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Empreendedorismo | GESTÃO
Como precificar alimentos e bebidas para lucrar mais

A precificação é uma etapa muito importante para uma boa gestão de restaurantes. Veja abaixo alguns pontos para levar em conta na hora de definir os preços.

· 30/05/2023 · Atualizado em 19/06/2023
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Como fazer a precificação de alimentos e bebidas corretamente?

A precificação é uma etapa muito importante para uma boa gestão de restaurantes, que deve considerar diversos fatores. Veja, abaixo, alguns pontos para levar em conta na hora de definir o preço dos seus produtos.

Custo por unidade

O primeiro ponto para considerar é o custo que você tem para adquirir ou preparar cada alimento ou bebida do seu estabelecimento. No caso dos pratos, é importante detalhar cada ingrediente usado e as quantidades para chegar no custo real do produto. Vale lembrar que ter um setor de compras no seu restaurante faz toda a diferença na hora de reduzir gastos desnecessários e investir em insumos de forma inteligente.

Despesas fixas e variáveis

As despesas fixas são aquelas que o seu bar ou restaurante tem todos os meses. Portanto, elas podem ser previstas e devem ser consideradas no planejamento financeiro do seu negócio. Veja alguns exemplos de despesas fixas: contas de luz, água e internet, aluguel, IPTU e folha de pagamento dos funcionários.

Já as despesas variáveis são aquelas que não podem ser previstas, portanto é mais difícil saber qual será a influência delas no lucro final. Entre essas despesas, estão: manutenções, compras de última hora, valores referentes a comissões e taxas de cartão de crédito.

Margem de lucro

Estabelecer uma margem de lucro coerente e que possa ser alcançada também é essencial na hora de precificar alimentos e bebidas. O primeiro passo para isso é pesquisar os valores dos produtos de outros estabelecimentos do seu segmento. Depois, pense em quanto você pretende lucrar com suas vendas.

A partir disso, você pode fazer um teste para ver se a margem de lucro que você deseja é coerente com o mercado: considere o custo do produto, acrescente as despesas fixas e variáveis e adicione a margem de lucro. O resultado é um preço que se encaixa nos valores praticados pela concorrência? Então, sua margem de lucro faz sentido.

Existe um cálculo para precificar alimentos e bebidas?

Sim, existem algumas fórmulas para calcular o preço de um produto. Separamos algumas delas para você precificar os itens do seu restaurante de forma correta e lucrar mais.

Markup

O markup é um índice multiplicador que tem o custo como base. Para fazer esse cálculo, você precisa saber o custo do produto, os impostos sobre a venda dele, as despesas e a margem de lucro que você deseja. Com isso, use a seguinte fórmula:

Markup = 100 ÷ [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + lucro)]

Por exemplo: você gastou R$ 20,00 para fazer um prato. Se as suas despesas variáveis forem de 10%, as fixas também 10% e você queira uma margem de lucro de 20%, a conta ficaria assim:

Markup = 100 ÷ [100 – (10 + 10 + 20)] = 1,666

Depois desse cálculo, basta multiplicar o valor do índice de markup, que nesse caso foi de 1,666, pelo custo do prato, ou seja:

R$ 20,00 x 1,666 = R$ 33,32

Portanto, de acordo com o índice markup, seu prato deve ser vendido por, pelo menos, R$ 33,32 para que você obtenha 20% de lucro.

Dobro do custo

Essa é uma das formas mais utilizadas na hora de precificar produtos, pois é um cálculo bem simples: basta dobrar o custo do produto. A rapidez e a facilidade de calcular são pontos positivos dessa fórmula.

Porém, lembre-se que esse método não considera outras variáveis, como o tempo que o item fica no estoque, os custos com encargos, o transporte e a armazenagem, entre outros. Vale a pena pensar se isso vai afetar de forma positiva ou negativa a lucratividade do seu restaurante.

Precificação múltipla

Esse é um método de precificação para atrair clientes e aumentar as vendas. Funciona assim: você faz uma espécie de “combo” de dois produtos (um hambúrguer e um refrigerante, por exemplo) e vende esses dois itens por um preço único. Com isso, o cliente terá a sensação de que está levando mais e pagando menos.

Essa é uma boa estratégia para atrair novos clientes com preços atrativos. Porém, tome cuidado: é preciso divulgar corretamente a venda em conjunto desses itens. Caso contrário, ao vender os produtos separados, os clientes podem achar os preços altos demais.

Ficou mais fácil entender como deve ser feita a precificação de alimentos e bebidas? É muito importante seguir nossas dicas e precificar os produtos do seu bar ou restaurante de forma correta para oferecer preços justos aos seus clientes e lucrar mais.

Além disso, mantenha sempre em dia a gestão financeira do seu negócio. Com isso, você evita prejuízos, garante bons lucros e define os preços corretos de forma muito mais simples.

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