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Tue May 16 00:37:25 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
MEI VENDA MAIS: jornada de vendas

O MEI deve preparar-se para cada uma das etapas da jornada de vendas com a estratégia mais assertiva.

· Atualizado em 16/05/2023
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Vender é uma arte. Sabemos que muitos microempreendedores individuais (MEIs), além de coordenar e gerir suas operações, precisam ficar à frente do balcão, atendendo e encantando o público e seus clientes. Para enfrentar esse desafio, apresentaremos uma série de dicas de estratégias comerciais voltadas para os pequenos negócios, a fim de trazer mais e melhores vendas. Acompanhe hoje o primeiro artigo da série MEI VENDA MAIS, a qual abordará os temas: O que o seu cliente procura?; Bom atendimento não é diferencial; Divulgação do negócio com pouco investimento; Jornada de vendas; O poder do e-commerce; Pós-vendas, a magia acontece.

É essencial entender os hábitos de consumo do cliente e monitorar o que ele está buscando, identificando em qual momento da compra ele se encontra. A esse processo chamamos de jornada de compra ou jornada de vendas ou ainda jornada do cliente.

Segundo um artigo da Inovação Sebrae, a jornada do cliente deve fazer sentido para ele e trazer algum valor. Os primeiros estágios – prospecção e contato –, que antigamente não eram tão considerados, são cada vez mais importantes: 70% da jornada está completa quando o comprador chega à sua empresa.

Os motivos são diversos, mas os desafios são cada vez maiores porque os consumidores dispõem de mais informações e têm maior autonomia para buscar o que precisam. Além disso, não há como saber exatamente o que as pessoas vão acessar. No início da jornada, o consumidor somente possui ciência da sua empresa e de uma necessidade que tem, momento em que é importante deixar evidente para o potencial cliente o que você faz e como pode ajudá-lo.

É importante que o MEI tenha como foco as dores do cliente, e não a sua marca, produto/serviço. É uma etapa em que é preciso conscientizar o consumidor, então produza conteúdo nesse sentido. 

Funciona da seguinte forma: quando um consumidor entende que tem um problema, normalmente ele vai até o Google e pesquisa de forma bem ampla, lê materiais educativos e busca também a avaliação de outras pessoas com o mesmo problema. As buscas vão afunilando conforme o cliente aprende as especificações. É nessa fase que os potenciais compradores eliminam os vendedores que não atendem a necessidades específicas. O foco é menos amplo, e a concorrência, mais pesada.

Assim, a jornada do cliente se resume em quatro etapas: 

  • Aprendizado: o cliente ainda não sabe ou não tem certeza de que possui um problema/necessidade.
  • Reconhecimento: momento da pesquisa e acesso a informações que  ajudam a perceber o problema/necessidade.
  • Consideração: consciente do problema, o consumidor segue pesquisando soluções em busca da que melhor se encaixa na sua necessidade.
  • Decisão: após analisar as opções, o consumidor toma a decisão, e a compra pode acontecer.

É preciso estar preparado para cada uma dessas fases, então conte com a parceria do Sebrae para entender essa jornada e buscar as melhores estratégias de vendas.

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