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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Venda mais no varejo com WhatsApp Business

O WhatsApp Business no varejo pode ser uma maneira eficaz de melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a fidelidade e impulsionar as vendas.

· Atualizado em 23/04/2023
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Para fornecer mais informações sobre uso do WhatsApp Business do varejo, selecionamos as dicas do canal especializado Blog Abri Minha Empresa. 

As empresas nunca dispuseram de tantas ferramentas de comunicação com os clientes como hoje. Essa ferramenta de negócios do WhatsApp ajudou muitas a se aproximarem de seus clientes e assim efetuar vendas de formas mais produtivas e eficazes.

Vamos mostrar 7 dicas surpreendentes, que ajudarão você a aproveitar ainda mais o WhatsApp Business. Isso fará com que sua empresa se relacione de forma muito positiva com seus consumidores e, consequentemente, venda muito mais! Vamos lá!

1. Preencha seu perfil de empresa

Preencher corretamente e completamente o perfil da sua empresa no WhatsApp Business é essencial. Isso permite incluir informações básicas e importantes sobre o seu negócio, como a foto de perfil, o endereço do site, horário de funcionamento e localização da loja física, se aplicável, por exemplo.

Fornecer o máximo de informações sobre o seu negócio ajudará seus consumidores a conhecerem melhor a sua empresa, além de reduzir mensagens ou contatos de clientes que desejam saber o mais básico, concentrando seu atendimento em perguntas ou solicitações mais relevantes.

Podemos dizer que seu perfil do WhatsApp Business funcionará como uma página de contato para sua empresa e ainda passará mais confiança e credibilidade aos seus consumidores, mostrando que seu negócio é sério e aberto para a comunicação com seus clientes. Lembre-se sempre de atualizar seu perfil se houver alguma alteração. 

2. Crie seu catálogo de produtos

No WhatsApp Business você pode criar um catálogo de produtos para a sua empresa, facilitando a conversa com seus clientes, já que ele adiantará o que sua empresa oferece, mostrando informações relevantes para o seu público.

Como resultado, as conversas com seus clientes podem ser mais diretas e aprofundadas, ou seja, seus clientes podem entrar em contato já sabendo o que desejam ou precisam, o que acelera bastante o atendimento da sua empresa. Além disso, o catálogo estará disponível 24 horas por dia para seus clientes também.

3. Configure mensagens automáticas

Os clientes não gostam de esperar por respostas das empresas. E se o seu negócio mantém os clientes esperando por um longo tempo, isso é extremamente perigoso. Por isso o WhatsApp Business permite que você crie e envie respostas automáticas, apenas para evitar esse tipo de situação.

Dessa forma, é possível estabelecer uma mensagem automática para quando a sua empresa estiver fora do horário comercial, informando aos seus clientes sobre os horários de funcionamento e que eles receberão um retorno assim que a empresa estiver on-line. Além disso, você pode criar uma mensagem de boas-vindas, informando que o cliente será atendido em breve, por exemplo.

Desta forma, o seu negócio mostrará que a solicitação ou mensagem do cliente foi recebida. E que ele será atendido o mais breve possível.

4. Respostas prontas

Da mesma forma, também é possível criar respostas padrão prontas. Assim, você não precisa digitar a mesma resposta toda vez, agilizando o processo e o serviço da empresa, além de evitar longas esperas. Por exemplo, o seu negócio pode criar uma resposta pronta para sinalizar cardápios, preços ou especificações de produtos. Portanto, quando você tiver as perguntas mais comuns e repetitivas dos consumidores, a sua empresa já terá uma resposta pronta para respondê-las. 

5. Use etiquetas

Outra característica do Whatsapp Business é a possibilidade de usar etiquetas coloridas. Elas servem para organizar suas conversas com clientes. Por exemplo, categorizar cada conversa com seus consumidores por ordem de importância, progresso, urgência, assuntos, o que auxilia muito na organização, sendo muito útil para empresas que recebem uma grande quantidade de mensagens.

6. Crie listas de transmissão

Uma funcionalidade interessante do WhatsApp Business é criar listas de transmissão para enviar mensagens a seus clientes ao mesmo tempo. Isso funciona de forma semelhante à criação de um grupo no WhatsApp.

Em listas de transmissão, os dados dos clientes ou de cada membro delas são protegidos, ou seja, ninguém poderá acessar as informações de perfil de nenhum deles, a não ser a própria empresa.

Listas de transmissão podem ser muito úteis para envio de ofertas exclusivas, descontos ou oportunidades mas, principalmente, conteúdo que seja relevante para seu público, como dicas, notícias, curiosidades, tutoriais sobre como usar seus produtos, entre outros assuntos. Isso pode fortalecer o relacionamento de sua empresa com seus clientes, trazendo confiança por parte deles e aumentando as chances de que sempre queiram comprar dela.

7. Analisar estatísticas

O WhatsApp Business também gera relatórios para acompanhar o desempenho de suas mensagens. Ou seja, é possível identificar o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, assim como a quantidade de mensagens recebidas em sua conta também.

Esses relatórios podem ajudá-lo a identificar se suas campanhas no WhatsApp Business estão sendo realizadas adequadamente, bem como analisar se os resultados estão satisfatórios ou não, tornando possíveis ajustes para melhorar ainda mais o uso da ferramenta s em suas estratégias de negócios.

Viu como o WhatsApp Business possui recursos que podem ajudar muito o seu negócio? Tanto para melhor atender seus clientes quanto para aumentar as vendas também.

A ferramenta é amplamente utilizada por todos os tipos de empresas, independentemente do tamanho, o que mostra que pode ser um importante aliado estratégico para o seu negócio, já que uma grande parte da população usa o WhatsApp em seu dia a dia, portanto, é importante que sua empresa esteja presente também. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.

Curso Comunicação e relacionamento com seus clientes

Com este curso, você compreenderá as possibilidades da pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

Essas são as informações mais relevantes sobre como usar o WhatsApp Business no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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