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Wed Mar 08 20:25:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Vantagens das estratégias de desconto para pagamento à vista

Para driblar as altas taxas do cartão de crédito e oferecer oportunidades para clientes, empresários apresentam alternativa na hora de efetivar vendas.

· Atualizado em 08/03/2023
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Empresários de pequenos negócios podem buscar formas de agradar ainda mais a clientela. Oferecer ao consumidor descontos na opção de pagamento à vista pode ser prática vantajosa, principalmente para quem deseja manter dinheiro no caixa.

Todo cliente sabe que a melhor solução para barganhar o preço mais acessível é pagar à vista. A alternativa pode ser valorizada pelo empreendedor sem trazer-lhe prejuízos.

Confira a seguir mais informações sobre o assunto e avalie qual o melhor caminho para o seu negócio atrair clientes e fidelizá-los.

Planejamento

Antes de optar pela oferta de descontos ao cliente, o empresário deve determinar qual é a melhor ferramenta para promoções a ser utilizada pela empresa. 

É preciso avaliar a relação de custo e benefício em todas as situações. Muitas vezes, as promoções tornam-se indiferentes ao cliente, pela constância em que são aplicadas. Tudo o que é disponibilizado com muita constância acaba caindo no cotidiano e perde valor.  

Às vezes, o abatimento à vista pode não compensar no retorno em termos de venda. Os descontos devem ser determinados somente após detalhamento dos custos da empresa, e do risco de perder valor (característica percebida pelo consumidor), devido à redução do preço.

Pesquisa SPC Brasil

Recentemente, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) publicaram estudo sobre o tema.

Segundo a pesquisa, a prática de oferecer descontos para clientes que pagam à vista é bastante comum entre empresas de pequeno porte.

De acordo com o levantamento, sete em cada dez micro e pequenas empresas afirmaram que cobram valor abaixo para quem opta pelo pagamento em dinheiro.

A estratégia é usada para driblar, principalmente, as taxas de transação dos cartões de crédito.

Embora as vendas à vista, com descontos, sejam mais vantajosas para empresários e consumidores, a pesquisa também demonstra que sete em cada dez micro e pequenas empresas oferecem aos clientes o parcelamento para efetivação da venda.

Oferecer parcelamento é uma excelente estratégia para impulsionar o tíquete médio e os itens por tíquete. Condições mais flexíveis de pagamento, aliadas a uma loja bem ambientada e uma equipe capacitada, podem despertar no seu cliente a vontade de adquirir mais itens. Com essa possibilidade de o cliente ter as compras parceladas, mais da metade das vendas são feitas a prazo. Fique atento para calcular qual prazo de parcelamento é possível para o seu negócio. A saúde financeira da sua empresa agradece!

Saiba mais

Acesse o documento com orientações sobre como realizar promoções e descontos com foco no lucro e no custo

Clique aqui para ter acesso à íntegra da pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

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