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Tue Sep 21 10:46:28 BRT 2021
Inovação | INOVAÇÃO
Mas, afinal, inovação tem que ter a ver com o digital?

Acreditar que inovar envolve apenas o meio digital limita a sua capacidade de exercer a criatividade. Veja como ela pode ir muito além da tecnologia.

· 21/09/2021 · Atualizado em 21/09/2021
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Acreditar que a inovação é apenas digital é um grande erro que muitas pessoas cometem. Criar soluções inovadoras nem sempre passa obrigatoriamente pelo meio tecnológico. Apesar de o mundo digital ter uma grande importância na atualidade, todos nós ainda temos outras necessidades que estão longe desse universo.

Então, crer que só é possível inovar no meio tecnológico limita muito a sua criatividade. Por isso, é fundamental conhecer as diversas formas de fazê-lo que estão "fora desse ambiente". Pensando nisso, nós resolvemos elaborar este conteúdo. Nele, você descobrirá como esse processo de inovação funciona e verá também formas de encontrar nichos para colocá-lo em prática. Continue lendo!

Afinal, a inovação é apenas digital?

Existe um mito de que a inovação é apenas digital. Nos últimos anos, fomos bombardeados com o surgimento de tecnologias que, efetivamente, revolucionaram o mundo. E as mudanças não pararam. A cada ano, novos sistemas e ferramentas tecnológicas surpreendem a humanidade com o seu poder de processamento e de integração.

De fato, essas inovações chamam a atenção pelo alcance de pessoas que têm. Contudo, apesar dos inúmeros benefícios que proporcionam à sociedade, elas limitam um pouco a capacidade criativa das pessoas. Isso porque muitas acreditam que, para inovar, um empreendedor precisa criar o novo smartphone ou um computador incrível, ou, ainda, uma rede social de alcance internacional. Isso não é verdade! Existem centenas — ou, até mesmo, milhares — de oportunidades que não estão diretamente relacionadas com o meio digital.

O que é a inovação e como ela transcende o mundo digital?

Já que a inovação nem sempre precisa estar relacionada com o meio digital, o que ela significa nesses casos? Inovar tem relação com oferecer ao mercado uma solução que resolva algum problema, uma dor, um medo ou um anseio de um público em específico. Ela transcende o mundo tecnológico pelo fato de nem sempre ser possível executar alguns tipos de procedimentos com o auxílio da tecnologia.

Por exemplo, um grupo de pessoas que têm problemas com a oleosidade excessiva da pele não utiliza a tecnologia para resolver a questão. Para tanto, é importante aplicar produtos que combatam esse problema. Se você tiver uma fórmula única que auxilia a lidar com a condição, passa a ser possível comercializar esse produto inovador para esse público.

Nesse caso, a tecnologia não está diretamente relacionada à solução. Você até pode utilizá-la para divulgar os seus produtos ou serviços e, até mesmo, para auxiliar na produção do item. Contudo, ele não tem relação direta com a tecnologia e não necessita da criação de um software ou do desenvolvimento de uma nova ferramenta tecnológica.

No entanto, é importante ter atenção a um detalhe: o fato de você inovar fora do ambiente digital não significa que você jamais deve utilizá-lo. Atualmente, é muito complicado escalar um negócio em nível de vendas sem utilizar a tecnologia.

Você até pode optar pelas vendas porta a porta ou por telefone, contudo, ao utilizar as plataformas que temos atualmente, torna-se viável multiplicar os seus resultados. Porém, o nosso ponto é que você não precisa criar uma rede social para tanto. Apenas é preciso entender que não é porque há a possibilidade de inovar fora do meio digital que você não pode utilizar as coisas que já existem.

Como inovar fora do ambiente digital?

Agora que você percebeu que é incorreto acreditar que inovação é apenas digital, mostraremos algumas dicas de como colocá-la em prática fora desse ambiente. Continue lendo!

Estude o mercado em que pretende atuar

Antes de pensar em qualquer atuação, em todo tipo de área, é importante estudar o mercado em que você pretende atuar. Todas as ações que forem tomadas a partir de agora dependem dessa etapa. Nesse caso, é possível aprender sobre o seu segmento de diversas formas.

Uma delas é utilizando a tecnologia. Sim, sempre vale a pena lembrar que, apesar de você não precisar investir especificamente no meio digital, ainda é possível utilizá-lo para algumas ações — entre elas, a pesquisa de mercado.

Entenda as necessidades do seu público-alvo

Durante essa tarefa de análise da área em que você pretende atuar, é possível (e recomendável) entender as necessidades do seu público-alvo. Nessa pesquisa, o foco é compreender os medos, os anseios e os problemas que as pessoas têm.

