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Fri Oct 21 22:23:00 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Entenda o poder do social selling

Redes sociais têm como objetivo gerar conexão entre pessoas. Por isso, um pressuposto do social selling é a humanização.

· Atualizado em 21/10/2022
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Para vender pelas mídias sociais, é preciso humanização. As redes sociais são ambientes de relacionamento e não de vendas. Se você só publica produtos para vender, sem se conectar com o seu cliente, você pode não conseguir os resultados esperados. 

É fundamental entender os efeitos das mídias sociais na mente das pessoas, na forma como elas se comunicam e como compram produtos e serviços. Em cada rede social, vestimos uma camiseta, ou seja, temos uma linguagem específica. 

No Linkedin, por exemplo, vamos tratar de carreiras profissionais com uma linguagem mais formal. Já no Instagram, podemos investir em imagens e vídeos. No TikTok, é possível focar no entretenimento e assim por diante. 

Você precisa conhecer o seu público para saber em qual rede social ele está e qual é a linguagem que chega até ele. Quando falamos de linguagem, não estamos falando de uma formalidade, mas, sim, de humanização. Para conectar-se com o seu cliente, você precisa interagir, conversar, estar presente, todas características da humanização nas redes sociais. 

Social selling

Social selling ou venda social o é meio de o cliente chegar diretamente ao vendedor. Segundo o ex-diretor do Linkedin, Osvaldo Barbosa, trata-se de “um novo conceito e requer uma mudança de hábito: é uma evolução do processo tradicional de venda no qual o cliente ligava para as empresas e falava com diversas pessoas até chegar ao profissional certo”.

Com o social selling, isso acaba. O empreendedor torna-se a marca porque ele está na rede social pronto para atender o cliente. Mas, nesse caso, o perfil deve ser pessoal ou comercial? 

Você pode utilizar seu perfil pessoal para ter uma aproximação maior, mas é preciso ter ética. Lembre-se de que você é o que você compartilha. Então, é necessário ter cuidado com o que você está publicando no seu perfil social para manter uma boa reputação digital.

Seu perfil social impacta na imagem e reputação da sua marca. Por isso, além de ter ética, você precisa produzir conteúdo de qualidade e relevante, para que seu cliente não pense que você só publica produtos para vender. Isso pode cansar a sua audiência e provocar o abandono do seu perfil. 

Outro conceito importante é o UGC, que é uma sigla em inglês para conteúdo gerado pelo usuário. Os próprios usuários estão gerando conteúdo e nos dando dicas sobre o que eles querem saber. Ou seja, é uma oportunidade de saber qual conteúdo interessa ao seu público.

Uma ferramenta chamada Conteúdo de Ideias pode ajudar na sua produção de conteúdo. Se você tem uma sorveteria, por exemplo, e quer saber o que interessa ao seu cliente, você coloca “sorvete” nessa ferramenta e aparecem as perguntas que as pessoas fazem no Google sobre o tema. 

Resumindo, social selling é relacionar-se, conectar-se com pessoas para que elas conheçam o seu trabalho. Por meio do seu conteúdo você gera o desejo de compra dos seus produtos ou serviços. 

Social selling no Linkedin

O Linkedin divulgou uma pesquisa dizendo que sete é o número médio de pessoas envolvidas em um processo de compra B2B; 75% dos compradores B2B usam redes sociais para buscar informações sobre os vendedores. E, 90% dos tomadores de decisão em empresas B2B nunca respondem a um cold call. 

Esses dados mostram que, mesmo que a relação seja entre empresas, são as pessoas que estão negociando e interagindo. Muitas vezes, o empreendedor vai vender um produto para uma empresa, e ela busca o seu perfil pessoal no Instagram, Linkedin ou outras para ter informações sobre ele. 

Cuidar da reputação digital é essencial no social selling. A missão do Linkedin afirma que pretende “conectar os compradores e vendedores do mundo todo, para assim construir relacionamento”. A plataforma não fala em vendas, mas em conexão e em humanização. 

O Linkedin avalia quatro pontos do social selling:

1. Criar uma marca profissional – seu perfil está completo?

2. Encontrar pessoas certas – você está utilizando a busca para encontrar as pessoas dentro do Linkedin?

3. Engajar usando os insights – você está se conectando com outros perfis, curtindo, compartilhando?

4. Construir relações fortes.

Com esses pontos, o Linkedin avalia o seu Social Selling Index (SSI), ou seja, seu índice de vendas sociais na plataforma. Aproveite essa rede social para desenvolver sua reputação digital no mundo dos negócios.  

Artigo feito a partir da live do Sebrae Mato Grosso: Jornada de Marketing Digital 2022

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