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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
O segredo que não te contam sobre a satisfação do cliente no varejo

Existe um grande segredo sobre a satisfação dos seus clientes que ninguém nunca te falou.

· Atualizado em 30/09/2022
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Existe um grande segredo sobre a satisfação dos seus clientes que ninguém nunca te contou. Bem, na verdade já te contaram sim, mas talvez você não tenha acreditado. De qualquer forma, lá vai:

Colaborador satisfeito atende bem e faz o cliente satisfeito.

 

Isso mesmo. Para fazer com que seu colaborador atenda bem ao seu cliente é preciso que você garanta que ele também seja bem tratado. Pense bem, faz muito sentido. O que faz com que você fique verdadeiramente encantado com o atendimento de alguém? Sim, é aquele fator humano, aquela vontade genuína que você sente quando alguém quer, verdadeiramente, conseguir satisfazer você como cliente.

Agora, você, empreendedor, precisa genuinamente buscar a satisfação dos seus funcionários para que eles possam também buscar a satisfação dos seus clientes. É uma cadeia virtuosa que começa com o seu cuidado e termina com o encantamento do seu consumidor.

Para conseguir, é imprescindível escolher bem os colaboradores que irão trabalhar com você. O melhor ponto de partida é trabalhar com pessoas que gostam de pessoas. Depois, é preciso treiná-las adequadamente para o uso de sistemas e regras e garantir que estejam continuamente se desenvolvendo. Vale manter pessoas com perfil adequado nas posições adequadas. Por exemplo: um bom atendente deve gostar de trabalhar com público; já na produção, são necessárias pessoas habilidosas que tenham facilidade em lidar com rotinas e repetições.

O próximo passo é integrá-los à cultura da empresa. Talvez você pense que a sua loja é pequena e que não tenha uma, mas todas as empresas têm. Cultura é aquele “jeitão” que se trabalha na empresa ou, melhor dizendo, os comportamentos e valores que são esperados que os colaboradores tenham no ambiente de trabalho.

Para isso, é bom esclarecer qual é a missão e o objetivo da empresa, apresentar seu organograma, as funções que cada um tem, quem ele lidera, a quem ele responde, quais são suas responsabilidades e o que se espera dele. Isso é fundamental para a correta distribuição de tarefas e garantia de que tudo vai funcionar bonitinho para o momento da verdade com seu cliente.

Ter um regulamento interno também pode ajudar. Uma cartilha com posturas sugeridas e regras de convivência – maneiras de informar os objetivos da empresa, os direitos e os deveres de cada funcionário – para, a partir daí, poder monitorá-los e coordená-los, dando espaço para a magia acontecer.

A tendência na área de gestão de pessoas é a evolução com relação à contratação, treinamento e manutenção de funcionários motivados. A redução do turnover (demissões que geram novas admissões) é uma meta a ser alcançada para a redução de custos com pessoal.

Conseguimos isso também através desse cuidado com o colaborador. Quanto mais tempo ele ficar na empresa, mais barato é o custo e aproveitamento dele. Leva alguns meses até que se adapte bem à cultura da empresa e, se por acaso sair nesse ou próximo a esse período, você terá um prejuízo até treinar alguém de novo.

O desafio verdadeiro é fazer com que a equipe de funcionários se sinta dona do negócio. Eles precisam sentir que são parte, que pertencem, que importam, e não apenas que devem cumprir seu horário e trazer lucro para a empresa. Empreendedor, você deve envolver todos os que trabalham na empresa o máximo possível, em todas as etapas de planejamento, gestão do atendimento, pontos fortes, pontos a melhorar, na visão e, por que não, nas próprias metas?

Sim, nas metas. Afinal, quanto mais eles sentirem que têm voz na definição das metas de vendas ou atendimento, mais estarão dispostos a trabalhar para seu cumprimento. 

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Atendimento ao cliente

Vendas é tudo no varejo, certo? 

Errado, atendimento é tudo no varejo.

Mas como assim? Bem, se você ainda pensa que o atendimento não é o coração da empresa, então pare tudo o que você está fazendo e preste atenção aqui.

O atendimento deve receber atenção especial do empreendedor para garantir o sucesso com os clientes. É óbvio que é possível fazer uma venda sem fazer um bom atendimento, mas é impossível encantar seu cliente sem um bom atendimento. Quer algumas dicas? Muito bem, lá vai:

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Conclusão

O Atendimento é Rei! Cuide dos seus colaboradores, garanta boas condições de trabalho, contrate e treine uma equipe respeitosa e empenhada, faça com que se sintam parte essencial da empresa e os estimule a sempre atender às necessidades do cliente e encantá-lo! Isso vai garantir vida longa e grandes vendas para seu negócio.

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