Com a pandemia da covid-19, os empreendimentos do setor precisam se adaptar aos novos hábitos de consumo. Confira algumas dicas que vão orientar esse processo.

Os impactos causados pela crise do coronavírus têm sido intensos para o segmento de alimentação fora do lar. É preciso ficar atento a essa nova realidade, e muitos estabelecimentos têm tentado contornar a situação reforçando o serviço de entrega, o que é uma boa alternativa, mas precisa ser bem estruturado para evitar problemas que possam prejudicar os negócios.
Diante de um cenário de crise, nunca é demais reforçar alguns cuidados e potenciais estratégias, então preparamos dicas para você, que tem uma operação de food service, evitar problemas com a segurança alimentar e, consequentemente, na geração de caixa
Reforce as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos
A busca pela adequação às regulações sanitárias no Brasil não é novidade para o empreendedor do ramo. Contudo, sabemos que falhas existem, e que muitos estabelecimentos nem sequer têm o manual de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos e os procedimentos operacionais padronizados implementados.
Quando o colaborador não é treinado, pode se tornar um agente de contaminação. Sendo assim, a compreensão das legislações sanitárias vigentes é mais do que obrigatória, ainda que em uma fase de endemia. Por isso, recomendamos que o empresário redobre a atenção para proteger seus clientes, seus colaboradores, a ele mesmo e toda a comunidade envolvida.
Reanalise os processos de limpeza de utensílios, mãos, objetos e superfícies – Álcool 70%/70° sempre
Álcool 70%/70° e sabonete antisséptico já são itens obrigatórios para a assepsia das mãos nos estabelecimentos do food service.
Os utensílios normalmente são lavados em máquinas, e a altas temperaturas. Depois disso, normalmente ocorre o que chamamos de “polimento” ou sanitização, com álcool 70%/70° e pano descartável.
A utilização de luvas descartáveis para esse processo reforça a segurança. Mas, não adianta fazer tudo isso e dispor os talheres em local desprotegido, expostos, ou utilizar panos de prato de algodão.
Os donos de negócios devem ficar atentos ao seu caixa, negociando e renegociando prazos com seus fornecedores para ganhar fôlego neste período de aperto financeiro. Também devem ficar atentos às linhas de financiamento lançadas pelo governo federal para empresas com dificuldades financeiras devido à pandemia e seus reflexos.
Compre com responsabilidade. Repense o seu cardápio e reveja sua operação. Após isso, faça um bom planejamento de compras, com consciência. Em tempos de crise ou carência de abastecimento, compras desnecessárias, normalmente, resultam em desperdício de insumos e em impactos financeiros.
Reduza o cardápio de alimentos crus
O consumidor está desconfiado para comer alimentos crus. Sendo assim, avalie realmente se será necessário trabalhar com todo o mix de ofertas do seu negócio. Recomendamos uma análise da redução do seu cardápio a fim de evitar desperdícios.
Promova informações sobre a covid-19 à sua equipe
Convoque os colaboradores para uma reunião de esclarecimentos sobre a pandemia. Respeite as distâncias, tire dúvidas e esclareça como serão as novas condutas de atendimento.
Treine e capacite a equipe, principalmente a de delivery, lembrando sempre que é necessário redobrar a atenção com mãos, boca e nariz (tosses e espirros), que são os principais veículos de contaminação do vírus.
Como reduzir o desperdício de alguns produtos e proporcionar um melhor ambiente de trabalho
Reveja os canais de venda e seus processos
- WhatsApp Business para encomendas prévias de refeições com retirada no restaurante.
- Implementação de serviço de entrega/delivery, sem esquecer que o entregador é também um possível agente contaminante.
- Adesão aos aplicativos existentes no mercado.
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de alimentos e bebidas: siga as comunidades Sebrae, no Telegram.
Sebrae Bares e Restaurantes
Acesse: https://t.me/sebraebareserestaurantes
Sebrae Varejo de Alimentos e Bebidas
Acesse: https://t.me/sebraevarejodealimentos
Sebrae Mei de Alimentação
Acesse: https://t.me/sebraemeialimentacao
Foi um prazer te ajudar :)