this is an h1

this is an h2

Wed Aug 31 01:51:20 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Veja como o marketing de relacionamento pode alavancar o seu negócio

Marketing de relacionamento é importante para a fidelização do seu cliente e sucesso do seu negócio.

· Atualizado em 31/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Conquistar e fidelizar clientes é o objetivo do marketing de relacionamento, que propõe estratégias para transformar uma empresa referência em experiência do usuário. Para isso, são utilizadas algumas ações como atendimento de qualidade, programas de fidelidade e interações em redes sociais. 

Manter um relacionamento com o seu cliente traz benefícios, como a possibilidade de coletar feedbacks e informações sobre o perfil, interesses e dores do seu cliente. Além disso, é possível ter clientes defensores e promotores da sua marca. Pesquisas mostram a forte influência dos comentários em sites e redes sociais na hora da tomada de decisão de compra.  

Assim, o marketing de relacionamento atua em três vertentes:

  • Prospecção de clientes: é o momento da atração do cliente. O prospect é um potencial cliente que demonstra interesse pelo seu produto ou serviço, mas ainda não sabe quais são as suas dores e necessidades. O marketing de relacionamento atua na conscientização do prospect, mostrando os benefícios e qualidades do que a empresa está oferecendo. Isso pode ser feito por e-mail marketing e marketing de conteúdo, por exemplo. 
  • Fidelização: é a conquista do cliente. Quando seu cliente mantém o contato e continua fazendo negócios com a sua empresa. Planos de fidelidade e benefícios são estratégias de marketing de relacionamento para fidelizar o consumidor.  
  • Criação de autoridade: as ações de marketing de relacionamento possibilitam a criação da autoridade no mercado. A empresa passa a ser referência em atendimento de qualidade e fidelização, o que se torna um ponto positivo para a imagem da empresa. 

Uma empresa que utiliza o marketing de relacionamento é a Starbucks, que envia e-mails de agradecimentos aos clientes com ofertas e novidades. A empresa também oferece um programa de fidelidade que, à medida que o cliente vai consumindo, ganha pontos para trocar por descontos.

Outro exemplo é a Disney, que bonifica seus colaboradores por encantar os visitantes dos seus parques. Eles buscam um atendimento de excelência, com simpatia e disponibilidade, além de oferecer brindes e botons.  

A Amazon é outra empresa que inovou na logística depois de ter problemas de entrega na década de 1990. A empresa investiu em sistemas que resolveram questões de estoque e distribuição dos produtos e tornou-se referência em vendas on-line. 

Separamos algumas ações de marketing de relacionamento para você conhecer e aplicar no seu negócio, de acordo com sua realidade: 

  •  Programas de fidelidade 

Você pode propor um programa de acumulação de pontos, de acordo com as compras do seu cliente. Esses pontos podem ser trocados por descontos ou brindes. É uma maneira de recompensar o seu cliente e agradecer pela fidelidade.  

  • Atendimento de qualidade ao cliente

O atendimento ao cliente precisa ser de qualidade, ou seja, deve responder aos questionamentos e dúvidas com rapidez, clareza e gentileza. Capacite sua equipe de atendimento para ser cortês e empática com seus clientes, buscando ouvir e responder da melhor maneira possível.  

  • E-mail marketing 

O e-mail marketing pode ser usado para enviar informações importantes, conteúdo, ofertas, descontos e lançamentos. Também pode servir para agradecer e parabenizar o cliente pelo seu aniversário, por exemplo.  

  • Interação nas redes sociais 

As redes sociais são canais de conexão entre a empresa e o cliente. Sempre responda aos comentários, sejam eles positivos ou negativos. Atenda os directs ou mensagens privadas com agilidade e cortesia. O cliente se sente valorizado quando a empresa interage com ele nas redes sociais.  

  • Chatbots 

Os chatbots surgiram com a automação dos processos, cada vez mais comum nos negócios. É o uso de robôs ou assistentes virtuais no atendimento ao cliente. Eles servem para agilizar o seu atendimento. Além disso, os chatbots estão 24 horas disponíveis. Então, você pode programar mensagens fora do horário para responder de forma personalizada no horário comercial, por exemplo.

Para saber mais sobre marketing de relacionamento, escute o podcast do Sebrae-PR Connect: Como fazer marketing de relacionamento.

E, confira o texto a seguir:

Branding: gestão da marca impulsiona o relacionamento com o consumidor


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?