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Retenção de alunos na academia: 7 melhores estratégias!

Conhecer as principais estratégias de retenção de alunos na academia é fundamental para manter a lucratividade do seu negócio.

· Atualizado em 20/09/2024
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A retenção de alunos é um dos principais desafios enfrentados pelas academias, principalmente devido ao aumento da concorrência e do surgimento de plataformas com descontos para empresas. Para lidar com esse cenário competitivo, vale a pena investir em abordagens referentes à personalização do atendimento e melhoria da experiência dos clientes.

Iniciativas como a organização de eventos, aquisição de alta tecnologia, gamificação e acesso a aplicativos exclusivos fazem toda a diferença para manter uma base estável de alunos matriculados.

Se você quer saber como implementar medidas decisivas para a retenção em sua academia, continue a leitura e confira nosso guia completo!

Por que a retenção de alunos em academias está desafiadora?

Reter alunos em academias envolve diversos desafios, exigindo estratégias refinadas para garantir uma boa saúde financeira da empresa. Uma dessas adversidades é a falta de motivação que, segundo pesquisa recente, faz com que 64% das pessoas desistam dos treinos em até 3 meses.

Além disso, a dificuldade de chegar a resultados muitas vezes gera um excesso de faltas e compromete a continuidade dos alunos. Por isso, é fundamental fazer um trabalho ativo de motivação dos alunos.

Por fim, vale ainda citar a alta concorrência de plataformas que permitem que os alunos façam assinaturas e frequentem qualquer academia credenciada nas redes, o que acaba gerando uma redução das margens obtidas e dificuldades em manter as pessoas no mesmo estabelecimento.

Qual é a importância de adotar estratégias de retenção?

Entender a relevância de elaborar estratégias para reter alunos é um passo importantíssimo para se ter sucesso na academia e expandir os serviços oferecidos aos clientes, garantindo alto diferencial e boas margens de lucro.

Porém, é preciso ter atenção em relação à qualidade das instalações e das soluções oferecidas para manter os alunos engajados e frequentando a sua academia. Isso fortalece o vínculo entre clientes e empresa, gerando mais receita a longo prazo.

Com uma boa taxa de retenção, é possível ter mais previsibilidade nas receitas do negócio. Consequentemente, consegue-se realizar investimentos estratégicos e montar um plano de expansão.

Aos poucos, por meio das táticas de retenção, a empresa se torna referência no mercado fitness da região, podendo, inclusive, abrir novas filiais para atender cada vez mais pessoas.

Quais são as melhores estratégias de retenção de alunos em academias?

Após compreender a importância da retenção de alunos da academia, o próximo passo é descobrir estratégias práticas que vão ajudar nessa tarefa. Por isso, listamos várias dicas que podem ser implementadas facilmente. Continue lendo e confira em detalhes!

1. Aposte na criação de eventos sazonais para gerar conexão com os alunos

Conforme uma pesquisa publicada em 2024, mais de 95% das pessoas que praticam exercícios físicos até viajam para participar de eventos. Essas estatísticas revelam uma oportunidade para aumentar o alcance da sua academia.

Por isso, vale a pena organizar competições, workshops temáticos e desafios fitness. Esse tipo de ação tende a chamar a atenção do público-alvo, levando o estabelecimento a não só manter o interesse de quem já está matriculado, mas a potencializar o volume de conversões.

Vale lembrar que os eventos também são ótimas formas de elevar o senso de comunidade e gerar um ambiente mais acolhedor para as pessoas, o que tende a aumentar a motivação e reter o aluno por mais tempo.

