Trata-se de uma estratégia para aumentar a competitividade do negócio. Conheça os tipos e veja dicas de como atuar.
As agências de viagem enfrentam, atualmente, um mercado com alto grau de concorrência. Para que possam melhorar e definir seu posicionamento de mercado, é necessário que busquem diferenciais para o negócio.
Uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força é a segmentação de oferta e demanda específica. A segmentação no setor de turismo é uma forma de classificar o tipo de viagem que pode ser oferecido ao turista: oferta (viagem de aventura, lazer, negócios, eventos, entre outras) ou demanda (jovens, terceira idade, LGBT, família, casal, entre outras).
Uma agência focada em um determinado segmento consegue conhecer melhor o cliente e as necessidades dele e, assim, oferecer os produtos com mais assertividade. Ela pode se posicionar no mercado quanto ao tipo de produto e ao tipo de público com que trabalhará, definindo, assim, uma identidade própria.
Dessa forma, a busca por um nicho específico torna a empresa especialista no público-alvo desejado e, consequentemente, mais competitiva nesse segmento específico.
A segmentação turística com base na oferta é uma maneira de especializar os diferentes tipos de viagem de acordo com a preferência dos turistas, que têm expectativas e motivações diversas, procurando suprir necessidades de uma demanda específica.
Realiza-se a definição do tipo de turismo com base em caracerísticas comuns de uma região, como abaixo:
Segmentos prioritários
O Ministério do Turismo definiu os segmentos prioritários para o desenvolvimento do turismo no Brasil, que também são os tipos de turismo mais procurados em outros países. A delimitação também representa as oportunidades para a segmentação de oferta em uma agência de viagem.
- Turismo cultural e religioso: forma de turismo cujo objetivo é enriquecer o conhecimento de uma determinada localidade, o modo de vida de seus habitantes, com contato direto da cultura, da arte, do entretenimento e de qualquer outra atividade que se enquadre na temática do destino ou da região. O turismo cultural envolve: centros históricos, museus e casas de cultura, arquiteturas e ruínas, obras de arte, artesanato, produtos típicos, música, dança, teatro, cinema, festas, festivais e celebrações locais, gastronomia típica e outras manifestações culturais que se enquadrem nessa temática.
- Turismo de negócios: atividades relacionadas a encontros profissionais, associativos e institucionais com a finalidade de promover negócios, trocas de informações técnicas, científicas e sociais. O perfil desse turista é ter escolaridade superior, poder aquisitivo acima da média (realiza gastos elevados) e viajar, em média, durante um período de quatro (viagens nacionais) a oito (viagens internacionais) dias. Para atender as exigências desse mercado, são necessários praticidade, comodidade, equipamento e atendimento de qualidade.
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Ecoturismo:
atividade que visa à conservação e à conscientização ambientais dos patrimônios naturais e culturais de uma região. Baseada nas características "interpretação", "conservação" e "sustentabilidade", a atividade busca ensinar ao visitante que os recursos naturais e o patrimônio cultural de uma região devem ser preservados, a fim de manter o ambiente favorável à sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental do local visitado. -
Turismo de sol e praia: atividade relacionada ao descanso, à recreação e ao entretenimento em ambientes de praia. O segmento é responsável pelo maior fluxo de turistas emissivos e receptivos e por grande parte do faturamento de uma agência de viagem de lazer. Embora a atividade seja sazonal, é possível encontrar público para vários destinos de sol e praia em todos os períodos do ano.
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Turismo de estudos e intercâmbio: oportuniza aprender uma vivência diferenciada, seja pessoal, seja profissional, a fim de desenvolver uma qualificação por meio da ampliação do conhecimento. É possível citar as seguintes atividades: curso de idiomas, cursos técnicos e profissionalizantes, visitas técnicas e pesquisas científicas, intercâmbio estudantil (ensino regular fundamental e médio), intercâmbio universitário (graduação e pós-graduação) e também intercâmbio esportivo, entre outras.
