As festas de fim de ano já estão chegando! E com elas, o tão aguardado Natal, a época que gera maior volume de vendas e rentabilidade para o varejo. Após um ano difícil para o comércio, por causa da pandemia, a expectativa positiva pelas compras nesse tempo tem crescido para os empreendedores. Aqui no Brasil, o período é muito satisfatório, uma vez que a maioria dos consumidores estão capitalizados, com o 13º terceiro. Além disso, a data mexe bastante com o emocional do consumidor, que procura nos presentes uma forma de demonstrar afeto por amigos e familiares. Pensando nisso, o varejo está se preparando para bombar as vendas. Contudo, também é hora de aperfeiçoar outro elemento fundamental para os negócios: a experiência do cliente. A experiência do cliente A experiência do cliente pode ser definida como as interações e os experimentos que um indivíduo vivencia com uma empresa. Esse processo deve ocorrer em toda a jornada do consumidor, desde o primeiro contato até a finalização da compra/contratação, visando a sua fidelização. Fidelização de clientes A experiência do cliente é fundamental para que ele crie um vínculo de fidelização com sua empresa. Quanto melhor for essa vivência na sua loja mais chances você terá de ter aquele cliente novamente consumindo seus produtos ou serviços e certamente divulgará a sua marca para outras pessoas, fazendo, assim, o famoso e poderoso marketing boca a boca. Aumento na vantagem competitiva Os períodos natalinos agitam todo o comércio. Com isso, diversos negócios passam a apostar em ações para vender mais. Oferecer um atendimento de qualidade, um bom pós-venda e outros benefícios ao consumidor acaba se tornando um grande diferencial em relação aos seus concorrentes. O período natalino é o momento ideal para firmar uma boa relação com seu cliente e fidelizá-lo. Para lhe auxiliar nesse processo, listamos como você pode fazer isso presencialmente e no digital. Veja a seguir! Como oferecer uma boa experiência ao cliente presencial? Saiba bem o que o seu cliente espera neste período Sua equipe de atendimento precisa se comunicar, efetivamente, com seus clientes, compreendendo seus perfis e a criando uma conexão com eles. Assim, você saberá o que esperam do seu negócio neste período e entenderá como alcançá-los depois que as compras natalinas passarem. Crie condições especiais de Natal A implementação de uma ótima experiência ao cliente deve passar pelo atendimento personalizado e de alta qualidade. Nesse sentido, é importante criar ofertas personalizadas para quem já tem um relacionamento com a sua marca, ou enviar um brinde, como um presente natalino. Isso incentiva os clientes a continuarem a comprar da sua empresa. Crie canais de contato efetivos Trate seus clientes de maneira mais personalizada. Você pode contar com a tecnologia para isso! Estude o seu público para entender os meios de comunicação que ele utiliza e a forma como isso precisa ser feito. O ideal é que você utilize quantos canais de comunicação forem necessários para que a sua audiência seja totalmente abrangida por todos os meios disponíveis. Além disso, treine seus colaboradores para criarem um contato efetivo com o cliente durante o atendimento presencial. É importante que transmitam confiança, que estejam atentos à necessidade da clientela e que ofereçam um atendimento personalizado. Como oferecer uma boa experiência ao cliente digital? Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos e o retorno do atendimento presencial, a expectativa é de que, neste ano, as compras de Natal ainda sejam realizadas, em grande parte, pela internet. Sendo assim, é fundamental que os empresários pensem também na experiência do cliente que compra online. Para criar experiências online que impactem positivamente o cliente, é preciso investir nestas quatro estratégias: Conheça o seu cliente online Na internet, as pessoas deixam rastros de comportamento o tempo todo. Isso é chamado de poeira digital, o principal elemento para entender seu cliente. Com os dados certos em mãos, crie estratégias que atendam às expectativas da clientela neste Natal. Preocupe-se em entender as intenções de compra, quando compram e por que, visando oferecer os melhores produtos e serviços. Invista em boas imagens do seu produto O apelo visual é uma das principais partes do processo de compra. Por isso, além da qualidade da imagem, quanto mais detalhes e ângulos você puder mostrar o produto, melhor. Também é fundamental manter as imagens sempre atualizadas. Priorize a usabilidade do site de vendas De acordo com o Google, mais da metade dos visitantes abandonam os sites mobile que levam mais de três segundos para carregar a página. Por isso, prepare o site do seu comércio eletrônico para receber um grande volume de clientes e acessos. É indispensável investir em usabilidade para não perder vendas e proporcionar a melhor experiência de compra para seu cliente. Com todas essas dicas, você poderá aumentar as suas vendas natalinas, mas pode ir além fazendo o curso gratuito do Sebrae sobre Comunicação e relacionamento com seus clientes e assim compreender as possibilidades da sua empresa alcançar melhores resultados.
