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Sat May 06 13:34:06 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
O que é marketing de atração?

Entenda as etapas do marketing de atração para conquistar os seus clientes.

· 03/03/2023 · Atualizado em 06/05/2023
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O marketing de atração é uma das formas mais eficientes de garantir resultados positivos para o seu negócio. Essa estratégia não se limita apenas a levar as pessoas para dentro do seu negócio, mas, também, determina algumas táticas para que você possa encantar e converter seus clientes. 

Além de potencializar as vendas de um negócio, o marketing de atração aumenta a probabilidade de fidelização de clientes, o que também é uma estratégia interessante para aumentar suas vendas e reduzir o custo com publicidade.

A ideia é que em vez de realizar uma panfletagem de forma totalmente aleatória, a empresa chegue até o seu público de forma mais específica, com anúncios segmentados em plataformas de redes sociais, mensagens não invasivas no WhatsApp ou ligações de telemarketing.

O marketing de atração funciona com base na adoção de algumas estratégias. Você também encontra o termo inbound marketing para falar de marketing de atração. Ambos significam a mesma coisa. 

Essa estratégia passou a ser utilizada com mais frequência desde 2006, nos Estados Unidos. A descoberta da metodologia aconteceu depois de um estudo que analisou o comportamento das pessoas enquanto navegavam na internet. 

Basicamente, o marketing de atração é um processo que tem como etapas principais: a atração do cliente até o estabelecimento — seja ele uma loja física ou um site —, a sua educação para que ele entenda a própria necessidade e como a sua empresa pode supri-la e, finalmente, possa fechar uma venda.

Esse tipo de metodologia, além de facilitar o processo de vendas, também aumenta as chances de fidelização do cliente e o poderosíssimo marketing boca a boca.

Como funciona a metodologia do marketing de atração 

O marketing de atração acontece em 4 etapas:

Atração

Para atrair pessoas para o seu site ou loja virtual, você deve criar postagens em blogs, redes sociais ou sites, com conteúdos interessantes e de alto valor para o seu cliente. Na jornada do cliente, esse é o momento em que uma pessoa descobre que tem um problema. 

Existem muitos casos de indivíduos que nem sabem que precisam de determinado produto ou serviço. Por exemplo, imagine que você tem uma loja de calçados e faz um trabalho de marketing com postagens em suas redes sociais, mostrando os benefícios de determinado tênis de corrida.

O foco principal é mostrar para o cliente que ele precisa daquele item para ser utilizado no seu dia a dia ou na sua prática esportiva.

Nesse caso, a pessoa nem imaginava que o calçado que utiliza pudesse estar prejudicando os seus pés e músculos da perna, despertando, assim, um interesse em saber mais sobre o produto e, consequentemente, levando-a até o seu estabelecimento ou site saber mais sobre ele.

Conversão

Essa é a segunda etapa do inbound marketing. O objetivo principal nessa fase é conseguir o contato da pessoa que, até então, era apenas desconhecida pela sua empresa, tornando-se um lead.

Dessa forma, você fica mais próximo desse consumidor e tem a oportunidade de enviar mais conteúdos para que ele aprenda mais sobre suas soluções. 

Fechamento

O lead já sabe que tem um problema, foi educado a respeito do assunto e, nesse momento, fará uma comparação de produtos para, enfim, fechar a compra. Entretanto, o seu trabalho não finaliza por aqui. 

Encantar o cliente

Fechada a compra, você deve encantar o seu cliente para fazer dele um divulgador espontâneo da sua marca.

Nesse contexto, enviar e-mails com dicas de como usar os produtos adquiridos, pesquisas de satisfação e inícios de novos processos de atração para que ele faça novas aquisições fazem parte da tentativa de encantar seus consumidores.

Um detalhe importante a ser mencionado é que o processo não precisa, obrigatoriamente, ser linear. Um consumidor que ainda não está preparado para a compra pode voltar à etapa de conversão e continuar sendo trabalhado até que esteja pronto para comprar o seu produto ou serviço. 

É fundamental que você entenda que o processo precisa ser leve e tranquilo. Tome cuidado para não parecer que você está forçando o cliente a tomar uma decisão. Deve haver sutileza e simplicidade, para que ele, de fato, gere o resultado esperado.

Artigo escrito a partir do e-book: Como implementar o marketing de atração? 

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