- Turismo rural: atividade relacionada à vida e aos frutos da produção agropecuária, de forma a resgatar e promover o patrimônio cultural da região e sua comunidade. No turismo rural, estão presentes as seguintes características:
A segmentação de demanda no turismo é uma maneira de classificar os consumidores em nichos de mercado. Nesse caso, existem turismo familiar, turismo de terceira idade, turismo estudantil, turismo LGBT, enoturismo, turismo gastronômico, entre várias outras opções.
Adotar a segmentação proporciona os seguintes benefícios para a agência de viagem:
- Facilita a identificação do público-alvo.
- Orienta a formatação de produtos específicos e direcionados ao interesse do perfil dos clientes.
- Otimiza os investimentos e as promoções, a divulgação e a comercialização dos produtos.
- Agiliza a adaptação do produto às mudanças constantes do mercado, sejam elas ocasionadas por fatores naturais ou pelas preferências do cliente.
Tipos de segmentação de demanda
As segmentações da demanda definem o perfil do público-alvo que a agência de viagem deseja atingir, levando em conta as características do mercado consumidor.
- Geográfica: define os gostos preferenciais dos habitantes de uma determinada região, como bairros, cidades, estados, países, estabelecendo diferentes oportunidades de negócio.
- Demográfica e socioeconômica: pode definir o tipo de público, o poder aquisitivo, o nível educacional, entre outros, estabelecendo preferências quanto a destinos e tipos de viagem.
- Psicográfica: procura entender o comportamento do público e as preferências dentro de um mesmo padrão social e geográfico. Por exemplo, um cliente pode gostar de turismo de luxo, e outro pode estar interessado em turismo de aventura.
- Comportamental: requer uma análise mais profunda das características pessoais do cliente, entendendo suas preferências e o momento exato em que ele busca o consumo de viagens. Para isso, deve-se conhecer o perfil do consumidor e em quais ocasiões do dia a dia ele procura um produto do turismo.
- Por padrões de consumo: prevê uma classificação do volume de consumo do público-alvo. Nesse arranjo, há três tipos de consumidor: o leve (faz viagens muito esporádicas), o médio (viaja com certa frequência) e o assíduo (faz diversas viagens em um mesmo ano). Levam-se em conta também as motivações da viagem, ou seja, o que faz a pessoa viajar: promoção, possibilidade de compras, oportunidade única de ir para determinado destino com grandes vantagens, entre outras.
Na hora de planejar a segmentação, deve-se levar em conta as diversas combinações possíveis dos fatores apresentados para encontrar o público-alvo pretendente e oferecer a ele a melhor oferta de destino, com o intuito de satisfazê-lo plenamente. Lembrando: segmentar a agência não implica deixar de atender o cliente tradicional, mas ser especialista em algum nicho ou público específico, tendo um diferencial.
Abaixo, veja algumas dicas sobre como aplicar a segmentação.
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Escolha um segmento de oferta e demanda, foque e concentre todas as energias nesse tipo de público ou tipo de viagem. Procure evitar gastos desnecessários com ações e campanhas de marketing genéricas e, sobretudo, fique atento às tendências e às mudanças de comportamento do público-alvo, acompanhando as novas necessidades.
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Entenda o público que procura sua agência de viagem. Verifique a posição geográfica na cidade, os moradores ou trabalhadores da região, a faixa etária, o poder aquisitivo, a preferências e todas as características que possam definir se o público-alvo que você deseja atingir está realmente próximo da agência.
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Procure pesquisar o tipo de viagem que o público tem mais interesse em fazer. O estudo pode ser feito no formato entrevista, tentando entender o perfil do cliente: faixa etária, estado civil, tipos de destino (exemplifique três ofertas distintas) e motivação para viagem (comentários de amigos, TV, internet).
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Especialize-se em um público com o qual você tem mais afinidade, pois a comunicação e a promoção da agência devem estar afinadas com as suas ideias e os seus ideais de vida.