O fim de ano está chegando e com ele a época mais esperada pelos empresários. Após um longo período de isolamento social, o avanço da vacinação no Brasil estimula o retorno do contato social, o que promete tornar as compras de Natal muito mais rentáveis para o varejo. Segundo a Pesquisa Mensal do Consumo, o primeiro semestre de 2021 já apresentou um crescimento de 12,26% em relação ao primeiro semestre do ano passado. É por isso que você, empreendedor que busca bombar seu faturamento nesse período, precisa se preparar e organizar o seu negócio para receber a clientela que virá tanto presencialmente como no meio digital. Nesse momento, é fundamental que você comece a entrar no clima natalino e invista em estratégias específicas para potencializar o rendimento do seu negócio. Para te dar um suporte, o Sebrae separou cinco dicas sobre planejamento para você colocar em prática agora mesmo. Vamos lá? 1. Planeje suas ações comerciais: Visando atrair o cliente até a sua loja, pense e trabalhe em estratégias de impulsionamento de vendas. Algumas delas são: Invista no produto certo Aplique preços adequados Crie promoções e descontos Aposte no mercado digital 2. Crie sugestões de presentes Fim de ano é um tempo de presentear! E seus clientes podem estar em dúvida sobre o que comprar para seus entes queridos. Por isso, é fundamental que você treine o seu pessoal para auxiliar nessa procura, orientando-o a estabelecer diálogos significativos com o potencial consumidor, na intenção de compreender o que ele deseja e orientá-lo para que faça a melhor escolha. Além disso, você pode apostar em banners e panfletos que mostrem alguns produtos e as condições de pagamento mais favoráveis à sua clientela. Na internet, invista em anúncios com base nos perfis de seus seguidores, considerando, por exemplo, quanto preferem gastar. 3. Influencie a compra Nessa época, os anúncios e as propagandas falam diretamente com o consumidor, utilizando técnicas como os gatilhos mentais para promover vendas. Isto é, vão além da oferta do produto e mostram a conexão emocional que existe entre ele e o contexto do cliente. Um exemplo disso é o gatilho de antecipação, muito utilizado no fim do ano, quando estão todos pensando naquilo que querem fazer no ano seguinte. Assim, vale oferecer um produto que contribuirá para que ele alcance os seus objetivos. 4. Prepare seu estoque Seja fisicamente ou no meio digital, não deixe que os produtos faltem. Principalmente aqueles mais vendidos. Já no meio virtual, é inconcebível que seu cliente compre algo para presentear e não receba a encomenda no tempo certo. Por isso, organize também o período de pedidos. 5. Realize sempre o pós-vendas Um dos segredos da fidelização de um cliente está no pós-venda, essa ação faz com que ele volte a fechar outras compras com você e indicar a sua loja. Além disso, não esqueça da manutenção digital: faça seu cliente lembrar da sua empresa ao longo de todo o ano. Vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio. Confira este curso online e gratuito que o Sebrae preparou para você.
