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Fri Sep 30 10:29:34 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Natal: oportunidade de vendas, inovação e estratégias

O Natal é uma data especial para o comércio varejista, então prepare-se com antecedência para inovar e utilizar estratégias de marketing de alto impacto.

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Kallina Vivas Ferreira, especialista em desenvolvimento do varejo da Empresa 5Ps Consultoria

· Atualizado em 30/09/2022
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Por ser uma época em que o emocional do consumidor está sensível, o fim do ano é propício para comemorações, agradecimentos e promessas para o novo ano. Os eventos de Natal e Ano-Novo trazem para o varejo a perspectiva e a esperança de faturamentos muito superiores à média de todos os demais meses. Esse é, então, um período bastante promissor, ainda mais porque os consumidores estão mais capitalizados devido ao 13º salário.

As festas natalinas fazem parte de períodos tradicionais em que presentes são trocados, amigos-secretos acontecem, comemorações de famílias são constantes e empresas aquecem suas vendas. Elas representam, portanto, oportunidades de aumentar os lucros e estreitar o relacionamento com os clientes. 

Diante dessa oportunidade, estar preparado e capacitar a equipe é o ponto-chave para excelentes vendas e um acréscimo positivo na rentabilidade.

O momento requer, além de criatividade e inovação, uma estratégia de marketing capaz de atrair muitos clientes e novos consumidores. Por isso, invista nas suas possibilidades e use todo o potencial do seu negócio para que esse período seja memorável. Disponibilize os produtos que os clientes querem comprar, ofereça o melhor atendimento e impressione o público. 

Uma solução prática, conveniente e acessível é realizar ações digitais usando plataformas de vendas de itens típicos de Natal, com uma comunicação mais lúdica de fim de ano, sensibilizando o consumidor.

Observe o poder de compra do seu público e o avanço da inflação, pois esses fatores criam mudanças de comportamento dos clientes, que substituem produtos por opções mais econômicas. Portanto, diante de um cenário assim, é necessário que os varejistas ofereçam versatilidade e alternativas mais baratas.

Estas são algumas dicas que auxiliarão na preparação do seu negócio e de sua equipe para a época natalina:

1. Planeje ações comerciais que atraiam o cliente até a sua loja, trabalhando com estratégias de impulsionamento de vendas, tais como:

- Produto certo;

- Precificação adequada;

- Promoção bem direcionada;

- Ponto do produto na loja;

- Merchandising.

2. Explique e repasse todas as informações das ações comerciais de Natal para a equipe.

3. Estude com a equipe os novos produtos e as dinâmicas das ações, das precificação e dos descontos.

4. Repasse o material de comunicação da loja aos funcionários.

5. Prepare a loja física para o período por meio de:

- Decoração temática;

- Música ambiente;

- Exposição dos produtos;

- Montagem de kits atrativos;

- Etiquetas de preços corretamente expostas.

6. Acompanhe de perto o atendimento da equipe e trabalhe os possíveis desvios de padrão, sempre com o objetivo de orientar e estimular mais vendas.

7. Tire todas as dúvidas da equipe, ofereça apoio e reforce as iniciativas positivas.

8. Mantenha um clima alegre e otimista dentro da loja, pois todos os funcionários precisam estar na mesma sintonia.

9. Saiba ouvir, observar e convencer o cliente, sem forçar a compra do produto.

10. Busque entender qual é a real necessidade do consumidor, por isso sempre o escute com atenção.

11. Prepare a equipe de vendas para observar todos os detalhes, pois muito do que não é dito verbalmente pode ser percebido de outras formas.

12. Ajude o cliente em sua lista de presentes, perguntando se ele pretende presentear seus familiares e ajudando-o com boas opções.

13. Certifique-se de que os vendedores conheçam bem os produtos. Embora seja algo essencial, é comum encontrar lojas em que os atendentes/vendedores não conhecem bem ou não sabem o que vendem e, assim, não têm argumentos suficientes para concluir a venda.

14. Valorize os itens ofertados. Para isso, é necessário que a equipe conheça e acredite, de fato, no valor do que ela vende.

15. Identifique oportunidades para vender itens complementares e não tenha medo de oferecê-los durante a negociação com o cliente. Mesmo que ele não os adquira naquele momento, ele já conhecerá o produto para outras possíveis compras.

16. Realize o pós-vendas, que consiste em um dos segredos da fidelização de um cliente. Essa ação faz com que ele volte a fechar outras compras com você e indique a sua loja.

17. Siga o planejamento e o calendário de comunicação que a loja estabeleceu, principalmente nas redes sociais.

18. Promova estratégias de impulsionamento nas redes sociais, não se esquecendo da sua manutenção digital.

19. Esteja presente nas redes sociais e prepare a equipe para contribuir com o atendimento digital.

É fundamental que a equipe esteja treinada, engajada, alinhada e motivada para que esse período renda bons resultados. Caso possível, institua um aumento de comissionamento para que os vendedores fiquem mais entusiasmados, e por consequência, vendam mais.

Não tem segredo: ao preparar seu time para o sucesso de todos e não somente para o sucesso individual, todos ganham, inclusive os clientes, que sairão satisfeitos de sua loja.

Um varejista só terá sucesso se contar com uma equipe engajada, motivada e comprometida. Então, boas vendas!


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