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Thu Sep 08 16:24:53 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA
Como vender na Black Friday? Veja as 10 melhores estratégias!

A Black Friday se tornou uma ótima oportunidade de atrair mais clientes e aumentar o faturamento das empresas.

· Atualizado em 08/09/2022
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Como estão as vendas da sua empresa? Ela tem conseguido atrair e fidelizar os consumidores? Para otimizar ainda mais as campanhas, é preciso entender como vender na Black Friday. Isso porque, quando essa ação de marketing é bem feita, fica bem mais fácil atingir o seu público-alvo, fazendo com que ele tenha mais interesse nos produtos/serviços da companhia. Assim, conseguirá aumentar os lucros do seu empreendimento. Mas, para que isso seja possível, é preciso conhecer as melhores estratégias para pôr em prática no seu negócio

Quer descobrir quais são as principais dicas para vender mais durante a Black Friday? Então, não deixe de conferir as 10 melhores estratégias que listamos ao longo do artigo. Vamos lá?

1. Faça um planejamento

Você sabia que a Black Friday pode ser o primeiro contato de um consumidor com a sua empresa? Por isso, o planejamento da sua ação precisa ser bem elaborado e feito com antecedência. É preciso organizar as ideias, pensar nos produtos que farão parte das promoções e no desconto mínimo e máximo de cada item. Ao fazer isso, poderá começar a pensar na pré-campanha que vamos falar a seguir.

2. Pense na pré-campanha

Para saber como vender na Black Friday, você não pode deixar de investir na pré-campanha. Essa é uma estratégia que visa a antecipar algumas ofertas para atrair mais clientes e aumentar os lucros da organização. Para isso, muitos estabelecimentos investem em e-commerce para potencializar essa as compras com promoções que gerem interesse do público.

Mas se lembre: o indicado é que a pré-campanha da Black Friday seja feita próxima à data, ou seja, perto da última sexta-feira de novembro. Dessa forma, é provável que a ação tenha o resultado almejado. 

3. Analise os preços dos concorrentes

A Black Friday é considerada uma ótima oportunidade de os consumidores comprarem aquele item que tanto desejam com um preço especial e que cabe no seu bolso. Para que a loja não dê um desconto “irreal”, ou seja, aquele que está desproporcional com o que o público espera, é preciso fazer uma análise dos preços praticados pelos concorrentes.

Para isso, o ideal é realizar pesquisas em sites, aplicativos e lojas físicas das empresas que vendem o mesmo segmento de produtos que o seu. A partir disso, ficará mais fácil definir os preços do estabelecimento e dar descontos mais atrativos do que os dos concorrentes. 

Mas não esqueça que divulgar um preço muito inferior do que as outras empresas pode comprometer o financeiro da companhia e, em vez de lucro, poderá ficar no prejuízo. O ideal é que a sua estratégia seja vantajosa tanto para o público-alvo quanto para o estabelecimento.

4. Tenha um estoque reforçado

Durante a Black Friday, muitas empresas aplicam a seguinte frase: "promoção válida enquanto durar o estoque”. Ela causa um grande alvoroço das pessoas que desejam comprar um item que está com um preço muito bom. Da mesma forma, tende a deixar os consumidores frustrados ao perceberem que a loja só disponibiliza poucas peças daquele produto.

Para não deixar a clientela insatisfeita e “queimar o filme” da sua empresa, é fundamental que mapeie as saídas de mercadorias do seu estabelecimento. A partir disso, terá ideia da quantidade de material que deverá comprar para reforçar o estoque da companhia e, assim, garantir boas vendas no empreendimento e a satisfação do consumidor.  

5. Promova o engajamento das redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação entre a empresa e o seu público. Por isso, não tem como atrair os consumidores sem pensar em estratégias de marketing digital nas mídias sociais da companhia.

Ao investir em posts no feed, stories e reels do Instagram da sua marca, por exemplo, ficará mais fácil chamar a atenção das pessoas para os produtos que estão em promoção. Nas publicações, também é importante estimular o engajamento das pessoas. Por exemplo, poderá colocar no card a imagem de dois produtos em promoção e perguntar qual é a preferência do usuário. 

Não esqueça que os posts patrocinados também são fundamentais para atrair o público-alvo que ainda não segue a página da empresa. Isso porque, ao ver as publicações de um produto que ele tanto almeja passando no seu feed, ficará mais fácil de essa pessoa querer conhecer o seu perfil e efetivar a compra.