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Conheça os destinos mais procurados pelo público, para poder prestar consultoria de viagem, e não um simples agenciamento. O cliente que busca uma agência de viagem procura informações com segurança e só fechará a viagem se sentir conforto e confiabilidade na prestação de serviço.
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Rotule sua agência (em vitrines, fôlderes, newsletters) com a especialidade e a segmentação que pretende atender, criando assim uma identidade própria e facilitando a procura de um potencial cliente.
Conteúdo: Henrique D. Camargo Rolim e Maiana M. Rolim
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Maio, 2024
Escolha o melhor marketplace para seu negócio
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Abril, 2024
Planeje suas ações de marketing digital para o Dia das Mães
O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio brasileiro. Preparar ações de marketing digital para o Dia das Mães é importante porque permite ampliar o alcance da sua empresa e atrair novos clientes. Além disso, é uma oportunidade de criar relacionamentos mais próximos com os clientes atuais e fidelizá-los, aumentando as chances de repetir negócios. Por isso, você já deve se preparar e fazer um bom planejamento para o Dia das Mães. Essa é uma data que pode alavancar os seus negócios, porque as pessoas querem presentear e homenagear suas mães. Aproveite a oportunidade e comece desde já o seu plano de ações de marketing digital com os dez passos que separamos para você: Aproveite os diferentes formatos de conteúdos que as redes sociais oferecem para promover seus produtos ou serviços no Dia das Mães. Com um planejamento bem estruturado, você pode aumentar suas vendas e conseguir mais clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: 5 dicas para vender mais em datas comemorativas Venda melhor nas datas comemorativas e temáticas
Abril, 2024
Como posso vender mais no Dia das Mães?
Além de produtos com excelente qualidade, o segredo é investir em estratégias para se destacar dos concorrentes, garantindo uma data repleta de vendas. O Dia das Mães é conhecido no varejo como o segundo Natal porque a venda é certa! Mas será que é possível vender ainda mais nesta época do ano? Para vender mais não é necessário ter mais clientes. Mais importante do que isso é saber explorar a venda de forma correta para aqueles clientes que já são seus ou aqueles que estão entrando na sua loja. Não é necessário vender mais, é preciso saber vender melhor. Por isso, uma preparação para impulsionar suas vendas nesse período é mais que necessária para melhorar os resultados. Seja no comércio, indústria ou serviços, antecipar o ciclo de vendas e se diferenciar é fundamental para que sua ação tenha sucesso. Segundo o consultor empresarial Sérgio Dal Sasso, para se organizar e ter bons resultados nessa época, o lojista precisa ter a "percepção contemporânea dos desejos e gostos". Ou seja, é importante que o varejista saiba exatamente o que é importante e valoroso para o seu cliente.
Abril, 2024
Diversidade na beleza impulsiona o mercado e incentiva novos produtos
O setor da beleza se transforma e se adapta. Atualmente, se fala muito em diversidade e representatividade. Se antes havia sempre uma tendência a ser seguida, agora a moda é ter sua própria personalidade na estética visual. Movimentos como o body positive (corpo positivo) têm influenciado pessoas a questionarem os padrões de estética impostos por muito tempo pela sociedade. As marcas também foram atingidas por essa geração que busca aceitação, de modo que a diversidade na beleza aparece em forma de produtos, nos cuidados na comunicação, no marketing de grandes empresas do ramo e em muitos outros aspectos. Com todas essas transformações, ainda vale pontuar que as pessoas querem ter um consumo consciente e com propósito. Essa expectativa muda o jogo do mercado, pois sai na frente quem está acompanhando esse movimento, relacionando seus produtos com autoaceitação e apostando em um posicionamento mais inclusivo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel com mulheres de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da igualdade é um indicador importante de uma marca ética. Já em uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que é papel de marcas e empresas apoiar a diversidade. Na prática, o que é diversidade na beleza? Quando se fala em diversidade e inclusão, o primeiro passo é compreender que existem pessoas com os mais diversos corpos, cabelos, tons de pele e estilos. Um grande exemplo de diversidade na beleza é como as mulheres com fios crespos ou cacheados têm deixado o liso para assumir seu cabelo natural, com orgulho e com produtos que nasceram para suprir essa demanda. Como o mundo está se tornando mais consciente, os empreendedores precisam entender essa mudança para encontrar formas de entrar nesse mercado aquecido e que incentiva novos produtos. Confira alguns exemplos de diversidade na beleza: Produtos para cabelos crespos e encaracolados. Propagandas com diferentes tons de pele e com pessoas com vitiligo. Maquiagens que contemplam diferentes tons de pele. Representatividade de corpos magros, curvilíneos e plus size. Aceitação dos cabelos grisalhos e dicas para cuidar desses fios. Salões de beleza que apostam em vários produtos que atendem diferentes públicos. Está na moda se sentir bem, independentemente do tipo de cabelo ou corpo de cada um, e trazer essa consciência para o seu negócio do setor da beleza significa conquistar públicos diversos. Lembre-se de que não seguir um único padrão permite liberdade no trabalho, menos pressão estética para os clientes e um ambiente mais leve. Viva essa transformação! Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo Beleza inclusiva como motor para o futuro!
