Você já pensou na importância que a comunicação tem dentro da sua loja? Quer aprender a criar um ambiente agradável e de comunicação fluida?

Quer entender como estabelecer essas práticas de comunicação interna na sua loja? Vamos te passar alguns passos rápidos que separamos, inspirados pelo conteúdo da Olist - Dna de tecnologia com coração de varejo.
A habilidade da comunicação é uma das principais ferramentas da interação que precisa ser corretamente estimulada. Os ruídos de comunicação podem gerar muita dor de cabeça para a sua equipe, por isso a sinergia entre os times e as áreas deve ser levada a sério. Só assim, é possível manter um crescimento saudável. Se sua empresa já está com uma posição estável e as suas vendas estão escalando, chegou a hora de focar na transparência, comunicação e feedback contínuo do seu time.
Afinal, o que é essa comunicação interna tão importante na organização da sua empresa? O objetivo dela é oferecer um fluxo de informações entre departamentos, a fim de manter funcionários conectados e informados, levando aos seus clientes o tipo de informação e o tom de voz que a sua empresa quer entregar nas relações com o seu público. Afinal de contas, é impossível entregar uma experiência incrível ao cliente quando a comunicação interna não está bem alinhada, transparente e fluida. Além disso, ela também cria um entendimento compartilhado dos objetivos, valores e diretrizes da empresa.
Uma boa estratégia de comunicação interna é fundamental para estabelecer uma voz de autoridade e confiança, combatendo rumores, facilitando comunicações simplificadas e claras entre os diferentes departamentos. E isso vale para todos os níveis hierárquicos. Na prática, a comunicação precisa ser proativa, abrangente, criativa e clara. Os canais de comunicação interna, geralmente, são de responsabilidade dos departamentos de RH, marketing ou relações públicas. Mas também, é comum, em empresas menores, eles serem abastecidos com informações de outros setores. Mais importante nesse caso é ter um planejamento de comunicação coeso e bem direcionado. Então, vamos ver os passos para atingir uma comunicação interna bem alinhada.
Você, provavelmente, já possui alguns processos dentro do seu negócio, por isso é sempre melhor começar com a pesquisa. O primeiro passo para estimular uma pesquisa de qualidade é garantir que a colaboração de todos é importante. Além do mais, estimule para que seja de forma confidencial. É hora de avaliar o que está funcionando e o que não está. Alguns itens que você deve abordar imediatamente ao renovar a sua estratégia de comunicação incluem seu desempenho atual, onde você quer chegar, como você pode chegar lá, quanto tempo deve levar e quem está envolvido. Responder essas perguntas é importante para reavaliar a sua estratégia. Suas respostas determinarão sua visão geral antes de mergulhar em detalhes táticos.
Uma maneira de definir metas mais inteligentes é observar internamente onde você acha que pode aprimorar. Você também pode realizar uma pesquisa para entender melhor o que funcionários desejam com as estratégias. Enfim, algumas perguntas como: o que você quer que a estratégia de comunicação interna faça pela sua empresa? Quais áreas estão funcionando bem e por que essas áreas estão funcionando bem? O que precisa melhorar? Com que rapidez você deseja alcançar seus objetivos? Quais ferramentas ou plataformas de comunicação estão disponíveis de acordo com o tamanho da sua empresa? Quais são as prioridades e expectativas sobre o que os funcionários devem fazer com as informações compartilhadas? Essas respostas vão te dar uma imagem mais clara de onde você quer chegar com a sua estratégia de comunicação interna.
Assim como a maioria das outras áreas do seu negócio, a sua estratégia de comunicação interna pode e deve ser mensurável e, para fazer isso, é preciso escolher as principais métricas que vão mostrar se a sua gestão está funcionando. Isso significa que é possível analisar sua estratégia e aprender sobre quais áreas precisam de mais atenção e o que pode ser ignorado. Aqui estão algumas métricas potenciais a serem consideradas: compartilhamento nas redes sociais, métricas de engajamento dos funcionários, problemas de gerenciamento de projeto.
Depois de ter uma ideia do que poderia reforçar a sua estratégia de comunicação interna, é hora de entender com quem você vai falar. Seu conteúdo deve ser sempre direcionado para um público específico, mesmo que seja interno. É importante descobrir como as mensagens e formatos vão ser recebidos por diferentes funcionários em sua empresa.
Outro grande equívoco é imaginar que, para ter uma estratégia de comunicação interna bem-sucedida, é preciso incluir todos os funcionários em todas as mensagens para gerar transparência. Isso não é verdade. Embora seus funcionários precisem estar por dentro de todas as notícias e informações sobre a sua empresa, sobrecarregá-los com muitas atualizações pode fazer com que eles comecem a ignorar as atualizações à medida que elas chegam.
Uma parte fundamental do planejamento dessa estratégia de comunicação interna é criar um processo de aprovação para seu conteúdo. Isso vai evitar erros desnecessários, comentários confidenciais ou notícias publicadas acidentalmente. Primeiro, você precisa determinar quem ou qual é a equipe responsável pela estratégia de comunicação interna. Em seguida, é preciso saber quais partes interessadas de cada departamento podem contribuir para o processo de aprovação de conteúdo. Na maioria dos casos, essa responsabilidade recai sobre a equipe de marketing. Você já deve saber, mas algumas mensagens são mais adequadas para canais específicos. Existem ferramentas certas para cada tipo. Você pode usar o e-mail, uma plataforma de mensagens interna, ou em empresas menores, quadros de avisos tradicionais ainda podem ser usados para compartilhar atualizações, notícias, avisos e boas-vindas aos novos funcionários. Em empresas maiores, o chat digital é um ótimo serviço interno de mensagens que pode ser integrado às ferramentas já utilizadas pela organização.
Deixe que as pessoas saibam que estão sendo escutadas. Após as pesquisas e feedbacks dos funcionários, compartilhe o que a empresa aprendeu e como você pretende ajustar sua estratégia para promover transparência e confiança. Esses passos são os primeiros para você construir uma comunicação interna bem-sucedida na sua loja.
Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:
Comunicação e relacionamento com seus clientes. (Curso)
Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.
Criatividade. (Curso)
Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.
Essas foram algumas dicas sobre o tema. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
Foi um prazer te ajudar :)