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Mon Sep 28 16:11:51 BRT 2020
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Setembro amarelo: como fazer uma boa gestão emocional na sua empresa

Como construir soluções em tempos difíceis? Veja mais sobre gestão emocional na empresa

· Atualizado em 28/09/2020
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Diante do cenário de pandemia de coronavírus, recessão econômica, diminuição das vendas e necessidade de adaptar o modelo de negócio, os profissionais estão sujeitos a muitas adversidades e dificuldades pessoais. São tempos de insegurança, isolamento e redução de atividades que impactam diretamente a qualidade de vida da equipe. A gestão emocional no negócio deve ser uma prioridade, especialmente em um momento tão delicado quanto o atual.

Como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é em 10 de Setembro, o mês se tornou alvo de importantes campanhas em busca de apoio à sociedade e de auxílio na promoção da saúde mental. Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre como fazer a gestão emocional na sua organização. Continue acompanhando para aprender mais sobre o tema!

O que é Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo é uma campanha de nível mundial para a prevenção do suicídio, criada em 2014 pela parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina. De acordo com a página do Setembro Amarelo, no Brasil, são registrados 12 mil suicídios por ano, sendo 96,8% deles relacionados a transtornos mentais.

Esse cenário complexo é agravado pelas condições atuais geradas pela pandemia de coronavírus, que traz medo, imprevisibilidade e insegurança para o time. Assim, a gestão emocional da empresa torna-se um importante fator de proteção e apoio para os colaboradores.

O gerenciamento das emoções relaciona-se com trabalhar questões que dizem respeito à qualidade de vida e ao bem-estar do profissional na atividade. A proposta é criar condições para o acolhimento dos funcionários, fornecendo uma estrutura para abordar aspectos de um melhor relacionamento com o trabalho e entre os colegas. Isso significa fortalecer o diálogo, estimular os laços de apoio e criar políticas para a promoção da saúde mental do time.

Como fazer uma boa gestão emocional na sua empresa?

Conforme vimos, a gestão emocional na empresa é essencial, principalmente em um momento delicado como este de pandemia, no qual há uma nova normalidade tendo de ser criada. Vamos mostrar, a seguir, diversas estratégias para você realizar esse processo com sucesso. Veja mais e busque aplicá-las!

Utilize uma abordagem multidimensional

O negócio não é feito só de números, dinheiro e vendas. É preciso olhar para as situações de forma multidimensional. Isso significa evitar as visões simplistas e raciocínios muito lineares, de causa ou consequência diretas. É necessário que se analise os processos a partir de uma visão que acolhe as múltiplas variáveis envolvidas e a dinamicidade entre os fatores associados. 

Quando se trata de gestão emocional, é essencial aplicar um ponto de vista multidimensional para apoiar a equipe. O diálogo e análises cuidadosas são importantes, levando em consideração todas as questões implicadas no problema e as possíveis consequências associadas. 

Dirija sua atenção a outro lugar, quando necessário

Em muitos momentos, acontecem conflitos ou situações na empresa, que trazem algumas complicações e podem gerar consequências danosas. Tentar resolver esses problemas com rapidez excessiva e com os ânimos exaltados não é uma boa alternativa. A proposta é dirigir a atenção para outro ponto primeiro, esperar o momento oportuno, quando todos já estão mais calmos, e então construir soluções em conjunto. 

As dificuldades socioemocionais, às vezes, precisam ser observadas de diferentes pontos de vista e com perspectivas mais abertas. Dessa forma, procure avaliar a fundo as dificuldades, sempre considerando as raízes e as potencialidades dos colaboradores envolvidos. Procedendo assim, é possível desenvolver alternativas viáveis e positivas para a equipe.

Desenvolva inteligência emocional

A inteligência emocional é a habilidade de reconhecer e avaliar as emoções próprias e dos outros e lidar adequadamente com esses sentimentos. É um trabalho cuidadoso, que se desenvolve aos poucos e demanda bastante esforço por parte do indivíduo. 

Um bom gestor deve ter inteligência emocional para auxiliar os profissionais no dia a dia e oferecer o apoio necessário nas demandas que surgirem. A proposta é manejar as questões emocionais de forma construtiva e compreensiva, utilizando estratégias que incentivam e engajam os colaboradores na realização das atividades. Para isso, é essencial criar um clima receptivo, acolhedor e produtivo. 

No contexto atual de quarentena, muitas pessoas enfrentam dificuldades para se adaptar ao home office, por exemplo. A ideia não é interpretar isso a partir de uma má vontade do funcionário, mas, sim, entender o que está envolvido nessa situação. Afinal, o ambiente de casa é mais propício para a desconcentração, pois pode haver crianças e animais no local, além das demandas domésticas.

Muitos profissionais têm casa pequena, sem um escritório preparado para o trabalho e com pouca infraestrutura para a realização das tarefas. Isso se associa ao fato de que a maior parte das pessoas está ansiosa e com medo da disseminação do coronavírus. Diante disso, como criar soluções? Dialogue com os trabalhadores para a construção de alternativas viáveis e que se adaptam às necessidades de cada um.

