this is an h1

this is an h2

Wed Apr 26 23:51:41 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
As melhores práticas de comunicação interna para sua loja

Você já pensou na importância que a comunicação tem dentro da sua loja? Quer aprender a criar um ambiente agradável e de comunicação fluida?

· Atualizado em 26/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quer entender como estabelecer essas práticas de comunicação interna na sua loja? Vamos te passar alguns passos rápidos que separamos,  inspirados pelo conteúdo da Olist - Dna de tecnologia com coração de varejo. 

A habilidade da comunicação é uma das principais ferramentas da interação que precisa ser corretamente estimulada. Os ruídos de comunicação podem gerar muita dor de cabeça para a sua equipe, por isso a sinergia entre os times e as áreas deve ser levada a sério. Só assim, é possível manter um crescimento saudável. Se sua empresa já está com uma posição estável e as suas vendas estão escalando, chegou a hora de focar na transparência, comunicação e feedback contínuo do seu time.

Afinal, o que é essa comunicação interna tão importante na organização da sua empresa? O objetivo dela é oferecer um fluxo de informações entre departamentos, a fim de manter funcionários conectados e informados, levando aos seus clientes o tipo de informação e o tom de voz que a sua empresa quer entregar nas relações com o seu público. Afinal de contas, é impossível entregar uma experiência incrível ao cliente quando a comunicação interna não está bem alinhada, transparente e fluida. Além disso, ela também cria um entendimento compartilhado dos objetivos, valores e diretrizes da empresa.

Uma boa estratégia de comunicação interna é fundamental para estabelecer uma voz de autoridade e confiança, combatendo rumores, facilitando comunicações simplificadas e claras entre os diferentes departamentos. E isso vale para todos os níveis hierárquicos. Na prática, a comunicação precisa ser proativa, abrangente, criativa e clara. Os canais de comunicação interna, geralmente, são de responsabilidade dos departamentos de RH, marketing ou relações públicas. Mas também, é comum, em empresas menores, eles serem abastecidos com informações de outros setores. Mais importante nesse caso é ter um planejamento de comunicação coeso e bem direcionado. Então, vamos ver os passos para atingir uma comunicação interna bem alinhada.

Você, provavelmente, já possui alguns processos dentro do seu negócio, por isso é sempre melhor começar com a pesquisa. O primeiro passo para estimular uma pesquisa de qualidade é garantir que a colaboração de todos é importante. Além do mais, estimule para que seja de forma confidencial. É hora de avaliar o que está funcionando e o que não está. Alguns itens que você deve abordar imediatamente ao renovar a sua estratégia de comunicação incluem seu desempenho atual, onde você quer chegar, como você pode chegar lá, quanto tempo deve levar e quem está envolvido. Responder essas perguntas é importante para reavaliar a sua estratégia. Suas respostas determinarão sua visão geral antes de mergulhar em detalhes táticos.

Uma maneira de definir metas mais inteligentes é observar internamente onde você acha que pode aprimorar. Você também pode realizar uma pesquisa para entender melhor o que funcionários desejam com as estratégias. Enfim, algumas perguntas como: o que você quer que a estratégia de comunicação interna faça pela sua empresa? Quais áreas estão funcionando bem e por que essas áreas estão funcionando bem? O que precisa melhorar? Com que rapidez você deseja alcançar seus objetivos? Quais ferramentas ou plataformas de comunicação estão disponíveis de acordo com o tamanho da sua empresa? Quais são as prioridades e expectativas sobre o que os funcionários devem fazer com as informações compartilhadas? Essas respostas vão te dar uma imagem mais clara de onde você quer chegar com a sua estratégia de comunicação interna.

Assim como a maioria das outras áreas do seu negócio, a sua estratégia de comunicação interna pode e deve ser mensurável e, para fazer isso, é preciso escolher as principais métricas que vão mostrar se a sua gestão está funcionando. Isso significa que é possível analisar sua estratégia e aprender sobre quais áreas precisam de mais atenção e o que pode ser ignorado. Aqui estão algumas métricas potenciais a serem consideradas: compartilhamento nas redes sociais, métricas de engajamento dos funcionários, problemas de gerenciamento de projeto. 

Depois de ter uma ideia do que poderia reforçar a sua estratégia de comunicação interna, é hora de entender com quem você vai falar. Seu conteúdo deve ser sempre direcionado para um público específico, mesmo que seja interno. É importante descobrir como as mensagens e formatos vão ser recebidos por diferentes funcionários em sua empresa.

Outro grande equívoco é imaginar que, para ter uma estratégia de comunicação interna bem-sucedida, é preciso incluir todos os funcionários em todas as mensagens para gerar transparência. Isso não é verdade. Embora seus funcionários precisem estar por dentro de todas as notícias e informações sobre a sua empresa, sobrecarregá-los com muitas atualizações pode fazer com que eles comecem a ignorar as atualizações à medida que elas chegam.

Uma parte fundamental do planejamento dessa estratégia de comunicação interna é criar um processo de aprovação para seu conteúdo. Isso vai evitar erros desnecessários, comentários confidenciais ou notícias publicadas acidentalmente. Primeiro, você precisa determinar quem ou qual é a equipe responsável pela estratégia de comunicação interna. Em seguida, é preciso saber quais partes interessadas de cada departamento podem contribuir para o processo de aprovação de conteúdo. Na maioria dos casos, essa responsabilidade recai sobre a equipe de marketing. Você já deve saber, mas algumas mensagens são mais adequadas para canais específicos. Existem ferramentas certas para cada tipo. Você pode usar o e-mail, uma plataforma de mensagens interna, ou em empresas menores, quadros de avisos tradicionais ainda podem ser usados para compartilhar atualizações, notícias, avisos e boas-vindas aos novos funcionários. Em empresas maiores, o chat digital é um ótimo serviço interno de mensagens que pode ser integrado às ferramentas já utilizadas pela organização.

Deixe que as pessoas saibam que estão sendo escutadas. Após as pesquisas e feedbacks dos funcionários, compartilhe o que a empresa aprendeu e como você pretende ajustar sua estratégia para promover transparência e confiança. Esses passos são os primeiros para você construir uma comunicação interna bem-sucedida na sua loja. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Comunicação e relacionamento com seus clientes. (Curso)

Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

Criatividade. (Curso)

Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

Essas foram algumas dicas sobre o tema. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?