Saiba o que é preciso para abrir uma empresa de assessoria de imprensa no Amapá.

O assessor de imprensa é o profissional responsável pela comunicação interna e externa da empresa. É ele quem entra em contato com a imprensa para divulgar o que tem de novo na marca, lançamentos e receber os veículos de comunicação em caso de entrevistas.
Mercado
As grandes empresas possuem um assessor interno, um funcionário, mas a grande maioria prefere contratar empresas. E é para esse tipo de cliente que torna-se interessante ter uma assessoria de imprensa.
Entretanto é importante lembrar que para começar com o seu projeto é fundamental criar um plano de negócio.
Assim você vai saber quais riscos pode correr e se preparar.
Aprenda a montar um plano de negócio para a sua empresa com o texto “Como elaborar um plano de negócio”.
Público-alvo
Esta é a vantagem de uma empresa de assessoria de imprensa, há uma variedade de empresas aptas a se tornarem clientes. Isto porque todo negócio precisa de divulgação.
Como por exemplo:
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Grandes empresas;
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Microempresas;
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Empresa de Pequeno Porte;
Localização
Escolha um imóvel que seja bem localizado, de preferência próximo de prédios comerciais, que seja de acesso fácil e ofereça segurança também.
Faça uma pesquisa pelas redondezas para saber se existem outras empresas de assessoria de imprensa.
Estrutura e Equipamentos
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Microcomputadores;
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Jogos de mesas;
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Internet;
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Bebedouro;
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Armários;
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Arquivo;
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Utensílios;
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Material de higiene e limpeza;
Serviços
Envio de notas e sugestões de matérias para jornais, revistas, rádios, sites e veículos de televisão. Eles podem ser fechados em pacote ou a assessoria cobrir tudo.
Clipping mensal – o registro de tudo que foi publicado deve ser enviado diariamente, e ao cliente no fim do mês para que ele tenha uma idéia do que fora publicado sobre a sua empresa ou produto.
Atendimento a imprensa – quando os jornais e revistas quiserem marcar entrevistas ou ter informações sobre determinada empresa ou problemas com produtos, eles devem primeiro passar pela assessoria. As vezes nem é necessário entrar em contato com o dono da empresa, pode ser uma simples informação de fácil acesso.
Custos
A empresa poderá ter custos fixos como:
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Aluguel;
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Água;
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Luz;
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Salários;
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Despesas de vendas;
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Matéria-prima;
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Telefone;
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Internet;
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Tributos, impostos, contribuições e taxas
Veja outros custos que a sua empresa pode ter.
Pessoal
Para começar talvez não haja necessidade de uma equipe grande. Isto dependerá da quantidade de clientes que a empresa conseguir.
Então, o ideal é contratar:
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Social media;
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Designer;
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Jornalista;
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Secretária executiva.
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Publicitário.
O restante dos colaboradores podem ser terceirizados como contador, por exemplo.
Registro
Para abrir um empresa você poderá contratar um contador que ficará responsável por fazer:
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Consulta e viabilidade do nome da empresa na Junta Comercial do Amapá (Jucap);
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Registro legal na Jucap ;
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Registro da inscrição estadual na Jucap;
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Registro municipal na Prefeitura Municipal
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Alvará do Corpo de Bombeiros;
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Alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal
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Cadastro na Previdência Social;
Você pode acompanhar o processo no texto "Passo a passo para o registro da sua empresa".
Divulgação
Por ser uma empresa de assessoria de imprensa, você já está a meio caminho do processo de divulgação da empresa.
É bom contratar profissionais especializados em mídias sociais para administrar as redes sociais da sua empresa.
Criar um site para divulgar serviços, portfólio e contatos também é importante.
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Especialista em Gestão de Pequenos Negócios |
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