Abril, 2024
Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups
As empresas hoje enfrentam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, com a necessidade de inovar e utilizar soluções tecnológicas, que são essenciais para a sobrevivência dos negócios. Nesse contexto, as startups surgem como vetores de inovação, beneficiando grandes e pequenas empresas. Neste vídeo, Eduardo de Oliveira Pinto, sócio fundador da Cotidiano Aceledora de Startup conta como funciona e quais as perspectivas para esse tipo de negócio. Aborda ainda os desafios para obtenção de investidor anjo e fazer com que uma startup se torne um unicórnio, nesse mercado que chegou a girar US$ 9,8 bilhões de investimentos no Brasil. Eduardo de Oliveira Pinto, é publicitário, designer e empreendedor, sócio fundador da Cotidiano Aceleradora de Startups. Tem mais de 25 anos de experiência em empresas de TI e agências de comunicação tradicionais, e participou diretamente da aceleração de 61 startups e de times corporativos. Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 1 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 2 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 3
Março, 2024
Prepare-se para lucrar com as vendas de ovos de Páscoa
Fevereiro mal terminou e já vemos ovos de chocolate nas gôndolas dos mercados. Mas, muitos confeiteiros também já estão se preparando para a data comemorativa que aquece o mercado meses antes do domingo de Páscoa. A venda de ovos de chocolate é uma importante oportunidade para pequenos empreendedores brasileiros lucrarem com as vendas de Páscoa. Já faz anos que a produção de ovos de Páscoa caseiros e artesanais tem ganhado espaço no mercado, principalmente por tratar-se de uma alternativa aos tradicionais ovos de Páscoa das grandes marcas. Além de ter um preço mais acessível e apresentação diferenciada, quem ganha um ovo de Páscoa artesanal tem a sensação de estar recebendo um presente de verdade. Aproveitar a época da Páscoa para produzir ovos de chocolate é opção para muitas pessoas que desejam ganhar um dinheiro extra e, muitas vezes, torna-se a porta de entrada para um trabalho contínuo e que provê uma renda fixa durante todo o ano. Aprendendo a precificar Constante desafio para os empreendedores, a formulação correta do preço de venda é a chave do sucesso do seu negócio e está diretamente ligada ao lucro ou prejuízo nas vendas de ovos de chocolate na Páscoa. Estas são variáveis importantes que você deve considerar na hora de precificar: Qual é meu custo? Este cálculo inclui o custo dos insumos, tendo como base as fichas técnicas e a padronização das receitas de cada ovo ou chocolate, o tempo de produção de cada unidade e o custo de distribuição da mão de obra; Quais são meus gastos fixos? São gastos que existem se você vender ou não os ovos, como, por exemplo, energia elétrica, água, funcionários, aluguel, telefone. Lembre-se de incluir qual será o seu salário como dono (a) do negócio; Qual é minha margem de lucro? Defina a margem de lucro desejada por produto ou calcule um percentual único; Quanto o mercado cobra? Pesquise como posicionar seu produto no mercado: se será mais popular ou mais sofisticado. Isso faz parte da sua estratégia; Qual é a percepção de valor do cliente? Todos os clientes querem levar o maior valor pelo menor custo. Por isso, avalie quem é o seu cliente, qual é sua expectativa, no que ele enxerga valor. Entender por qual motivo ele prefere comprar um produto caseiro ou artesanal pode te ajudar a definir seu preço; Qual é meu preço final? Após seguir todas as etapas anteriores, você terá