2. Use tecnologias para facilitar o acesso e experiência do aluno

Existem diversas soluções que simplificam a vida dos alunos e geram uma experiência mais agradável antes e durante a prática das atividades físicas. Contar com esses recursos ajuda a elevar os níveis de satisfação e a garantir melhores resultados para a academia. Veja os principais:

  • biometria — utilizar esse recurso para que os alunos tenham acesso à academia evita que eles tenham que carregar cartões ou outros itens de acesso;
  • leitura facial — tem o mesmo papel de biometria, mas não exige contato físico com o aparelho, embora seja mais um equipamento mais caro;
  • equipamentos de treino — ter equipamentos de ponta também é uma forma de garantir que os alunos mantenham o interesse e alcancem bons resultados com os treinos;
  • bebedouros e banheiros — investir em tecnologia sem contato para esses recursos é uma forma de aumentar a segurança na academia e de economizar com manutenções;
  • sistemas de entretenimento — disponibilizar televisores e caixas de som adequadas são boas formas de manter a motivação entre os alunos, além de permitir um trabalho de marketing focado na retenção por meio de mensagens e vídeos institucionais.

3. Invista em gamificação para tornar os treinos mais divertidos

O uso de games torna os treinos mais competitivos e divertidos, além de engajar os alunos a completar objetivos específicos na sua rotina de exercícios. A gamificação torna a experiência lúdica, dando um gás extra para quem está começando e prendendo a atenção dos alunos mais avançados.

Isso porque ela cria um cenário em que os alunos precisam superar desafios, acumular pontos e ter um bom ranqueamento, criando uma competição saudável. Já existem diversas soluções pensadas para as academias que aplicam esse conceito, como:

  • bicicletas e esteiras — alguns dos novos equipamentos já contam com recursos que medem o desempenho e faz o compartilhamento automático entre outros aparelhos, criando um ranking entre os alunos;
  • equipamentos cardiovasculares — contam com circuitos e treinos pré-programados que geram pontos a cada conclusão. Você pode aproveitar esse recurso para oferecer brindes ou descontos para os mais engajados.

Esses dois exemplos já demonstram como a gamificação pode ser aplicada na academia, mas vale a pena buscar empresas especializadas no assunto para modernizar as instalações e garantir a retenção dos alunos.

4. Inclua um aplicativo exclusivo para facilitar o dia a dia

O uso de aplicativos próprios de treino tendem a gerar facilidades para o dia a dia dos alunos, aumentando o índice de retenção. Além disso, esse tipo de solução é útil para reduzir custos, já que substituem os treinos impressos que não são sustentáveis e ainda podem ser perdidos com facilidade.

Esse recurso também ajuda os profissionais da academia que acompanham os treinos dos alunos, demonstrando por meio de vídeos a forma adequada de realizar os movimentos para trabalhar a musculatura e evitar lesões.

Você também pode configurar notificações para incentivar os alunos a voltarem para a academia, reduzindo o índice de desistência e motivando a rematrícula.

5. Invista na qualificação de funcionários

Cerca de 87% das pessoas valorizam uma boa experiência de atendimento, segundo uma pesquisa de 2023. Porém, para oferecer uma jornada encantadora para quem vai até a sua academia, é preciso que os colaboradores estejam bem treinados.

Por isso, ofereça capacitações para que os membros da equipe desenvolvam uma abordagem empática e gentil com os alunos ou visitantes que desejam se matricular.

Além disso, invista em treinamentos para que os instrutores consigam orientar adequadamente os alunos. Esse cuidado pode fazer toda a diferença para evitar lesões e promover a execução correta dos movimentos.

6. Crie um ambiente acolhedor para estimular a frequência

É preciso disponibilizar um ambiente acolhedor e de qualidade para receber os alunos e oferecer uma experiência encantadora para eles. Na questão física, por exemplo, é fundamental manter as instalações bem higienizadas e ventiladas, ter uma boa iluminação e contar com uma quantidade de equipamentos suficiente para atender a todos, mesmo nos horários de lotação.

Porém, não se deve observar apenas o aspecto físico. Encontrar maneiras de fazer com que os indivíduos se sintam parte de uma comunidade é fundamental para a retenção de alunos na academia. Por isso, busque a promoção de uma cultura inclusiva, que entenda as necessidades individuais e trabalhe junto ao aluno para superar desafios.

7. Tenha uma comunicação constante

Por fim, lembre-se de que é importante manter uma comunicação transparente e adequada com os alunos, oferecendo clareza sobre horários de funcionamento, benefícios dos planos escolhidos e avisos sobre mudanças ou eventos especiais.

