Conheça mais sobre o curso oferecido gratuitamente para os profissionais do setor de bares e restaurantes e com certificação do Instituto Brasileiro do Vinho.
Para entender e apreciar os vinhos brasileiros é preciso que os consumidores se proponham a prová-los para perceber os diferentes estilos e entender que a grande beleza do vinho está na diversidade e não em padrões sempre iguais.
O Programa Qualidade na Taça – desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com o Sebrae e com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – foi pensado para dar um novo sentido à experiência do consumidor em relação ao vinho brasileiro em bares e restaurantes, por meio da qualificação dos profissionais do ramo, agregando a eles informações e formação específica no serviço de vinhos.
Tem como intuito promover o aumento de consumo per capita dos vinhos do Brasil, incentivar a melhoria do serviço do vinho e aumentar a competitividade entre as marcas brasileiras.
Profissionais mais capacitados tendem a proporcionar aos consumidores experiências extraordinárias com relação à degustação de vinhos, eternizando momentos e aumentando as chances de fidelização.
Vídeo: Vinhos do Brasil
O Programa Qualidade na Taça é composto por quatro fases bem definidas:
Marketing digital
Divulgação do Programa por meio da web e redes sociais. A adesão dos profissionais é feita com o preenchimento de um cadastro no hotsite: qualidadenataca.com.br/conheca.
Treinamento online
Conteúdos disponíveis 24h por dia na plataforma do curso e estruturados em oito unidades de estudo, cada uma composta por uma videoaula, material complementar e exercício, sendo que as seis primeiras são obrigatórias para a conclusão do treinamento.
Treinamento presencial
Composto por dois blocos de 4h, um para degustação e outro para harmonização, além de abordar questões de atendimento e serviço. O participante deve se cadastrar de acordo com as datas disponíveis no hotsite.
Visitas técnicas
Os estabelecimentos participantes receberão a visita de um consultor especialista que irá aconselhar o gestor ou responsável pelo local sobre a compra, a venda e a montagem da carta de vinhos. Essa visita deverá ser previamente agendada através do hotsite: qualidadenataca.com.br/site/usuario.
O Programa, inicialmente, atenderá oito cidades:
- Brasília
- Campinas
- Goiânia
- Gramado
- Natal
- Porto Alegre
- Recife
- São Paulo
Em breve, atenderá mais oito capitais:
- Belo Horizonte
- Cuiabá
- Curitiba
- Florianópolis
- Fortaleza
- Manaus
- Rio de Janeiro
- Salvador
As etapas online e presencial se complementam no processo de aprendizagem e são essenciais na formação dos profissionais do ramo de vinhos brasileiros.
O projeto parte do princípio de que as pessoas buscam aquilo que lhes atraem, seja um curso complementar ou um treinamento específico como um excelente curso sobre vinhos. Este é um programa no qual o participante terá a liberdade de acessar nosso hotsite e se inscrever.
Além de valorizar o vinho nacional, a ideia é torná-lo uma parte mesmo da vida dos consumidores, permitindo a eles momentos de descontração, alegria e união. O programa dispõe de uma equipe especializada composta por orientadores de aprendizagem, apoio logístico e administrativo que dará todo o suporte ao participante.
Além do profissional adquirir novos conhecimentos e experiências práticas, ele receberá uma certificação de conclusão de cada uma das etapas, online e presencial.
Em 2014, foi realizado um piloto, em que mais de 500 profissionais de bares e restaurantes foram atingidos.
O estilo, o sabor e a qualidade dos vinhos nacionais vêm sendo descobertos e cada vez mais respeitados pelos apreciadores da bebida, aqui e em outras partes do mundo.
Hoje, o Brasil é o 5º maior produtor do hemisfério sul: nossos vinhos e espumantes já conquistaram mais de 2.400 medalhas internacionais e são exportados para 34 países.
Atualmente, o faturamento de estabelecimentos que vendem vinhos e espumantes cresce de 25% a 30% ao ano. O setor movimenta mais de R$ 1,2 bilhão somente em rótulos nacionais e até 2016 o consumo da bebida no país deve crescer 30%.
Assim sendo, os bares e restaurantes que oferecerem cartas com bons produtos nacionais podem aumentar a sua rentabilidade e, acima de tudo, agradar – a preços justos –, os paladares de apreciadores constantes e daqueles que ainda não têm o hábito de degustar bons vinhos.
Para saber mais
- Catálogo de Indicações Geográficas Brasileiras sobre o vinho
- Consórcio Wines from Brazil: "uma andorinha só não faz verão"
- Normas regulam venda fracionada de vinho e suco de uvas
- Como formalizar uma vinícola
Foi um prazer te ajudar :)