Além disso, você também descobrirá outros pontos interessantes sobre os seus consumidores, como os assuntos que eles costumam consumir, os hábitos de compras que têm, os posicionamentos quanto a questões sensíveis etc.

Defina o produto ou o serviço a serem oferecidos

Após conhecer bem o seu público-alvo, você será capaz de desenvolver um produto a ser oferecido. Além disso, é importante destacar que essa oferta não se limita apenas ao fornecimento de itens, pois também é possível oferecer soluções inovadoras por meio de serviços.

Nesse caso, é fundamental destacar um ponto de atenção: algumas pessoas podem pensar na inovação fora do ramo digital já com uma solução em mente. No entanto, tenha muito cuidado com isso, pois a análise do mercado e das necessidades do seu público pode fazer cair por terra essa ideia de negócio.

A oferta de uma solução ao mercado passa, impreterivelmente, pela verificação da aceitação do público quanto a essa inovação. Por isso, é tão essencial realizar todas essas ações antes mesmo de colocar um produto ou um serviço à disposição dos consumidores.

Aposte na inovação por meio do marketing

Se existe algo que é muito sensível às inovações são os trabalhos de marketing. É sempre possível promover ações completamente inovadoras quando o assunto envolve a divulgação de produtos e de serviços.

Qual é a importância de inovar fora do ambiente digital?

Durante anos, ousadia e criatividade eram características atribuídas a pessoas que investiam em inovações na área digital. Com o passar dos anos, elas se tornaram tão comuns que, quando alguém cria algo incrível nesse meio, ele nem é mais tão aclamado.

Atualmente, esses méritos são atribuídos às pessoas que elaboram soluções inovadoras fora do universo digital. Ou seja, os que perceberam uma oportunidade de negócio e inovaram por meio da criação de produtos ou de serviços que resolvem problemas específicos de um grupo ou de um perfil de consumidor.

Com isso, surgem alguns pontos importantes de serem destacados. Isso porque eles podem significar benefícios interessantes para o negócio que inova fora do ambiente tecnológico. Entre eles, nós podemos destacar os elencados a seguir.

Criação de um diferencial competitivo

O primeiro e mais importante benefício é a criação de um diferencial competitivo. Quem inova fora do ambiente digital tem a chance de "gravar o seu nome" no mercado de modo geral. Como a inovação no meio tecnológico cresceu tanto, determinados sistemas ou soluções não são tão lembrados quanto antigamente.

Contudo, a empresa que cria um produto ou um serviço inovador tende a ficar marcada na mente das pessoas. Sendo assim, ela cria um posicionamento que insere em seu público a ideia de que a sua marca é uma autoridade no assunto, sendo esse um grandioso diferencial. Desenvolver essa imagem pode gerar um grande impacto em sua organização. Negócios que comercializam produtos e serviços convencionais sem um diferencial competitivo podem perder um grande espaço no mercado, por isso, é muito importante pensar em detalhes que apenas o seu produto traz.

Além disso, é essencial que esse diferencial, efetivamente, proporcione benefícios para quem utilizará a sua solução. Nesse caso, também vale a pena observar a concorrência com o objetivo de verificar o que ela está fazendo, bem como as suas omissões. Contudo, tenha muito cuidado! Não estamos afirmando que você deve copiar alguma estratégia dos seus concorrentes.

Maior efetividade em ações de marketing

Outro ponto de destaque é a maior efetividade em ações de marketing. Negócios da chamada "economia real", ou seja, que não estão relacionados à tecnologia, tendem a receber mais facilmente ações de divulgação e de publicidade. A inovação pode ser aplicada a essas estratégias de marketing. Adotar medidas inovadoras para divulgar os seus produtos e os seus serviços pode fazer toda a diferença nas vendas. Além disso, atualmente, é muito simples fazer trabalhos de publicidade.

Uma das formas é utilizando plataformas de redes sociais, sites ou os próprios meios tradicionais. A maneira de se fazer isso pode variar muito de acordo com o seu mercado e com os próprios produtos ou serviços que são comercializados.

Mais facilidade em fechar vendas

Por fim, essas soluções que estão fora do ambiente digital também são vendidas mais facilmente. A partir do momento em que as ações de marketing são potencializadas, você se torna capaz de vender esses produtos com facilidade, gerando mais receitas para o negócio.

A economia real elimina uma série de objeções que uma pessoa pode ter ao comprar um produto. Afinal, na maioria dos casos, trata-se de soluções que o usuário já conhece.

Como você pôde perceber, a ideia de que a inovação é apenas digital está completamente equivocada. Existem necessidades humanas que vão muito além do uso da tecnologia. Se você souber identificá-las e oferecer soluções inovadoras para elas, certamente, estará no caminho para ter sucesso em seu negócio.

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