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Thu Apr 20 19:01:10 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Entenda (e aproveite) o funil de vendas

Aprender a aplicar o funil de vendas do marketing digital pode garantir excelentes negócios.

· Atualizado em 20/04/2023
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O funil de vendas é uma representação da jornada digital do cliente, desde o primeiro contato com o seu negócio até a concretização da compra e, mais adiante, também o pós-venda. 

Entender as etapas do funil de venda permite que você perceba em que momento o cliente está e desenvolva as ações necessárias para que ele avance e feche o negócio. Assim, o funil de vendas pode funcionar como uma ferramenta muito eficiente de inbound marketing, conceito que pode ser definido sobre o processo de influenciar o cliente para que ele conclua a compra.  

Só existe um caminho, composto por três etapas, para essa jornada do cliente. Se você perceber que há um salto, é porque provavelmente o visitante está cumprindo a etapa junto a um concorrente. 

Etapas do funil de vendas 

A ideia básica do funil de vendas e do inbound marketing é que, à medida que as pessoas aprendem, elas se transformam. O processo envolve as seguintes etapas: 

  1. Topo de funil (consciência) – Nesta etapa, a pessoa chega ao seu website indiferente à necessidade ou problema. A proposta é oferecer conteúdo de interesse do visitante, para gerar leads. Por conta das informações estratégicas armazenadas em sua landing page (página de captura de dados), você já tem condições de iniciar um relacionamento com esse cliente em potencial. O topo de funil é a área mais ampla, onde você mais disponibiliza conteúdo, visando a fazer o visitante prosseguir na jornada. 
  2. Meio de funil (consideração) – A passagem da etapa indica que a pessoa reconheceu um problema a resolver ou uma oportunidade a aproveitar. O desafio será orientar o futuro cliente a utilizar suas soluções, já que as pessoas, em geral, não querem que você resolva problemas por elas.  
  3. Fundo de funil (decisão) – Nesse momento, você ajuda a pessoa a tomar a melhor decisão – e isso pode envolver ou não a venda de seu produto. O fundamental, para garantir o sucesso na jornada do cliente é que você assegure o êxito de quem o procurou. Isso significa conquistar a confiança do cliente: mesmo se a venda não acontecer agora, ele irá procurá-lo mais adiante, por conta do ganho de confiança. E essa fidelização não tem preço. 

Como aplicar o funil de vendas 

Há diversas formas de aplicação do funil de vendas no dia a dia da empresa. A metodologia HubSpot, por exemplo, divide o processo em quatro fases. Confira:  

Fase 1: Atração - Tem como finalidade transformar um desconhecido em visitante, mas não deve ser confundida com o topo de funil. Nesta fase, são oferecidos materiais como conteúdo de blogs, otimizados em SEO on page e off page, e redes sociais. Isso contribui para que seu website ganhe autoridade junto ao visitante.   

Fase 2: Conversão - O foco é converter o visitante em lead, obtendo dele a autorização para iniciar uma conversa. Sua ferramenta para isso é oferecer conteúdo valorizado pela pessoa, como um e-book, um infográfico ou uma newsletter. Na landing page de sua empresa deve haver um formulário que coleta os dados essenciais para enviar o material. 

Fase 3: Fechamento - Aqui, o objetivo é converter um lead em cliente. Quando você organiza o pessoal de marketing e vendas em um time só, é possível obter vantagens ainda maiores, como um fluxo de comunicação constante e tempo mais rápido de reação. 

Fase 4: Encantamento - A principal finalidade, nesta fase, é fazer com que o cliente se transforme também em um divulgador de seu produto ou sua marca. E para que isso ocorra, é fundamental que a cultura da empresa seja centrada na experiência e no sucesso do cliente. 

Saiba mais

Agora que você conhece melhor o funil de vendas e a importância dele para ampliar suas vendas, dê uma olhada neste material do Sebrae sobre o assunto. E bons negócios!  

Funil de vendas: como utilizar a favor do seu negócio?

Funil de vendas: mais oportunidades de conversão em menos tempo

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