Por ser uma época em que o emocional do consumidor está sensível, o fim do ano é propício para comemorações, agradecimentos e promessas para o novo ano. Os eventos de Natal e Ano-Novo trazem para o varejo a perspectiva e a esperança de faturamentos muito superiores à média de todos os demais meses. Esse é, então, um período bastante promissor, ainda mais porque os consumidores estão mais capitalizados devido ao 13º salário. As festas natalinas fazem parte de períodos tradicionais em que presentes são trocados, amigos-secretos acontecem, comemorações de famílias são constantes e empresas aquecem suas vendas. Elas representam, portanto, oportunidades de aumentar os lucros e estreitar o relacionamento com os clientes. Diante dessa oportunidade, estar preparado e capacitar a equipe é o ponto-chave para excelentes vendas e um acréscimo positivo na rentabilidade. O momento requer, além de criatividade e inovação, uma estratégia de marketing capaz de atrair muitos clientes e novos consumidores. Por isso, invista nas suas possibilidades e use todo o potencial do seu negócio para que esse período seja memorável. Disponibilize os produtos que os clientes querem comprar, ofereça o melhor atendimento e impressione o público. Uma solução prática, conveniente e acessível é realizar ações digitais usando plataformas de vendas de itens típicos de Natal, com uma comunicação mais lúdica de fim de ano, sensibilizando o consumidor. Observe o poder de compra do seu público e o avanço da inflação, pois esses fatores criam mudanças de comportamento dos clientes, que substituem produtos por opções mais econômicas. Portanto, diante de um cenário assim, é necessário que os varejistas ofereçam versatilidade e alternativas mais baratas. Estas são algumas dicas que auxiliarão na preparação do seu negócio e de sua equipe para a época natalina: 1. Planeje ações comerciais que atraiam o cliente até a sua loja, trabalhando com estratégias de impulsionamento de vendas, tais como: - Produto certo; - Precificação adequada; - Promoção bem direcionada; - Ponto do produto na loja; - Merchandising. 2. Explique e repasse todas as informações das ações comerciais de Natal para a equipe. 3. Estude com a equipe os novos produtos e as dinâmicas das ações, das precificação e dos descontos. 4. Repasse o material de comunicação da loja aos funcionários. 5. Prepare a loja física para o período por meio de: - Decoração temática; - Música ambiente; - Exposição dos produtos; - Montagem de kits atrativos; - Etiquetas de preços corretamente expostas. 6. Acompanhe de perto o atendimento da equipe e trabalhe os possíveis desvios de padrão, sempre com o objetivo de orientar e estimular mais vendas. 7. Tire todas as dúvidas da equipe, ofereça apoio e reforce as iniciativas positivas. 8. Mantenha um clima alegre e otimista dentro da loja, pois todos os funcionários precisam estar na mesma sintonia. 9. Saiba ouvir, observar e convencer o cliente, sem forçar a compra do produto. 10. Busque entender qual é a real necessidade do consumidor, por isso sempre o escute com atenção. 11. Prepare a equipe de vendas para observar todos os detalhes, pois muito do que não é dito verbalmente pode ser percebido de outras formas. 12. Ajude o cliente em sua lista de presentes, perguntando se ele pretende presentear seus familiares e ajudando-o com boas opções. 13. Certifique-se de que os vendedores conheçam bem os produtos. Embora seja algo essencial, é comum encontrar lojas em que os atendentes/vendedores não conhecem bem ou não sabem o que vendem e, assim, não têm argumentos suficientes para concluir a venda. 14. Valorize os itens ofertados. Para isso, é necessário que a equipe conheça e acredite, de fato, no valor do que ela vende. 15. Identifique oportunidades para vender itens complementares e não tenha medo de oferecê-los durante a negociação com o cliente. Mesmo que ele não os adquira naquele momento, ele já conhecerá o produto para outras possíveis compras. 16. Realize o pós-vendas, que consiste em um dos segredos da fidelização de um cliente. Essa ação faz com que ele volte a fechar outras compras com você e indique a sua loja. 17. Siga o planejamento e o calendário de comunicação que a loja estabeleceu, principalmente nas redes sociais. 18. Promova estratégias de impulsionamento nas redes sociais, não se esquecendo da sua manutenção digital. 19. Esteja presente nas redes sociais e prepare a equipe para contribuir com o atendimento digital. É fundamental que a equipe esteja treinada, engajada, alinhada e motivada para que esse período renda bons resultados. Caso possível, institua um aumento de comissionamento para que os vendedores fiquem mais entusiasmados, e por consequência, vendam mais. Não tem segredo: ao preparar seu time para o sucesso de todos e não somente para o sucesso individual, todos ganham, inclusive os clientes, que sairão satisfeitos de sua loja. Um varejista só terá sucesso se contar com uma equipe engajada, motivada e comprometida. Então, boas vendas!
