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A importância da liderança no varejo: conheça os tipos de liderança

Conheça os principais tipos de liderança e entenda a importância de adequar o estilo de liderança a cada situação.

· Atualizado em 09/11/2022
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É sabido que a capacidade de liderança é inerente às pessoas, independentemente de elas estarem ou não ocupando cargos de líder em uma organização. Também sabe-se que existe uma diferença entre ser líder e ser chefe. Mais do que delegar tarefas, as empresas precisam hoje de lideranças que se comuniquem de forma clara com a equipe, transmitam confiança, contribuam para um bom ambiente de trabalho e, fundamentalmente, que motivem a equipe para o sucesso. Portanto, a ideia de alguém que dá ordens e “controla” os colaboradores está superada nos conceitos mais modernos de gestão.

Este artigo faz parte da série A importância da liderança no varejo e, nele, você vai saber quais são os principais tipos de liderança, bem como compreender a importância de adequar o tipo de liderança a cada situação.

Tipos de liderança

  • Democrático: interessado no bem-estar da equipe, escuta o que cada um tem a dizer e não toma as decisões sozinho, por isso cria um ambiente em que cada colaborador se sente à vontade para participar. Essa estratégia reduz o risco de erros na tomada de decisões.
  • Autocrático: ao contrário do democrático, é o tipo de líder que mais se aproxima da figura do “chefe”, pois toma as decisões sozinho e limita a participação da equipe. A vantagem é a rapidez na tomada de decisões, que está nas mãos de uma única pessoa.
  • Coach: identifica o potencial dos colaboradores e tem como prioridade desenvolver as habilidades de cada membro da equipe. Possui bastante abertura com os liderados e costuma conversar sobre diferentes assuntos com eles, não necessariamente específicos das atividades a serem desenvolvidas.
  • Liberal: delega tarefas com facilidade e trabalha em um clima de confiança em quem integra o time, por isso não costuma controlar o que cada um está ou deveria estar fazendo.
  • Carismático: muito diplomático, possui um discurso convincente e tem grande capacidade de engajar a equipe e uni-la para um propósito. Também possui facilidade em resolver conflitos e problemas de relacionamento entre os colaboradores.
  • Motivacional: esse líder nunca deixa a equipe desanimar, pois suas palavras-chave são otimismo e confiança. Com ele, o ambiente fica mais leve, pois, mesmo diante de resultados negativos, ele vai conseguir convencer a equipe de que é possível revertê-los.
  • Transformacional: busca a inovação e o esforço coletivo para chegar às mudanças pretendidas. Costuma ser inspirador, mas precisa estar atento também às tarefas do dia a dia.
  • Paternalista: é bastante comunicativo, acolhe, protege, aconselha, costuma criar um bom ambiente de trabalho. Precisa ter cuidado para não concentrar as atividades sobre si e para criar limites com os colaboradores.
  • Técnico: é marcado pelo conhecimento, pela experiência, ou seja, é um líder bastante capacitado tecnicamente. Precisa ter o cuidado de não intimidar os profissionais mais inexperientes.
  • Servidor: esse tipo de líder busca o equilíbrio entre os resultados econômicos da empresa e o bem-estar da equipe, então, é com base nisso que toma decisões e define estratégias.
  • Situacional: não possui um estilo fixo de gestão, pois consegue adaptar-se e responder a diferentes cenários e tipos de colaboradores. Por isso, talvez seja o tipo de líder capaz de atender a diferentes necessidades tanto da empresa como da equipe liderada. Ele tem diferentes maneiras de lidar com as pessoas, compreendendo suas  questões socioemocionais, e com as metas da empresa. Assim, por vezes, pode ser um líder motivacional, em outras situações mais liberal, em outras coach, enfim, possui uma grande capacidade de adaptação conforme a situação que se apresente. O grande desafio para esse tipo de liderança é agir de acordo com a situação, sem, no entanto, criar na equipe a sensação de injustiça porque cada um está sendo tratado de forma diferente.

Como você vê, os diferentes tipos de líderes podem atender diferentes necessidades da empresa e dos colaboradores. Nesse sentido, é fundamental saber definir quais são os colaboradores que ocuparão os cargos de líderes. Além disso, é muito importante a capacitação e o treinamento constante dos líderes, a fim de reforçar aspectos positivos de cada tipo de liderança e melhorar os pontos fracos, fortalecendo a ideia de que, para cada situação, é preciso adequar o estilo de liderança, afinal O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe.

Quer saber mais? Acesse o conteúdo Como criar uma cultura de execução na minha empresa e acompanhe os outros artigos da série. Se precisar do Sebrae, ligue para o 0800 570 0800. 


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