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Mon Aug 07 09:49:05 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONCORRENTE
Aprendendo com a concorrência no varejo

Saiba como é possível aprender com o seu concorrente on-line e usar isso a favor do seu negócio no varejo.

· Atualizado em 07/08/2023
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Você saberia dizer, de forma clara e objetiva, quem é o seu concorrente? Normalmente, a primeira ideia que vem à cabeça é de que o concorrente é aquele que vende o mesmo produto. Não está enganado quem pensa assim, pois esse é o conceito da chamada concorrência direta, mas existe um outro tipo de concorrência, a indireta, que não explora o mesmo produto que você, porém compete pelo seu cliente porque possui um público-alvo igual ou semelhante ao seu.

No varejo on-line, a concorrência está a um clique do mouse ou a um movimento da tela do celular ou tablet. É muito rápido para o consumidor abrir várias janelas e comparar preços, produtos ou até mesmo utilizar sites de comparação. Então, sobreviver no comércio virtual requer disposição para analisar a concorrência e aprender com ela. Sem essa prática, dificilmente um negócio decola e se diferencia no mercado.

E o que aprender com a concorrência?

Se observarmos as estratégias dos e-commerces que prosperaram, de forma resumida, podemos dizer que, em comum, eles atenderam aos seguintes aspectos:

  • Atendimento ágil: responder o cliente em tempo ágil pode fazer a diferença na decisão de compra. Não se esqueça de que ele pode estar em contato com outras empresas para tirar dúvidas sobre o mesmo produto no mesmo momento em que está em contato com a sua marca. Uma boa sugestão é ter uma lista de perguntas frequentes que os consumidores podem ter acerca do produto, da entrega, entre outros assuntos, as chamadas dúvidas recorrentes;
  • Boa logística: cuidar do estoque dos itens em parceria com bons fornecedores e ter prazos de entrega que são cumpridos, opções para o consumidor rastrear o pedido são diferenciais importantes para a conquista e retenção do cliente;
  • Conheça o cliente: saiba quem é o seu cliente utilizando bons instrumentos de coleta de dados e ofereça descontos e produtos que solucionem as suas necessidades, faça campanhas de interesse do seu público-alvo. Procure personalizar o atendimento sempre que possível;
  • Reforce o relacionamento no pós-venda: é essencial entender que a jornada do cliente não termina com a aquisição do produto. É preciso ter acesso ao que o cliente experimentou durante a jornada de compra, então aposte no pós-venda, criando meios de avaliação e canais de feedback. Esse retorno do cliente é fundamental para continuar melhorando o seu atendimento e o seu produto, destacando-se da concorrência;
  • Invista em parcerias: é possível fazer parcerias com quem tem um público-alvo semelhante ao seu, deixando de vê-lo como concorrente, e sim como uma oportunidade para ampliar o leque de produtos que você (no caso, vocês) pode oferecer ao seu cliente. Sem falar que, para o cliente, encontrar produtos complementares em um mesmo espaço, sempre é uma possibilidade de aumentar o ticket médio e de aumentar as vendas. Pense nisso!

O Sebrae preparou a série Concorrência no varejo on-line em que você vai entender que muitas lições podem ser aprendidas com o seu concorrente, criando a oportunidade para que seu negócio se torne mais competitivo no mercado.

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