Ações comerciais bem planejadas e executadas, com foco no cliente, são essenciais para o sucesso no varejo, garantindo fidelização e aumento das vendas.

Para te fornecer mais informações sobre as ações comerciais no varejo, selecionamos as dicas do especialista Rafael, da Berrytech.
Hoje mostraremos como planejar ações comerciais no seu varejo para estar ainda mais perto do cliente e fazer com que ele entenda as vantagens do seu produto. Para isso, nada melhor do que uma ação comercial bem estruturada.
Como agora os eventos presenciais podem ser feitos com mais segurança, é uma boa hora para planejar um aumento das suas vendas. É comum que um cliente passe a conhecer a marca por meio de uma ação promocional, daí a necessidade de que sejam bem preparadas e criativas.
Agora, definiremos o que é uma ação comercial. São eventos realizados na própria empresa, com temática e promoções especiais. Quando são feitos presencialmente, têm um efeito positivo no aumento de vendas. Uma ação profissional faz parte de uma estratégia, que tem como objetivo promover uma marca, vender mais, atrair clientes e fidelizá-los.
Quando se trata de datas comemorativas, as ações precisam ser elaboradas com o objetivo de encantar os clientes, para deixá-los envolvidos psicologicamente. Além do evento presencial, também podem ser usadas estratégias de marketing digital, como conteúdo especial no site, disparo de e-mails publicitários e outras ações.
Qual é o objetivo das ações comerciais? Elas existem para divulgar a marca para os clientes novos e fidelizar os mais antigos. O objetivo é engajar e aumentar as vendas, mas esses objetivos só são alcançados quando planejamento e execução são bem feitos. Como dissemos, as ações precisam ter a cara da empresa. Isso significa que nem todas são iguais.
As ações comerciais devem trazer uma boa experiência para o consumidor. Ele deve chegar curioso e se sentir motivado a adquirir produtos e serviços. Para isso, ele tem que se sentir envolvido pelo clima do evento. Elas podem ser aplicadas, não importando o tamanho do comércio.
Fortalecer a estratégia de marketing e melhorar os resultados das vendas não deve se restringir apenas às grandes marcas. Por isso, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para divulgar a marca e impulsionar os ganhos.
Como planejar uma ação comercial para o seu varejo?
Como dissemos, planejar uma ação comercial requer estudo e pesquisa. Alguns detalhes precisam estar bem definidos para que o trabalho valha a pena, e esses detalhes são: primeiro, definir o cliente ideal. Não conhecer o público-alvo é um erro que, infelizmente, muitos varejistas ainda insistem em cometer. Não adianta sair atirando para todos os lados. É muito mais eficiente analisar o perfil do seu público, para levar a ele apenas o que quer e precisa.
Os pontos a serem analisados nos seus clientes são, por exemplo, idade, estado civil, se tem filhos ou não, profissão, hobbies, entre outros. Você pode levantar essas informações fazendo uma simples pesquisa entre os seus clientes e uma boa maneira de fazer isso é formular pesquisas em aplicativos gratuitos na internet, para estimular o público a respondê-las. Você pode oferecer brindes ou algum tipo de desconto.
Segundo, estabelecer o objetivo da ação comercial. Essa parte é tão importante quanto conhecer o público. Somente depois desta etapa, dá para montar as estratégias que serão adotadas e as metas para atingir os objetivos, que podem ser diversos, mas aqui vamos apresentar os principais: apresentar novos produtos, atrair clientes novos, fidelizar os clientes antigos, aumentar as vendas, mostrar diferencial da sua marca e eliminar estoque.
Terceiro, marcar datas para ação comercial. Pode parecer óbvio, mas é importante definir uma data de início e uma data de término da ação, ou mesmo decidir se ela vai durar um dia só. Isso é importante para que o evento não perca o valor de urgência, já que a ideia é que o público perceba que se trata de uma coisa que não acontece sempre. Assim, ele se sentirá estimulado a aproveitar e a ideia não parecerá cansada e fria.
Quarto, decidir o tema. Isso vai depender bastante da época do ano à qual a sua ação se refere. Procure pensar no seu público-alvo também, por exemplo, quando se trata do Dia das Crianças, pode ser usado um tema como "Gamer" ou outro que empolgue bastante.
Quinto, definir como será feita a decoração da loja. A divulgação faz muita diferença em datas comemorativas. Lembre-se que o espaço poderá estar cheio. Organize os produtos expostos e substitua o que não tiver boa aparência.
Sexto, defina quais serão as atrações, que têm um peso enorme na sua ação comercial. Defina com antecedência e faça os preparativos com inteligência e qualidade. Você pode oferecer brindes promocionais com a participação de promotores ou dos próprios colaboradores, que podem entregá-los assim que o cliente finalizar uma compra. A sua empresa pode oferecer degustações, por exemplo, que geralmente fazem muito sucesso entre as empresas do ramo alimentício.
Outro ponto é treinar a equipe. Toda ela precisa estar bem preparada para oferecer um atendimento diferenciado.
Relembre e aplique abordagens que valorizem o cliente. Nunca é demais frisar: é essencial que ele se sinta bem tratado e não seja apenas mais um visitante. Todos os presentes são igualmente importantes. Definir metas pode ser uma boa medida para manter todos comprometidos com a causa.
Outro ponto que merece a sua atenção é o estoque da sua loja. A gestão de estoque é um ponto fundamental. O estoque exige um controle eficiente. Excesso de produtos é um problema, e a falta deles é pior ainda. É preciso ter um volume que seja suficiente para atender à demanda, mas que não sobre demais. Depois, se você já trabalha com sistema do tipo ERP, o seu trabalho até vai ficar mais fácil.
Entretanto, não se esqueça de que o fluxo de entrada e saída de produtos será maior. Os colaboradores precisam ficar atentos. Em todo caso, se sobrar muita coisa, você pode criar uma promoção para esvaziar os estoques futuramente.
Outro ponto é você também aceitar mais formas de pagamento. Trabalhar com novas formas, em especial nas datas sazonais, é um bom diferencial. Ofereça a flexibilidade entre promoções, descontos progressivos, parcelamento, tudo para fidelizar o cliente e ganhar a confiança dele com sua marca. Hoje em dia, as pessoas esperam poder pagar da forma mais fácil que elas escolherem, então não hesitem em aceitar outras formas digitais de pagamento.
Um ponto de extrema importância é planejar tudo com antecedência. A ação de vendas merece um planejamento especial, porque são muitas áreas envolvidas.
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Essas foram algumas das principais informações sobre as ações comerciais no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
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Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
November, 2023
Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
October, 2023
O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados