O bom atendimento ao cliente é o diferencial mais fácil de ser explorado por sua empresa. Observe dicas imprescindíveis para motivar sua equipe.
Na cartilha anterior "Abri minha empresa e agora - Ajudar na renda familiar é uma boa destinação do lucro, mas..." nós falamos da importância em separar pessoa física da pessoa jurídica? Agora, vamos abordar um item muito importante para qualquer empresa que, na maioria das vezes, é aquele que vai fazer a diferença entre você e seus concorrentes.
Sem o cliente não existe empresa!
O cliente sempre tem razão!
O cliente está sempre em primeiro lugar!
Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido!
Cliente é rei!
Quantas vezes você já ouviu as frasses acima? Inúmeras, certo?
Nós, do Sebrae acreditamos que o cliente prefere comprar em empresas que façam destas frases não apenas propaganda, ou um slogan de pura demagogia, mas sim, que verdadeiramente elas sejam colocadas em ação como parte da sua missão empresarial.
O Sebrae elaborou uma cartilha para você conhecer dicas e aprender ferramentas de motivação. Faça o download:
- Abri minha empresa e agora? Melhor se equipe estiver motivada.(PDF)
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O preço de venda é aquele preço cobrado dos clientes em relação ao produto que ele comprou. Não basta colocar um valor baseado na concorrência ou aleatoriamente, é preciso entender o conceito de preço de venda mais profundamente. Para conseguir formar um preço competitivo e lucrativo é necessário conhecer algumas definições: Custo: É o que se gasta para obter ou produzir os produtos ou executar os serviços. Este gasto é fundamental ao dia a dia de qualquer empresa, pois é por meio dele que ela consegue operar para levar seu produto ou serviço para venda, exemplo: custo da compra, frete pago para transportar mercadoria, seguro pago da mercadoria, matéria-prima Investimento: É a aplicação de parte do dinheiro para que ele gere rendimentos em longo prazo, exemplo: aquisição de equipamentos para melhorar a produção. Despesa Fixa: É o que se gasta para manter a estrutura da empresa funcionando, exemplo: aluguel, luz, água, telefone, salários, pró-labore, a contribuição do MEI, etc. Despesa Variável: É o que se gasta para comercializar os produtos ou os serviços, exemplo: impostos sobre a venda e comissão de vendedores. Se você quer aprender mais sobre esses conceitos, pode acessar a cartilha “Tipos de custos, despesas e investimentos.” Os elementos relacionados acima são fundamentais para definir o preço de venda, mas além destes procedimentos é importante que sua empresa estabeleça uma política de preços compatíveis com o mercado, seus concorrentes e sua estratégia de crescimento. Cada produto ou serviço exige um tratamento diferenciado, isso em função da demanda e concorrência.
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Quer estar perto do seu público e gerar uma percepção positiva da sua marca? O marketing de conteúdo pode ser uma boa estratégia para seu objetivo. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre: o que é o marketing de conteúdo, quais os seus benefícios e como começar agora essa estratégia. O marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes e de valor para as pessoas, crescendo sua rede de clientes e potenciais clientes. Esses conteúdos podem ser em diferentes formatos, como texto, vídeo, foto, ebook e entre outros. Os principais benefícios do marketing de conteúdo são: Aumento e melhora na visibilidade online da marca, com ele você pode se tornar também referência e autoridade em alguns assuntos; Facilidade na hora de adquirir clientes, por exemplo, as pessoas encontram seu site nas buscas e você fica em contato facilmente com potenciais clientes. Esses são apenas alguns benefícios de destaque. Chegou a hora de conhecer como o marketing de conteúdo funciona na prática.
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Comitiva Empreendedora
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Mapa da empatia: pensando com a cabeça do cliente
Segundo o sócio da Nodal Consultoria e co-autor do livro Business Model Generation, Luís Eduardo de Carvalho, “É preciso calçar as sandálias do cliente”. Mas para que as sandálias fiquem confortáveis, o empreendedor precisa descobrir o número do consumidor. Para isso, o consultor orienta a aplicação do Mapa da Empatia, uma ferramenta que funciona como uma bússola para chegar ao cliente e às suas perspectivas. “Quando o empresário começa a pensar com a cabeça do cliente tem uma série de cliques. É uma troca de papéis”. Essa troca precisa resultar na reflexão de diversas questões O consultor explica que, conforme sistematização de Alexander Osterwalder, autoridade mundial no assunto, o Mapa da Empatia propõe três conjuntos de questões, determinantes na decisão do cliente de comprar algum produto ou contratar algum serviço. São elas: “tarefa realizada”, “benefício esperado” e “ponto de dor”. Segundo Carvalho, a “tarefa realizada” diz respeito à pretensão do consumidor quanto ao uso do produto ou serviço – as pessoas têm intenções diversas quanto a essa utilidade, o que deve ser considerado pelo empresário. O cliente também projeta expectativas quanto à sua experiência na hora de comprar (o ambiente da loja, a forma de pagamento, o atendimento, etc) e espera muitos benefícios. No outro pólo, estão os fatores que podem servir de obstáculos ao consumo, como, por exemplo, o valor do produto. Trata-se dos “pontos de dor”. O empresário deve oferecer, neste caso, “analgésicos” adequados, isto é, soluções interessantes ao consumidor e que o estimulem a efetivar a compra.
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Dez dicas para falar bem nas reuniões de negócios
Atualmente, hábitos de enviar mensagens e e-mail ao invés de telefonar ou mesmo se comunicar com seu colega ao lado têm prejudicado a conversa pessoalmente.Falar bem é uma das maneiras de transmitir confiança e ter uma reunião bem-sucedida. Independente das diferentes áreas de negócio, a boa comunicação deve sempre estar presente nas reuniões, visto que elas podem definir o seu futuro profissional. Segundo especialistas, o medo de falar em público é o maior medo das pessoas. Mas alguns cuidados simples e fáceis de serem observados podem garantir um bom resultado na oratória e garantir o sucesso de uma apresentação. É possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.