para a saúde do seu negócio. É preciso lembrar também que o problema não é o surgimento de dívidas, sendo comum em qualquer negócio e na maioria das vezes acontece, seja em empresas grandes ou pequenas. O problema real é não saber como gerenciar as dívidas e deixar que elas se tornem uma bola de neve. Contrair dívidas como empréstimos é algo bastante comum, mas os juros devem ser controlados. É preciso ter em mente que esse valor deve ser utilizado para multiplicar as suas finanças e não puxar o seu negócio ladeira abaixo. Segundo o Administrar On-line, empresa que disponibiliza dicas de gestão financeira por profissionais do ramo, fazer estes cálculos evita gastos sem necessidade, como pagamento de juros, multas e outras despesas. Você deve colocar na sua planilha os gastos que vão acontecer futuramente e que já estão agendadas, e até mesmo as imprevisíveis, mas que você imagina que podem ocorrer, afinal de contas nunca se sabe quando você vai precisar de uma ajudinha extra. O controle de contas a pagar possibilita a identificação dos seguintes elementos: Monitoramento de todas as obrigações a pagar: É necessário fazer um levantamento de todas as contas que você precisa pagar mensalmente. Não dá para deixar para o mês seguinte esse tipo de dívida, pois essa prática pode resultar em um acúmulo difícil de controlar. Prioridade aos pagamentos, na hipótese de dificuldade financeira: Se são tempos difíceis para a sua empresa, não dá para ficar gastando com coisas que estão além das despesas necessárias, o supérfluo pode sair caro e resultar em mais dívidas. Não permita a perda de prazo, para conseguir descontos: Quem não gosta de desconto não é mesmo? É bom ficar sempre atento para não perder esse tipo de benefício. Pagar as contas em dia é sempre a melhor opção! Não permita a perda de prazo, de forma que implique no pagamento de multa e juros: Nesse caso, a situação só fica ainda pior, por isso, fique sempre atento as datas de pagamento das contas. Forneça informações para elaboração do fluxo de caixa: Um bom gerenciamento da empresa não se limita apenas aos cuidados com os custos da Receita. É muito importante monitorar a entrada e saída de dinheiro e construir uma base de informações, que podem ajudar a prever e se antecipar em situações de risco. Conciliação com os saldos contábeis: A conciliação é uma forma de acompanhamento mensal, semestral ou anual que registra todos os valores creditados ou debitados da planilha contábil da empresa. Com os relatórios é possível fazer comparações e obter melhores resultados financeiros. Um relatório de empréstimo com a atualização de juros é um exemplo de demonstrativo para conciliação com os saldos contábeis.