Seja resiliente

O contexto de pandemia envolve uma série de adversidades, o que exige mais de nossos recursos internos e nossa mobilização para a criação de soluções para os obstáculos. Ser resiliente não é permanecer intacto após situações difíceis ou de impacto, mas, sim, é saber construir a partir dessas adversidades. O processo não implica não se mobilizar e não sentir nada. Não é negar a experiência ou passar por uma dificuldade com distanciamento.

A resiliência envolve o problema e o que você faz com isso. É a competência de criar possibilidades a partir de um cenário adverso, em que ninguém confiava que sairia uma alternativa. É preciso acreditar nesse potencial e mobilizar a equipe nessa direção.

Foque no futuro imediato

Na pandemia, ninguém sabe como será amanhã. Os dias de isolamento e de trabalho em home office envolvem muitas preocupações, ansiedades e o medo da disseminação do vírus. Apesar do tédio da rotina, existe um temor constante, com uma coletividade de incertezas.

Neste contexto, com as economias abaladas e a redução de vendas e da procura, é importante notar que não é possível fazer planejamentos de longo prazo agora. Poupar recursos é importante, mas não há soluções prontas para os problemas que temos no momento. Assim, os pensamentos para o que vem em frente devem ter foco apenas no futuro imediato, levando em conta que um novo normal está surgindo.

Busque desenvolver autocontrole e autoconhecimento

Ter autoconhecimento ajuda no desenvolvimento de uma postura de autocontrole. Destacamos que esses não são aspectos que se desenvolvem de forma instantânea. Autocontrole e autoconhecimento são resultados de um trabalho de muitos anos, de várias reflexões e da oportunidade de dialogar sobre as próprias dificuldades e potencialidades, sem julgamentos. 

Às vezes, é necessário, também, cometer alguns erros e passar por algumas situações para conhecer como você reage a determinadas questões. Isso é natural e nunca deve ser visto como fraqueza, mas, sim, como uma estrada de aprendizado contínuo ao longo da vida.

O desenvolvimento de autoconhecimento e autocontrole ocorre no dia a dia e com reflexões. Fazer terapia ou análise também é uma uma oportunidade para fortalecer essas competências, além de ser uma ótima fonte de apoio em um momento tão delicado quanto este da pandemia de coronavírus.

Crie um clima de abertura e empatia

Os colaboradores estão fragilizados com a pandemia. Há uma doença resultante de más condutas ambientais de dimensões globais, provocando adoecimentos e mortes, prejudicando economias e gerando mudanças radicais nas rotinas. O que ficou visível é que a vida como estava não poderia continuar, pois o planeta não suportaria. Diante disso, todos estão sujeitos a reflexões, além de estarem distantes da convivência com parentes e amigos.

É preciso criar um clima de abertura e empatia, que ajude a acolher esse profissional, que pode até estar bem, mas que não passa imune por essa pandemia. Deve-se fortalecer os laços e o diálogo, dando abertura para a discussão de ideias e alternativas.

Estabeleça um bom fluxo de comunicação

Para que o trabalho flua bem em home office, é relevante ter políticas de fortalecimento da comunicação. A troca de informações deve ser realizada de forma clara e cuidadosa, com feedbacks construtivos, um cuidadoso controle de dados, tecnologias avançadas e bastante diálogo. As reuniões online são importantes para o alinhamento de demandas e expectativas em relação à atividade e, também, para o fortalecimento do sentimento de pertencimento à equipe, que pode estar um pouco fragilizado pelo fato de cada um estar em sua casa.

Faça um mapeamento das mudanças atuais

É importante mapear as modificações que aconteceram nos últimos tempos para conhecer melhor a realidade da empresa e, também, os contextos que os profissionais estão enfrentando em home office. Analise perdas e consequências da conjuntura atual e as perspectivas possíveis para a corporação se reorganizar. Para isso, busque escutar a equipe, realizando uma investigação profunda. 

Esse mapeamento vai ajudar na leitura de contexto, para compreender melhor a realidade e criar soluções positivas e viáveis para os problemas encontrados. Isso envolve tanto aspectos associados ao trabalho como também questões emocionais, por exemplo, desmotivação, dificuldade em concentrar, distúrbios do sono, conflitos em casa e entre os colaboradores e diversas outras demandas.

O Setembro Amarelo é uma campanha de mobilização para a prevenção ao suicídio, o que traz à tona o importante tema da gestão emocional na empresa. Promover bem-estar laboral e qualidade de vida entre os colaboradores é resultado de múltiplos esforços, envolvendo uma comunicação positiva, o fortalecimento do diálogo, a criação de vínculos de confiança e o desenvolvimento de soluções para as problemáticas encontradas.

Na pandemia de coronavírus, a gestão emocional é imperativa para fornecer uma boa estrutura de apoio para os profissionais e para propiciar condições adequadas de trabalho para o time. 

Pratique as dicas que oferecemos neste post e convide a equipe para dialogar mais sobre o tema. Aproveite também para compartilhar este artigo nas redes sociais com seus colegas!


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