Para aumentar suas vendas é preciso estar atento a fatores como clientes, concorrentes, produto ou serviço, preço, ponto de venda e promoção.
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As vendas são cruciais para determinar a permanência de uma empresa no mercado. Para manter e aumentar suas vendas, é importante conhecer o mercado do seu negócio, seus clientes, concorrentes e fornecedores. Outro fator que conta é estar à frente das necessidades e desejos dos seus clientes.
Para isso, criar e inovar oferta de produtos ou serviços é um bom caminho. Assim como conhecer o mercado, também é importante estabelecer uma estratégia de vendas. Nessa estratégia, o marketing tem um papel fundamental.
Mas o que faz o marketing? Sua função é identificar, conquistar e manter clientes. E como realizar isso? Usando uma estratégia que abrange um leque muito grande de atividades, como estudo de mercado, definição do produto, preço, ponto de venda e promoção de vendas.
Uma estratégia de vendas leva em conta o mercado. E quem é o mercado? São os clientes, concorrentes e fornecedores.
Clientes
Os clientes são a razão de ser do seu negócio. Por isso, preste atenção no que eles procuram. Escute seus comentários e reclamações sobre produtos ou serviços. Esse é o momento de descobrir o que está e que não está dando certo.
Enfim, deixe seu cliente à vontade para decidir. Às vezes, insistir em uma venda pode gerar o efeito contrário, como uma perda da venda e até do cliente.
Concorrentes
Os concorrentes são todas as empresas ou pessoas que vendem produtos ou serviços similares ou disputam o mesmo público que você. Por exemplo, para uma loja que vende roupas, seu concorrente pode ser outra loja de roupas e calçados ou de acessórios.
Uma dica: nunca faça críticas ao seu concorrente, mesmo que o cliente o faça. Aproveite para ver do que o cliente reclama para que você não seja o próximo alvo de críticas.
Produto ou serviço
Produto ou serviço é aquilo que o cliente compra de você. Por isso, para vender, pense como um cliente na hora de ofertar o seu produto ou serviço. Leve em consideração qual é a necessidade, desejo ou benefício que ele poderia querer.
Preço
Estabeleça com cuidado o preço que você quer praticar. Lembre-se de que quem define os preços de venda é o mercado. Na hora de colocar o preço, avalie a relação custo-benefício do seu produto ou serviço.
Se for mais caro que a concorrência, a expectativa do cliente é que ofereça algo mais. Se for mais barato, a percepção do cliente pode ser de uma qualidade inferior.
O preço é uma coisa, o valor é outra. Na percepção do cliente, podem entrar também outros fatores que aumentam o seu valor, como atendimento melhor, comodidade de estacionamento, ambiente, entregas 24 horas e assim por diante.
Uma coisa é clara nessa área: o preço não pode ser muito baixo que não cubra seus custos, nem muito alto em relação à concorrência.
Há outras dicas para você formar o seu preço:
Ponto de Venda
Outro item importante para as vendas é o ponto onde você oferece seus produtos ou serviços. Se o sucesso da sua atividade depende do ponto, é bom pensar nessas questões: O lugar é bem localizado? Tem fácil acesso? É organizado e limpo? É bem iluminado e de fácil identificação?
Lembre-se: na maioria dos casos, o ponto pode representar até 50% do sucesso do seu negócio.
Promoção
A promoção é outra forma de alavancar as vendas, atrair novos clientes ou manter a fidelidade de quem já é seu cliente. Ao realizar uma promoção, procure estabelecer as metas a serem atingidas. Se o resultado for bom, vá mais longe do que da última vez. Se não for tão bom, repense a promoção.
A promoção pode ser de preço, de desconto, de bônus, de prazo, de recompensa por estação do ano, enfim, há muitas maneiras. A criatividade aqui conta muito!
Lembre-se de que qualquer ação promocional deve ser planejada, prevendo o uso de recursos, tempo e tendo uma meta clara. Uma forma de fazer isso é usar esse formato: qual é o objetivo? Qual o jeito de alcançá-lo? Como você vai fazer isso? E quando vai fazer?
Ainda há outros pontos a tratar sobre vendas. Mas isso vai depender de qual setor você atua e que produtos ou serviços você oferece. Comece pelo básico e faça um bom planejamento da sua estratégia para alcançar melhores resultados nas suas vendas.
Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Santa Catarina: O que é preciso para vender? Dicas exclusivas para aumentar suas vendas
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