this is an h1

this is an h2

Tue Jan 08 11:50:18 BRST 2019
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma empresa de assessoria de imprensa no Amapá

Saiba o que é preciso para abrir uma empresa de assessoria de imprensa no Amapá.

· 27/10/2017 · Atualizado em 08/01/2019
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O assessor de imprensa é o profissional responsável pela comunicação interna e externa da empresa. É ele quem entra em contato com a imprensa para divulgar o que tem de novo na marca, lançamentos e receber os veículos de comunicação em caso de entrevistas.

Mercado

As grandes empresas possuem um assessor interno, um funcionário, mas a grande maioria prefere contratar empresas. E é para esse tipo de cliente que torna-se interessante ter uma assessoria de imprensa.

Entretanto é importante lembrar que para começar com o seu projeto é fundamental criar um plano de negócio.

Assim você vai saber quais riscos pode correr e se preparar.

Aprenda a montar um plano de negócio para a sua empresa com o texto “Como elaborar um plano de negócio”.

Público-alvo

Esta é a vantagem de uma empresa de assessoria de imprensa, há uma variedade de empresas aptas a se tornarem clientes. Isto porque todo negócio precisa de divulgação.

Como por exemplo:

  • Grandes empresas;

  • Microempresas;

  • Empresa de Pequeno Porte;

Localização

Escolha um imóvel que seja bem localizado, de preferência próximo de prédios comerciais, que seja de acesso fácil e ofereça segurança também.

Faça uma pesquisa pelas redondezas para saber se existem outras empresas de assessoria de imprensa.

Estrutura e Equipamentos

  • Microcomputadores;

  • Jogos de mesas;

  • Internet;

  • Bebedouro;

  • Armários;

  • Arquivo;

  • Utensílios;

  • Material de higiene e limpeza;

Serviços

Envio de notas e sugestões de matérias para jornais, revistas, rádios, sites e veículos de televisão. Eles podem ser fechados em pacote ou a assessoria cobrir tudo.

Clipping mensal – o registro de tudo que foi publicado deve ser enviado diariamente, e ao cliente no fim do mês para que ele tenha uma idéia do que fora publicado sobre a sua empresa ou produto.

Atendimento a imprensa – quando os jornais e revistas quiserem marcar entrevistas ou ter informações sobre determinada empresa ou problemas com produtos, eles devem primeiro passar pela assessoria. As vezes nem é necessário entrar em contato com o dono da empresa, pode ser uma simples informação de fácil acesso.

Custos

A empresa poderá ter custos fixos como:

  • Aluguel;

  • Água;

  • Luz;

  • Salários;

  • Despesas de vendas;

  • Matéria-prima;

  • Telefone;

  • Internet;

  • Tributos, impostos, contribuições e taxas

Veja outros custos que a sua empresa pode ter.

Pessoal

Para começar talvez não haja necessidade de uma equipe grande. Isto dependerá da quantidade de clientes que a empresa conseguir.

Então, o ideal é contratar:

  • Social media;

  • Designer;

  • Jornalista;

  • Secretária executiva.

  • Publicitário.

O restante dos colaboradores podem ser terceirizados como contador, por exemplo.

Registro

Para abrir um empresa você poderá contratar um contador que ficará responsável por fazer:

  • Consulta e viabilidade do nome da empresa na Junta Comercial do Amapá (Jucap);

  • Registro legal na Jucap ;

  • Registro da inscrição estadual na Jucap;

  • Registro municipal na Prefeitura Municipal

  • Alvará do Corpo de Bombeiros;

  • Alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal

  • Cadastro na Previdência Social;

Você pode acompanhar o processo no texto "Passo a passo para o registro da sua empresa".

Divulgação

Por ser uma empresa de assessoria de imprensa, você já está a meio caminho do processo de divulgação da empresa.

É bom contratar profissionais especializados em mídias sociais para administrar as redes sociais da sua empresa.

Criar um site para divulgar serviços, portfólio e contatos também é importante.

Por Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

Clique aqui e Fale com um Especialista


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?