Quer oferecer pratos sem insumos de origem animal? Veja as melhores dicas para se adaptar aos novos hábitos e conquistar mais clientes no seu estabelecimento!

Você sabia que a alimentação vegana e vegetariana é uma tendência para o mercado de bares e restaurantes no Brasil? No país, quase 15% das pessoas declaram-se vegetarianas, de acordo com esta pesquisa do IBOPE em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). São 30 milhões de consumidores em busca de estabelecimentos com pratos sem carne ou produtos de origem animal.
Pensando nisso, este conteúdo mostra o que é, afinal, a alimentação vegana e vegetariana, listando as diferenças entre as duas dietas. Além disso, o material explica por que investir em um negócio focado nesse público e dá dicas para o empreendedor oferecer alimentação sem carne e produtos de origem animal.
Continue a leitura e descubra mais sobre o tema!
Afinal, o que é alimentação vegana e vegetariana?
Respondendo à questão, o vegetarianismo é um tipo de dieta em que predominam produtos de origem vegetal, ovo, leite e queijo. Já a alimentação vegana evita qualquer contato com produtos de origem animal, motivo pelo qual, diferentemente dos vegetarianos, não consomem mel, leite, ovos e outros insumos dessa natureza.
Quais são as diferenças entre a alimentação vegana e vegetariana?
O veganismo, diferentemente do vegetarianismo, é uma filosofia de vida na luta pelos direitos dos animais. Por isso, os veganos estão associados ao grupo de vegetarianos estritos, mas também incluem no seu dia a dia bandeiras éticas como o fim da exploração animal em zoológicos, rodeios e circos, além do boicote a produtos testados em animais, por exemplo.
Os vegetarianos removem do cardápio todos os tipos de carne, incluindo nessa lista frutos do mar, como peixes e camarões. A dieta se divide em:
- ovolactovegetarianismo, em que predomina o consumo de produtos de origem animal, a exemplo de leite e derivados, sendo proibida a alimentação à base de carne;
- lactovegetarianismo, em que são liberados produtos de origem animal, como leite e derivados, mas proibido o consumo de carnes e ovo;
- ovovegetarianismo, em que o cardápio é composto por vegetais e ovos, mas são excluídos os produtos lácteos e a carne;
- vegetarianismo semiestrito, que exclui quase todos os alimentos de origem animal, com exceção do mel;
- e vegetarianismo estrito, com restrição a alimentos de origem animal, sejam ovos, laticínios e mel, além, é claro, da carne.
Por que investir em um negócio para alimentação vegana e vegetariana?
O número de brasileiros que se declaram vegetarianos corresponde à população da Austrália e da Nova Zelândia juntas, segundo o mesmo levantamento do IBOPE e da SVB. Além disso, 55% das pessoas no Brasil afirmam que consumiriam mais produtos veganos se isso estivesse explícito no rótulo dos produtos e nas informações dos pratos.
Por outro lado, a pandemia de Covid-19 aproximou as pessoas da cozinha e aumentou a curiosidade pela origem dos insumos. Nesse sentido, um estudo da Universidade de São Paulo mostra que o período pandêmico também foi marcado por uma mudança de hábitos alimentares, já que muita gente começou a consumir produtos naturais, deixando de lado os industrializados e os ultraprocessados.
Para aproveitar o novo perfil de consumidor, mais preocupado com a origem dos insumos e consciente da importância de uma alimentação sem carne e produtos animais, o empreendedor deve buscar se adaptar ao cenário, incluindo opções veganas e vegetarianas no cardápio.
Portanto, investir em um negócio com opções veganas e vegetarianas, além de aumentar e diversificar o público-consumidor, também impacta o posicionamento da sua marca no mercado competitivo, uma vez que a alimentação natural, com consciência social e ambiental, é uma meta para empresas que querem crescer de maneira sustentável.
Como oferecer alimentação vegana e vegetariana no seu negócio?
Até aqui, você soube qual é a diferença entre a alimentação vegana e a vegetariana e por que oferecer esse tipo de dieta alimentar no seu estabelecimento. Mas a pergunta que fica é como viabilizar essa mudança no cardápio, incluindo opções deliciosas sem carnes e outros produtos de origem animal. Veja as dicas a seguir!
1. Entenda o seu público e adapte-se ao perfil de consumo
O primeiro passo para ter sucesso com a oferta de alimentação vegana e vegetariana no seu estabelecimento é pesquisar o perfil e os hábitos do público-consumidor.
Essa etapa é importante para o empreendedor definir, por exemplo, o que oferecer no cardápio, como precificar as novas opções e que ações de marketing incluir no planejamento, garantindo a fidelização do cliente e a venda dos pratos sem insumos de origem animal no seu negócio.
