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Thu Sep 15 09:43:06 BRT 2022
Mercado e Vendas | CLIENTE
Como fidelizar e prospectar seu consumidor

Como fidelizar e prospectar clientes para o seu negócio? Confira as dicas do SEBRAE-MT!

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Sebrae-MT

· Atualizado em 15/09/2022
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Você conhece seu publico?

De que adianta oferecer descontos em um produto ou serviço que não é de interesse do seu público? 

Conhecer os diferentes perfis de consumidores é o primeiro passo para entender as necessidades de cada um e direcionar as ações de aproximação, fidelização e prospecção com assertividade. Na estratégia de marketing, o mapeamento dos diferentes perfis de públicos é chamado de criação de personas.

A proposta é elaborar ao menos três tipos de perfis. Sua empresa conseguirá mapear as características principais de cada um a partir do banco de dados já existente dos atuais consumidores dos produtos e serviços, e também por meio de pesquisas de mercado e tendências.

Hábitos e comportamentos

No geral, é importante saber de onde são os seus clientes (a região do país interfere diretamente na forma que sua empresa se relaciona com essas pessoas), se a maioria é mulher ou homem, se há a demanda por pessoas de gênero neutro ou indefinido, quais as faixas etárias, os hábitos de consumo, hobbies etc.

Você pode nomear cada uma das personas e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo. Compreender o que cada cliente precisa na sua individualidade ajudará o seu negócio a prestar um atendimento personalizado e diferenciado, sendo possível prospectar cada vez mais consumidores.

Fidelização do seu cliente

Agora que você já conhece as personas do seu negócio, é fundamental adotar ações não só para atrair a atenção delas para seus produtos e serviços, mas também de fidelização dessas pessoas com a sua marca.

Reter clientes em sua empresa proporcionará benefícios no médio e longo prazo. O objetivo principal é transformar pessoas que compram esporadicamente em consumidores habituais. Mas como fazer isso?

4 formas de reter cliente

1 - Tenha cuidado com relacionamento

 A atenção deve ser redobrada com os setores que ficam na ponta do negócio e lidam diretamente com os consumidores. O atendimento, os vendedores e outros profissionais que se relacionam com o consumidor antes e durante o processo de compra devem ser muito bem treinados.

2 - Alinhe as expectativas

Alinhar as expectativas do cliente durante o processo de atendimento, antes que a venda seja realizada, é essencial. Se ele estiver em busca da sua empresa para encontrar uma solução que determinado produto não é capaz de atender, é importante deixar isso bem claro, antes que ele efetue a compra e saia insatisfeito.

3 - Não prometa algo que não pode cumprir

Seguindo a lógica do tópico anterior, você também jamais deve prometer algo que o seu produto ou serviço não seja capaz de cumprir. Nesse caso, é diferente de alinhar as expectativas do cliente com a solução que está sendo adquirida. O risco de você receber um feedback negativo depois é enorme e pode prejudicar todo o negócio.

4 - Use estratégias de branding

Branding é um termo em inglês que se refere à gestão da marca de uma empresa. Basicamente, é a criação e divulgação de elementos como slogan, imagens ou sons que a retratam e trazem uma identidade visual própria. Quanto mais sua empresa estimular a identificação com a marca, maior a chance de se lembrarem de você.

Confira tudo o que você precisa saber sobre retenção de clientes e o manual completo de branding para negócios nos e-books do SEBRAE-MT:

 

Prospecção

As estratégias de prospecção dependem muito do tipo do seu negócio, ou seja, se é B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer). A diferença entre essas siglas é basicamente os públicos com que o seu negócio se relaciona: com empresas ou pessoas físicas. Muitas vezes, ambas podem ser prospectadas em ações distintas. Dependerá do tipo de serviço ou produto.

Indicação e influência

O método conhecido como boca a boca é uma ferramenta importante e eficaz. É aquela indicação de alguém que já consumiu o seu produto ou serviço e ficou satisfeito.

Na era digital, tornou-se muito comum a estratégia de contratar influenciadores para falar sobre a sua marca em redes sociais, seja em um post no feed, nos Stories ou até um vídeo no canal do Youtube.

Além de entreter, as plataformas digitais conquistaram o papel da antiga publicidade em jornal e TV. Segundo estudo do Instituto Qualibest, empresa de captação e análise de dados, ao menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influencers.

 

Redes sociais

Hoje as mídias sociais são canais importantes para relacionamento com clientes e toda cadeia que envolve o seu negócio, como fornecedores e potenciais parceiros.

Marcas que negociam com outras marcas também precisam estar nas redes sociais, como é o caso do Linkedin. Nada é uma regra, sua empresa precisa analisar em quais redes os seus consumidores estão e como gostam de se comunicar nelas.

Se você tem presença nas redes sociais, otimize seus perfis empresariais para que seus clientes possam encontrá-lo de maneira mais rápida. Ofereça conteúdos gratuitos e relevantes que possam despertar a atenção de quem procura o seu produto ou serviço.

 

Whatsapp

O Whatsapp também é uma ótima ferramenta para otimizar o relacionamento e as vendas da sua empresa. Criar um catálogo no WhatsApp Business é uma entre as inúmeras possibilidades que essa plataforma oferece e que pode favorecer os negócios.

Com essa ferramenta, você pode: apresentar produtos e serviços, exibir fotos, preços e condições de pagamento, realizar o cadastro dos consumidores, emitir documentos fiscais e muito mais.

 

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Seja na TV, no rádio, jornal, nas redes sociais ou com influenciadores, o importante é vender valor e não preço. Empresas que entregam mais valor aos seus consumidores são as que têm maiores chances de se manterem sólidas em seu mercado de atuação.

 

Confira o passo a passo detalhado de como vender valor e não preço no material exclusivo do SEBRAE-MT. Clique aqui e faça o download.

 

Imagem contem o seguinte texto: 1 conheça o seu propósito, 2 compartilhe os benefícios do seu produto, 3 treine a equipe de atendimento, 4 ofereça uma boa experiência de compra ao cliente

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