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Mercado e Vendas | CONTROLE DE VENDA
Saiba como planejar ações comerciais no varejo

Ações comerciais bem planejadas e executadas, com foco no cliente, são essenciais para o sucesso no varejo, garantindo fidelização e aumento das vendas.

· 24/04/2023 · Atualizado em 05/05/2023
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Para te fornecer mais informações sobre as ações comerciais no varejo, selecionamos as dicas do especialista Rafael, da Berrytech. 

Hoje mostraremos como planejar ações comerciais no seu varejo para estar ainda mais perto do cliente e fazer com que ele entenda as vantagens do seu produto. Para isso, nada melhor do que uma ação comercial bem estruturada.

Como agora os eventos presenciais podem ser feitos com mais segurança, é uma boa hora para planejar um aumento das suas vendas. É comum que um cliente passe a conhecer a marca por meio de uma ação promocional, daí a necessidade de que sejam bem preparadas e criativas. 

Agora, definiremos o que é uma ação comercial. São eventos realizados na própria empresa, com temática e promoções especiais. Quando são feitos presencialmente, têm um efeito positivo no aumento de vendas. Uma ação profissional faz parte de uma estratégia, que tem como objetivo promover uma marca, vender mais, atrair clientes e fidelizá-los.

Quando se trata de datas comemorativas, as ações precisam ser elaboradas com o objetivo de encantar os clientes, para deixá-los envolvidos psicologicamente. Além do evento presencial, também podem ser usadas estratégias de marketing digital, como conteúdo especial no site, disparo de e-mails publicitários e outras ações. 

Qual é o objetivo das ações comerciais? Elas existem para divulgar a marca para os clientes novos e fidelizar os mais antigos. O objetivo é engajar e aumentar as vendas, mas esses objetivos só são alcançados quando planejamento e execução são bem feitos. Como dissemos, as ações precisam ter a cara da empresa. Isso significa que nem todas são iguais.

As ações comerciais devem trazer uma boa experiência para o consumidor. Ele deve chegar curioso e se sentir motivado a adquirir produtos e serviços. Para isso, ele tem que se sentir envolvido pelo clima do evento. Elas podem ser aplicadas, não importando o tamanho do comércio.

Fortalecer a estratégia de marketing e melhorar os resultados das vendas não deve se restringir apenas às grandes marcas. Por isso, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para divulgar a marca e impulsionar os ganhos. 

Como planejar uma ação comercial para o seu varejo?

Como dissemos, planejar uma ação comercial requer estudo e pesquisa. Alguns detalhes precisam estar bem definidos para que o trabalho valha a pena, e esses detalhes são: primeiro, definir o cliente ideal. Não conhecer o público-alvo é um erro que, infelizmente, muitos varejistas ainda insistem em cometer. Não adianta sair atirando para todos os lados. É muito mais eficiente analisar o perfil do seu público, para levar a ele apenas o que quer e precisa. 

Os pontos a serem analisados nos seus clientes são, por exemplo, idade, estado civil, se tem filhos ou não, profissão, hobbies, entre outros. Você pode levantar essas informações fazendo uma simples pesquisa entre os seus clientes e uma boa maneira de fazer isso é formular pesquisas em aplicativos gratuitos na internet, para estimular o público a respondê-las. Você pode oferecer brindes ou algum tipo de desconto.

Segundo, estabelecer o objetivo da ação comercial. Essa parte é tão importante quanto conhecer o público. Somente depois desta etapa, dá para montar as estratégias que serão adotadas e as metas para atingir os objetivos, que podem ser diversos, mas aqui vamos apresentar os principais: apresentar novos produtos, atrair clientes novos, fidelizar os clientes antigos, aumentar as vendas, mostrar diferencial da sua marca e eliminar estoque.

Terceiro, marcar datas para ação comercial. Pode parecer óbvio, mas é importante definir uma data de início e uma data de término da ação, ou mesmo decidir se ela vai durar um dia só. Isso é importante para que o evento não perca o valor de urgência, já que a ideia é que o público perceba que se trata de uma coisa que não acontece sempre. Assim, ele se sentirá estimulado a aproveitar e a ideia não parecerá cansada e fria. 

Quarto, decidir o tema. Isso vai depender bastante da época do ano à qual a sua ação se refere. Procure pensar no seu público-alvo também, por exemplo, quando se trata do Dia das Crianças, pode ser usado um tema como "Gamer" ou outro que empolgue bastante.

Quinto, definir como será feita a decoração da loja. A divulgação faz muita diferença em datas comemorativas. Lembre-se que o espaço poderá estar cheio. Organize os produtos expostos e substitua o que não tiver boa aparência. 

Sexto, defina quais serão as atrações, que têm um peso enorme na sua ação comercial. Defina com antecedência e faça os preparativos com inteligência e qualidade. Você pode oferecer brindes promocionais com a participação de promotores ou dos próprios colaboradores, que podem entregá-los assim que o cliente finalizar uma compra. A sua empresa pode oferecer degustações, por exemplo, que geralmente fazem muito sucesso entre as empresas do ramo alimentício. 

Outro ponto é treinar a equipe. Toda ela precisa estar bem preparada para oferecer um atendimento diferenciado.

Relembre e aplique abordagens que valorizem o cliente. Nunca é demais frisar: é essencial que ele se sinta bem tratado e não seja apenas mais um visitante. Todos os presentes são igualmente importantes. Definir metas pode ser uma boa medida para manter todos comprometidos com a causa. 

Outro ponto que merece a sua atenção é o estoque da sua loja. A gestão de estoque é um ponto fundamental. O estoque exige um controle eficiente. Excesso de produtos é um problema, e a falta deles é pior ainda. É preciso ter um volume que seja suficiente para atender à demanda, mas que não sobre demais. Depois, se você já trabalha com sistema do tipo ERP, o seu trabalho até vai ficar mais fácil.

Entretanto, não se esqueça de que o fluxo de entrada e saída de produtos será maior. Os colaboradores precisam ficar atentos. Em todo caso, se sobrar muita coisa, você pode criar uma promoção para esvaziar os estoques futuramente.

Outro ponto é você também aceitar mais formas de pagamento. Trabalhar com novas formas, em especial nas datas sazonais, é um bom diferencial. Ofereça a flexibilidade entre promoções, descontos progressivos, parcelamento, tudo para fidelizar o cliente e ganhar a confiança dele com sua marca. Hoje em dia, as pessoas esperam poder pagar da forma mais fácil que elas escolherem, então não hesitem em aceitar outras formas digitais de pagamento.

Um ponto de extrema importância é planejar tudo com antecedência. A ação de vendas merece um planejamento especial, porque são muitas áreas envolvidas. 

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Essas foram algumas das principais informações sobre as ações comerciais no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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