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Wed Jul 20 14:53:50 BRT 2022
Mercado e Vendas | SATISFAÇÃO
Dez fatores-chave para o sucesso de um salão de beleza

Confira as principais características e conceitos para o bom desempenho de um salão: do atendimento aos clientes à segmentação e promoção.

· 14/06/2022 · Atualizado em 20/07/2022
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Conhecer bem o mercado e o dia a dia do negócio é essencial para conseguir desenvolver planejamentos e modelos de gestão eficientes. Não basta ser excelente profissional do ramo: deve-se entender e trabalhar a excelência no gerenciamento do salão de beleza.

A fim de ajudar nesse processo, indicamos recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do negócio, cativar os clientes e oferecer sempre serviços de alta qualidade.

Os fatores de sucesso
  1.  Atendimento

    O atendimento faz toda a diferença e é um dos principais pontos que levam um cliente a voltar ou a trocar de salão de beleza. O bom atendimento proporciona uma boa experiência ao cliente. Assim, toda a equipe do salão deve saber atender bem, ser atenciosa e cordial. Este deve ser um dos focos principais de um espaço de beleza, pois cliente bem atendido retorna e fala bem do salão. 

    15 dicas para atender bem

    2.      Relacionamento com os clientes

    Na linha do bom atendimento, investir em um bom relacionamento é muito importante. O bom relacionamento deve ser promovido nos diversos canais, físicos e digitais, tanto no espaço de beleza como nas mídias sociais. Para o atendimento personalizado, deve-se conhecer o perfil do cliente e ficar atento às suas preferências pessoais. O salão precisa ter vários canais para contato, responder ao cliente rapidamente e priorizar sua satisfação.

    Faça o curso Customer success: como conquistar e manter clientes, e aprenda a deixar o seu público feliz da vida, on-line e gratuito.

    3.      Qualidade, atualização e inovação

    Oferecer serviços com excelência e produtos de alta qualidade, além de seguir ou criar tendências de mercado, é um ótimo diferencial competitivo que agrega valor ao negócio. Os clientes querem qualidade. Portanto, esteja atento à qualidade dos serviços e à atualização dos produtos e das técnicas que utiliza no salão.

    Promova e incentive o treinamento de sua equipe. Inove sempre, esteja informado sobre as tendências do mercado, participe de cursos, feiras e eventos. Só assim você vai estar sempre atualizado e trazer o que tem de novidade para seu estabelecimento de beleza, a fim de atender melhor ao seu público.

    4.      Adequação a normas e leis

    Seguir as normas técnicas e sanitárias traz segurança tanto para os clientes quanto para os profissionais, além de evitar desperdícios e custos desnecessários.

    A contratação de profissionais também deve se adequar às leis vigentes. Já ouviu falar da Lei do Salão-Parceiro? Conheça mais sobre ela, a qual busca regularizar a contratação de profissionais autônomos nos salões de beleza.

    5.      Marca e reputação

    A marca de um negócio é a sua identidade. Investir em uma boa reputação e em uma boa imagem é essencial para criar uma percepção de valor positiva. Isso ajuda a cativar os clientes e a trazer novos. 

    6.      Espaço e conveniência

    O design dos espaços deve proporcionar conveniência e conforto aos clientes, tudo deve ser pensado para tornar sua experiência no salão mais agradável. Um bom design, pensado nos clientes e nos profissionais, aumenta a agilidade dos processos. 

    7.      Montagem de equipe e fidelização

    Os melhores produtos e serviços só têm sua plena função quando trabalhados por profissionais especializados e competentes. Os colaboradores são os maiores bens de uma empresa.

    8.      Controle financeiro e de estoque

    A saúde de um negócio depende de rigoroso controle financeiro e de estoque. As contas da empresa precisam estar em dia para investir, comprar insumos ou mesmo suprir emergências.

    9.      Diversificação e inovação

    Diversificar produtos e serviços – sem sair do foco do negócio – ajuda a cativar e fidelizar os clientes, aumentando a lucratividade e o faturamento mensal.

    10. Promoção e segmentação

    Planejar e executar estratégias de divulgação em nichos, além de direcionar o negócio para um setor específico do mercado, pode aumentar a competitividade e o valor dos serviços.

    • Mensagens e ofertas devem ser atraentes e focadas no público-alvo.

     

Acesse a ferramenta

A ferramenta consiste em um questionário com dez perguntas, de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada tipo de resposta, a ferramenta estrutura sugestões e planos de ação.

Após responder ao questionário, você receberá, em até cinco dias, um relatório por e-mail com as seguintes informações:

  • Nível de competitividade mercadológica.
  • Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
  • Ferramentas para melhorar o desempenho e aumentar os resultados.
  • Gráfico com a performance em cada fator e a comparação com os demais empresários que utilizam a ferramenta.

Responda agora ao questionário e receba suas orientações personalizadas.

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