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Mon Jun 05 16:09:08 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Descubra o perfil do seu cliente com este passo a passo incrível

Vem saber como descobrir o perfil do cliente ideal do seu estabelecimento em apenas quatro passos simples.

· Atualizado em 05/06/2023
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4 passos para entender e descobrir o perfil do seu cliente ideal

Darei uma dica para quem empreende e deseja alavancar seus resultados: conheça o perfil do seu cliente, ou seja, do público que você quer atrair para o seu estabelecimento.

É por meio destas informações que você vai conseguir direcionar ações e investir no que realmente gera resultados. Quer saber mais? Então vem comigo que conto tudo sobre como descobrir o perfil do seu cliente ideal.

O que é o perfil de cliente?

O perfil do cliente nada mais é do que o conjunto de características, comportamentos e valores de um público específico, o seu.

Aqui, entram fatores culturais, sociais e psicológicos. Vale lembrar que o perfil não pode ser inventado ou baseado em achismos. Para isso, é preciso um trabalho de observação e pesquisas durante um certo tempo.

Muitas empresas acabam confundindo o perfil do cliente com a persona. Para que isso não ocorra com você, aproveite e confira este artigo sobre personas e público-alvo.

Principais vantagens de conhecer o perfil do cliente

Um dos maiores benefícios em descobrir e entender o perfil do seu público consumidor é que você vai ter ações de marketing, vendas e atendimento muito mais efetivas.

Isso acontece porque você vai saber do que ele gosta e, principalmente, onde seu público está, podendo entrar em contato para tentar vender um produto ou serviço de forma mais certeira.

Outra vantagem é que, de posse desses dados, você vai saber o que não fazer, evitando que esforços, recursos, criatividade e tempo sejam empregados tentando atingir um público que não representa o seu.

Outras vantagens dessa prática são:

  • estratégias de marketing mais assertivas;
  • planejamentos mais adequados;
  • redução de prejuízos;
  • melhor escolha do canal e da linguagem da mensagem;
  • maior satisfação do cliente;
  • aumento das vendas.

4 passos para traçar o perfil do seu cliente ideal

Agora que você já sabe o que é o perfil do cliente e por que é importante ter essa informação mapeada, chegou a hora de aprender o passo a passo e traçar o perfil do seu consumidor. Vamos lá?

1 - Tenha os dados dos clientes atualizados

O primeiro passo pode parecer bastante óbvio, mas é uma das melhores maneiras de conhecer quem são seus atuais clientes. Aqui, você terá acesso a muitas informações, como:

  • dados demográficos: idade, gênero, nível de estudo, renda, estado civil;
  • dados geográficos: região em que mora, cidade, estado ou país (principalmente se você vende pela internet);
  • dados psicográficos: estilo de vida, valores, interesses.

Todas essas informações precisam estar centralizadas e com fácil acesso. Além disso, você pode registrar as interações feitas com o consumidor, dúvidas que surgiram durante o processo e até mesmo possíveis problemas.

2 - Faça uma pesquisa de mercado

Se você perceber que precisa de mais informações, não fique com vergonha de perguntar. Afinal, a melhor maneira de conhecer seu cliente é perguntando.

Uma técnica muito legal é a realização de uma pesquisa de mercado. Dessa forma ele pode se sentir mais à vontade para expressar suas opiniões (e insatisfações), falando sobre suas preferências e necessidades.

Essa pesquisa pode ser feita por meio de um formulário impresso, entregue no caixa, ou por telefone, WhatsApp e até e-mail.

3 - Analise as redes sociais

Grande parte das pessoas hoje têm perfis nas redes sociais. A nossa dica aqui é estudar o perfil daqueles que seguem e mais engajam com os posts do seu negócio, além de criar enquetes e perguntas nos stories para avaliar as prioridades do público.

Como as redes são um canal direto de comunicação, fica mais fácil conhecer seu cliente por elas.

Além disso, vender nas redes sociais se tornou uma das principais ferramentas de um negócio bem-sucedido. As mídias como Instagram, Facebook e WhatsApp são uma ótima porta de entrada para as vendas online.

4 - Fique atento aos padrões de comportamento

Agora que você já conhece melhor seus clientes, é possível perceber que existem algumas características em comum, principalmente quando falamos sobre interesses e valores.

Você pode agrupá-los de acordo com essas semelhanças e, a partir daí, criar campanhas específicas para cada grupo de consumidores. No começo, isso pode parecer mais trabalhoso, mas seus resultados serão muito melhores, pode confiar.

 


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