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Mercado e Vendas | MARKETING
Como aplicar automação de marketing na empresa

A automação de marketing é essencial para aumentar o alcance e fortalecer a presença on-line da empresa.

· Atualizado em 10/03/2023
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A automação de marketing possibilita alcançar um grande número de pessoas com uma única ação. Ela passou por progressivos avanços e, hoje em dia, conta com recursos e processos como e-mail marketing, agendamento de postagens em redes sociais e interação do software de automação com o sistema de gestão de relacionamento com o cliente.

Além disso, a automação de marketing possibilita uma completa gestão dos leads, por exemplo, com a alteração de estágio do funil, a segmentação e uso de marcadores. Seja qual for o porte do negócio, o foco da automação é proporcionar condições de crescimento escalável com facilidade. 

Para saber aproveitar todo o potencial da automação, é imprescindível conhecer a fundo o assunto a fim de elaborar uma estratégia sólida em um esforço conjunto das equipes de marketing e de vendas. 

Como funciona a automação de marketing

A automação de marketing funciona a partir de uma ferramenta especializada. Trata-se de um software que permite centralizar e integrar as informações e as variáveis relacionadas ao processo de vendas.

Essa tecnologia possibilita gerenciar o marketing digital e realizar operações, como definir regras de automação, reunir dados de leads, avaliar métricas, promover a integração das equipes e criar materiais.

O e-mail marketing, por exemplo, é uma forma de automação. Nele, é possível colocar as funções: autoresponders, que são e-mails programados e automáticos; lista dinâmica, que avalia o estágio de compra do lead no funil e envia mensagens específicas para aquele momento; e workflow completo, que envolve a tecnologia das listas dinâmicas, mas com alguns aprimoramentos. 

O primeiro passo para aplicar a automação de marketing na sua empresa, é o planejamento. Ele deve estar baseado nos objetivos, nas personas e na jornada de compra. 

Em seguida, inicie a produção de conteúdo. Ter uma boa base de conteúdos no seu blog ou site é importante antes de iniciar a automação de marketing. Os materiais devem ser produzidos com base em uma estratégia, seguindo a jornada de compra no seu negócio. 

Contrate uma ferramenta de automação 

É fundamental buscar a ferramenta que mais se encaixa às necessidades da sua empresa. Para isso, você deve observar alguns pontos críticos, como: 

  • Funcionalidades: avalie se os recursos presentes no software são suficientes para proporcionar suporte para a sua estratégia. Verifique se há funções além do que é necessário. 
  • Facilidade de uso: observe se o software é de fácil manuseio ou se ele exige uma curva de aprendizado muito longa. Em caso de grande complexidade, é necessário ter uma política de retenção de conhecimento e de talentos.
  • Customização: analise se a ferramenta e se os planos proporcionam flexibilidade para a customização da plataforma. Pacotes adaptáveis ampliam o seu campo de atuação e minimizam os custos com funcionalidades não utilizadas.
  • Integração: verifique se o software se integra com outras plataformas que você utiliza. A integração favorece a agilidade da sua operação.
  • Relatórios: observe a modalidade de relatório de desempenho gerado pela ferramenta. Isso pode ser muito útil para o aperfeiçoamento contínuo.
  • Treinamento e suporte: avalie se a plataforma oferece treinamento e suporte para os seus colaboradores.
  • Custos totais: considere os custos diretos envolvidos com a plataforma e os custos indiretos, como treinamentos, taxas extras e contratações.

Qualifique os contatos

Ter uma base de leads qualificados significa que você tem algumas informações estratégicas sobre essas pessoas, como localização, cargo e segmento de atuação. Delimite quais são essas informações e coloque-as em formulários.

Dessa forma, você cria fluxos e materiais com mais chances de provocar interesse nos clientes em potencial.

Após configurar a ferramenta de automação, é importante investir em novas políticas de geração de leads, de forma previsível e com escalabilidade, ou seja, fazer o tracionamento.

Por isso, invista na produção de conteúdo, na otimização de SEO, na criação de landing pages que convertem, em publicações em redes sociais e também nos anúncios pagos. A proposta é direcionar as pessoas para o seu site, mas mantenha formulários para transformar essas pessoas em leads. 

Artigo escrito a partir do e-book Tudo que você precisa saber sobre automação de marketing

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