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Sat Feb 18 01:12:52 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como estabelecer estratégias de marketing orientadas para o cliente

Confira quatro ações que podem direcionar o seu marketing digital para a experiência do cliente.

· Atualizado em 18/02/2023
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O marketing orientado ao cliente coloca as necessidades e os desejos do cliente como norteadores para as decisões do marketing digital do negócio. Atualmente, o cliente está mais informado, exigente e consciente. Por isso, é fundamental que o marketing digital acompanhe essa mudança. 

Antes, as empresas tinham controle total da jornada do cliente. Com as novas tecnologias e os canais digitais, essa relação foi transformada. O consumidor tem acesso a diferentes experiências, que se tornam fatores relevantes para a sua tomada de decisões. 

Separamos quatro ações que você pode implementar no seu negócio para ter um marketing orientado ao cliente!

1. Crie conexões emocionais

Suas ações de marketing orientado ao cliente devem entender o cliente como um ser humano de forma integral e incluir abordagens mais personalizadas. Invista em um atendimento prático e que gere emoções positivas em seu cliente. 

Capacite as equipes de atendimento e busque formas de antecipar problemas comuns, oferecendo soluções que engajem positivamente o cliente com sua proposta. 

2. Conheça os perfis do seu público 

Conheça seu cliente de maneira profunda. Comece pesquisando sua base demográfica, como faixa etária e classe social. A partir disso, explore traços de comportamento e outras análises que podem delinear a jornada de compra das suas personas. 

3. Personalize a comunicação 

A personalização humaniza as relações entre empresa e cliente. Marcas como a NuBank, por exemplo, promovem uma comunicação interativa e próxima de seu público que, consequentemente, acaba tornando-se defensor da marca.  

4. Tenha atenção ao pós-venda 

O conceito de customer success, ou sucesso do cliente, está associado à ideia de um marketing orientado ao cliente. Trata-se de um profissional ou equipe que tem como foco ajudar os clientes a terem sucesso com a compra e com o uso do produto ou serviço. 

Sua marca deve ter atenção aos clientes mesmo após a finalização da venda. É nesse momento que você pode fidelizar o consumidor e fazer com que ele defenda e indique a sua empresa. 

A experiência do cliente está relacionada a todas as etapas de interação entre a empresa e o cliente, desde a descoberta, passando pelo convencimento, a venda e uso ou pós-venda do produto. Se essa experiência for negativa em qualquer momento, a percepção que o cliente tem da sua empresa pode ser impactada. E, se for positiva, pode trazer bons resultados, incentivar mais vendas e indicação. 

Invista em uma estratégia omnichannel, ou seja, integre diferentes canais de atendimento e venda. Todos os setores, como de vendas, suporte e marketing, precisam estar interligados e compartilharem informações. Trabalhando de forma conjunta é mais provável garantir o sucesso da empresa.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-ES:

Marketing orientado ao cliente: como implementá-lo em sua estratégia?

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como a experiência do cliente pode ser um diferencial competitivo

Experiência do cliente: como garantir a satisfação dele?

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