Confira as principais características e conceitos para o bom desempenho de um salão: do atendimento aos clientes à segmentação e promoção.

Conhecer bem o mercado e o dia a dia do negócio é essencial para conseguir desenvolver planejamentos e modelos de gestão eficientes. Não basta ser excelente profissional do ramo: deve-se entender e trabalhar a excelência no gerenciamento do salão de beleza.
A fim de ajudar nesse processo, indicamos recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do negócio, cativar os clientes e oferecer sempre serviços de alta qualidade.
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Atendimento
O atendimento faz toda a diferença e é um dos principais pontos que levam um cliente a voltar ou a trocar de salão de beleza. O bom atendimento proporciona uma boa experiência ao cliente. Assim, toda a equipe do salão deve saber atender bem, ser atenciosa e cordial. Este deve ser um dos focos principais de um espaço de beleza, pois cliente bem atendido retorna e fala bem do salão.
2. Relacionamento com os clientes
Na linha do bom atendimento, investir em um bom relacionamento é muito importante. O bom relacionamento deve ser promovido nos diversos canais, físicos e digitais, tanto no espaço de beleza como nas mídias sociais. Para o atendimento personalizado, deve-se conhecer o perfil do cliente e ficar atento às suas preferências pessoais. O salão precisa ter vários canais para contato, responder ao cliente rapidamente e priorizar sua satisfação.
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3. Qualidade, atualização e inovação
Oferecer serviços com excelência e produtos de alta qualidade, além de seguir ou criar tendências de mercado, é um ótimo diferencial competitivo que agrega valor ao negócio. Os clientes querem qualidade. Portanto, esteja atento à qualidade dos serviços e à atualização dos produtos e das técnicas que utiliza no salão.
Promova e incentive o treinamento de sua equipe. Inove sempre, esteja informado sobre as tendências do mercado, participe de cursos, feiras e eventos. Só assim você vai estar sempre atualizado e trazer o que tem de novidade para seu estabelecimento de beleza, a fim de atender melhor ao seu público.
4. Adequação a normas e leis
Seguir as normas técnicas e sanitárias traz segurança tanto para os clientes quanto para os profissionais, além de evitar desperdícios e custos desnecessários.
A contratação de profissionais também deve se adequar às leis vigentes. Já ouviu falar da Lei do Salão-Parceiro? Conheça mais sobre ela, a qual busca regularizar a contratação de profissionais autônomos nos salões de beleza.
5. Marca e reputação
A marca de um negócio é a sua identidade. Investir em uma boa reputação e em uma boa imagem é essencial para criar uma percepção de valor positiva. Isso ajuda a cativar os clientes e a trazer novos.
6. Espaço e conveniência
O design dos espaços deve proporcionar conveniência e conforto aos clientes, tudo deve ser pensado para tornar sua experiência no salão mais agradável. Um bom design, pensado nos clientes e nos profissionais, aumenta a agilidade dos processos.
7. Montagem de equipe e fidelização
Os melhores produtos e serviços só têm sua plena função quando trabalhados por profissionais especializados e competentes. Os colaboradores são os maiores bens de uma empresa.
8. Controle financeiro e de estoque
A saúde de um negócio depende de rigoroso controle financeiro e de estoque. As contas da empresa precisam estar em dia para investir, comprar insumos ou mesmo suprir emergências.
9. Diversificação e inovação
Diversificar produtos e serviços – sem sair do foco do negócio – ajuda a cativar e fidelizar os clientes, aumentando a lucratividade e o faturamento mensal.
10. Promoção e segmentação
Planejar e executar estratégias de divulgação em nichos, além de direcionar o negócio para um setor específico do mercado, pode aumentar a competitividade e o valor dos serviços.
- Mensagens e ofertas devem ser atraentes e focadas no público-alvo.
A ferramenta consiste em um questionário com dez perguntas, de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada tipo de resposta, a ferramenta estrutura sugestões e planos de ação.
Após responder ao questionário, você receberá, em até cinco dias, um relatório por e-mail com as seguintes informações:
- Nível de competitividade mercadológica.
- Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
- Ferramentas para melhorar o desempenho e aumentar os resultados.
- Gráfico com a performance em cada fator e a comparação com os demais empresários que utilizam a ferramenta.
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