2. Destaque as opções veganas e vegetarianas no cardápio
Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a origem dos alimentos e a necessidade de reduzir o consumo de carne e produtos de origem animal.
Por isso, ao apostar em opções veganas e vegetarianas, o estabelecimento deve dar destaque aos novos pratos no cardápio, facilitando a visualização das ofertas e melhorando a comunicação entre o cliente e a equipe de atendimento.
3. Cadastre o seu negócio na lista de restaurantes veganos e vegetarianos
Apesar de ser uma tendência no mercado da alimentação, não são todos os estabelecimentos que oferecem opções de comidas e bebidas para o público vegano e vegetariano.
Nesse sentido, ao aderir ao novo perfil de consumidor, o estabelecimento deve participar de listas oficiais, que circulam entre pessoas que não consomem carne e insumos de origem animal e estão buscando negócios que se adequem à sua dieta e filosofia de vida.
4. Diversifique os tipos de proteína nos pratos
Muitas pessoas estão conscientes sobre o efeito nefasto de consumir ingredientes de origem animal, mas nem sempre querem abdicar do sabor e da textura desses insumos.
Sendo assim, é fundamental ter opções no cardápio que diversificam a fonte de proteína, a começar pelo versátil tofu, que pode ser marinando em temperos ou acrescido a cremes e ricotas (esta última opção focada, apenas, na dieta vegetariana).
Outras opções para diversificar as proteínas são as chamadas "carnes fakes", produzidas com soja e glúten, e o tempeh, um produto fermentado da soja. Esses insumos atraem, fortemente, os consumidores veganos e são um diferencial para negócios que querem produzir comida saborosa e acessível a todos os públicos.
5. Aposte na variação de legumes
Os legumes são a base da cozinha vegana e vegetariana, motivo pelo qual o estabelecimento deve incluir no cardápio opções com berinjela, batata, tomate, cenoura e abobrinha, por exemplo, que podem ser grelhadas, assadas no forno com azeite ou simplesmente douradas na frigideira.
Após o cozimento dos legumes, o chefe pode usar o alimento em diversos preparos, como no recheio de panquecas (dispense o leite e os ovos da receita vegana e vegetariana), sanduíches e tapiocas. A aposta tem tudo para ser um sucesso com o público!
6. Crie pratos com diferentes leguminosas
A comida saudável e equilibrada deve incluir leguminosas, seja feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico. O motivo é que esses insumos são ricos em ferro e proteína vegetal, além de terem um preço muito acessível para o empreendedor.
A partir dos feijões e de outros grãos disponíveis na natureza e no mercado, você consegue criar pratos com alimentos cozidos ou em forma de hambúrguer, faláfel, pastas e recheios salgados. Dá água na boca, não é?
Igualmente, leguminosas, como o feijão e a lentinha, após serem cozidas, são muito fáceis de amassar, o que torna esses produtos muito versáteis na hora de elaborar o cardápio vegano e vegetariano.
7. Ofereça prato executivo vegano e vegetariano
Engana-se quem pensa que as opções veganas e vegetarianas devem ser, necessariamente, muito elaboradas e com um alto custo de produção. Na verdade, quem consome esse tipo de comida precisa de pratos que atendem a diferentes necessidades, desde item para o dia a dia até receitas mais sofisticadas.
Desse modo, se você quer atrair o público vegano e vegetariano, ofereça, também, um prato executivo, com alto valor nutritivo e a um preço que cabe no bolso e na rotina da pessoa que não consome carne e outros ingredientes de origem animal.
8. Qualifique a equipe para atender à demanda
Antes de oferecer opções veganas e vegetarianas no cardápio do seu estabelecimento, é crucial qualificar a equipe de atendimento para lidar com as especificidades desse público.
A qualificação do pessoal facilita o contato entre o estabelecimento e o cliente, reduzindo possíveis erros na anotação dos pedidos e, sobretudo, na realização dos preparos, a exemplo do uso de manteiga e queijo em pratos veganos, ou a preparação de caldos com aparas de carne destinados a pessoas vegetarianas.
Dessa maneira, o estabelecimento atende à necessidade do consumidor, mostrando que está aberto a se adaptar ao novo perfil de consumo. Ao final, o resultado não poderia ser melhor: satisfação do cliente e alta rotatividade dos pedidos, combinação imperdível para o sucesso e a expansão das operações!
Neste conteúdo, você entendeu quais são as melhores práticas para oferecer a alimentação vegana e vegetariana no seu estabelecimento. Portanto, entenda qual é o perfil do seu cliente e esteja sempre aberto às sugestões do público para incluir no seu bar ou restaurante opções deliciosas sem uso de carne e outros insumos de origem animal.
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