Para o comércio, o Natal é um dos eventos mais promissores do ano. A comemoração é um dos melhores períodos para vendas, e os empresários já estão se movimentando para faturar. A data mexe com o coração de muita gente, e os clientes se tornam mais dispostos a gastar com presentes para os familiares e amigos. Esta é a melhor época do ano para vender e consolidar clientes, tendo em vista que o clima natalino favorece a empatia e aumenta a procura por diversos produtos e serviços. Mesmo com a situação financeira de diversas famílias ainda abalada por causa do período de pandemia do coronavírus, acredita-se que o período natalino deste ano será a data sazonal com mais vendas no varejo. Além disso, os consumidores digitais estão aí e vieram com tudo também. O modelo de compras on-line foi intensificado nos últimos anos e se estabeleceu como uma das principais formas de consumo. Por isso, mesmo com a retomada das atividades em seu estado/município, é preciso manter a atenção nas vendas por redes sociais, vendas por WhatsApp e Loja On-line. Se o seu negócio é adaptável ao comércio eletrônico, não perca tempo, posicione-se nesse mercado e prepare-se para faturar no final do ano. Se você ainda não começou a se planejar ou quer aprender a explorar ao máximo as vendas deste período, confira oito dicas que listamos a seguir para seu negócio faturar ainda mais no próximo Natal e fim de ano. Crie oportunidades, promoções e ótimas condições de pagamento: Aposte em descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento. Essas iniciativas são boas formas de estimular o consumo. Além disso, determine o volume de produtos que quer vender e em quanto tempo e, com base nisso, defina o mix de produtos que terão os preços reduzidos e de quanto serão os descontos. Você também pode criar outros tipos de oportunidades para seu consumidor, como: entregas gratuitas, cartão fidelidade, cupons... Aposte na decoração do seu estabelecimento: Traga o espírito natalino para sua loja física e on-line. A decoração estimula os clientes à compra de presentes. Não deixe faltar algo na decoração que remeta à época natalina, como por exemplo, árvore de Natal, bonecos de Papai Noel, as cores e etc. Além disso, aposte na decoração do layout do seu site de comércio eletrônico. Invista na decoração natalina e na divulgação da marca e dos produtos com a temática da data comemorativa. Aproveite os clientes atrasados: É certo que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora, por isso prepare bem o seu estoque. Além disso, treine o seu pessoal para ajudar o cliente a encontrar o que precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras. Organize a loja: A boa disposição dos produtos facilita, tanto para o vendedor quanto para o cliente, identificar o que se procura, e isso pode ser decisivo para o momento da compra. É fundamental que o layout de sua loja esteja adaptado para receber um grande número de pessoas, com conforto e bom atendimento. Invista em ações nas redes sociais: Estar ativo no ambiente digital é uma ótima maneira de divulgar sua marca e, com isso, aumentar seu alcance e vender mais. Assim como em 2020 e em 2021, neste ano continuar com ações nas redes sociais será bem importante. Por isso, pode apostar na divulgação de promoções, de produtos, na criação de conteúdos em vídeo e em qualquer ação que aproxime o seu negócio do seu cliente.Ofereça vantagens aos clientes para incentivar o seu cadastro como frete grátis e ou valor fixo acessível para determinada região, modalidade expressa, ou um cupom de desconto na próxima compra acima de um determinado valor. Faça posts nas redes sociais ou crie categorias específicas no site da empresa, divididas por promoção ou por playlists de produtos que os consumidores mais pretendem comprar: moda e acessórios, brinquedos, beleza e cosméticos, eletrônicos e informática, eletrodomésticos e eletroportáteis. Invista em promoções pelo whatsApp business, Telegram, anúncios patrocinados nas redes sociais e outros veículos de comunicação. Treine sua equipe tanto de venda como de suporte: Para auxiliar com as altas demandas, as lojas costumam contratar mais funcionários no fim de ano. Contudo, é fundamental treiná-los sobre a cultura da empresa, produtos e serviços. Não basta aumentar o número de atendentes e ainda assim deixar seus clientes insatisfeitos. Sua empresa deve primar pelo atendimento de qualidade. Informe os prazos para a devolução e troca de presentes: Para proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente, é essencial que os prazos para devolução e troca de produtos estejam claros para o cliente. Nem sempre se acerta no presente de Natal, por isso, o momento da troca deve ser aproveitado também para incentivar a aquisição de novos produtos.Ofereça produtos complementares àqueles que o comprador já adquiriu anteriormente. Crie campanhas customizadas por meio de uma comunicação personalizada, de acordo com o perfil e os comportamentos dos clientes, oferecendo as melhores ofertas e argumentos de venda para cada grupo específico. Solucione problemas: Mais do que vender muito no período natalino, busque encantar o seu cliente para que ele volte ao longo de todo o ano. Uma das melhores formas de fazer isso, é oferecer soluções rápidas para as necessidades dele. Mais do que presentes, as pessoas querem se sentir queridas e valorizadas. Se um dos pilares da empresa for a solidariedade, então a comemoração natalina pode ser uma oportunidade de divulgação para promover ações solidárias com a marca da empresa. Ao apoiar algum projeto ou organização social, arrecadando doações ou revertendo uma certa porcentagem das vendas, usando como estratégia e tendência o comprometimento social da empresa. Colocar essas dicas em prática no próximo Natal e fim de ano será memorável para seus clientes e para o seu negócio. Agora é mais do que hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Conte com o Sebrae para te ajudar. Acesse os cursos Como turbinar suas vendas e Estratégias de vendas para o comércio eletrônico
Mesmo sendo a venda uma das atividades mais antigas e conhecidas no mundo, não são todas as empresas que utilizam um processo estruturado, com equipes capacitadas para produzirem os resultados desejados. Ainda há muita improvisação e despreparo ao atender a um cliente que apresenta dúvidas, objeções e desculpas. Assim, estudar o comportamento dos consumidores e aplicar técnicas de vendas é fundamental neste processo. É possível aprender a vender? Sim, é possível! O primeiro passo é considerar a venda como um conjunto de etapas que devem ser realizadas de maneira sistemática e incorporar esse método no seu repertório.Veja o modelo a seguir: Etapa 1 - Pré-venda É o trabalho de preparação, planejamento e treinamento sobre o produto e sobre o processo/serviço a ser oferecido, em que conhecer o perfil e os hábitos do cliente é fundamental, bem como a concorrência. Essa etapa é feita sem a presença do cliente, porém se valendo de conhecimentos acumulados sobre seu perfil. Por isso é importante criar relacionamento com o público-alvo para colher informações sobre ele. Veja aqui as planilhas de gestão que o Sebrae preparou para facilitar a organização de algumas informações estratégicas para seu negócio. Etapa 2 - Levantamento de necessidades Resolvendo o problema do cliente Ao comprar seu produto ou serviço, o cliente precisa resolver uma dor ou satisfazer uma necessidade. Desse modo, tudo o que seu vendedor precisa saber é o que exatamente o consumidor está procurando. Esse é o momento do levantamento da necessidade. Como cada ser humano é diferente, não é possível prever suas reações ou tentar adivinhar. É o momento de fazer perguntas e ajudar o cliente a definir suas expectativas, necessidades e desejos. É importante ter em mente que um produto que é banal para um consumidor de alta renda pode ser o sonho de consumo e a “compra do ano” para um assalariado de menor renda. Ou seja, o mesmo produto tem aspirações de consumo diferentes. Etapa 3 – Conquista da confiança Conquistar a confiança do consumidor é um dos desafios mais complexos no trabalho de vendas, mas quando alcançado é um diferencial competitivo no seu negócio. Veja abaixo técnicas comprovadas para alcançar a atenção do seu público-alvo. Ter domínio dos processos, dos produtos, da concorrência e do mercado. Portar-se de maneira adequada, causar uma ótima impressão ao cliente e usar linguagem compatível e respeitosa com todos, sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito. Entrar em sintonia e se adaptar ao perfil do cliente ajuda na construção de reputação. Etapa 4 - Apresentação da oferta Esta etapa deve ocorrer após a escuta ativa do que o cliente procura. Nesses tempos de alta conectividade, crescimento exponencial de mensagens e estímulos dos mais diversos tipos em nossos aparelhos celulares, a boa, necessária e produtiva conversa tem se tornado cada vez mais importante. Aproveite todo o conhecimento que se tem do cliente obtido na etapa anterior. Pergunte, ouça, processe e esclareça A pergunta é a “arma” mais poderosa do vendedor, mas precisa ser pergunta aberta, adequada às necessidades, desejos e perfil do cliente e ao contexto que o levou ao ponto de venda. O tempo do “posso ajudá-lo?” não tem mais resultados, pois, se o cliente responder "não!", acaba o diálogo. Portanto, à pergunta acima, deve-se acrescentar um “como”, ficando assim: “como posso ajudá-lo?”. Perceba a sutil, mas importante diferença! Quanto melhor for o conhecimento do perfil e das necessidades do cliente, mais qualificado e positivo será o diálogo. E quanto melhor for o seu conhecimento do produto, mais segurança e confiança será transmitida ao consumidor. Lembre-se, a melhor relação com o cliente deve ser aberta, transparente e alimentada com contatos constantes. Etapa 5 - Vencendo objeções Muro, quebra-molas ou meio-fio? A objeção é uma réplica, dúvida, aresta, contestação ou obstáculo entre você e seu objetivo, que é a venda. Comparando-se a um carro que precisa avançar, seria o equivalente a um quebra-molas (você reduz, mas nem sempre precisa parar), a um meio-fio (parar, analisar a situação e avançar cuidadosamente conforme a altura do meio-fio) e a um muro (que na verdade é uma linha de resistência entre o não e o sim): Clientes mais exigentes ou com mais objeções demandam mais argumentação. Um argumento de vendas é a característica do produto mais o benefício gerado ao consumidor, somados à prova ou evidência disso. Quando o cliente usar expressões do tipo “é realmente bom, mas”, “no entanto”, “porém”, “entretanto”, pode ter certeza de que se trata de alguma restrição entre o “sim”, que se busca, e o “não”, que ainda está com o cliente. Etapa 6 - Fechamento de vendas Término e consenso No fechamento da venda deve-se chegar a um consenso, sem arestas a aparar, por parte do cliente, e vendas adicionais ou cruzadas podem até ser feitas nesse momento. Venda adicional é aquela com o mesmo item, porém em outra variedade (camisa lisa + listrada + manga curta etc.). Venda cruzada (cross selling) é aquela de um item complementar. Por exemplo: à camisa se adiciona uma gravata, uma calça ou um paletó. Etapa 7 – Pós-vendas e relacionamento Uma das máximas da gestão do relacionamento é: “quando acaba uma venda, começa um relacionamento”. Não se esqueça de fazer um cadastro básico do cliente: nome, data de aniversário, e-mail e celular são suficientes para começar a registrar toda a trajetória da empresa com o consumidor. Importante: dentro dessa etapa, é necessário manter mensagens constantes com esses clientes, enviando informações de produtos e promoções para gerar engajamento. Seguindo as etapas da venda de modo contínuo e sistemático, a sua chance de sucesso será maior no seu desafio de vender. Quer conhecer as soluções e cursos que o Sebrae tem para você em vendas e outros temas? Consulte aqui nossos títulos educacionais a distância. Portanto, mãos à obra e boas vendas! Assista ao vídeo abaixo e veja como obter os resultados que você espera para o seu negócio. Confira algumas medidas importantes que você pode tomar antes, durante e após a venda. Como vender mais e melhor
Os primeiros fatores a serem percebidos pelo potencial cliente tendem a ser a fachada e o ambiente da loja, e o impacto pode ser positivo ou negativo. Os fatores que determinam o estilo de comunicação visual são chamados de merchandising, ou seja, é a forma correta de se comunicar com o cliente, e para indicar esse estilo devem ser observados: o segmento da loja, o perfil do consumidor e a filosofia de atendimento estabelecida. Alguns dos aspectos mais importantes na ambientação e comunicação com os clientes são: Logotipo: deve ser relativamente curto, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade. Layout: é a utilização dos espaços disponíveis, e a melhor forma de adaptá-los ao trabalho de vendas e a comodidade do cliente. Deve considerar: A facilidade de acesso aos consumidores; O local do caixa para efetuar pagamentos; O local de estoque e armazenamento; A disposição dos acessórios para colocação das mercadorias (gôndolas e displays); A localização dos provadores, se for o caso; A disposição das mercadorias e dos corredores, observando a passagem dos clientes; O local das vitrines. Higiene e limpeza: o lojista deve ter atenção especial com chão, acessórios, displays, mercadorias, placas e a parte externa da loja. Além de estar limpa, a loja precisa parecer limpa. Iluminação: iluminar significa realçar loja e produtos. A iluminação pode e deve ser utilizada para destacar produtos ou grupo de produtos, seja internamente ou nas vitrines. A vitrine destaca os principais aspectos dos produtos. Ela funciona como um convite para que as pessoas confiram as novidades. Cores: é mais recomendável utilizar cores neutras nas paredes, acessórios e gôndolas, assim os produtos serão realçados. Disposição das mercadorias: as mercadorias devem ser agrupadas de acordo com seu tipo e finalidade ou público a que se destinam, pois a desorganização provoca perda de valor para os produtos expostos Vitrine: é muito importante que os produtos expostos sempre contenham os respectivos preços, pois o objetivo principal da vitrine é chamar a atenção do consumidor para os produtos da loja, convidando-o a entrar.
Serviços digitais para você vender mais no Natal