Utilizar diferentes canais para evitar desentendimentos e ter um suporte acessível e de qualidade em cada um deles é indispensável para garantir um bom diálogo, capaz de fidelizar as pessoas já matriculadas e converter novos clientes.

Portanto, o feedback é uma ferramenta fundamental para que você consiga identificar quais serviços precisam ser melhorados e quais são os pontos fortes do negócio. Dessa forma, é mais fácil elaborar estratégias para suprir as necessidades dos alunos e aumentar a retenção na academia.

Como continuar motivando os alunos?

Como você viu ao longo do texto, manter a motivação dos alunos pode ser um desafio e tanto, principalmente para quem está começando. Por isso, separamos uma série de dicas que podem ser úteis para superar esse obstáculo.

Diversificação de aulas e treinos

Além de manter uma infraestrutura para musculação e treinamento cardiovascular, vale a pena investir em um bom calendário de aulas e treinos específicos. Isso pode incluir desafios semanais, eventos temáticos, grupos de ginástica ou até mesmo aulas de artes marciais.

O mais importante é entender quais as necessidades da maioria dos alunos, pois assim você garante que haverá participantes para as atividades específicas. Ouça a opinião dos clientes e entenda quais são as modalidades que farão mais sucesso na sua academia.

As atividades em grupo também reforçam o sentimento de comunidade e a percepção de que cada um faz parte do grupo. Isso mantém o engajamento do aluno, pois ele se compromete com os demais e não apenas com seus próprios objetivos.

Programas de recompensas

Outro canal de incentivo que pode ser explorado é o financeiro. Grandes descontos podem prejudicar as finanças de sua empresa, mas certos benefícios garantem contratações mais longas e maior previsibilidade das receitas a curto prazo.

Para academias que já estão com um bom fluxo de clientes, há como se beneficiar dessa abordagem ao oferecer pacotes de descontos para treinos em horários específicos. Essa estratégia distribui o fluxo de alunos, fazendo com que seu espaço não fique lotado em uma parte do dia e vazio em outra.

Acesso a brindes, sorteios e serviços exclusivos são meios de recompensar a fidelidade de seus clientes. Benefícios por indicações e desconto para família também prometem trazer ótimos resultados a longo prazo.

Parcerias com empresas de bem-estar

Devido à agitação da vida moderna, oferecer conveniências para seus alunos é uma excelente forma de mantê-los motivados. Imagine, por exemplo, que sua academia oferece espaço para treino, sala privada para massagem e até um banheiro completo para que cada um esteja pronto para ir direto para o trabalho?

Tais comodidades garantem o conforto e o bem-estar dos alunos, atendendo a diferentes demandas dentro da academia. Esse tipo de parceria pode ser feita com profissionais liberais (massoterapeutas, nutricionistas, personal trainer etc.) e com empresas que oferecem produtos relacionados às atividades como lanches rápidos, suplementos e vestuário fitness.

Como acompanhar os resultados?

Embora as estratégias que apresentamos ao longo deste guia sejam úteis para a maioria das academias, você ainda precisa medir se os resultados estão sendo positivos para o seu contexto.

Para verificar se a gamificação ou aplicativos exclusivos estão sendo úteis, por exemplo, vale a pena contar com métricas quantitativas e qualitativas — desde que sejam realistas. Você pode comparar a taxa de cancelamento de um período anterior às ações para ver se esse índice melhorou ou, até mesmo, observar se houve alteração no faturamento. Existem softwares que ajudam bastante nisso.

Além da avaliação de dados diretos, também é preciso considerar a experiência dos alunos, ou seja, o grau de satisfação junto à empresa. Promova uma pesquisa de satisfação simples e extraia o máximo de ideias possível desses dados para melhorar continuamente a sua oferta.

Por meio das estratégias apresentadas fica muito mais fácil manter a retenção de alunos em sua academia. Portanto, não deixe de explorar estas alternativas para tornar seu espaço ainda mais acolhedor e favorável para o desenvolvimento de um estilo de vida mais saudável.

Quer saber como conquistar de vez seus alunos? Continue a sua visita ao blog e leia também o nosso artigo com 7 estratégias de encantamento do cliente!


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