O conteúdo aborda sobre a gestão do tempo e sua importância para a vida pessoal e trabalho. Apresenta dicas e sugere ferramentas.

Lailla Oliveira
4 min de leitura · Atualizado em 26/09/2023
Aprenda a otimizar seu tempo no trabalho
Trabalhar e ter tempo para outras atividades que você valoriza é resultado de organização e gestão das atividades desenvolvidas pelo empreendedor.
O tempo é um recurso que não se pode substituir. Por isso, a gestão do tempo é importante quando aplicada aos negócios
Dê uma olhada nas dicas que preparamos e aprenda como otimizar o seu tempo no trabalho.
Otimizar significa tornar ótimo, é extrair o melhor rendimento possível no que concerne qualquer área de atividade.
Para isso é necessário estar atento para empregar técnicas e selecionar as melhores alternativas a fim de atingir um objetivo determinado.
Fique atento às dicas
Valorize seu tempo, planeja-se!
Parece impossível encaixar todas as atividades do seu trabalho na jornada do dia a dia? Tudo isso é sinal de que é preciso melhorar a organização de tempo.
Enquanto muitas pessoas estão dormindo, pessoas que buscam sucesso no trabalho já estão de pé e resolvendo um monte de coisas.
Desta forma, você deve:
- Priorizar o que fazer primeiro! Trabalhe com prioridades;
- Descubra em qual horário você produz mais;
- Considere importantes as coisas que te ajudam a atingir objetivos e resultados esperados, dê prioridade para as que possuem prazo limite próximo.
- Descanse a mente. Trabalhar direto e sem pausas não vão te fazer mais eficiente e produtivo, na realidade, o que pode acontecer é exatamente o contrário.
- Reduza o estresse.
Mas lembre-se que nem sempre o que é urgente contribuirá mais com os resultados esperados, e nem sempre o que contribui com os resultados é urgente.
Nesse ponto a satisfação de terminar tarefas importantes trará sensações positivas de produtividade, que ajudarão a continuar com as tarefas seguintes.
Estipule tarefas
Você saberia dizer quais são as suas demandas mais urgentes e as que podem ser postergadas? Tratar as tarefas e classificá-las quanto ao grau de urgência é um passo importante para aproveitar melhor o tempo e ser mais produtivo.
Para facilitar você pode fazer uso de uma planilha, sistema e/ou aplicativo que te ajude a organizar as tarefas do dia a dia. Crie a seguinte classificação:
- Urgentes — as que precisam ser feitas “pra ontem” têm sempre prioridade;
- Importantes — devem receber maior atenção, pois se atrasarem, poderão gerar prejuízos;
- Circunstanciais — demandas que surgem com certa regularidade, mas que não consomem muito tempo ou não precisam ser resolvidas rapidamente.
Em se tratando de tarefas, é importante também que você saiba delegar atividades à sua equipe para manter o fluxo de trabalho.
Principalmente se você exerce cargos e posições de chefia, absorver tarefas que não dizem respeito à sua posição parece algo normal.
Confie em quem trabalha com você e passe atividades para as pessoas mais capacitadas no momento para realizá-las.
Assim, você garante mais tempo para suas reais atribuições e também demonstrará confiança nos colegas.
Mantenha a organização
Além de dar uma péssima impressão, uma mesa bagunçada não tem como otimizar o tempo no trabalho.
Pelo contrário: o tempo que você gasta procurando papéis e relatórios, formulários ou notas, não é um bom exemplo de organização.
Essa desorganização pode ser muito onerosa, principalmente quando você precisa enviar o mais rápido possível uma proposta comercial.
Seria muito melhor dedicar alguns minutinhos, todo dia, antes de sair do trabalho, para dar uma organizada na mesa.
O mesmo vale para seu computador, seu e-mail. Organize tudo em pastas com nomes adequados. Pois, acredite!
A organização da sua mesa e do seu computador reflete a sua organização interior.
Mantenha o foco
Desconectar-se do que não é necessário é muito bom para promover uma imersão no trabalho e garantir que seus esforços serão gastos com tarefas que contribuirão para os seus resultados.
Entretanto isso é resultado de muito autoconhecimento, é importante ter tempo para verificar informações na internet e nas redes sociais, mas o tempo investido nestes momentos tem que ser planejados para não interferir na produtividade.
Então fique distante das distrações, elas podem ser as principais razões entre você e os resultados da empresa. Concentre-se no que deve ser feito sem demora.
Atitudes como as listadas abaixo podem fazer a diferença no final do seu dia:
- Deixar redes sociais de lado;
- Silenciar os alertas e/ou bloquear as notificações de aplicativos que aparecem com maior frequência;
- Desligar o celular;
- Avisar as pessoas da sua indisponibilidade;
Ações que te desconectem do mundo externo são ótimas opções para garantir o foco nas atividades que precisam ser feitas eproporcionam melhor desempenho em busca dos seus objetivos.
Use a tecnologia a favor do seu trabalho
A tecnologia é uma excelente aliada para quem busca agilizar o tempo no trabalho.
Mas fique ciente, é preciso saber usá-la a favor de otimizar seu tempo e trabalho.
Existem muitas ferramentas para gestão de tempo. Há quem prefira, inclusive, adotar planners impressos, agendas e outros recursos. Porém, os aplicativos são opções práticas e acessíveis no mundo digital em que vivemos.
Veja abaixo algumas dicas de aplicativos para gestão do tempo:
- Timely;
- My Minutes;
- Evernote;
- Todoist;
- Any.do
- Free Time
- Google keep
- Google Agenda
- Harvest
- Pomodoro Timer
- Rescue Time
- Trello
- Clokify
- Notion
Saiba mais
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