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Mon Sep 04 16:38:28 BRT 2023
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Use as redes sociais para lotar a agenda do seu salão de beleza

Os profissionais e salões de beleza podem usar as redes sociais para atrair clientes e aumentar o faturamento dos seus negócios

· Atualizado em 04/09/2023
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Atualmente marcar presença nas redes sociais é fundamental para o salão de beleza atrair novos clientes e se relacionar com os clientes atuais.  O setor de Beleza e Cosméticos é o que mais usa as redes sociais para vender no Brasil.  Segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo publicado em 2022, 81% dos varejistas de beleza mantém canais de venda no Instagram e no Facebook.  As redes mais utilizadas pelo segmento de serviços de beleza são Instagram, Facebook, Youtube e WhatsApp.

O Coach e especialista em marketing e vendas para salões de beleza e clínicas de estética Vitor Felsoza, diz que só não ganha muito dinheiro na área da beleza quem não quer e dá algumas dicas sobre como utilizar as redes sociais para captar clientes:

WhatsApp

Segundo Pesquisa Beauty Fair Salões de beleza 2022, a grande maioria das clientes (89%) agendam seus serviços pelo WhatsApp. 

Para Vitor Felsoza, o primeiro passo para conseguir mais clientes pelo WhatsApp é organizar os contatos dos clientes; prováveis clientes, aqueles que mandaram mensagem mas não agendaram; e clientes inativos, aqueles que já foram atendidos e não retornaram mais.  “Uma forma de organizar é usar siglas no nome do contato armazenado na agenda do seu smartphone. Eu costumo usar CLI para clientes, PRO para prováveis clientes e INA para clientes inativos”, exemplifica.  Depois, Vitor ensina a criar mensagens personalizadas para cada um dos três perfis de cliente. “O pulo do gato é enviar textos diferentes para o cliente, o provável cliente e o cliente inativo”, observa. 

Para os clientes, o especialista recomenda sempre falar sobre novidades, pacotes e bonificações. Para os prováveis clientes, o indicado é escrever algo como “dias atrás você me chamou aqui, mas por algum motivo não agendou nenhum horário, então gostaria de informar que se você fizer um agendamento ainda esta semana terá um desconto especial”.  

Para os clientes inativos, Vitor sugere enviar posts que bombaram no Instagram do seu negócio. “Isso vai fazer seu cliente lembrar de você e pode despertar nele a vontade de agendar um horário”, justifica. “O grande segredo é escolher uma vez por mês um desses grupos e sempre enviar uma mensagem nova e personalizada”, aconselha. 

Saiba mais:

Como utilizar o WhatsApp no atendimento ao cliente

Reels

A segunda fonte de clientes, segundo Vitor, é o Reels, recurso de vídeos curtos do Instagram. De acordo com ele, o vídeo para Reels precisa ter de 5 a 10 segundos, ter uma música em alta, e alguma informação que faça a cliente ler a legenda. Exemplo: “Como ter o liso perfeito? Descubra na legenda”.  Ainda segundo o especialista, na legenda precisa ter uma informação sobre o serviço do tema do vídeo (no caso do cabelo liso, pode ser a escova progressiva) e a frase “me chame no direct para saber mais e a gente conversar sem compromisso”.

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Como usar o Reels na sua estratégia de marketing digital

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Stories

Outro recurso do Instagram, o Stories é mais uma fonte de clientes. "É importante lembrar que quem vê o Stories do perfil do seu salão de beleza ou clínica de estética são as pessoas que já te seguem e sentem interesse no seu conteúdo”, comenta Vitor. Uma estratégia que dá muito certo, segundo o especialista é usar o Stories para comentar seu trabalho. “Por exemplo, você vai gravar um vídeo comentando sobre a cliente que você acabou de atender, diga o que ela tinha em mente e qual foi o resultado final que você entregou”, exemplifica.

“No momento em que você estiver comentando seu trabalho, foque no seu diferencial, cite os produtos que você usou e explique porque os escolheu. Isso vai chamar atenção das outras clientes e despertará o desejo delas agendarem o horário com você”, acrescenta.

Saiba mais:

Qual a importância do planejamento para Stories do Instagram

Posts de Conexão

A última fonte de clientes são os posts do Instagram. “Mas é preciso fazer de um modo que gere conexão com as dores dos clientes da sua empresa”, antecipa Vitor Felsoza.  Como exemplo, ele cita um tema para post que gera conexão com clientes loiras: se você é loira e está com o cabelo ressecado leia a legenda. “Percebe como esse post conversa com um grupo de consumidores que possuem um problema em comum? São loiras que estão sentindo o cabelo ressecado”, aponta.  “Na legenda você deve colocar os motivos do cabelo estar ressecado e indicar a solução, que pode ser uma reconstrução. No final, escreva: me chame no Direct para saber mais”, finaliza.

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