O conteúdo aborda a regionalização turística adotando política prevista pelo Ministério do Turismo e estudos disponíveis no Sebrae Amapá .

Lindeti Ferreira
3 min de leitura · Atualizado em 02/09/2022
Estratégia regionalização
É possível o desenvolvimento turístico no Amapá através da adoção de estratégias territoriais?
Essa reflexão é muito relevante para se fazer quando se pensa em oportunidades e desafios do Turismo no Estado do Amapá.
Levando-se em consideração que atividade turística é considerada uma das mais importantes para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, abertura de novos
negócios e ampliação da produção de bens e serviços.
A recomendação do Ministério do Turismo é que se adote o trabalho regionalizado que permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.
Seguindo recomendações da Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo adotou política focada no desenvolvimento regional, com o Programa de Regionalização do Turismo.
Estudos regiões turísticas
Para o município amapaense que pretende adotar essa política de regionalização, já é possível ter acesso a dados que podem subsidiar o planejamento e a tomada dessa decisão.
O Sebrae Amapá disponibiliza o Estudo dos Perfis das Regiões Turísticas do Estado do Amapá- Edição 2022, material rico e valioso com informações relevantes acerca do turismo local.
Cada perfil contempla: painel de indicadores por região, dados populacionais, econômicos, hospedagem, quantidade de empreendimentos registrados por segmentos turísticos, empregos gerados, situação dos meios de hospedagem, origem dos visitantes, cadastro dos prestadores de serviço, taxas de ocupação, média de permanência, perfil dos visitantes, vias de acesso, atrativos turísticos, Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU, dentre outras informações relevantes para o turismo do Estado.
A adoção da política de regionalização, nas quais estão contempladas as regiões turísticas do Amapá, está embasada nas recomendações do Ministério do Turismo como forma de descentralização da atividade turística, proporcionando maior protagonismo das regiões com apoio institucional das Unidades Federativas, tornando-as em Instâncias de Governanças Regionais de Turismo.
Os municípios que compõem as regiões turísticas que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governanças regionais, a partir de critérios pré-estabelecidos pelo Ministério do Turismo, por meio de legislação vigente e do Programa de Regionalização do Turismo.
O recorte territorial deste estudo, ocorreu a partir da seleção prévia das regiões turísticas existentes no Estado do Amapá. As regiões elencadas foram aprovadas e validadas no Fórum Estadual de Turismo, pelos seus membros efetivos que são os gestores públicos e privados do turismo local, regional e estadual, com anuência do Ministério do Turismo.
Estado do Amapá
Dessa forma, O Mapa do Turismo Amapá estabelece 5(cinco) regiões turísticas no estado do Amapá, apresentadas neste estudo:
REGIÃO TURÍSTICA CABO ORANGE - Oiapoque e Calçoene;
Acesse em: https://ap.lojavirtualsebrae.com.br/loja/conteudos/33-regiao-turistica-cabo-orange
REGIÃO TURÍSTICA DOS LAGOS E POROROCA - Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Cutias do Araguari e Itaubal do Piririm;
Acesse em: https://ap.lojavirtualsebrae.com.br/loja/conteudos/32-regiao-turistica-lagos-e-pororoca
REGIÃO TURÍSTICA MEIO DO MUNDO - Macapá, Santana e Mazagão;
Acesse em: https://ap.lojavirtualsebrae.com.br/loja/conteudos/34-regiao-turistica-meio-mundo-
REGIÃO TURÍSTICA TUMUCUMAQUE E CACHOEIRAS - Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Serra do Navio;
Acesse em: https://ap.lojavirtualsebrae.com.br/loja/conteudos/35-regiao-turistica-tumucumaque-a-cachoeiras
REGIÃO TURÍSTICA VALE DO JARI -Laranjal do Jari e Vitória do Jari.
Acesse em: https://ap.lojavirtualsebrae.com.br/loja/conteudos/31-regiao-turistica-vale-do-jari
O município precisa cumprir obrigatoriamente os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para compor uma Região Turística e fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro.
Procure a Secretaria de Turismo- SETUR para saber da situação de cada município e realizar ou atualizar o seu cadastramento.
Foi um prazer te ajudar :)