this is an h1

this is an h2

Fri Oct 25 10:25:46 BRT 2024
Finanças | PREÇO
Como precificar um produto no ramo de alimentos e bebidas? Descubra!

Descubra as melhores estratégias para definir preços que atraem clientes, cobrem seus custos e geram o lucro ideal para sua empresa.

· Atualizado em 25/10/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Saber como precificar um produto é um dos fatores mais críticos em uma empresa que atua no ramo alimentício. Definir o preço certo pode influenciar diretamente as vendas, a percepção de valor dos clientes e, claro, a lucratividade da empresa.

Porém, encontrar o equilíbrio entre um preço atrativo para o cliente e um valor que cubra os custos e gere lucro nem sempre é uma tarefa simples. Nesse sentido, entender todos os fatores que compõem esse valor pode impactar suas vendas e o lucro do negócio.

Neste artigo, mostraremos como funciona a precificação de produtos, além de demonstrar algumas estratégias para definir esse valor. Continue lendo!

Qual a importância de precificar produtos corretamente?

Precificar produtos alimentícios de forma não é fácil. Mas, é uma tarefa que precisa ser executada com o máximo de cuidado. Isso porque, um preço bem ajustado impacta diretamente as vendas, a competitividade e a percepção de valor dos consumidores.

Definir um preço muito alto pode afastar clientes, especialmente em um mercado sensível a variações de preço. Por outro lado, um preço muito baixo pode reduzir significativamente sua margem de lucro, além de sugerir baixa qualidade, o que afeta a credibilidade do produto.

De fato, é uma tarefa complexa e o empresário do setor alimentício precisa saber dosar bem os cuidados entre oferecer um preço atrativo, mas que proporcione lucratividade para o negócio.

Essa habilidade é o que vai proporcionar cobrir todos os custos de produção, proporcionar a atração de clientes e assegurar a lucratividade no longo prazo.

Como precificar produtos alimentícios corretamente?

Antes de qualquer coisa, é importante você entender que a precificação de alimentos e bebidas envolve vários elementos básicos. Primeiro, nós temos a parte que poderíamos chamar de teórica.

Nessa etapa, apuramos todos os gastos relacionados ao produto a ser vendido e inserimos o lucro esperado. Nesse sentido, para precificar corretamente, é importante considerar todos os custos envolvidos na produção de alimentos e bebidas. O cálculo deve incluir:

  • custo de ingredientes utilizados na preparação do produto;
  • despesas operacionais, como aluguel, água, energia elétrica, gás e salários dos funcionários;
  • custos indiretos, tais como as embalagens, marketing, taxas administrativas e desperdício de alimentos;
  • margem de lucro: esse é o montante que será agregado ao custo total para garantir a lucratividade.

Neste momento, utilizaremos uma margem de lucro estimada para elaborar os exemplos. Em outro tópico deste artigo, discorreremos um pouco mais sobre este assunto. Com isso em mente, temos que a fórmula básica para o preço de venda é:

PV (Preço de Venda) = custo total do produto/ 1- (margem de lucro/100)

Com isso em mente, pensemos em um produto que tem o custo total apurado em R$ 20,00. Após vários cálculos e mensurações, encontramos uma margem de lucro de 30% para este item. Aplicando esses dados na fórmula, nós temos:

  • PV= 20/ 1 – (30%/100)
  • PV = 20/ 1 – 0,30
  • PV = 20/0,70
  • Preço de venda = 28,57.

Margem de lucro em alimentos e garantia da competitividade

A margem de lucro é algo que merece atenção especial na apuração do preço de venda. Normalmente, em alimentos preparados, ela pode girar entre 20% e 40%, dependendo da complexidade do prato, dos ingredientes utilizados e do público-alvo.

Para fast-foods ou produtos com menor valor agregado, a margem tende a ser mais alta. Já em pratos gourmet ou bebidas sofisticadas, a margem pode ser menor, porém compensada pelo preço mais elevado.

O que precisa ficar muito claro nesse aspecto é que a sua margem de lucro não pode ser tão alta a ponto de fazer com que seus produtos percam a competitividade. Isso significa que, além de apurar todos esses valores que mencionamos, você também precisa ficar de olho no mercado.

Portanto, vale a pena seguir essas dicas para não errar na hora de colocar preço nos seus produtos:

  • veja o que a concorrência anda fazendo: observe os preços praticados por estabelecimentos semelhantes para manter a competitividade sem sacrificar a lucratividade;
  • invista na percepção de valor: produtos que utilizam ingredientes premium ou possuem uma apresentação diferenciada podem justificar preços mais altos, desde que o cliente perceba esse valor agregado;
  • elasticidade de preço: compreenda como seus clientes reagem a alterações de preços. Se o produto for essencial ou diferenciado, o consumidor pode aceitar preços mais elevados.

Com essas dicas em mente, você terá margem suficiente para adequar a sua lucratividade, sem perder competitividade no mercado.

Como demonstrar os preços dos alimentos e bebidas no cardápio?

Ao definir o preço de itens em um cardápio, é fundamental criar uma estratégia que equilibre a rentabilidade e a percepção de valor dos clientes. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que podem ajudar. Continue lendo!

Exploração do menu engineering

O menu engineering consiste em categorizar os pratos de acordo com sua popularidade e lucratividade. Por exemplo, itens com alta lucratividade e alta demanda devem ser destacados no cardápio para maximizar o volume de vendas.

Enquanto isso, pratos e bebidas de baixa lucratividade e popularidade podem ser eliminados ou ajustados. Esta técnica ajuda a posicionar estrategicamente os pratos no cardápio, influenciando diretamente as escolhas dos clientes e maximizando os lucros.

Utilização os produtos âncora

Outra estratégia eficaz é utilizar produtos âncora, ou seja, itens populares ou de alta demanda que atraem os clientes para o seu restaurante. Estes podem ter uma margem de lucro mais baixa, mas são responsáveis por gerar fluxo de vendas.

Uma vez que os clientes são atraídos pelo preço competitivo desses pratos, eles podem ser incentivados a comprar outros itens com margens maiores. Isso funciona muito bem em cardápios de cafés e restaurantes que trabalham com pratos do dia ou promoções especiais.

Diferenciação por tamanho ou porção

Oferecer diferentes tamanhos de porções para um mesmo prato pode ajudar a alcançar diferentes tipos de clientes. Isso é comum em pratos de bebidas, sobremesas ou refeições principais.

Ao definir o preço, garanta que a opção menor tenha uma margem proporcionalmente maior, já que muitos clientes podem optar pela versão econômica, o que ajuda a aumentar a lucratividade. Além disso, o cliente sente que tem controle sobre o que vai gastar, aumentando sua satisfação.

Por fim, saber como precificar um produto corretamente é indispensável para o sucesso do seu negócio. Ao aplicar as estratégias certas de precificação, você garante que seus itens se destaquem e que sua empresa permaneça competitiva em um mercado em constante mudança.

Gostou deste artigo? Que tal continuar lendo sobre esse assunto? Então, confira o post que preparamos especialmente para você que chegou até aqui. Nele, mostramos os principais erros na hora de fixar preços em produtos.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?