encontrado seu preço de venda. Uma lista de preço bem-feita, com um design profissional, aumenta suas chances de venda, pois o seu cliente já vê a qualidade e o capricho do seu trabalho antes de comprar. Também procure produzir ovos de qualidade a um preço acessível e busque ingredientes e embalagens em lojas de confiança. Também considere oferecer diferentes meios de pagamento: hoje, aceitar pagamento via cartão de crédito ou débito e PIX é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio. O importante é vender e lucrar, então, faça produtos que irão chamar a atenção do seu público-alvo. Ovos de chocolate artesanais são muito valorizados por toda a técnica e dedicação à produção e personalização, de acordo com o gosto do cliente, diferentemente dos produtos industrializados. Siga as dicas e aproveite a janela de negócios que a Páscoa irá te proporcionar! Saiba mais: Quer saber sobre formação de preço para o seu tipo de negócio? Veja este curso on-line do Sebrae. E se precisar de mais informações, busque auxílio na unidade do Sebrae mais próxima ou entre em contato com a central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
Março, 2024
10 Ideias de posts para a sua confeitaria aumentar as vendas na Páscoa
A Páscoa está chegando e para o empreendedor do ramo de chocolates, confeitarias e doces é uma das melhores épocas do ano para aumentar as vendas. Em 2023, o faturamento na Páscoa aumentou cerca de 4,6% em comparação com o ano anterior. Com a retomada da economia, a expectativa é que o setor cresça ainda mais neste ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência para preparar seu estoque e suas ações de marketing digital. Criar conteúdo sobre a Páscoa pode preparar e motivar o consumidor a comprar o seu produto. Além disso, aumenta o seu alcance, sendo uma forma de divulgação do seu negócio. As redes sociais são excelentes canais para suas ações de marketing digital na Páscoa. Isso porque a maior parte dos consumidores está nessas plataformas e faz pesquisas diariamente nelas. Publicações sobre a Páscoa podem aumentar a visibilidade de confeitarias e empreendedores que fazem bolos e doces. É uma maneira de atrair novos seguidores e clientes. Além disso, é o momento para: Demonstrar seu conhecimento e a paixão pelo negócio e produtos, fortalecendo sua autoridade digital. Criar uma conexão emocional com os seus clientes e fidelizá-los. Melhorar o SEO do seu perfil e fazer com que novos consumidores encontrem o seu negócio por meio de pesquisas na internet. Interagir com o seu público, receber feedbacks para melhorar a experiência do cliente. Compartilhar promoções, descontos e ofertas especiais. Como você pode ver, a Páscoa é um momento excelente para alavancar seu negócio. Aproveite para disponibilizar um espaço de compartilhamento de histórias e tradições relacionadas à Páscoa. Essa é uma data que quase todos querem presentear chocolates e celebrar em família. Essas histórias podem gerar mais conexão do seu negócio com o seu cliente. Separamos mais dez dicas de temas para suas publicações no Instagram. Confira e utilize essas ideias na sua estratégia de marketing digital! Por fim, pense em alternativas para o famoso ovo de Páscoa. Claro que ele não pode faltar, mas pense em um mix de produtos, em outras opções de presentes de Páscoa, como bolos, biscoitos, doces, kits de confeitaria para as crianças. Enfim, use sua criatividade para conquistar seus clientes! Para saber mais, leia os textos a seguir: Ideias de como aproveitar a Páscoa para vender mais 5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa