Confira o que o Sebrae do seu Estado tem para você.
Trilha 3
Turbinando o negócio
Se você já conhece os pilares do e-commerce e entende como funcionam as vendas na Amazon, esta trilha é para você. Nela, serão ensinadas formas de alavancar as suas vendas, desde a aplicação de descontos promocionais na forma de cupons, passando pela Amazon Ads, até o aprendizado de conteúdos sobre marketing digital. Além disso, você entenderá mais sobre o processo de logística das vendas online e como os programas de Logística da Amazon podem impulsionar seus resultados. Prepare as turbinas e vamos decolar!
Informações e dicas para a divulgação do seu negócio e dos seus produtos na internet.
Os fatores de sucesso Você tem uma loja virtual e quer saber se está no caminho certo para o seu negócio prosperar? O Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave para o sucesso de um e-commerce. O objetivo é mostrar ao empreendedor os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida. Foram identificados os dez itens mais sensíveis para o sucesso ou fracasso de um varejo on-line, a partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com dezenas de especialistas, empresários e consumidores. 1 - Segmentação Investir em um nicho de mercado proporciona menos concorrência e mais chances de alcançar a liderança no mercado, além de demandar investimento inicial consideravelmente menor. Segmentação e seleção do seu público 2 - Promoção A divulgação do seu e-commerce em vários canais é fundamental para colocar seu negócio no mapa da internet e do seu consumidor. Canais digitais para a promoção de pequenos negócios 3 - Marketing de relacionamento Um diferencial importante para seu negócio é investimento em um atendimento impecável ao seu cliente, com diversos canais de contato e respostas ágeis e prestativas, bem como a utilização desses canais para gerar vendas adicionais e conhecer melhor o perfil do seu consumidor. 10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios 4 - Mobilidade Uma loja virtual que se adapte ao tamanho das telas - celulares, smartphones e tablets -, é fundamental para potencializar suas vendas e conquistar o consumidor. O que é um site responsivo 5 - Tempo de carregamento A velocidade do processamento das informações do seu site é primordial na hora de um potencial consumidor escolher o seu produto. Se a página da loja on-line demora a carregar, isso pode significar a perda imediata de clientes Dicas para deixar sua página mais leve e rápida 6 - Otimização de buscas Em um cenário de concorrência acirrada, adotar técnicas específicas para obter bons resultados em um site de buscas pode fazer a diferença na hora de o cliente escolher a loja virtual na qual irá realizar sua compra. SEO pode melhorar a relevância de sites em mecanismos de busca 7 - Preço Observe a concorrência, analise e conheça profundamente seu mercado de atuação e o seu público-alvo e, usando mecanismos de estabelecimento de preços dinâmicos - é um grande diferencial na hora de converter os clicks em compras e formar o preço de forma adequada. Curso online e gratuito Formação do Preço de Venda 8 - Prazo Uma entrega rápida e no prazo prometido, assim como uma gestão de logística interna eficiente para o processamento e envio do pedido são diferenciais na hora de garantir a satisfação e fidelizar clientes para a sua loja virtual. Logística no e-commerce: entregar o produto no prazo é fundamental 9 - Métricas Uma parte primordial de uma estratégia digital é utilizar um conjunto de parâmetros para medir a performance da loja virtual e dos seus processos internos e auxiliar na tomada de decisão dentro da sua empresa. 10 - Comunicação visual As informações visuais da sua loja on-line e a qualidade das fotos dos produtos vendidos também fazem a diferença para o sucesso do negócio. Acesse a autoavaliação A ferramenta de autoavaliação do seu e-commerce elaborada pelo Sebrae destina-se a empresários que tenham negócio no segmento. Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo. Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator. Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações: Responda agora ao questionário e receba suas orientações personalizadas
Que a logística é fundamental para sobrevivência do e-commerce, ninguém tem dúvidas. Mas saber qual a melhor alternativa para entregar os produtos da sua loja ainda deixa muito empresário sem saber resolver essa equação. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, Abcomm, divulgada em 2019, 65,9% dos gastos logísticos são gastos com frete e os demais 34,1% se dividem entre gastos com armazenagem (23%) e gastos com manuseio (14,8%). A pesquisa também identificou quais são as opções mais contratadas para esses fretes e, nesse caso, 88,6% das empresas utilizam os Correios para envio das mercadorias, 58,7% trabalham com transportadoras privadas e 9,8% possuem frota própria. Os Correios são, sem dúvidas, a empresa de logística mais presente nas cidades brasileiras, bem como a que possui mais reconhecimento por parte dos empresários e consumidores. Em todo caso, como algumas empresas já perceberam, é importante ter mais de uma opção no leque de fornecedores, tanto para baratear as negociações, quanto para evitar intempéries que possam paralisar a operação. Nesse sentido, as lojas virtuais utilizam, em média, 2,6 transportadoras diferentes. Abaixo estão as mais utilizadas por essas empresas. Fonte: ABComm e ComSchool 2019 Os comparadores de frete Atualmente há uma série de comparadores de frete que podem ser usados para calcular os custos em mais de uma empresa e já fazer a gestão da entrega. Conheça: Melhor Envio > Startup apoiada pelo Sebrae Realiza cotações simultâneas nos Correios, Jadlog, Azul Cargo Express e Latam Cargo Integra com Amazon, Vtex, Loja Integrada, Nuvemshop e Wix. Para utilizar basta criar uma conta, gratuita. O pagamento é realizado a cada frete contratado. Para cotações não há custo. Disponibiliza geração de etiquetas e rastreamento de pedidos. Para usar é bem simples. Basta fazer um cadastro rápido e inserir os dados de remetente, destinatário e do produto. Exemplo de cálculo utilizando uma camiseta de São Paulo para Maceió. Peso (kg): 0,100 kg (produto) + 0,030 kg (embalagem) = 0,130 kg Altura (cm): 2 cm (produto já na embalagem) Largura (cm): 15 cm (produto já na embalagem) Comprimento (cm): 20 cm (produto já na embalagem) CargoBR > Realiza cotações simultâneas nos na Jadlog, Total Express, FedEx, Trans VMC Guarulhos e Modular Transportes. Para utilizar basta criar uma conta, gratuita. O pagamento é realizado a cada frete contratado. Para cotações não há custo. Além dessa modalidade de cotação de frete, há uma gama de fornecedores que podem atender diretamente ao seu negócio. Frenet > Não é bem um comparador de frete, mas um hub de transportadoras com 48 integradas, como Jadlog, Loggi, Brasspress, Correios, DHL e Total) já integradas e mais de 200 que podem ser integradas mediante orçamento. Integra com Magento, Woocommerce, Opencart, Prestashop, Loja Integrada, Nuvemshop, Tray, iSet, Moovin, Xtech, Anymarket, Dooca, Bling, Hub2b, Loja Mestre, GetCommerce entre outras. Possui plano gratuito que permite até 5000 cotações e planos pagos com valores de R$ 50 (10 mil), R$ 100 (20000) e R$ 350 (ilimitadas). Para usar o serviço é possível cotar direto pela Frenet Correios ou é preciso preencher um formulário que listará as transportadoras mais adequadas, depois escolher as transportadoras com as quais deseja trabalhar e aguardar que elas entrem em contato. Informações sobre as transportadoras mais utilizadas pelas lojas virtuais Jadlog > Uma das maiores empresas de logística e transportes de cargas expressas fracionadas do país e uma das maiores operadoras de e-commerce. Rede de franquias em todas as capitais e principais cidades do país. Fácil simular no site da empresa, mas como oferece uma estimativa é recomendável entrar em contato e orçar direto. Total Express > Atendem todo o Brasil. 2300 municípios diretamente e o restante via redespacho 230 mil entregas por dia 10mil colaboradores Fulfillment (estoca e entrega sua carga após a venda) Braspress > Atendem todo o Brasil 60 mil entregas por dia Está com restrições de entregas no Maranhão e Piauí por conta das restrições sanitárias Rodonaves > Atendem mais de 3500 cidades Possuem 250 unidades Desde 1970 Formulário online para cotação TNT > Atendem mais de 5000 cidades Contam com 110 unidades Transportam de tudo Jamef > Atendem todo o Brasil Desde 1963 Mais de 1000 veículos Azul Cargo Express > Entrega via aérea Cotação online 240 lojas Atendem mais de 3500 municípios Mercado Envios > Entregam em todo o Brasil Para quem usa Mercado Livre Todas as vendas a partir de R$ 120 têm frete grátis e descontos significativos e pagam até 50% do custo desses envios Loggi > Criada em 2013 Entregam em todo o Brasil Foco nas entregas por motoboy Acompanhamento do pedido em tempo real pelo cliente Gollog > Entrega via aérea Entregam em mais de 3000 cidades Cotação online Confira outras opções no Catálogo de Fornecedores de E-Commerce. Escrito por Ivan Tonet, coloborador do Sebrae Nacional.
Um dos grandes desafios para qualquer empreendedor é expandir suas vendas no universo on-line, especialmente quando se trata dos pequenos negócios. Para uma experiência de sucesso, é fundamental pensar sobre a logística de entrega do produto. Nesse caso, associar-se aos chamados “marketplaces” pode ter diversas vantagens e benefícios para o empresário. De forma genérica, marketplace é uma espécie de loja virtual que reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente com seus clientes. Nessas plataformas, tanto compradores quanto produtores têm a possibilidade de obter preços mais vantajosos e acesso a maior variedade de produtos. Alguns deles colocam seu próprio sistema de logística à disposição dos vendedores, como é o caso da gigante Amazon. Para atender a essa crescente demanda dos pequenos negócios, especialmente no atual cenário, a empresa criou o programa FBA Onsite – Logística da Amazon. Utilizando o sistema, quando há uma venda, a Amazon retira o produto no armazém/centro de distribuição do vendedor, faz a entrega diretamente para o cliente e cuida do pós-venda, como devoluções e reembolsos. Para o pequeno empreendedor, isso é muito importante, pois, assim, é possível vender e enviar para todos os lugares do Brasil, mesmo os mais distantes, sem grandes investimentos. O pequeno lojista, que não teria muita visibilidade apenas com uma loja virtual individual, ou até mesmo nas redes sociais, ganha destaque para seus produtos e poupa custos com publicidade, marketing e logística. Além disso, a Amazon oferece capacitação aos vendedores parceiros para que consigam desempenhar bem e receber boa avaliação dos clientes, o que aumenta ainda mais o sucesso nas vendas. Gostou do nosso conteúdo? Ele foi inspirado na própria página da Amazon sobre o assunto. Quer receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo? Acesse o nosso canal do Telegram. Telegram Sebrae Marketing
Já decidiu sobre o uso dos marketplaces como ferramenta para fazer a logística de entrega dos produtos do seu negócio? Então, chegou a hora de aprender o passo a passo do programa FBA Onsite - Logística da Amazon. Utilizando o sistema oferecido pela empresa, quando há uma venda, a Amazon retira o produto no armazém/centro de distribuição do vendedor, faz a entrega diretamente para o cliente e cuida do pós-venda, que inclui devoluções e reembolsos. As vantagens para o empreendedor, especialmente para os pequenos negócios, são muitas: visibilidade no site da plataforma, redução de custos com publicidade, marketing e logística, possibilidade de enviar para todos os lugares do Brasil, além de acesso a facilidades como pagamentos e ferramentas para gestão de vendas. Para participar do programa, é necessário concluir algumas etapas obrigatórias, nas quais o vendedor irá aprender a fazer o lançamento dos seus produtos no sistema, operar as ferramentas e fazer as compras dos equipamentos necessários. Ao final, o lojista testará seus conhecimentos, e poderá verificar se está apto para dar início a suas operações na plataforma. De acordo com as regras do programa, o tempo mínimo de lançamento é de 17 dias e é necessário ter em mãos o ID ou código de armazém, que consiste em quatro letras (ex: AXNF). Ele será solicitado diversas vezes ao longo do processo para confirmação. Vamos começar? Etapa 1 – Cronograma e equipamentos Para começar a operar no FBA Onsite - Logística da Amazon, a loja participante deverá possuir alguns equipamentos obrigatórios para a expedição dos pedidos – como, por exemplo, impressora de etiqueta de envio homologada de 203 dpi ou 300 dpi, leitor de códigos de barra, etiquetas, caixas e envelopes. Etapa 2 – Integração de nota fiscal A emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é obrigatória para operar no programa de logística da Amazon. Ela é essencial para que os pedidos sejam faturados corretamente, evitando que o vendedor sofra penalidades e atrasos no processamento de pedidos. É importante ficar atento também às regras de integração solicitadas pela plataforma, pois qualquer outra combinação de integrador e ERP não será aceita pelo programa. Etapa 3 – Acesso ao Onsite O Onsite Tool é a ferramenta de gerenciamento de armazém que é disponibilizada para os vendedores que participam do programa de logística. Ela faz toda a parte operacional, como administração de estoque, processamento de pedidos, etc. O acesso é feito com o mesmo e-mail e senha do Seller Central. Etapa 4 – Treinamentos Aqui o empreendedor aprenderá como gerenciar seu inventário e processar os pedidos no Onsite. A plataforma pede que o material contendo as instruções seja compartilhado com todos os funcionários da loja que irão trabalhar diretamente com pedidos FBA Onsite - Logística da Amazon. Nessa etapa você vai aprender a: Inserir inventário no Onsite; Processar pedidos; Analisar as métricas de performance; Verificar capacidade operacional; Trabalhar com produtos com bateria (baixa periculosidade). Ao final dessa etapa, será necessário realizar uma prova para comprovar que o vendedor realmente aprendeu a trabalhar com a ferramenta. Etapa 5 – Conversão de produtos Passou no teste anterior? Agora, você vai preparar sua loja para começar a vender. Para isso, é preciso converter suas ofertas do Seller Central para a Logística da Amazon e atualizar o estoque dos seus produtos para que eles fiquem ativos no site com a tag de enviado pela Amazon. Etapa 6 – Lançamento Se você completou todas as etapas anteriores, sua loja ficará ativa no site da Amazon e você poderá começar a receber os pedidos. Inicialmente, a capacidade será reduzida (por volta de três pedidos/dia), para um período de testes e adaptações. A partir da segunda semana, se tudo correr bem, o número de pedidos por dia poderá ser reajustado. Nesta etapa a Amazon disponibiliza um time de operações para o caso de dúvidas, dificuldades com os passos anteriores e comunicação sobre a primeira coleta do transportador. Etapa 7 – Pós-lançamento e devolução de clientes Até aqui você já aprendeu sobre compra de equipamentos e integração de nota fiscal, teve acesso à ferramenta de processamento dos pedidos e recebeu treinamento para utilizá-la corretamente, além de colocar o estoque de produtos disponíveis no site da Amazon. Agora, o vendedor precisa saber como processar as devoluções. Para isso, existe um sistema específico, chamado Return App. Assim que a devolução chegar no armazém/estoque, o lojista terá um prazo de até 7 dias para processá-la no aplicativo. Gostou deste conteúdo? Este artigo foi inspirado no guia feito pela Amazon para o seu programa de logística. Sugerimos a leitura completa dos links indicados neste material para concluir o treinamento de forma correta e tirar todas as suas dúvidas. Quer receber conteúdo exclusivo sobre empreendedorismo? Acesse o nosso canal do Telegram. Telegram Sebrae Marketing
Você com certeza já foi impactado(a) por um Ads na internet. E o que isso significa? Ads são anúncios publicitários pagos que têm como objetivo principal atrair pessoas e convencê-las a comprar um produto – ou ao menos uma ideia. Essa forma de impactar o consumidor ganhou ainda mais força com a redução do alcance da publicidade não paga, ou seja, orgânica. Hoje em dia não se tem para onde correr. Se quiser que o seu negócio seja prestigiado pelos consumidores, é fundamental criar os Ads. Os anúncios Custo por Clique (CPC) ajudam a veicular a mensagem certa na hora e no local mais adequados para que você possa aumentar seu alcance, desenvolver sua marca e impulsionar suas vendas onde quiser. No infográfico abaixo você conhece o passo a passo para colocar em prática cada tipo de publicidade. Patrocínio de produtos Esse modelo promove produtos individuais nos resultados de pesquisa e nas páginas de detalhes para ajudar a aumentar o tráfego e as vendas na Amazon. A veiculação pode ser feita em minutos e paga somente quando houver cliques. Patrocínio de marcas Esses anúncios aparecem nos resultados da pesquisa para ajudar você a aumentar o reconhecimento e o engajamento da marca. Divulgue uma coleção de seus produtos, juntamente com seu logotipo e um título personalizado. Display de autoatendimento Nessa modalidade você alcança o público-alvo do seu negócio dentro e fora da Amazon, com campanhas publicitárias simples e fáceis de usar, que podem ser criadas em minutos. Esses anúncios não exigem um orçamento grande nem habilidades de criação. Stores Nessa opção, gratuita, você promove a sua marca e produtos com sua própria store de várias páginas na Amazon. As stores são fáceis de criar e estão disponíveis a todos os vendedores. Para os demais anúncios, verifique sua qualificação, pois nem todos os recursos estão disponíveis em todos os mercados. Campanha inteligente Para ter resultados mais promissores, vincule sua campanha de patrocínio de produtos à store. Quando isso acontece com pelo menos três subpáginas, verifica-se um crescimento médio de 41% nas impressões (número de vezes que um anúncio foi exibido) e de 19% nas vendas atribuídas a anúncios no primeiro mês, em comparação com anunciantes que não fazem isso. Saiba mais Acesse aqui outros conteúdos que ajudarão você a melhorar o engajamento dos seus anúncios e destacar seus produtos na internet. Gostou do artigo? Ele foi inspirado neste conteúdo da Amazon. Quer receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo? Acesse o nosso canal do Telegram. Telegram Sebrae Marketing