6. Preste atenção ao prazo de entrega das mercadorias

Seja na loja física, seja no e-commerce, é preciso que a organização esteja atenta ao prazo de entrega das mercadorias adquiridas pelo público. Não adianta você prometer ao cliente que vai entregar determinado item no dia X e entregar no dia XX. Além de deixar a pessoa insatisfeita, ainda estará infringindo o Código de Defesa do Consumidor, podendo gerar indenização. 

Por isso, é importante que todos os prazos sejam acordados antecipadamente com a transportadora e seus respectivos colaboradores para saber a real possibilidade de entregar os itens até a data prometida pelo estabelecimento. Essa é uma forma de ser verdadeiro e assegurar a satisfação clientela, pois estará evitando falsas promessas.

7. Treine os funcionários

Para conseguir bons números na Black Friday, você não pode esquecer-se de treinar os colaboradores da empresa. Eles precisam conseguir superar os desafios que surgem durante esse momento. Isso porque, durante essa ação, é nítido que os números de clientes são bem maiores do que em outras épocas do ano. 

Por isso, é preciso que os funcionários tenham bem mais atenção para que todos os procedimentos sejam realizados corretamente, com o mínimo de falhas e garantindo a satisfação da clientela. Mas, quando o seu público consegue ser atendido corretamente, ele certamente ficará mais confiante para fazer novas compras na loja. Então, tente entender quais são as principais “dores” da clientela, para que o seu time esteja devidamente preparado para solucionar os problemas que surjam durante a Black Friday.

8. Invista na estrutura do site

Para as organizações que têm e-commerce, também é importante ter um site bem estruturado, principalmente quando estamos falando de datas importantes que costumam ter um acesso ainda maior de pessoas simultaneamente. Entre elas: dia das mães, Black Friday, Natal, Ano Novo etc.  

Portanto, se o seu objetivo é saber como vender na Black Friday, além de ter um bom marketing e uma campanha eficaz, é preciso fornecer uma boa usabilidade da plataforma online para os usuários. Afinal, de nada adianta sua companhia oferecer promoções atrativas nas lojas virtuais, se o site ficar “caindo” a todo momento.

Para evitar que esse problema aconteça, o ideal é verificar se o seu servidor está preparado para receber diversos acessos simultâneos. Ao fazer um diagnóstico completo do e-commerce, será possível identificar e corrigir os possíveis erros que podem prejudicar as vendas em datas importantes. 

9. Seja transparente com o cliente

Durante a Black Friday, muitas pessoas chamam “Black Fraude”. Essa má fama se deu pelo fato de muitas empresas aumentarem o preço dos produtos antes da ação, para depois darem o desconto. Na prática, o consumidor não tem nenhuma vantagem, pois acaba adquirindo o item pelo preço normal, ou até mesmo mais caro do que antes. 

Essa é uma prática abusiva e que vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Por isso, é fundamental que seja transparente com o cliente, dê descontos reais e que realmente tragam vantagem para ele. Essa é uma forma de aumentar a credibilidade da empresa no mercado de atuação e garantir a satisfação dos seus clientes. 

10. Disponibilize diversas formas de pagamento

Se você realmente quer saber como vender na Black Friday, não esqueça que, além das estratégias citadas anteriormente, também é preciso disponibilizar diversas formas de pagamento. Ou seja, além do cartão de crédito, ofereça o pagamento por meio de pix, boleto bancário, cartão de débito, carteira virtual, entre outras formas de fazer com que os consumidores não desistam de comprar na loja.

Ao fazer isso, a clientela não se sentirá constrangida por não ter um cartão de crédito para efetuar o pagamento. Ela poderá realizar a compra do item que deseja sem grandes transtornos. Isso faz aumentar as chances desse público voltar mais vezes ao seu estabelecimento para fazer novas compras. 

Como você pôde perceber, investir nessas dicas de como vender na Black Friday é fundamental para conseguir atrair e fidelizar o público-alvo, além de aumentar os lucros nesse período. Mas, para que sua estratégia dê certo, não se esqueça de seguir todas as recomendações que listamos para você ao longo do artigo. Entre elas: fazer um planejamento, pensar na pré-campanha, analisar os preços dos concorrentes, ter um estoque reforçado e promover o engajamento nas redes sociais.

Além disso, também deverá prestar atenção ao prazo de entrega das mercadorias, treinar os funcionários, investir na estrutura do site, ser transparente com os clientes e disponibilizar diversas formas de pagamentos.

Gostou do artigo que elaboramos? Quer entender melhor sobre essa ação? Então, venha assistir ao nosso vídeo especial sobre Black Friday. Não perca essa oportunidade de ficar bem informado e alavancar ainda mais suas vendas neste período de promoções. Garantimos que você vai adorar!


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