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Thu Sep 22 19:27:14 BRT 2022
Mercado e Vendas | CLIENTE
Confira 6 passos para identificar a dor do seu cliente

Veja como identificar as dores do seu cliente para direcionar suas ações de marketing digital e torná-las mais efetivas.

· Atualizado em 22/09/2022
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Descobrir as dores do seu cliente é fundamental para direcionar suas ações de marketing digital e vendas. Saber o que o cliente busca ajuda na sua estratégia de abordagem e divulgação. Assim, é possível oferecer uma solução que resolva o problema do lead e corresponda de imediato às expectativas dele. 

A dor do cliente é o problema da sua persona. Ela é específica para cada tipo de negócio e cliente. As dores representam as principais dúvidas, anseios e expectativas do consumidor. Sabendo disso, você consegue definir estratégias, ações e uma linguagem mais assertiva para atender aos interesses da sua persona. 

Entender a dor do cliente é um dos primeiros pontos do marketing digital, que tem como objetivo conversar diretamente com o potencial cliente. Para que a conversa seja precisa, clara e eficaz, você precisa entender o que a sua persona quer ou precisa. 

Existem perguntas básicas que precisam ser respondidas logo no início de qualquer planejamento de marketing digital:

  • Qual é a importância do serviço ou produto para o meu cliente?
  • Quais são os problemas da minha persona que ajudo a resolver com esse produto ou serviço?
  • Por que o cliente precisa dessa solução?
  • Qual é o prazo que o cliente tem para resolver essa dor?
  • O que acontece caso a dor não seja solucionada?
  • Qual é o sentimento da persona ao solucionar essa dor?

Mas, como responder a essas perguntas e identificar as dores do seu cliente? Confira seis passos que separamos para você conseguir determinar as dores dos seus clientes:

1. Escute o seu cliente

Converse com o seu cliente, pessoalmente ou on-line. Você pode aproveitar as redes sociais para manter um relacionamento e pedir para feedbacks. Por exemplo, você pode perguntar como a pessoa encontrou o seu negócio, o que estava em busca e continuar a conversa. 

2. Faça pesquisas

Você pode fazer pesquisas de satisfação ou levantamento de questões via WhatsApp, e-mail ou pelas redes sociais. Lembre-se de fazer perguntas claras e objetivas, formulários curtos para não cansar o seu cliente. 

3. Analise a sua concorrência

Esteja atento às ações da concorrência e como está funcionando o mercado do seu segmento. Não se trata de copiar estratégias, mas de observar o que está dando certo e o que pode ser aprimorado.

4. Enxergue o seu produto como uma solução

Seu produto é uma solução para o seu cliente, e não um simples item. Lembre-se de que todo produto está associado a um serviço. Quem compra um tênis de corrida, não compra algo para usar no pé simplesmente. Compra conforto, maciez, segurança, estabilidade e absorção de impacto para correr melhor, por exemplo. Agregue valor ao seu produto. 

5. Coloque-se no lugar de cliente 

Encare o seu produto sem “amor de dono”. O que isso quer dizer? Tenha uma visão crítica e livre sobre ele. Procure pensar com a cabeça do seu cliente. O que ele sentiria ao usar o seu produto? O que ele pensaria e falaria para as pessoas sobre o seu negócio? 

6. Mapeie a jornada do seu cliente

As dores são específicas de cada cliente, mas, ainda assim, existem algumas similaridades entre elas. Descobrir essas semelhanças faz parte do mapeamento da jornada do cliente. Conhecendo cada etapa da jornada, você sai das perguntas ou dores óbvias e consegue ser mais específico. É uma maneira de conhecer o seu cliente e identificar dores atuais, que podem mudar de tempos em tempos. 

Identificar as dores do seu cliente é o primeiro passo, mas ele não é feito apenas uma vez. Pelo contrário, constantemente você precisa estar atento às perguntas e ao feedback da sua persona. Não deixe de escutar o que ela tem para dizer e faça um acompanhamento frequente das suas ações. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como mapear a jornada do consumidor nos meios digitais

Cartilha como elaborar uma pesquisa de mercado


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